Lição 10 - Posso ser uma testemunha (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 10 - Posso ser uma testemunha (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus


LEITURA DIÁRIA

★ SEG. At 4.20 Pedro e João, testemunhas de Jesus perante o Sinédrio

★TER. At 6.8-15 Estêvão, mártir e testemunha de Jesus  

QUA. At 8.26-40 Filipe testemunha de Cristo ao etíope

★QUI At 9.19-31 Saulo, uma testemunha do Cristo vivo

★SEX. At 10.1-48 Pedro testemunha de Cristo para Cornélio

★SÁB. At 13.1-3 Barnabé e Saulo são enviados para testemunhar

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 1.1-8

1 FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o

que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,

2 Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que ( disse ele ) de mim ouvistes.

5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

 

CONECTADO COM DEUS

Jesus enfrentou toda a sorte de dores, angústias, traição e violação de direitos por amor - para a nossa salvação e vitória. E o que você tem feito por Ele? A melhor forma de demonstrar nosso amor e gratidão por tudo que Jesus fez por nós é sendo uma testemunha sua, assumindo perante todos que temos um Salvador e que vivemos segundo os seus princípios. Que essa lição nos ajude a sermos uma testemunha fiel de tudo o que Jesus fez e faz por nós.

 

OBJETIVOS

1. ORIENTAR que somos testemunhas de uma nova maneira de viver;

2. MOSTRAR que somos chamados para testemunhar;

3. EXPLICAR o testemunho de Jesus.

 

1. TESTEMUNHAS DE UMA NOVA MANEIRA DE VIVER

1.1. Uma mudança que só Jesus pode fazer

Mudar o exterior é uma prática relativamente fácil.

Na atualidade, com disposição e dinheiro, podemos mudar a cor dos olhos, o tipo de cabelo, etc. A mudança interior não é assim. Ela é produzida somente por Jesus Cristo. Podemos ver exemplos dessa transformação na vida dos discípulos de Jesus. No princípio do ministério terreno do Mestre, eles eram tímidos, orgulhosos, irados (João era chamado de filho do trovão), impulsivos, mas depois da morte e ressurreição do Salvador, e em especial depois de serem revestidos de poder, se tomaram homens ousados, corajosos, mais cheios de amor; tão parecidos com Cristo que, pela primeira vez na cidade de Antioquia, foram chamados de cristãos (At 11.26).

 

1.2. Jesus ofereceu a todos uma nova maneira de viver

Jesus atraia todo tipo de pessoas: publicanos, fariseus, samaritanos, ricos e pobres, todos aqueles com os quais ninguém mais se importava. Eram pessoas difíceis como o Gadareno, Zaqueu e a mulher Samaritana, mas Jesus recebeu a todos. Contudo, Ele não permitiu que essas pessoas continuassem da mesma maneira, carregando suas dores e seus fardos. O Mestre as curou, restaurou-lhes a alma e ofereceu-lhes uma nova maneira de viver. Nem sempre cuidar das pessoas é fácil, em especial as que estão doentes na alma. Mas fomos chamados para servir a Cristo e ao nosso próximo. Temos de seguir o exemplo de Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir. Como discípulos de Jesus, temos uma missão, uma meta e muitos anseios.

 

2. CHAMADOS PARA TESTEMUNHAR

2.1. Paulo, uma testemunha de Jesus

Você certamente já ouviu falar do apóstolo Paulo. Ele teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco e nunca mais foi o mesmo (At 9). Paulo é o exemplo de um perseguidor dos seguidores de Cristo que passou a ser testemunha, seguidor e defensor de quem ele perseguia. Paulo renunciou todas as suas aspirações a fim de proclamar as Boas-Novas de salvação para aqueles que nunca tinham ouvido falar de Cristo e da sua obra redentora. Como um homem transformado, os anseios de Paulo estavam centrados em Jesus. Servir a Cristo e viver para agradá-lo, tornou-se o seu ideal.

 

2.2. Chamado para servir

Como filho (a) de Deus você também foi chamado para servir a Ele, e também ao próximo. Invista em seu chamado, conheça a sua vocação. Não viva de modo displicente porque Deus tem um propósito especial para a vida de cada um. Cristo nos chama, mas a decisão de segui-lo é somente nossa. Escolher servir a Deus com amor e humildade, procurando, a cada dia, tornar-se mais igual ao Mestre em toda a nossa maneira de viver, deve ser o nosso propósito.

 

3. O TESTEMUNHO DE JESUS

3.1. Um testemunho verdadeiro

Em sua missão, Jesus falou em nome de Deus e todas as pessoas, embora desobedientes, reconheceram que Ele era um profeta verdadeiro, pois pregava e ensinava com autoridade (Mt 729).

 

As pessoas precisam reconhecer que somos testemunhas autênticas de Jesus Cristo por meio do que falamos e também vivemos diante delas. Como discípulos do Mestre, estejamos preparados a fim de expor com ousadia todo o Evangelho de Jesus Cristo, o único capaz de transformar o coração rebelde e ferido das pessoas.

 

3.2. Politicamente correto, tô fora

Infelizmente estamos vivendo em uma sociedade onde impera o "politicamente correto”, onde o Evangelho de Cristo está sendo sacrificado por alguns discípulos que não querem ser taxados de antiquados ou pessoas sem cultura, sem informação. O discurso de Jesus não era “politicamente correto”. Jesus foi uma testemunha fiel e anunciou às pessoas a respeito do Pai e de como podemos chegar ao Céu. O Mestre testemunhou nas praças, nas casas, na sinagoga e no Templo. Ele não perdeu nenhuma oportunidade. Quando viu a mulher samaritana junto ao poço, mesmo cansado do caminho, Jesus ofereceu água da vida para ela (Jo 4).

 

É importante observar que foi Jesus quem iniciou o diálogo com a mulher Samaritana a fim de saciar a sede dela (Jo 4-7). O Salvador soube aproveitar cada momento para que as pessoas conhecessem a Deus e recebessem uma nova vida.

 

Você tem aproveitado as oportunidades no seu dia a dia para falar a respeito de Jesus? Em breve Jesus voltará, por isso não perca tempo e fale do amor de Deus em todos os momentos.

 

SUBSIDIO 1

"As casas dos cristãos do primeiro século eram deixadas em ruínas; seus bens, pilhados. Seus corpos caíam nas mãos dos ferozes lictores, que os dilaceravam como bestas selvagens, e arrastavam as matronas pelos cabelos através das ruas, insensíveis às súplicas por clemência, viessem elas dos idosos ou daqueles de tenra idade.

 

Os inocentes eram submetidos a tormentos reservados apenas aos mais vis criminosos; os calabouços eram lotados com habitantes dos lares cristãos, que agora jaziam desolados; os desertos sem caminhos e as cavernas das florestas enchiam-se de fugitivos, cujo único crime foi a adoração a Jesus Cristo. Mas os crentes não desistiram de anunciar a fé. Eles levavam a mensagem do Evangelho por onde passavam e se sentiam honrados por ser testemunha de Cristo (Adaptado de REILLY, A. J. Os Mártires do Coliseu; o Sofrimento dos Cristãos no Grande Anfiteatro Romano, Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 38).

 

SUBSÍDIO 2

“Mas recebereis a virtude... e ser-me-eis testemunhas’ (At 1.8). Não é errado examinaras Escrituras em um esforço para compreendera natureza irresistível do grande plano de Deus para a humanidade. É elogiável.

 

Mas, ao mesmo tempo, frequentemente é irrelevante. O que é relevante é conhecer o propósito de Deus para você e para mim.

 

Este é o significado do que Jesus disse aos discípulos. Eles o questionaram a respeito do Seu reino. E Ele lhes contou o seu papel específico no que iria acontecer a seguir.

 

Eu não sei quando Jesus irá retornar. Eu espero que seja durante o meu tempo de vida — mas os crentes, ao longo dos séculos, também esperaram a mesma coisa. Em um sentido muito real, quando Cristo deve retornar, é algo que não me diz respeito! O que eu preciso saber é o que o Senhor deseja que eu faça com a minha vida. Eu preciso saber como tomar decisões que afetam 0 próximo mês, e o próximo ano. Eu preciso saber o que Ele quer que eu faça hoje.

 

Isto era o que os discípulos necessitavam, e receberam. Espere alguns dias. O Espírito virá. Recebereis a virtude... e ser-me-eis testemunhas — para o vizinho, e para todo o mundo!” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro. CPAD, 2013, p. 716)

 

PARA CONCLUIR

Você foi chamado para uma missão especial: ser uma testemunha de Jesus Cristo. Portanto, anuncie a Jesus por intermédio de suas palavras e, em especial, com suas ações, Elas devem ser condizentes com a mensagem que você anuncia.

 

Que as pessoas possam ver Jesus Cristo em toda a sua maneira de viver. Que seu testemunho leve pessoas sedentas, como a mulher samaritana, a terem um encontro com o Salvador e a beberem da água da vida.

 

HORA DA REVISÃO

1. Quem pode mudar o nosso interior?

2. Como eram os discípulos no início do ministério de Jesus?

3. Quem se tornou uma testemunha de Jesus depois de um encontro na estrada para Damasco?

4. Jesus usou o “politicamente correto" para testemunhar do Pai?

5. Quem iniciou o diálogo com a mulher samaritana?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad