Lição 10 - Uma Liderança chamada para Restaurar

ūüďĚ Tema: Lideran√ßa na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir | 4° Trimestre de 2022 – CPAD

ūüéď Classe: Jovens – Revista do professor

Comentarista: Elias Torralbo

 

TEXTO PRINCIPAL

“E profetizei como ele me deu ordem; ent√£o, o esp√≠rito entrou neles, e viveram e se puseram em p√©, um ex√©rcito grande em extrema.” (Ez 37.10)


RESUMO DA LIÇÃO

Deus continua usando líderes que estejam comprometidos com Ele, para a restauração do seu povo.


LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Ez 36.24-27 Deus purifica seu povo

TERÇA РSl 37.4,5 Um convite a confiança em Deus

QUARTA – Ap 2.5 Reconhecer onde caiu

QUINTA – 2 Tm 3.1-17 A corrup√ß√£o dos √ļltimas dias

SEXTA – Lm 5.19 A soberania de Deus

S√ĀBADO – Sl 126.1-6 A miseric√≥rdia do Senhor


OBJETIVOS

• EXPLICAR a vis√£o do vale de ossos secos:

• MOSTRAR o caminho da restaura√ß√£o; …

• SABER que existe uma chamada para a restaura√ß√£o.


INTERAÇÃO

Prezado (a) professor(a), na li√ß√£o deste domingo estudaremos a respeito da lideran√ßa de Ezequiel. No decorrer da li√ß√£o enfatize aos seus alunos que ’embora as vis√Ķes e profecias de Ezequiel fossem claras e v√≠vidas, muito pouco se sabe sobre sua vida. Ele estava entre os milhares de jovens deportados de Jud√° para a Babil√īnia, ap√≥s a rendi√ß√£o do rei Jeoaquim. Antes daqueles dias tr√°gicos. Ezequiel estava sendo treinado para o sacerd√≥cio. Mas durante o ex√≠lio na Babil√īnia, Deus o chamou para pregar em uma das √©pocas mais dif√≠ceis da hist√≥ria de Israel.


Ezequiel experimentou o mesmo tipo de encontro surpreendente com Deus que Isa√≠as 150 anos antes. Como ele, Ezequiel nunca mais foi o mesmo depois do seu encontro com Deus. Embora as mensagens do Eterno por meio de ambos os profetas tivessem muitos pontos em comum, as condi√ß√Ķes sob as quais viveram foram muito diferentes’ (B√≠blia de Estudo Aplica√ß√£o Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD. p.1035).


CURSOS B√ćBLICOS PARA VOC√ä:

1) CURSO B√ĀSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO M√ČDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Forma√ß√£o de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se j√° ! 

TEXTO B√ćBLICO

Ezequiel 37.1-14

1 Veio sobre mim a m√£o do SENHOR, e ele me fez sair no Esp√≠rito do SENHOR, e me p√īs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

3 E me disse: Filho do homem, porventura viver√£o estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

4 Ent√£o me disse: Profetiza sobre estes ossos, e diz-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.

7 Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.

8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.

12 Portanto profetiza, e diz-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

13 E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.


INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a respeito da liderança do profeta Ezequiel pois ele foi uma pessoa importante no processo de restauração de seu povo. Tomaremos como base a visão que ele teve de um vale de ossos secos. Veremos a necessidade que os líderes têm de reconhecerem quando é necessária uma restauração espiritual, moral e social. O nosso objetivo é conclamar a igreja da atualidade a buscar a Deus em favor de uma restauração espiritual para esta geração.


I РA VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS

1. Compreendendo a vis√£o.

A explica√ß√£o que Deus d√° ao profeta a respeito da vis√£o de um vale de ossos secos indica que se tratava de uma esp√©cie de par√°bola (Ez 37.11-14). Essa vis√£o deve ser compreendida como uma ilustra√ß√£o do que foi prometido pelo Senhor no cap√≠tulo anterior, a restaura√ß√£o da terra, a prosperidade e uma renova√ß√£o de vida, √† semelhan√ßa da que Ad√£o e Eva tiveram no √Čden (Ez 36.16-38). Al√©m da vis√£o do vale de ossos secos, o cap√≠tulo 37 de Ezequiel registra a vis√£o de dois peda√ßos de madeira e ambas t√™m o objetivo de apontar historicamente para a volta dos exilados do cativeiro babil√≥nico e espiritualmente para a restaura√ß√£o do Novo Israel, como fruto e da obra do Messias (Ez 36:15-17).


2. A mensagem da vis√£o.

Os ossos secos representavam os judeus no cativeiro: eles estavam separados e mortos Contudo, temos um Deus que restaura que faz tudo novo e embora Israel tivesse arruinado (v. 11), o Senhor os conduziria de volta à sua terra, como evidência clara de uma restauração completa (vs. 12.14). Por meio dessa visão, o Senhor mostrou a condição decadente na qual o povo se encontrava e o seu interesse em restaurá-lo.


A finalidade de Deus com a restaura√ß√£o de seu povo pode ser identificada em suas afirma√ß√Ķes: “E porei em v√≥s o meu Esp√≠rito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz. diz o SENHOR (Ez 37.14). O Esp√≠rito de Deus viria sobre o seu povo trazendo uma nova vida, uma nova maneira de pensar e se comportar com ela, a restaura√ß√£o, confirmando, assim, a soberania e a fidelidade divina.


3. Li√ß√Ķes deixadas √† lideran√ßa.

Faziam parte do governo de Israel o rei, o sacerdote e o profeta. O profeta. Ezequiel fazia parte da lideran√ßa do seu povo. O quadro apresentado pelo Senhor ao profeta era grave e irrevers√≠vel, mas Deus mostra a Ezequiel e ao seu povo que para Ele n√£o h√° imposs√≠vel e que, independente das condi√ß√Ķes de uma na√ß√£o, Ele √© capaz de mudar tudo. Chama tamb√©m a aten√ß√£o que, al√©m de sequ√≠ssimos, aqueles ossos estavam separados “houve um ru√≠do […] e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso” (Ez 37. 7). H√° muitas li√ß√Ķes importantes no livro de Ezequiel especialmente no cap√≠tulo 37 para aqueles que exercem lideran√ßa.


Uma delas √© o fato de que precisamos manter a nossa confian√ßa em Deus em tempos dif√≠ceis de caos, pois Ele √© poderoso para mudar qualquer cen√°rio, por mais terr√≠vel que seja ou possa parecer. Outra li√ß√£o importante que podemos extrair √© a de que precisamos reconhecer a import√Ęncia da unidade para uma lideran√ßa eficaz O povo de Israel estava destru√≠do espiritual, econ√īmica e socialmente, mas o profeta, como l√≠der, permaneceu fiel ao Senhor e n√£o desistiu diante das adversidades do seu povo. Ele confiou no agir do Todo-Poderoso.


SUBS√ćDIO 1

Professor (a), explique aos alunos que esta vis√£o ilustra a promessa no cap√≠tulo 36: uma nova vida e uma na√ß√£o restaurada, social e espiritualmente. Os ossos secos representam os judeus no cativeiro eles estavam dispersos e mortos. Ezequiel sentia que falava com os mortos quando pregava para os exilados, porque eles raramente respondiam √† sua mensagem, mas, na vis√£o os ossos responderam. E da mesma maneira que Deus trouxe a vida aos ossos mortos. Ele tinha a vida novamente para o seu povo. que estava espiritualmente morto” (B√≠blia de Estudo Aplica√ß√£o Pessoal Rio de Janeiro CPAD p. 1072)


II- O CAMINHO DA RESTAURAÇÃO

1. Reconhecer a necessidade da restauração.

Deus conduziu o profeta Ezequiel a um vale de ossos secos, fazendo-o ciente da verdadeira condição de Israel (Ez 37.1,11) para depois mostrar como se daria o processo de restauração. Assim como a cura de uma doença; começar pelo seu diagnóstico; a restauração quando se reconhece os erros. Como parte da liderança do seu povo, o profeta precisava conhecer a real situação dos israelitas. Como é triste quando um líder não consegue enxergar a condição em que se encontram os seus liderados. Não adianta fingir que tudo está bem quando na verdade não está, é preciso reconhecer os erros e trilhar o caminho da restauração.


2. Depender de Deus.

O profeta Ezequiel foi surpreendido pela seguinte pergunta de Deus: “Filho do homem, poder√£o viver estes ossos?” (Ez 373). O profeta respondeu dizendo: “[…] Senhor JEOV√Ā, tu o sabes”. A resposta de Ezequiel reflete a sua vis√£o a respeito de Deus, de si mesmo e de sua f√©, pois em vez de emitir uma opini√£o de qualquer natureza, ele afirma: “Senhor JEOV√Ā, tu o sabes”. Tal resposta demonstra que Ezequiel era consciente de sua incapacidade n√£o s√≥ de solucionar, mas tamb√©m de emitir qualquer opini√£o a respeito de uma situa√ß√£o t√£o dif√≠cil.


Como parte integrante da lideran√ßa do seu povo, ele compreendeu que somente Deus seria capaz de apontar uma poss√≠vel solu√ß√£o para o problema da na√ß√£o. Depois da resposta do profeta, o que se v√™ no registro b√≠blico √© a a√ß√£o direta, aut√īnoma e volunt√°ria de Deus e do seu Esp√≠rito agindo, confirmando que a restaura√ß√£o espiritual de um povo ou mesmo de uma gera√ß√£o inteira √© obra exclusiva de Deus.


3. Fazer a sua parte.

Qual foi a participa√ß√£o de Ezequiel no processo de restaura√ß√£o do seu povo? Ele teve uma participa√ß√£o importante, apontando os erros e exortando-o a voltar para o Se­nhor. O l√≠der deve apresentar de modo reservado e quando necess√°rio as falhas de seus liderados, n√£o para maltratar e humilhar ningu√©m, mas para a restaura√ß√£o, a fim de que voltem a fazer o que √© certo. Ezequiel profetizou, ou seja, ele falou tudo o que o Senhor havia lhe ordenado: “profetizei como se me deu ordem”(v.7).


O Líder deve buscar a orientação divina para falar com seus Liderados e dizer somente aquilo que Deus mandou. Lembre-se de que o Senhor é sempre verdadeiro, justo e amoroso, mesmo quando estamos cometendo erros. Ezequiel demonstrou humildade e dependência de Deus. Por isso, seu ministério enquanto profeta, foi bem-sucedido.


SUBS√ćDIO 2

Professor (a). explique aos alunos que ‘Deus prometeu restabelecer Is­rael n√£o s√≥ fisicamente, mas tamb√©m espiritualmente. Para tanto, Deus daria a seu povo um novo cora√ß√£o para segui-lo, e colocaria o seu Esp√≠rito dentro de cada um (ver Ez 11.19.20: Sl 51.7-11) para transformar e capacitar seu povo a fazer a sua vontade. Mais uma vez, a nova alian√ßa foi prometida (Ez 16.61-63: 34.23-25), e seria cumprida em Cristo.


N√£o importa qu√£o impura seja a vida de uma pessoa, Deus lhe oferece um novo come√ßo. Podemos ter nossos pecados perdoados, receber um novo cora√ß√£o de Deus e ter o Esp√≠rito Santo dentro de n√≥s, basta aceitar a promessa de Deus. Por que tentar remendar sua antiga vida quando voc√™ pode ter uma nova?” (Adaptado da B√≠blia de Estudo Aplica√ß√£o Pessoal Rio de Janeiro: CPAD. p.1073).


III- UMA CHAMADA À RESTAURAÇÃO

1. Uma geração a ser restaurada.

A gera√ß√£o atual tem sido denominada de p√≥s-moderna. Uma gera√ß√£o em que os n√£o crentes n√£o acreditam mais em verdades absolutas, os fen√īmenos da p√≥s-modernidade t√™m levado as pessoas a buscarem o prazer a qualquer custo e ao relativismo √©tico e moral. Como resultados, temos visto diversas mazelas na sociedade, entre elas a viol√™ncia urbana crescendo a cada dia.


O div√≥rcio foi banalizado, destruindo muitas fam√≠lias e os relacionamentos est√£o adoecendo. A semelhan√ßa do que Deus mostrou ao profeta Ezequiel, esta gera√ß√£o tamb√©m carece de uma restaura√ß√£o espiritual Estamos vivendo “tempos trabalhosos” e precisamos nos manter firmes naquilo que temos aprendido nas Sagradas Escrituras. Os que exercem lideran√ßa est√£o sendo desafiados, a todo o momento, a se manterem fi√©is a Deus.


2. Um alerta aos líderes.

A exposição excessiva nas redes sociais são um desafio para a liderança atual. Muitos já não sabem mais o que significa vida privada, pois a todo o momento estão expondo fotos e vídeos de sua família e de seus momentos mais reservados nas redes sociais. Podemos e devemos fazer uso das mídias, mas é preciso usá-las com sabedoria.


O líder jamais deve expor seus sentimentos e sua vida pessoal nas redes sociais e muito menos os seus liderados: Deus conta com líderes que semelhantes a Ezequiel, se disponham a ser usados para a propagação e a busca por uma restauração operada pelo Espírito de Deus distante das mídias


3. Um alerta aos maus líderes.

Ezequiel, no capítulo 34, faz uma comparação importante mostrando o contraste entre os maus e os bons pastores, líderes do seu povo. O profeta do Senhor revela que o mau pastor, líder, não é somente egoísta, mas é também destrutivo (Ez 34.18-20). Infelizmente, muitos estão destruindo vidas, pois estão ensinando falsas doutrinas e ideias que são totalmente contrárias às Escrituras Sagradas Que Deus tenha misericórdia e continue levantando uma liderança que busque obedecê-lo em tudo.


SUBS√ćDIO 3

Explique aos alunos que ‘Ezequiel profetiza contra os l√≠deres de Israel, seus reis, sacerdotes e profetas Com sua cobi√ßa, corrup√ß√£o e ego√≠smo deixaram de guiar o povo de Deus no caminho em que Ele o queria. Estavam a explorar o povo e manipular os cidad√£os para obterem lucro pessoal, ao inv√©s de lhes dar assist√™ncia. Esses l√≠deres, portanto, eram culpados pelo cativeiro de Jud√° e Deus ia julg√°-los (B√≠blia de Estudo Aplica√ß√£o Pessoal Rio de Janeiro: CPAD p 1218)


CONCLUSÃO

Grandes têm sido os desafios dos tempos atuais, precisamos de homens como o profeta Ezequiel que anunciem a Palavra do Senhor. Deus tem restauração para todos, basta que venhamos reconhecer os nossos erros e nos voltemos para o Senhor.


HORA DA REVISÃO

1. O que trata o capítulo 37 de Ezequiel?

Trata a respeito da vis√£o que o profeta teve a respeito de um vale de ossos secos.

2. Qual o objetivo da vis√£o do vale de ossos secos?

Apontar historicamente para a volta dos exilados do cativeiro.

3. Os ossos secos representam o quê? Representavam os judeus no cativeiro.

4. Segundo a lição, qual o caminho da restauração?

Reconhecer a necessidade da restauração, depender de Deus e fazer a nossa parte.

5. Um mau líder, segundo a lição, é somente um egoísta?

Não. Ele é também destrutivo.

ūüĎá VEJA TAMB√ČM Li√ß√Ķes CPAD ūüĎá

ūüĎČ Novas li√ß√Ķes da classe dos ADULTOS- Aqui

ūüĎČ Novas li√ß√Ķes da classe dos JOVENSAqui