Lição 2 ELE FOI SACRIFICADO POR AMOR A NÓS (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 2 ELE FOI SACRIFICADO POR AMOR A NÓS (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus

 

LEITURA DIÁRIA

Hb 9.12 Jesus efetuou uma eterna redenção

★ Hb 9.28  Jesus se ofereceu para tirar o pecado de muitos

1 Co 15.3,4 Jesus morreu por nossos pecados

Tt 2.14 Jesus nos remiu de todo pecado

1 Jo 1.7 Jesus e o valor do seu sangue

Hb 9.14 Ele ofereceu a si mesmo imaculado


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 23.33-46

33 E, quando chegaram ao Lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda.

34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

35 E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou: salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.

36 E também os soldados escarneciam dele, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.

37 E dizendo: Se tu és o Rei dos judeus, salva-te a ti mesmo,

38 E também, por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas e hebraicas: Este é O Rei dos Judeus.

39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós.

40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

41E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam: mas este nenhum malfez.

42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino.

43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona.

45 Escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo.

46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

 

OBJETIVOS

1. EXPLICAR o que é expiação;

2. COMPREENDER o valor do sacrifício de Jesus;

3. CONSCIENTIZAR de que Jesus morreu em nosso lugar.

 

1. A EXPIAÇÃO

1.1. O que significa expiação

Você conhece o significado deste termo teológico? Então, vejamos sua definição segundo o Dicionário Teológico (CPAD): Expiação é “o cancelamento pleno do pecado com base na justiça de Cristo, propiciando ao pecador arrependido a restauração de sua comunhão com Deus."


O sacrifício de Cristo foi expiatório, pois Ele tomou nossos pecados sobre si e foi punido em nosso lugar. No momento da sua morte na cruz, o véu do Templo se rasgou em dois, de alto a baixo (Mt 27.51), abrindo o caminho para que todos aqueles que se arrependem de seus pecados possam desfrutar novamente da comunhão e de uma nova vida com Deus. Durante centenas de anos, esse caminho esteve bloqueado pela Queda, pelo pecado, mas agora foi aberto para todo o sempre pelo Filho de Deus, mediante a sua expiação (Ef 2.18; Hb 10.19,20).

 

1.2. A expiação no Antigo Pacto

No Antigo Testamento, sob a lei mosaica, a expiação pelo pecado se dava mediante o sacrifício de um animal inocente e sem defeito algum. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe “o derramamento do sangue era a evidência da morte”. Assim como a Bíblia diz: “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Lv 17.11). O pecado era encoberto pelo sangue de animais.

 

1.3. A expiação e a salvação

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Co 5.21). Esse texto bíblico aponta para a obra expiatória, salvífica de Jesus. Éramos inimigos de Deus e escravos do pecado, porém Ele, mediante sua morte na cruz, trouxe-nos para uma vida de harmonia e reconciliação com Deus. A nossa salvação e reconciliação com o Todo-Poderoso é resultado da graça, do favor divino e hoje todos os que creem em Jesus podem alcançá-la.

 

O pecado alcançou e contaminou toda a raça humana, por isso foi preciso que Deus enviasse à Terra um Salvador (Rm 3.23). Segundo as Escrituras Sagradas, todos estão debaixo do jugo do pecado. Logo, a necessidade de uma salvação e de um Salvador é universal. O apóstolo Paulo afirma que todos, ou seja, tanto os gentios como os judeus — o povo escolhido de Deus — que não andavam de acordo com a vontade divina, estavam sob o domínio do pecado. Somente a justiça de Deus, revelada em Jesus, é suficiente para nos salvar e libertar do pecado que afastou a humanidade de Deus, contudo sua misericórdia nos permite a reconciliação mediante Jesus Cristo.

 

2. O VALOR DO SACRIFÍCIO DE JESUS

2.1. Qual o preço da nossa salvação?

Como poderíamos pagar o preço pela nossa salvação? Nossa dívida para com Deus era impagável.

Segundo o salmista, “pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam” (St 49.8). Não foi com ouro ou prata que Cristo pagou as nossas dívidas; elas foram pagas com a sua própria vida, com o seu precioso sangue, Toda a humanidade estava perdida em seus próprios pecados. No texto de Romanos 3.9-20, Paulo nos mostra que todos, tanto os judeus como os não judeus, estão debaixo do poder da iniquidade.

 

A Queda levou a humanidade para longe do Deus Pai. Deus é Santo e os nossos pecados nos separam dEle. Então, quem poderia nos resgatar? Somente o Filho Uni- gênito de Deus que foi enviado para nos trazer salvação e a vida eterna. O Filho foi gerado por Deus: “Tu és meu Filho, hoje te gerei [...] eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho” (Hb 1.5). A expressão “Filho de Deus" indica a natureza divina de Jesus. Ele compartilha da mesma essência e da mesma natureza do Pai.

 

2.2. Sozinhos não poderíamos ser libertos da escravidão do pecado

Uma vez sob o domínio do pecado, o homem não poderia e jamais poderá libertar a si mesmo, O povo hebreu, sozinho, também não poderia ser liberto da escravidão do Egito, do jugo de Faraó. Foi preciso um libertador, Moisés.

Da mesma forma a humanidade também precisa de um libertador. O pecado além de nos afastar de Deus, interrompendo nossa comunhão com 0 Pai, tem também o poder de distorcer os valores divinos, alterando o caráter e o comportamento do homem em sociedade. Saiba que a falta de valores ou valores invertidos é uma das características da humanidade caída. Somente em Cristo a humanidade pode ser liberta do pecado, pode encontrar a salvação e receber uma nova maneira de viver (2 Co 5.17).

 

3. AQUELA CRUZ ERA NOSSA

3.1. Um único e perfeito sacrifício

Na cruz, Jesus nos substituiu. Ele tomou o nosso lugar assumindo sobre si toda a condenação que era nossa. Mediante um único, porém, perfeito sacrifício, Ele pagou todas as nossas dívidas. A expiação de Jesus faz da salvação o maior presente de Deus para nós. Expiação significa “remir a culpa” Com a remissão vem também a “reconciliação" com Deus com quem fomos reconciliados mediante a cruz (2 Co 5.19; Ef 2,11-19).

 

Você é grato(a) por sua salvação? Pelo sacrifício que Jesus fez em substituição por sua vida? Seja grato(a)! Louve por tão grande e maravilhosa redenção. Jamais se esqueça do alto preço que foi pago a fim de que Deus, que é absolutamente santo, o aceitasse (reconciliação) e declarasse a sua justificação.

3.2. Foi real

A morte e a ressurreição de Jesus foram reais, não se trata de um filme de Hollywood. Antes de ser crucificado, os soldados bateram em Jesus e puseram em sua cabeça uma coroa de espinhos (Jo 19.2,3).

O que é o nosso sofrimento diante de tamanha dor? Os guardas romanos zombavam de Jesus e diziam: “Salve o rei dos judeus!" Depois de muita agressão Ele foi levado até o lugar onde seria crucificado. A multidão que havia se beneficiado com seu pão, seu amor e seus milagres, agora assistia a tudo e gritava: “Crucifica-o!" (Jo 19.6). Algumas pessoas que amavam a Jesus choravam ao ver o seu sofrimento, outras riam e zombavam dEle. O Salvador poderia ter pedido ao Pai, e Ele teria enviado muitos anjos e castigado aquelas pessoas. Mas Cristo sofreu por amor a nós. Voluntariamente, Ele se entregou, "como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" (Is 537,8).

 

3.3 O sofrimento e a vergonha da cruz

Jesus levou a sua cruz até um monte chamado Gólgota. Ali foi crucificado. Em nenhum momento vemos o Salvador reclamando ou brigando com os soldados romanos. Enquanto estava na cruz Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Jesus foi colocado na cruz às nove horas da manhã, ao meio-dia começou a escurecer, e toda a Terra ficou três horas na escuridão.

 

O dia virou noite. E às três horas da tarde, Ele morreu (Mc 15.25,33,34)! Infelizmente, algumas pessoas continuam negando a morte de Jesus e a sua ressurreição. Tal ideia só reafirma a verdade bíblica de que a cruz de Cristo é escândalo e loucura para os que perecem (1 Co 1.23).

 

PARA CONCLUIR

Estávamos longe de Deus e perdidos em nossos pecados, mas Jesus Cristo veio ao mundo e doou a sua vida morrendo na cruz do Calvário por amor a nós, Sem o sacrifício perfeito do Filho de Deus. estávamos destinados a permanecer toda a eternidade longe do Pai. Jesus foi sacrificado por amor a nós e precisamos ser gratos por tão grande amor e salvação.


HORA DA REVISÃO

1. Defina o termo “expiação” de acordo com a lição.

2. O que ocorreu no Templo no exato momento da morte de Jesus, segundo Mateus 27.51?

3. Como era o sacrifício pelo pecado no Antigo Testamento?

4. Por que Deus precisou enviar Jesus à Terra?

5. Poderíamos pagar pela nossa salvação?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad