O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  4° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

A palavra zelo pode significa cuidado. O cristão que pratica a sã doutrina, ensina a sã doutrina, defende a doutrina bíblica e não abandona a doutrina, está de fato demonstrando zelo pela doutrina bíblica.

I. DOGMA E DOUTRINA

1. Definindo dogma.

O termo dogma [significa decreto, decisão] refere-se à declaração emitida por uma entidade eclesiástica acerca de um princípio de fé. No caso da Igreja Cristã, todos os dogmas têm de ter por base as Sagradas Escrituras. Caso contrário: Não é dogma; é tradição e até heresia.

2. Doutrina.

O termo doutrina é a tradução da palavra grega “didaskalia”, que significa ensino, instrução.


A palavra “doutrina” veio a significar as verdades essenciais, ou os princípios, de uma filosofia ou religião. Paulo usou esta palavra, ao escrever para Timóteo, para se referir às verdades imutáveis do Evangelho. Ninguém tinha autorização para alterar esta doutrina.


Outra definição - A doutrina cristã pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo chama-se comumente: "teologia", ou seja, "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus".

3. O manual de doutrina da Igreja.

O fundamento, livro de origem e a autoridade para o desenvolvimento da doutrina é a Bíblia. A Bíblia é “útil para o ensino” (2Tm 3.16) e ela forma a estrutura, o conteúdo e a autoridade para o desenvolvimento da doutrina.


A Bíblia é a autoridade dominadora e suprema em todas as questões de doutrina e prática cristãs. A experiência, a razão e a tradição devem ser julgadas a partir das Escrituras, e as Escrituras não podem ser julgadas por outras autoridades.


“A Bíblia é a suprema autoridade em matéria de fé (isto é, de doutrina), e de prática (isto é, conduta moral, costumes, usos e práticas). A Bíblia como O Livro do Senhor, tem um duplo objetivo: conduzir o povo a Deus, pela fé, e ensinar esse mesmo povo como deve ele viver para Deus, para o próximo, e para nós mesmos.”


4. Formulando e ensinando a sã doutrina.

As doutrinas precisam ser formuladas, ensinadas e passadas de geração em geração em uma sucessão estabelecida pelos apóstolos (At 2.42; 2Tm 2.2). A fé “de uma vez por todas confiada aos santos” (Jd 3) deve ser valorizada, crida, defendida e protegida por todos os verdadeiros cristãos. Os pais são responsáveis por ensinar seus filhos, e os líderes da igreja devem instruir o rebanho de Deus com fidelidade.

VEJA MAIS EM:

Revista Cristão Alerta: 4° Trim de 2021: O Apóstolo Paulo - Lições da Vida e Ministério do Apóstolo – Clique Aqui


VEJA TAMBÉM OS NOVOS SUBSÍDIOS PARA A ESCOLA DOMINICAL 👇

VEJA TAMBÉM:

💡 Lições Bíblicas – Aqui

💡 Estudos Bíblicos – Aqui

💡 Artigos para Professores EBD – Aqui

💡 Notícias do Brasil e do Mundo – Aqui

📚 Veja nossos E-books - Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad