Subsídios ebd: Lição 10 As Profecias Despertam e Trazem Esperança - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídios ebd: Lição 10 As Profecias Despertam e Trazem Esperança

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  1° Trimestre de 2022

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

Aqui veremos mais uma parte da estrutura do Antigo Testamento, na aula 9 vimos sobre os livros poéticos, agora veremos acerca dos livros proféticos que são organizados em profetas Maiores e Profetas Menores.

 

1. OS LIVROS PROFÉTICOS DA BÍBLIA

1.1. Os  profetas da Bíblia.

A língua hebraica emprega alguns termos equivalentes a “profeta”. “Vidente” (ro’eh) era o título antigo do profeta (1Sm 9.9).


Os videntes, a exemplo de Samuel, eram capazes de ver objetos perdidos e fatos do futuro. A expressão “homem de Deus” designava um pregador itinerante por meio de quem Deus realizava atos poderosos (por exemplo, Elias e Eliseu). Os “profetas” (nevi’ im) eram porta-vozes de Deus, como Arão era porta-voz de Moisés (Êx 7.1).


Os profetas de Deus experimentaram o chamado de serem seus porta-vozes (Is 6; Jr 1.4-10; Am 7.15).

Os profetas de Deus eram pessoas de moral elevada que desafiavam o povo de Deus a buscar padrões éticos mais elevados.

1.2. Ambientes dos Profetas.

Os profetas vinham de ambientes diversos. Isaías nasceu e cresceu na cidade e profetizou em Jerusalém. Ele anunciou a palavra de Deus a reis, como Acaz (Is 7) e Ezequias (Is 36—39).


Miquéias vinha de uma cidadezinha de Moresete-Gate no território filisteu. Ele criticou a corrupção política, moral e social de cidades grandes como Jerusalém e Samaria (Mq 1.5-7; 2.1-11; 3-1-12). Sua única esperança estava na transformação de Sião (4.1-5).

De maneira ideal, os profetas da corte atuavam como conselheiros divinos dos reis e/ou como seus críticos. Alguns (Natã, 2Sm 12; Isaías, Is 7; Micaías, 1Rs 22) desafiaram seus reis a não se afastarem da aliança e a desempenharem sua função divinamente ordenada como pastores do povo de Deus.


Os profetas da corte davam conselhos religiosos e políticos, admoestavam, anunciavam o julgamento divino e registravam os atos do rei.


Outros profetas da corte não passavam de fantoches, repetindo as mensagens que os reis desejavam ouvir, quaisquer que fossem elas (por exemplo, os profetas mentirosos de 1 Rs 22).

1.3. Os Profetas e o Isolamento e antipatia.

Alguns profetas (Natã, Jonas, Hulda) experimentaram uma reação positiva às suas mensagens. Mas a maioria, como Elias e Eliseu (lRs 19.1-5; 2Rs 7.1-2), sofreu isolamento e antipatia. Mesmo assim, os profetas serviam ao Senhor com fidelidade e coragem. A queda de Israel e Judá deveu-se à insensibilidade e desconsideração total diante da palavra profética. Muitas vezes o povo de Israel e de Judá resistia aos profetas, lançando-os na prisão ou condenando-os à morte (Jr 26.20-23; 37.15, 18; 38.6-9; Mt 23.37).

Os profetas de Israel eram porta-vozes do Deus de Israel, os quais interpretavam para o povo de Deus as promessas e exigências de suas alianças.

2. OS PROFETAS MAIORES E MENORES

Os Profetas formam a segunda parte ou divisão da Bíblia Hebraica, ao lado da Lei, que é a primeira, a dos Escritos, que são a última.


No cânon hebraico, os Profetas são subdivididos em dois grupos de livros: os “profetas anteriores” e os “profetas posteriores”.


Os livros de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis formam os “profetas anteriores”. Correspondem ao que chamamos de “livros históricos”.

Os livros de Rute e 1 e 2 Crônicas, que para nós também fazem parte deste grupo de livros, aparecem entre os Escritos, a terceira parte do cânon hebraico.

Os “profetas posteriores” são os que comumente chamamos de “profetas”. Aqui, entram os três “profetas maiores”, Isaías, Jeremias e Ezequiel, e “O Livro dos “Doze”, de Oséias a Malaquias. O Livro dos Doze também é conhecido como “profetas menores”.

“Maiores” e “menores” tem a ver com o tamanho do livro, não com a importância do profeta ou do livro.

🔥 SAIBA MAIS EM:

Revista Cristão Alerta: 1° Trimestre de 2022: A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS, Subsídios Exclusivos – Clique Aqui


Post Bottom Ad