Compreendendo o Pecado na Perspectiva Cristã - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Compreendendo o Pecado na Perspectiva Cristã

Introdução

O pecado é uma questão fundamental na fé cristã, e sua presença é registrada com destaque nas páginas da Bíblia.

A Bíblia deixa claro que Satanás é o agente sobrenatural que introduziu o pecado e o mal na criação de Deus, incluindo o homem. Neste artigo, vamos examinar o conceito de pecado na perspectiva cristã.

Referências Bíblicas sobre o Pecado

Antigo Testamento

Novo Testamento

Gênesis 3:6

João 8:34

Salmos 51:5

Romanos 3:23

Isaías 59:2

1 João 1:8-9

 

1. O Pecado na teologia cristã

Na teologia cristã, o pecado é entendido como uma ofensa contra Deus, uma ação ou atitude contrária à sua vontade e ao seu plano para a humanidade. O pecado é visto como uma separação entre o ser humano e Deus, e pode ser cometido tanto por ações negativas quanto por omissões positivas.

 

Além disso, o pecado é entendido como uma herança da primeira queda de Adão e Eva no Jardim do Éden, que trouxe consigo a mortalidade e a corrupção para toda a humanidade.

 

A teologia cristã enfatiza a importância da conversão e da redenção para a libertação do pecado, através da fé em Jesus Cristo e do arrependimento pelos pecados cometidos. O perdão de Deus e a reconciliação com ele são vistos como os resultados finais da conversão.

 

2. A Pré-História do Pecado

De acordo com Gênesis 1—2, o pecado não era parte da história humana original. Não há presença de pecado nestes capítulos da Bíblia. Além disso, o pecado também não é encontrado em Apocalipse 21—22, o que indica uma pós-história do pecado.

O restante da Bíblia, de Gênesis 3 a Apocalipse 20, é um registro do pecado humano e da divina intervenção, preparação, realização e efetivação da salvação.

 

3. O Homem Criado à Imagem de Deus

A Bíblia deixa claro que o homem é um ser único, criado à imagem de Deus, com personalidade inteligente, volitiva e emocional. O homem foi criado perfeitamente ligado a Deus e com habilidades e recursos que o distinguem de todas as outras criações. De acordo com Gênesis 1—2, o homem foi criado imaculado e designado divinamente para um propósito, uma missão e um destino.

 

4. A Entrada do Pecado na História Humana

Gênesis 3 muda radicalmente a vida humana, pois é aí que o pecado aparece pela primeira vez. O homem, consciente e deliberadamente, une-se ao pecado contra Deus e seu mandamento. O pecado passa a impregnar, penetrar e dominar o homem, tornando-o um pecador obstinado e em rebelião contra Deus. Além disso, o pecado torna o homem escravo, culpado perante Deus, pervertido em seu ser, depravado em sua personalidade, separado de Deus e sem propósito, missão ou destino divino.

 

TRÊS REFERÊNCIAS AO PECADO NO NOVO TESTAMENTO

Romanos 3:23 - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."

João 8:34 - "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado."

1 João 1:8-9 - "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."

CONCLUSÃO

O pecado é visto como uma ofensa contra a perfeição de Deus e sua vontade. É uma rebelião contra o trono de Deus e uma afronta a sua autoridade. É uma união com o mal e tudo o que é ruim.

 

Mas, a boa notícia é que Deus oferece perdão e restauração através do sacrifício de Jesus na cruz. Através da fé em Jesus Cristo, podemos ser perdoados de nossos pecados e ter uma vida nova, cheia de propósito e significado.

 

Portanto, como cristãos, precisamos reconhecer nossa natureza pecaminosa e buscar perdão através de Jesus. Precisamos também viver de acordo com a vontade de Deus, buscando sempre agradá-lo e viver em obediência a sua Palavra.

 

Em Romanos 3:23, diz: "Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Mas em Romanos 6:23, diz: "Porque a salvação do pecador está pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo". Este é o propósito de nossas vidas como cristãos: ser perdoados pelos nossos pecados e viver uma vida agradável a Deus.


Post Bottom Ad