Lições Betel: Lição 1 As Raízes do Pentecostalismo no Brasil (Classe Adultos) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lições Betel: Lição 1 As Raízes do Pentecostalismo no Brasil (Classe Adultos)

Lições Bíblicas BETEL: 4° Trimestre de 2022 | Título: A IGREJA E O ESPIRITO SANTO – A necessidade do avivamento promovido pelo Espírito Santo para os dias atuais

TEXTO ÁUREO

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28.19

VERDADE APLICADA

Até que Cristo venha, o discípulo de Cristo pre­cisa continuamente buscar renovação e manter-se independente da ação do Espírito Santo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar a relevância do Pentecostalismo na igreja

Apresentar a origem do Movimento Pentecostes

Falar sobre a chegada do Pentecostalismo no Brasil.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

João 14.16-18,26

16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,

17- O Espírito da verdade, que o mundo não po­de receber, porque não o vê, nem o conhece; mas v6s o conheceis, porque habita convosco e estareis em vós.

18- Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós

26- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Jo 14.16

O Espírito Santo não nos deixa sozinhos.

TERÇA – Rm 8.9

O Espírito Santo habita nos filhos de Deus.

QUARTA – 1Co 3.16

O Espírito Santo nos considera Sua habitação

QUINTA – 2 Tm 1.14

O Espírito Santo habita em nós.

SEXTA – 2 Tm 2.21

O Espírito Santo produz santificação.

SÁBADO – Tt 3.5

O Espírito Santo nos dá nova vida

HINOS SUGERIDOS:  24, 85, 155

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que as nossas igrejas cultivem a essência do verdadeiro pentecostalismo

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução

1- O Pentecostalismo

2- O Movimento Pentecostal

3- A trajetória do Pentecostalismo no Brasil

Conclusão

INTRODUÇÃO

A Assembleia de Deus Ministério de Madureira entende a relevância de estudarmos o Pentecostalismo. Assim, veremos neste trimestre assuntos que reúne temáticas da doutrina pentecostal em toda a sua plenitude.

 

PONTO DE PARTIDA: Precisamos buscar o Espirito Santo

 

1- O PENTECOSTALISMO

A principal particularidade do pentecostalismo e a crença no batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas, bem como na atualidade dos dons espirituais, conforme a experiência cristã primitiva no dia de Pentecostes [At 2] e no relato de Primeira Carta aos Coríntios capítulo doze.

 

1.1. O termo Pentecostalismo.

O termo Pentecostalismo tem raiz na palavra Pentecostes, que era a segunda entre as três principais festas de Israel [Lv 23], que ocorria cinquenta dias a seguir à Páscoa. Essa Festa de igual modo era conhecida como a Festa das Semanas ou Festa das Primícias [Ex 34.22]. Nessa festa, os primeiros frutos da grande colheita anual eram oferecidos ao Senhor. Foi durante a festa de Pentecostes que os quase 120 discípulos estavam reunidos no mesmo lugar e foram cheios do Espírito Santo [At 2.1-13].

 

Bispo Abner Ferreira:

“Somos sabedores que a expressão “pentecostalismo” procede do vocábulo grego “pentekoste” que constitui quinquagésimo. Um enfoque teológico e histórico nos reporta aos tempos bíblicos e nos faz observar que Pentecostes era uma festa judaica que acontecia 50 dias após a Páscoa. Somos sabedores que o Pentecostes era a segunda das três principais festas judaicas. Torna­-se agora possível através desta de­finição ter em mente que este é o motivo de nossos primeiros irmãos terem sido chamados de “pentecos­tais”. Pois, recebe esse nome por ser comemorado cinquenta dias após a Páscoa [Lv 23.16]. Não devemos esquecer que foi durante o Pentecostes que os quase 120 que oravam no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo [At 1.15; 2.1-13].”

 

1.2. O Movimento Pentecostal.

Entre os numerosos movimentos de renovação e avivamento que apareceram ao longo dos anos entre os cristãos, destaca-se, por sua abrangência, o Movimento Pentecostal no início do século XX. A partir desta compreensão, acreditamos que tratar essa temática é de suma importância para crentes pentecostais, pois o Movimento Pentecostal tem atestado que a Igreja de Cristo não é um simples ornamento, mas um organismo vivo [1 Co 12.12, 27]. E é neste panorama que uma igreja verdadeiramente pentecostal segue desempenhando universalmente a missão que lhe confiou o Senhor Jesus. Estamos cientes de que as Assembleias de Deus no Brasil surgiram tendo como base os princípios do pentecostalismo, para apregoar ao mundo que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito. Santo e em breve voltará.

Stanley Horton: “Alguém comentou certa vez que o Pentecostalismo é um movimento à procura de uma teologia, como se não estivesse ele radicado a interpretação bíblica e a doutrina cristã. As pesquisas sobre o desenvolvimento histórico e teológico das crenças pentecostais tem revelado, contudo, uma tradição teológica bem elaborada. O Pentecostalismo, conquanto possua muita coisa em comum contas outras denomina­ções evangélicas, apresenta um vívido testemunho da obra do Espírito Santo na vida e na missão da Igreja.”

 

1.3. O verdadeiro Pentecostalismo.

A Bíblia construiu uma sólida evidência sobre o verdadeiro Pentecostalismo. Nós, pentecostais, somos reconhecidos por nossos relacionamentos e experiências com a manifestação do Espírito Santo. Assim, presenciamos essas manifestações através dos seus dons e amostras, como a glossolalia, as profecias, as curas divinas e as dife­rentes operações de maravilhas. Nós, do Ministério de Madureira, entendemos que a Bíblia em sua construção narrativa deve ser a única regra de fé, sendo aceita como a inspirada e inerrante Palavra de Deus [2Tm 3.16-17], nos evidenciando de maneira única como manter e conservar a sã doutrina, e não abrirmos mão dos dons espirituais, pois fazem a diferença no cumprimento do Ide do Senhor e na edificação da Igreja.

 

Oliveira e Terra: Os membros, pastores e encenadores do movimento pentecostal no Brasil e no mundo, primeiramente acreditam e se comprometem com a fé pentecostal. Mas o intelecto reivindica a apresentação do entendimento do que eles creem, ensinam e pregam. Essa compreensão deve estar conceituada, produzida, conhecida e entendida entre o povo pentecostal. Historicamente temos entendimentos pentecostais mediante a interpretação e a aplicação das Escri­turas Sagradas, sob a perspectiva dos pensamentos e correntes teológicas.”


EU ENSINEI QUE:

A principal particularidade do pentecostalismo é a crença no batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas bem como na atualidade dos dons espirituais.


2- O MOVIMENTO PENTECOSTAL

É inquestionavelmente aceito por todos os pentecostais que o Movimento Pentecostal ocorrido no início do século XX na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, em 1906, foi um relevante agente que difundiu a chama do Espírito Santo pelo mundo, assim como na Igreja Primitiva (At 2.46-47]. Nesta igreja cada um que se convertia transformava-se em missionário levando a chama pentecostal para outras cidades e nações, assim como ocorrido no Brasil

 

2.1. Deus envia os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil.

O começo do ministério assembleiano no Brasil ocorreu através de dois homens cheios do Espírito Santo. A história mostra que os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a solo brasileiro, após receberem palavra profética, enquanto estavam nos Estados Unidos, de que deveriam ir ao Pari [Mc 16.15: At 13.2). Para melhor entendermos essa convocação divina, esses homens nem sequer sabiam onde esse lugar ficava Diante desta profecia, eles recorreram a um mapa-múndi e viram se tratar de uma cidade no Norte do Brasil.

Bispo Abner Ferreira: “A partir do que se pode ler, o irmão Ulldin em uma das reuniões de oração foi arrebatado em Espírito e usado poderosamente por Deus, transmitiu uma revelação aos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg que estes deveriam ir para o Pará. no Brasil, de modo a realizar uma grande obra. Cabe ainda mencionar que o Espírito Santo não lhes enganou sobre a situação deste lugar. Foi lhes revelado que o Pará era um local simples, cabendo a ambos ensinarem os fundamentos da doutrina de Cristo àquele povo.”

2.2. O Movimento Pentecostal nos EUA e sua influência no Brasil.

Os numerosos estudos feitos sobre o tema corroboram que a história das Assembleias de Deus no Brasil está conectada com o Movimento Pentecostal ocorrido nos Estados Unidos e de lá se alastrou pelo mundo, chegando no Brasil no Estado do Pará e mais tarde incendiária todo o território nacional com a mensagem do Evangelho Pente costal, de que Jesus batiza com Espírito Santo [Mt 3.11; Lc 3.16], cura e em breve voltará nos ares para buscar a Sua Igreja santa e redimida.


Tributo ao Centenário: Rapidamente, a chama do Espírito Santo espalhou se contagiando a todos os que se colocaram à disposição de Deus e muitos grupos foram formados por todos os Estados Uni as denominações foram alçadas por esse despertamento espiritual, tornando a cidade dos Estados Unidos Foi em Chicago em uma conferência pentecostal realizada no ano de 1909, que os jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram”.


2.3. O Movimento Pentecostal em solo brasileiro.

Há mais de cem anos que o Movimento Pentecostal se instalou em solo brasileiro, tema Assembleia de Deus de Madureira como uma das principais representantes no Brasil e no mundo. Temos a certeza de que o Espírito Santo foi derramado sobre este Ministério para impulsioná-lo, encorajá-lo, guiá-lo e capacitá-lo no exercício da pregação do Evangelho [Mt 16.16; At 1.8]. A Assembleia de Deus de Madureira é uma denominação respeitada e reconhecida no Brasil e no mundo tendo se desenvolvido de maneira respeitável em seus começos e mantém na atualidade firmeza, zelo e importância na sociedade como uma igreja legítima e atuante onde está implantada.


As Assembleias de Deus só prosseguiram expandindo em solo brasileiro, porque o Espírito Santo capacitou os primeiros missionários, assim como tantos outros, levantados por Ele próprio, para fazer parte deste trabalho. A partir destas considerações, é possível perceber que chegamos até aqui, com mais de cem anos de história, tendo como combustível para continuar a obra de Deus o Seu Espírito, Sem Ele nada podemos fazer [Jo 20.11-23; At 4.31]


EU ENSINE QUE:

O descimento da Assembleia de Deus no Brasil só foi possível pela atuação direta do de um centro do movimento pentecostal Espirito Santo.


3- A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL

O Movimento Pentecostal no Brasil só foi possível pela atuação direta do Espírito Santo na vida de Gunnar Vingren e Daniel Berg. O começo desta grande obra não foi fácil, contudo, a entrega destes os fizeram colher frutos muito proeminentes [At 6.7; 9.31), contando hoje com milhões de fiéis.

 

3.1. O Movimento Pentecostal no Brasil.

As Assembleias de Deus no Brasil se alargaram no seu começo especialmente entre os grupos mais simples da população brasileira. A história mostra que os desbravadores Daniel Berg e Gunnar Vingren enfrentaram muitos problemas, como obstáculo do idioma, os riscos das florestas, os males tropicais e perseguições, além das penúrias que lhes sobrevieram, pois não eram sustentados financeiramente por nenhuma igreja ou auxílio missionário. No entanto, o Senhor os enviou ao Brasil e supria suas necessidades [Fp 4.19).


Stanley Horton: “O movimento pentecostal no Brasil teve início em 1911 através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. alçados pelo avivamento que varreu os Estados Unidos no começo do século. Ele deu origem a Assembleia de Deus, que em suas primeiras décadas de existência, não teve o ensino teológico formal como prioridade básica Sendo um movimento essencialmente apostólico, concentrou todos os seus recursos na evangelização de um país com território é várias vezes maior que a Europa Ocidental.”


3.2. O início do ensino pentecostal no Brasil.

Gunnar Vingren em seus ensinamentos no Brasil fazia questão de deixar evidente a sua preocupação com o ensino teológico, dando ênfase ao Movimento Pentecostal. Considerando toda a importância do Espírito Santo, Vingren em suas exposições da Palavra fazia questão de destacar as doutrinas pentecostais, sobretudo o batismo com o Espírito Santo e as línguas estranhas como sua evidência inicial (glossolalia) e a vinda do Senhor [At 24; 8.17; 1 Co 1.7-8; 1 T 1.9-10].


Stanley Horton: “Gunnar Vingren era um pastor com formação teológico, e muito se preocupou em instruir os primeiros crentes, com ênfase para as doutrinas pentecostais. Logo na primeira página do primeiro número da Voz da Verdade, o primeiro jornal editado pela Assembleia de Deus, aparece o artigo intitulado “Jesus é quem batiza no Espírito Santo. A imprensa pentecostal mostra dessa maneira que o seu principal intento não é propriamente a notícia, e sim a divulgação doutrinária.”


3.3. O Pentecostalismo hoje no Brasil.

Atualmente a Assembleia de Deus no Brasil tem uma representação social significativa em cada canto do país. Mesmo passando por muitos infortúnios, nada conseguiu parar as Igrejas Assembleias de Deus no Brasil [Mt 16.18), sendo hoje reconhecida como a maior denominação protestante do país. Fontes documentais nos fazem ver que o Movimento se consolidou no Brasil com o desenvolvimento da EBD, que se preocupou em oferecer literaturas que se preocupavam em enfatizar o pentecostalismo, sem abdicar fundamentalmente das linhas históricas do Movimento.


Stanley Horton: “(…) o que mais influenciou a formação teológica dos obreiros pentecostais no Brasil foi a criação das escolas bíblicas para a divulgação do ensino teológico. Conquanto não se tenha uma data precisa de quando elas tiveram início, pode-se assim dizer que as escolas bíblicas desempenharam papel decisivo na estruturação teológica do movimento pentecostal no Brasil.”


O EU ENSINEI QUE:

A Assembleia de Deus no Brasil deve procurar preservar, valorizar e viver com ardor o avivamento que nos transmitiram Daniel Berg e Gunnar Vingren.


CONCLUSÃO

O estudo da história deve ir além do conhecimento teórico. Deve des­pertar em nós a vontade de sermos cheios do Espírito Santo, para que não sejamos afetados pela indiferença e frieza espiritual, que avançam à medida que se aproxima o fim de todas as coisas.

Veja mais lições Betel Aqui

Post Bottom Ad