Lição 1 - Criados à Imagem de Deus

 

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2022 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.26-31

MENSAGEM

“Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.” Gênesis 1.27

DEVOCIONAL

Segunda >> Gn 2.7

Terça >> Rm 10.12

Quarta >> 1 Co 3.16

Quinta >> Sl 128.1-3

Sexta >> Mt 19.5, 6

Sábado >> Sl 104.5-12

OBJETIVOS

>>ENTENDER que o homem e a mulher foram criados por Deus;

>>EXPLICAR o que significa a imagem de Deus no ser humano;

>>MOSTRAR que o Criador fez o ser humano para viver em sociedade.

EI PROFESSOR

Quando Deus criou a raça humana, Ele fez algo especial. Não seria, simplesmente, como um dos lindos animais que habitavam o mundo recém estabelecido.

 

Deveria tratar-se de seres vivos que refletissem o padrão moral do Criador. Assim, Deus formou Adão e Eva à sua imagem e semelhança. Esse propósito divino foi levado tão a sério pelo Senhor que, quando essa imagem ser “danificada” pelo pecado, Deus já tinha um plano para restaurá-la.

 

É sobre esse maravilhoso Plano da Salvação que vamos refletir e ensinar nos próximos meses. Veremos em detalhes os grandes atos de Deus para nos salvar dos nossos próprios pecados.

PONTO DE PARTIDA

Estamos começando um novo trimestre e temos um grande desafio pela frente: manter a atenção dos alunos para que aprendam um tema eminentemente teológico.

 

A salvação possui grande importância. Uma compreensão correta sobre esse tema definirá, não apenas o futuro eterno de cada adolescente, mas também a maneira como ele viverá na Igreja e na sociedade.

 

Assim, os alunos precisam compreender todo o desenvolvimento bíblico e histórico do Plano da Salvação, bem como o alto preço que foi pago pela

redenção da humanidade. Ore a Deus, pedindo a capacitação espiritual, prepare a lição e tenha uma boa aula.

 

VAMOS DESCOBRIR

Você já parou para pensar sobre o que significa sermos feitos à imagem de Deus?

Essa expressão significa que todos os homens e mulheres possuem características que apontam para a existência do Criador. São elas que nos tornam especiais.

Você não nasceu por meio de um acidente cósmico. Sua origem está em Deus. Interessante, você não acha?

 

Hora de Aprender


I - A CRIAÇÃO DA VIDA HUMANA

 

1. Façamos o ser humano

Deus já havia criado todas as coisas para recepcionar o seu maior e mais esperado projeto: o homem e a mulher.

 

Durante a criação do mundo, Deus já tinha feito obras maravilhosas apenas com a sua Palavra; Ele disse “haja Luz", "que a terra produza", "haja Luzes no céu" e tudo ocorreu conforme o seu poder (Gn 1.3,11,14).

 

Porém, quando formou as pessoas, não houve ordens, como anteriormente. O Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo), em perfeita unidade, decidiu: “Agora vamos fazer os seres humanos” (Gn 1.26a). Assim, Ele nos formou como a coroa da criação. A origem da vida para muitos é tida como um mistério, mas nós sabemos que ela começou através da ação poderosa do nosso Deus!

 

2. A imagem de Deus no Ser Humano

A primeira compreensão que você deve ter é que a ‘semelhança de Deus' impressa no homem NÃO é uma característica física. Ou seja, os elementos presentes na existência da humanidade que aludem à imagem de Deus são espirituais, psíquicos e morais.

 

Mas o que isso quer dizer?

Bom, no início, antes do pecado, o ser humano era plenamente santo e justo, como um reflexo no espelho do seu Criador. Após a queda do homem em pecado (Gn 3.6, 7), essas características foram desfiguradas e só podem ser restauradas por meio da salvação em Cristo.

 

Entretanto, há outras características nos seres humanos que permaneceram após a queda e que também representam a imagem de Deus. Essas características diferenciam a humanidade de todo o restante da criação.

Conheça algumas delas:

• A capacidade de adorar, orar e estar em comunhão com Deus;

• A consciência de existência, a racionalidade, a capacidade de pensar;

• O livre-arbítrio, o poder de fazer escolhas, de se arrepender e mudar de vida;

• O senso moral, isto é, saber diferenciar o certo do errado;

• Entender que fomos feitos à semelhança do Criador nos dá a base

necessária para a construção da nossa identidade. É assim que o Senhor quer que você se veja e entenda o seu grande valor.

 

3. A autoridade sobre a Criação

A imagem de Deus no ser humano também se expressa na autoridade recebida sobre a Criação. No início era assim: não importava quão ferozes e fortes ou sagazes os animais fossem, Adão e Eva teriam domínio sobre eles.

 

Hoje, a humanidade continua tendo autoridade sobre o planeta, a fauna e a flora. Entretanto, é preciso que se compreenda que o Senhor delegou autoridade para uma gestão responsável, visando a preservação da vida (Gn 1.28, 29).

 

I - AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Qual o propósito da existência do Homem?” Escreva essa pergunta num quadro, cartolina, ou mesmo a lance em projetor multimídia, começando um diálogo sobre o tema.

 

Permita que cada uma classe compartilhe sua percepção. E incentive a participação dos alunos mais tímidos. Você vai se surpreender com a inteligência das respostas da maioria dos alunos. Depois de ouvi-los por uns cinco minutos, encaminhe a reflexão para as seguintes áreas: espiritual, social e familiar. E conclua esse momento reforçando o valor que cada pessoa tem para Deus.

 

Dessa forma, os adolescentes entenderão como eles são importantes enquanto seres humanos, independentemente do status social, porquanto são a coroa da Criação. Eles saberão que a existência de cada um deles tem um sentido especial, pois eles foram criados por Deus.

 

II - A BENÇÃO E OS PROPÓSITOS DE DEUS

Deus, após concluir toda a sua obra criadora, derramou bençãos sobre os seres vivos, que estavam interligadas com seus propósitos para a humanidade. Vejamos:


1. A Frutificação

Adão e Eva receberam a bênção da fertilidade: eles poderiam gerar filhos (Gn 1.28).


É importante destacar que essa benção também foi liberada sobre os animais e plantas, que também foram criados com potencial para frutificar e serem abençoados para este fim (Gn 1.11, 12, 22).


2. A Multiplicação

A segunda determinação de Deus ao primeiro casal foi a multiplicação (Gn 1.27, 28). Ou seja, a bênção da frutificação não deveria ser interrompida nas gerações seguintes para que eles tivessem muitos descendentes.


Hoje existe no planeta mais de 7 bilhões de pessoas, apesar da violência dos homens, das inúmeras guerras e pestes que assolaram a humanidade em todos os séculos. Isso comprova que a bênção do Senhor manteve os homens e mulheres se multiplicando sobre a Terra desde o princípio dos tempos.


3. O Povoamento da Terra

Com a multiplicação das pessoas, o Senhor anelava que elas povoassem a Terra, de forma a disseminar a espécie humana em todos os lugares, ambientes e climas distintos.


Por isso, Deus “os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão” (Gn 1.28).


II - AUXÍLIO DIDÁTICO

“A importância do conceito de homens e mulheres como portadores da imagem de Deus remete à dignidade e ao valor que cada ser humano possui (Gn 1.26,27). Nenhuma pessoa pode ser considerada mais semelhante ao Criador que outra. Além disso, toda vida, quer nos primeiros estágios, quer nos últimos dias, tem o mesmo valor diante de Deus. Esse fato deveria encorajar os cristãos com duas verdades importantes:

• Você deve buscar proteger a vida em todos os estágios. A interrupção da vida humana - seja por meio do aborto ou da eutanásia - é uma agressão ao conceito da humanidade como portadora da imagem de Deus, uma vez que o aborto e a eutanásia empregam a lógica de que a vida, em seu estágio embrionário ou em seu estágio terminal, não tem valor. Essa mentira é proveniente do abismo do inferno.

 

• Você jamais deve ter crenças racistas. Todos os seres humanos (...) são criados a imagem de Deus. Cada pessoa individualmente traz consigo a imagem de Deus” (Bíblia de Estudo da Mulher Cristã, Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 5).


III - A CRIAÇÃO DA FAMÍLIA

Você sabia que a família é uma criação de Deus? Vamos ver como e por que Ele a criou:


1. Proteção contra a solidão

Logo no início, Deus viu que não era bom que Adão estivesse sozinho (Gn 2.18). A solidão não faz bem para ninguém. O ser humano precisa se relacionar e por isso Deus criou a companheira perfeita para Adão. Podemos imaginar a surpresa que foi para ele encontrá-la no jardim.


2. Uma companheira singular

É importante entender o papel da mulher na criação. Ela não foi feita inferior ao homem, mas como semelhante. Eva veio para ser uma ajudadora (Gn 2.18). Junto a Adão, ela iria cumprir um grande propósito divino: a formação da família.


3. A primeira família

Adão, Eva e seus filhos formaram a primeira família humana. E nesse relato bíblico há um grande ensinamento. O fato de Eva ter sido criada a partir de Adão, (v. 23), constitui um dos princípios essenciais do casamento, em que o homem deverá deixar pai e mãe e se unir à sua mulher para, assim, ambos serem uma só carne (v.24).


III - AUXÍLIO PEDAGÓGICO

A família foi uma criação incrível de Deus. É possível aprender muito ao ler a história da primeira família na Bíblia.

Por exemplo, aprendemos que nenhuma família é perfeita; que toda família enfrenta problemas; que as pessoas erram e devemos enfrentar as situações com coragem.

Também aprendemos que o trabalho faz parte da rotina familiar e faz bem; que toda família tem um propósito diante de Deus, que precisa ser cumprido na sociedade; que todos os dias , nossa família precisa ter comunhão entre si e com o nosso Deus.

Enfim, são muitas lições. Apresente à sua turma essas reflexões e abra um diálogo com eles. Pergunte o que eles pensam sobre esses tópicos. Incentive a participação de todos. Por fim, reforce que devemos agradecer a Deus pela nossa família.


CONCLUSÃO

Todas as coisas vieram à existência por meio da Palavra de Deus. Mas, em relação à criação da humanidade, o Senhor entrou em ação e formou do pó da terra um corpo físico e, soprando em seu nariz, deu-lhe o fôlego de vida! E não parou por aí, pois Ele fez as pessoas conforme Sua imagem e semelhança, dando ao ser humano a capacidade de pensar, avaliar, planejar, desejar, criar, sentir, amar e escolher. Deus deu aos seres humanos poder e domínio sobre toda a Terra e os presenteou com a bênção do casamento e da fertilidade. O ser humano é parte de um projeto perfeito!

VAMOS PRATICAR

1. Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

( V ) Todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus.

( V ) O ser humano foi criado por Deus.

( F) Deus não abençoou sua criação.

( F) O ser humano foi criado para viver em solidão.

( V ) A família é um projeto de Deus.

Pense Nisso

Nos próximos três meses vamos aprender “A História da Salvação’’. Talvez, você se pergunte: será que isso vale a pena? Claro que sim! Compreender como tudo começou, e o passo a passo de Deus pelos séculos, possibilitará a compreensão total do maior presente que alguém pode receber: a salvação.


VEJA TAMBÉM:

💡 Lições Bíblicas – Aqui

💡 Estudos Bíblicos – Aqui

💡 Artigos para Professores EBD – Aqui

💡 Notícias do Brasil e do Mundo – Aqui

📚 Veja nossos E-books - Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Imagens de tema por gaffera. Tecnologia do Blogger.