SUBSÍDIO Lição 10 – Paulo e Seu Amor pela Igreja - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIO Lição 10 – Paulo e Seu Amor pela Igreja

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  4° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

A igreja é o lugar onde nos alegramos com Deus. É o lugar onde somos capacitados por Deus a viver no mundo e habilitados a enfrentar as guerras da vida. Por intermédio dela, o Espírito Santo nos ensina como lutar contra as seduções do mundo.

I. O SENTIDO DO TERMO IGREJA

1.  A igreja no sentido geral.

A Igreja de Deus, no sentido global, é ela como o corpo universal e místico de Cristo neste mundo, a saber o povo salvo de todos os tempos e lugares, unidos ao Senhor pela salvação mediante a fé em Jesus (Cl 1.24; Hb 12.23).

2.  A igreja no sentido local.

É o conjunto visível de crentes locais, constituído em congregação, unidos entre si pelo amor, e a Deus, pela salvação mediante a fé em Jesus Cristo. Um exemplo disso é a igreja local em Tessalônica (1 Ts 1.1). Os distintos ramos do Cristianismo são também chamados de igrejas, como Igreja Assembleia de Deus, Igreja Batista, Igreja Congregacional etc.


3. O termo Igreja no Original do Novo Testamento (Mt 16.18; 18.17; At 5.11) [O grego koinê].

O substantivo grego ekklesia é um composto formado peta preposição ek, que significa fora de, e do verbo kaleo, que significa chamar; desse modo, ekklesia significa literalmente aqueles que são chamados.


A despeito da origem do termo ekklesia, sua ênfase não está em um povo chamado, mas num povo reunido, ou seja, uma assembleia ou congregação. No grego secular, ekklesia era normalmente empregado para os cidadãos reunidos de uma cidade (At 19.32,39-40]. No Novo Testamento, ekklesia é encontrado nos Evangelhos apenas três vezes, todas em Mateus (16.18; 18.17).


Ekklesia ocorre em Atos mais do que em outro livro, e 62 vezes nas cartas de Paulo.

Jesus declarou que Ele edificaria a ekkesia (Mt 16.18) e que a ekklesia deve exercer a disciplina sobre os membros que pecarem [Mt 18.15-17). Na primeira passagem, Jesus usou ekklesia em sentido corporativo (todos os cristãos) e, na segunda passagem, no sentido local (cristãos numa assembleia específica).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

 

VEJA TAMBÉM OS NOVOS SUBSÍDIOS PARA A ESCOLA DOMINICAL 👇



Post Bottom Ad