Lição 1 - Ele se fez carne por amor a nós (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 1 - Ele se fez carne por amor a nós (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus

LEITURA DIÁRIA

Jo 1.1 Jesus, o Verbo Encarnado

Jo 1.12 Jesus, o Salvador

Jo 1.9 Jesus, a luz do mundo

Jo 14.6 Jesus, o caminho de volta para Deus

Mt 18.11 Jesus veio para salvar os perdidos

1 Tm 2.5  Jesus, único mediador entre Deus e os homens

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 1.1-5; 9-14

1 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4 Nele, estava a vida e a vida era a Luz dos homens.

5 E a Luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

9 Ali estava a Luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo.

10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.

11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 Mas a todos quantos o receberam deu-Lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome.

13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

OBJETIVOS

1. COMPREENDER por que era necessário Jesus ter vindo ao mundo em carne;

2. SABER que Jesus morreu em nosso Lugar (morte vicária);

3. AFIRMAR de que Jesus se entregou completamente na cruz por amor a nós.


1. PORQUE ELE SE FEZ CARNE

1.1. Foi preciso abrir mão temporariamente da sua glória

Você já parou para pensar por que Cristo teve de deixar o Céu e vir a este mundo na forma humana? Por que foi preciso Ele entrar na vida e no meio ambiente humano com todas as suas Limitações? Porque enquanto homem, Ele poderia experimentar aquilo que faz parte da nossa natureza, como a dor, a fome, o cansaço, a tentação, a morte...

 

E assim se compadecer das nossas fraquezas (Hb 415,16). Jesus se fez carne e teve duas naturezas: a humana (Fp 2.5-9) e a divina (Jo 1.1,18; 3.16,18). ELe é o Filho Unigênito de Deus e o Filho do Homem. João, no Evangelho que Leva o seu nome, mostra que os sinais operados pelo Salvador durante o seu ministério terreno tinham como finalidade mostrar ao mundo que Jesus e o Pai são Um (Jo 10.30) e assim tem poder para cumprir o plano de redenção que já havia sido determinado por Deus antes da fundação do mundo (1 Pe 1.20: Ap 13.8).

 

1.2. Nossa participação na cruz

Você já parou para pensar que nós tivemos uma participação naquela triste manhã no Monte do Calvário? Isso porque os nossos pecados estavam sobre aquela cruz. O Filho de Deus tomou sobre si as nossas dores, as nossas enfermidades os nossos pecados (Is 53.4). Hoje devemos crer, reconhecer e aceitar o seu sacrifício como sendo a nossa única maneira de reconciliação com Deus. Jesus enfrentou toda a sorte de dores, angústias, traição e sofrimento por amor — para a nossa salvação e vitória. Que esta lição ajude você a refletir e aceitar, com gratidão, tudo que Ele fez e continua a fazer por você.

2. ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

2.1. O tema central das Escrituras

Você sabia que a salvação da humanidade, mediante o sacrifício de Jesus, é o tema central das Escrituras Sagradas? Sim! Já no Livro de Gênesis encontramos a questão da redenção (Gn 3.15) e no Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia escritos por Moisés, aprendemos que o sistema sacrificial do Antigo Testamento, instituído pelo Senhor, e entregue aos hebreus por Moisés, apontava para um sacrifício maior e perfeito: o de Jesus Cristo. Por que os sacrifícios de animais eram necessários? Porque foi a forma que Deus, que é Santo,-utilizou para que seu povo não fosse consumido pelos seus atos impuros. Mediante o sacrifício de animais — bodes, carneiros, bois, pombos — a pessoa tinha seu pecado encoberto e, assim, podia se aproximar do Senhor, desfrutar de sua comunhão e bênçãos (Lv 1; 6.8-13: 8.18-21:16.24).

 

2.2. Sacrifícios no Antigo Testamento

Os sacrifícios do Antigo Testamento tinham o objetivo de preparar a humanidade para o maior e mais importante sacrifício que seria realizado nesta Terra: o sacrifício efetivado pelo Filho Unigênito de Deus. É importante que você saiba que o sistema de sacrifícios da Antiga Aliança não incluía toda a humanidade. Contudo, a morte vicária de Cristo foi em favor de todos. Sim, todos foram alcançados por um único ato de amor.

 

2.3. O propósito do sacrifício de Jesus

O propósito de Deus em relação ao sacrifício de Jesus é único. Cristo não morreu para nos trazer favores e privilégios. Ele morreu em nosso lugar, com o objetivo de nos reconciliar com Deus e nos dar a vida eterna. Ao morrer na cruz, Jesus assumiu as nossas culpas e tomou para si a penalidade dos nossos pecados. A morte de Cristo foi um ato voluntário de expiação pelos nossos pecados. Jesus, nosso sacrifício perfeito, se entregou voluntariamente para morrer em nosso lugar (Mt 27.35,36; Ef 5.2; Hb 726).

 

Jesus foi traído por um de seus discípulos e vendido por trinta moedas de prata; Pedro negou conhecê-lo. No madeiro, Ele carregou o peso dos nossos pecados, e seu corpo foi moldo por nossas iniquidades (Is 544,5), Seu sofrimento foi físico, emocional e espiritual. Todavia, o Filho de Deus não usou do seu poder para livrar-se da dor e do sofrimento. No Getsêmani, ao ser preso, um de seus discípulos, utilizando uma espada, cortou a orelha de um empregado do grande Sumo Sacerdote (Mt 26.51). Jesus curou o homem e repreendeu duramente o discípulo, Ele afirmou que se quisesse, poderia pedir proteção ao Pai e Ele enviaria “doze legiões de anjos" (Mt 26.53) para livrá-lo.

 

3. ELE SE ENTREGOU COMPLETAMENTE

Você já parou para pensar que não sabemos lidar com a morte e nem mesmo gostamos de ouvir a respeito desse tema? Sabe por quê? Talvez porque não fomos criados por Deus para morrer. 


A morte física e espiritual é uma das consequências da Queda. Todavia, como crentes, ela não nos amedronta, pois temos uma esperança viva — Jesus Cristo. Ele venceu a morte.

 

3.1. A morte no mundo antigo

No mundo antigo, a morte era algo que causava pavor. Quem sabe essa tenha sido uma das razões dos discípulos de Jesus terem ficado tão abatidos e decepcionados ao verem aquEle, que eles acreditavam que iria libertar Israel da opressão romana, ser crucificado e morto?

 

Muitos, até os dias atuais, discutem e desejam saber quem foram os culpados e responsáveis pela morte de Jesus. Os culpados não foram os judeus e nem mesmo os romanos, Toda a humanidade foi responsável pela morte do Filho de Tudo começou com a desobediência de Adão e Eva, quando o pecado entrou no mundo e contaminou toda a humanidade (Rm 5.12).

 

Contudo, Deus não foi apanhado de surpresa; o Senhor em sua presciência, desde a fundação do mundo, já havia preparado um Cordeiro para morrer pelos pecados de todo o mundo (Ap 13.8). A morte de Cristo foi determinada por Deus antes mesmo da Queda, para resgatar todas as pessoas (Jo 1.29). Se você Ler a genealogia do Salvador, registrada por Lucas, verá que Adão é chamado de 'filho de Deus" (Lc 3.38). Apesar da aparente vitória do pecado e do Diabo sobre a humanidade, Jesus, o segundo Adão, veio para resgatar-nos: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Co 15,22).

 

3.2. Um sacrifício voluntário

Jesus entregou-se por nós voluntária e inteiramente. Como homem, experimentou a dor física e emocional; sua agonia foi devastadora, Jesus sempre deixou claro para os seus discípulos que Ele veio ao mundo não somente para ensinar, curar e anunciar o Reino de Deus, mas para morrer por toda a humanidade. Você já parou para pensar que tudo o que Ele sofreu foi por amor a nós? Ele não veio a este mundo tenebroso por causa dEle mesmo, todavia Jesus veio para nos salvar. Embora o Salvador tenha sido acusado de blasfêmia e de traição em uma corte civil, Ele não foi apenas vítima de uma injustiça cometida pelo Sinédrio ou por Pilatos: Jesus foi punido diante de Deus, em nosso lugar, por amor à humanidade.

 

PARA CONCLUIR

Homem algum pode chegar ao Céu por seus próprios méritos, sua força ou bondade. A salvação é uma provisão de Deus, uma dádiva que é alcançada somente pela fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez carne e morreu a fim de expiar os nossos pecados. O nascimento, a morte e a ressurreição de Jesus são, e continuarão sendo, os maiores e mais importantes acontecimentos da história. É impossível chegar até Deus sem Jesus. Todos os que querem perdão dos pecados precisam se encurvar diante da cruz.

 

HORA DA REVISÃO

1. Segundo a lição, qual a maior prova de amor de Jesus por nós?

2. Por que foi preciso que Cristo assumisse a forma humana?

3. Quais são as duas naturezas de Jesus?

4. Qual o tema central das Escrituras Sagradas?

5. Qual a forma que Deus se utilizou para que o seu povo não fosse consumido por seus atos impuros?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad