O Messias profetizado: A comprovação das profecias do Antigo Testamento sobre Jesus Cristo no Novo Testamento - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O Messias profetizado: A comprovação das profecias do Antigo Testamento sobre Jesus Cristo no Novo Testamento

Introdução

As Escrituras Sagradas do Antigo Testamento são repletas de profecias sobre a vinda de um Messias, ou Salvador, que iria resgatar o povo de Israel e trazer a paz ao mundo. 

Essas profecias, escritas muito antes da era cristã, foram cumpridas com a vinda de Jesus de Nazaré, o Cristo, como é conhecido na Bíblia. Neste artigo, vamos explorar as principais profecias do Antigo Testamento sobre Jesus e como elas foram cumpridas no Novo Testamento.

1. Profecias sobre o nascimento de Jesus

A profecia sobre o nascimento de Jesus é mencionada no livro de Miqueias 5:2, que diz: "Mas tu, Belém Efrata, pequena para ser entre as principais tribos de Judá, de ti me sairá aquele que será governador em Israel, cujos pais são de tempos antigos". Essa profecia indicava que o Messias nasceria em Belém, uma cidade na região de Judá, e se cumpriu quando Jesus nasceu lá, conforme registrado no evangelho de Mateus 2:1.

 

2. Profecias sobre a genealogia de Jesus

A Bíblia também profetizou a genealogia de Jesus, incluindo seus antepassados e sua linhagem real. Isso é mencionado no livro de Isaías 11:1, que diz: "Mas uma brota sairá do tronco de Jessé, e um ramo do seu raiz produzirá fruto". Jessé era o pai de Davi, o rei da Israel, e essa profecia afirma que o Messias viria da linhagem de Davi. Isso foi cumprido no Novo Testamento, pois Jesus era o descendente direto de Davi, conforme registrado em Lucas 3:23-38.

 

3. Profecias sobre o ministério de Jesus

As Escrituras Sagradas também profetizaram o ministério de Jesus, incluindo seus ensinamentos, curas e milagres. Essas profecias incluem a profecia de Isaías 61:1-2, que diz: "O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para anunciar boas novas aos aflitos. Enviou-me para proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de olhos aos cegos; para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor". Essa profecia se cumpriu no Novo Testamento, quando Jesus começou seu ministério e começou a curar os doentes, a fazer milagres e a proclamar as boas novas do Reino de Deus.

 

Profecias sobre a morte e ressurreição de Jesus

As Escrituras Sagradas também profetizaram a morte e ressurreição de Jesus. Em Zacarias 12:10, é dito: "E colocarão suas mãos sobre ele, e o tratarão como um traidor. O filho do homem será entregue nas mãos de homens, e o matarão, mas ao terceiro dia ele ressuscitará". Essa profecia se cumpriu quando Jesus foi traído por um de seus discípulos, Judas, preso, julgado e condenado à morte. Ele foi crucificado, mas ressuscitou ao terceiro dia, como registrado nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.

NOVO TESTAMENTO MOSTRA COMO JESUS CUMPRIU AS PROFECIAS

Versículos do Antigo Testamento

Versículos do Novo Testamento

Miqueias 5:2

Mateus 2:6

Isaías 11:1

Lucas 3:22; João 3:34

Isaías 61:1-2

Lucas 4:18-19

Zacarias 12:10

Lucas 24:46; João 19:37

Estes versículos do Novo Testamento mostram como Jesus cumpriu as profecias do Antigo Testamento sobre ele como o Messias.

Conclusão

As profecias do Antigo Testamento sobre Jesus são uma importante prova da verdade da Bíblia e da verdadeira natureza de Jesus como o Messias prometido. Essas profecias foram cumpridas com precisão no Novo Testamento, e continuam a ser uma fonte de inspiração e consolo para cristãos em todo o mundo.

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad