Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 8 A Lei e os Evangelhos revelam Jesus [1° Trimestre de 2022]
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✍Lições Bíblicas
Adultos, 1° trimestre de
2022 – CPAD
✍Assunto:
A Supremacia das Escrituras: a Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de
Deus
✍COMENTARISTA:
Douglas Baptista
📚TEXTO ÁUREO
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o
único Senhor.” (Dt 6.4)
💡VERDADE PRÁTICA
A
Lei não salva, mas esboça o plano da redenção em Cristo confirmado nos
Evangelhos.
⏰LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Ne 10.29
A Lei do Senhor foi dada pelo ministério de Moisés
Terça - Gl 3.13
A obra de Cristo na Cruz do Calvário nos resgatou da
maldição da Lei
Quarta - Gl 1.8
O Evangelho de Cristo é a única mensagem divinamente
inspirada
Quinta - Lc 18.18-24
A mera observância de códigos não salva
Sexta - Mc 16.16
É preciso crer e estar em Cristo para ser salvo
Sábado - Jo 3.16
Os Evangelhos ensinam que o amor de Deus é a base da
salvação
📖LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Deuteronômio 6.4-9; Lucas 1.1-4
Deuteronômio 6
4
- Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5
- Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua
alma, e de todas as tuas forças.
6
- E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
7
- E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando
pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8
- Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus
olhos.
9
- E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Lucas 1
1
- Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre
nós se cumpriram,
2
- Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e
foram ministros da palavra,
3
- Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo
Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o
princípio;
4
- Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
A Lei
esboça o plano de redenção em Cristo confirmado pelos Evangelhos. Por isso que
o Pentateuco e os Evangelhos têm relação profunda na revelação da pessoa de
Jesus Cristo.
Quando o cristão lê o Antigo Testamento, ele tem o Novo
Testamento como base, principalmente nos Evangelhos, para compreender a Lei.
Por isso, compreendemos que toda a Bíblia tem como tema principal a pessoa
bendita de Jesus Cristo.
2.
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A)
Objetivos da Lição:
I) Apontar que a Lei era transitória e esboçava o
plano da redenção em Cristo;
II) Afirmar que os Evangelhos são boas-novas do Reino
de Deus e da salvação em Cristo;
III) Ressaltar que a Lei não salva, mas a obediência ao
Evangelho transforma as vidas.
B)
Motivação: Os princípios e
valores que norteiam a Lei do Antigo Testamento são os mesmos que estão
presentes nos Evangelhos. Ambos se concentram em Jesus e revelam o Filho de
Deus.
C)
Sugestão de Método:
Antes de iniciar a lição, recorde a lição 4 que diz respeito à estrutura da
Bíblia. Rememore a composição do Pentateuco e dos Evangelhos. Mostre o quanto é
importante possuir tanto uma visão global (estrutura da Bíblia) quanto uma
visão específica (Lei e Evangelho) a respeito da Palavra de Deus.
3.
CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A)
Aplicação: A Bíblia toda é
a Palavra de Deus. Portanto, não devemos nos relacionar com a Bíblia de maneira
excludente, como se o Antigo Testamento não servisse mais por causa do Novo.
Este, no entanto, confirma aquele.
4.
SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A)
Revista Ensinador Cristão:
Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e
subsídios às Lições Bíblicas. Na edição 88, p.40, você encontrará um subsídio
especial para esta lição.
B)
Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará um auxílio que dará suporte na preparação de
sua aula:
1) O
auxílio teológico "Leis e mandamentos" aprofunda o primeiro tópico a
respeito da revelação de Jesus na Lei;
2) O
auxílio de educação cristã "Os Ensinamentos de Jesus sobre a Lei"
contribui para o aprofundamento do segundo tópico, em que os Evangelhos e a
mensagem de Jesus se destacam.
A Lei e os Evangelhos pertencem
respectivamente ao Antigo e ao Novo Testamento. São livros sagrados de origem
divina que integram o cânon das Escrituras. Possuem igual autoridade como regra
de fé e prática, porém, com funções distintas. Os preceitos e as narrativas da
Lei têm aplicações nos Evangelhos. Na lição de hoje, estudaremos a relação
entre o Pentateuco e a Mensagem de Cristo.
PALAVRA-CHAVE
Revelar
I – O PENTATEUCO: A LEI DE DEUS
1. Os cinco livros da Lei.
Pentateuco é uma palavra que deriva de
dois termos gregos, penta e teuchos, que significa “cinco volumes”.
Trata-se do conjunto formado pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento:
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. No texto hebraico, e pelos
judeus ainda hoje, esses volumes são denominados de “Torá” com o sentido de
“instrução, ensino, direção”.
A totalidade do Pentateuco é identificada,
nas páginas da Bíblia Sagrada, como a “Lei” (Êx 24.12; Mt 5.17); a “Lei de Moisés” (Js
8.31,32; At 13.39); a “Lei
de Deus” (Ne 8.8; Rm 7.22); e a “Lei do Senhor” (Ne 10.29; Lc 2.22,23).
2. A grandeza da Lei. Estuda-se a Lei sob
três aspectos:
a) morais, que possuem validade permanente
para todos os povos; b) cerimoniais, que tratam da liturgia religiosa dos
judeus; e,
c) civis, que dizem respeito à responsabilidade
do israelita como cidadão. Nossa Declaração de Fé ensina que “a Lei de Moisés é
o mais importante código de leis da antiguidade por sua santidade, por seu
caráter espiritual e por sua autoridade divina: ‘a lei é santa; e o mandamento,
santo, justo e bom [...] a lei é espiritual’ (Rm 7.12,14)” (p.151). Contudo,
enfatiza o documento doutrinário, que a grandeza da Lei vai além de tudo isso,
pois nela, Deus esboça o plano da redenção humana em Cristo: “Porque o fim da
lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4).
[...]A obra de Cristo nos resgatou da maldição da Lei, e nos deu vida
mediante o Evangelho.”
3. A Lei e a fé cristã.
A Escritura afirma que a função da Lei era
transitória (Hb 10.1). Ela foi dada para revelar o pecado e demonstrar a
necessidade da graça (Gl 3.19), e assim serviu de “aio” para nos conduzir à
redenção em Cristo (Gl 3.24).
A Lei encerrou a humanidade debaixo do
pecado (Gl 3.22). Desse modo, ninguém pode ser salvo pelas obras da Lei (Gl
2.16). Nesse aspecto, a obra de Cristo nos resgatou da maldição da Lei (Gl
3.13), e nos deu vida mediante o Evangelho (2 Tm 1.10). Cristo, o único sem
pecado, cumpriu a Lei, e inaugurou a dispensação da graça (Ef 3.2; Hb 4.15).
Agora, livres da Lei, vivemos debaixo da graça divina (Rm 6.14). E, todo aquele
que permanece em Cristo, não vive pecando (1 Jo 3.6).
SINÓPSE I
A Lei esboça o plano da redenção em Cristo. Pelos
méritos da cruz de Cristo, fomos resgatados da maldição da Lei.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“Leis e mandamentos
Na Bíblia uma grande seção, de
Gênesis a Deuteronômio, é chamada de ‘Lei’. A ‘Lei’ pode, também, se referir ao
Antigo Testamento como um todo (Jo 10.34; 12.34; 15,25; 1 Co 14.21 referem-se à
Lei, mas indicam outra parte do Antigo Testamento). Porém, normalmente, a Lei é
associada com Êxodo 20–Deuteronômio 33. Dentro desta seção, não encontramos
outros materiais, senão leis. Todavia, visto que há mais de seiscentos
mandamentos e leis, encontrados em Gênesis–Deuteronômio, estes cinco livros
normalmente são denominados de ‘A Lei’. (Gênesis, por sua vez, não contém
nenhum material sobre a lei, mas é parte da Lei, porque serve como uma
introdução a Êxodo– Deuteronômio e porque se aceita que Moisés escreveu todos
os livros. De fato, porém, a maioria destes cinco livros, chamada de
‘Pentateuco’, consiste em narrativas)” (STEIN, Robert H. Guia Básico para a
Interpretação da Bíblia: Interpretando conforme as regras. 10.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, pp.207-08).
II – OS EVANGELHOS: A MENSAGEM DE CRISTO
1. O conceito de Evangelho.
O termo “evangelho” tem origem no grego euangelion
com o significado de “boas novas”. Refere-se à mensagem do Reino de Deus e da
salvação por meio de Cristo (At 15.7; 20.24).
Seus autores são chamados de
evangelistas, que significa “portadores de boas-novas”. Os três primeiros,
Mateus, Marcos e Lucas, são chamados de “sinóticos” porque são semelhantes
entre si. Os sinóticos registram, especialmente, o ministério de Jesus na
Galileia. O quarto Evangelho, João, tem peculiaridades próprias e enfatiza o
ministério de Cristo na Judeia. Ressalta-se que, embora retratada de modo
distinto, a mensagem dos Evangelhos é única (Gl 1.8).
2. A mensagem do Reino de Deus.
Em Mateus, o Senhor Jesus, após o batismo
nas águas (Mt 3.16), e sua vitória na tentação do deserto (Mt 4.11), passou a
pregar a chegada do “Reino dos Céus” (Mt 4.17). Nos outros sinóticos, a
pregação do reino também aparece como tema central da mensagem de Cristo (Mc
1.15; Lc 4.43). E João enfatiza que o reino divino não é deste mundo (Jo
18.36). Os Evangelhos indicam que as profecias messiânicas se cumpriram em
Cristo (Lc 4.18-21). Neles, Jesus é apresentado como o Filho de Davi, e o Filho
de Deus (Mt 1.1; Mc 1.1). Sua vinda inaugura o começo do Reino e requer a
conversão dos pecadores (Jo 3.5). O Reino aponta para a soberania de Deus sobre
todas as coisas, no presente (Lc 17.21) e no futuro (Lc 1.33).
3. A mensagem da Salvação.
Nos Evangelhos, Jesus é identificado por
três títulos principais: Salvador, Cristo e Senhor (Lc 2.11). Mateus registra
que Ele veio para salvar o povo dos pecados (Mt 1.21). Marcos afirma que é
preciso crer em Cristo para ser salvo (Mc 16.16). Lucas assevera que Ele veio
salvar o que estava perdido (Lc 19.10). João esclarece que Ele é o Salvador do mundo
(Jo 4.42). Por isso a mensagem da salvação é um ato do amor e da graça divina
pelos méritos de Cristo (Jo 3.16). Os elementos dessa salvação incluem fé no
sacrifício de Cristo, arrependimento de pecados e Novo Nascimento (Jo 3.3,15).
Nesse sentido, Cristo declarou: “aquele que crê em mim tem a vida eterna” (Jo
6.47).
SINÓPSE II
Os Evangelhos são as Boas-Novas que proclamam o Reino
de Deus e a mensagem de salvação em Jesus Cristo.
AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
“Os Ensinamentos de Jesus sobre a Lei
[...] Nos dias de Jesus, os
fariseus se concentravam especialmente na maneira como o povo judeu estava
vivendo a lei, e suas discussões com Jesus sobre o assunto, algumas vezes
degeneravam em divergências acaloradas e até mesmo conflitos perigosos. Então
perguntei a Craig [Blomberg] sobre como deveríamos ler e entender o ensinamento
de Jesus sobre a lei no Antigo Testamento. [...] Ele respondeu medindo
cuidadosamente as palavras: ‘Ao lermos o Sermão da Montanha, em Mateus 5.17-20,
vemos que Jesus aborda essa questão com mais clareza. Ele o faz em uma fase de
seu ministério em que já havia sido tão contracultural que o povo perguntava:
‘Este é o homem que, de alguma maneira, subjugará a autoridade da lei de Deus
que é sagrada, perfeita, eterna e imutável’ Jesus começa dizendo: ‘Não cuides
que vim destruir a lei ou os profetas’; mas logo a seguir Ele diz: ‘não vim
ab-rogar, mas cumprir’ (note que Ele não usa palavras que seriam o oposto
natural de ‘ab-rogar’, como ‘preservar sem mudar’)” (GUTHRIE, George. Lendo a
Bíblia Para a Vida: Seu Guia para Entender e Viver a Palavra de Deus. 1.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2014, p.172)
III – UMA MENSAGEM TRANSFORMADORA
1. A transformação do caráter.
O caráter é definido como “a maneira
própria de cada pessoa agir e expressar-se”. Na Lei, o Decálogo, ou os Dez
Mandamentos, apresenta as orientações básicas para o modo de viver dos
israelitas (Êx 20.1-17). Esses princípios também são aplicados nos Evangelhos
(Mc 10.19), exceto a guarda do sábado (Mt 12.2-4). Contudo, a mera observância
de códigos não pode salvar ninguém (Lc 18.18-24). Somente a graça divina é
capaz de transformar o caráter humano. Por meio da ação do Espírito Santo, e da
obediência ao Evangelho, o homem pode compartilhar a natureza do caráter de
Deus (Mt 5.48). Desse modo, a mensagem do Evangelho de Cristo produz
substancial mudança no caráter do cristão (Lc 19.8,9).
2. A restauração da família.
Na Lei, a dissolução do casamento era
permitida por qualquer motivo (Dt 24.1-4). Essa concessão banalizava a união
conjugal, e provocava rupturas na família. Nos Evangelhos, Cristo ensina que o
propósito divino para o casamento é a união indissolúvel entre um homem e uma
mulher (Gn 1.27; 2.24; Mt 19.4,5). Esse ensino é enfatizado com as seguintes
palavras: “o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mt 19.6). As exceções são
justificadas em casos de morte (Rm 7.2), infidelidade (Mt 5.32) e deserção do
lar pelo descrente (1 Co 7.15). E, mesmo nas situações de traição e abandono, a
mensagem cristã apresenta o perdão e a reconciliação como atitudes preferíveis
(Mt 5.9,44; 18.21,22).
3. A regeneração da sociedade.
Nossa Declaração de Fé afirma que a
estrutura dos Dez Mandamentos, que fazem parte da Lei, diz respeito a Deus e à
sociedade, e envolve pensamento, palavras e obras. O Senhor Jesus ensinou que
todo o sistema mosaico – a Lei e os Profetas – está resumido em duas ações:
amar o Senhor e amar o próximo (Mt 22.37-40). Os Evangelhos asseguram que o
amor de Deus para com a humanidade é a base da salvação (Jo 3.16; 15.13). Em
vista disso, os cristãos receberam a missão de proclamar essa mensagem às
nações (Mt 28.19). Assim sendo, a Igreja fiel e guiada pelo Espírito, ao pregar
e viver o Evangelho, torna-se sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14).
SINÓPSE III
A observância dos preceitos da Lei não salva, mas por
meio da ação do Espírito, a obediência ao Evangelho muda as vidas.
CONCLUSÃO
A função da Lei era transitória; ela
revela o pecado, mas, também aponta o plano da salvação em Cristo (Gl 3.24,25).
O Senhor Jesus nos libertou da condenação da Lei (Gl 3.10-13). Nos Evangelhos,
as Boas-Novas dessa salvação estão reveladas. Em suma, as obras da Lei não
justificam, mas pela graça somos salvos, por meio do arrependimento e da fé em
Jesus Cristo.
VOCABULÁRIO
Aio: Encarregado da
educação doméstica das crianças de famílias nobres ou ricas; um “pedagogo”.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. Qual o sentido dos cinco volumes
denominados de Torá?
No texto hebraico, e pelos judeus ainda
hoje, esses volumes são denominados de “Torá” com o sentido de “instrução,
ensino, direção”.
2. Como a totalidade do Pentateuco é
identificada?
A totalidade do Pentateuco é identificada,
nas páginas da Bíblia Sagrada, como a “Lei” (Êx 24.12; Mt 5.17); a “Lei de
Moisés” (Js 8.31,32; At 13.39); a “Lei de Deus” (Ne 8.8; Rm 7.22); e a “Lei do
Senhor” (Ne 10.29; Lc 2.22,23).
3. Segundo a lição, qual a distinção
marcada pela geografia entre os Evangelhos Sinóticos e o Evangelho de João?
Os sinóticos registram, especialmente, o
ministério de Jesus na Galileia. O quarto Evangelho, João, tem peculiaridades
próprias e enfatiza o ministério de Cristo na Judeia.
4. O que os Evangelhos indicam quanto às
profecias messiânicas?
Os Evangelhos indicam que as profecias
messiânicas se cumpriram em Cristo (Lc 4.18-21).
5. Em quais ações o sistema mosaico está
resumido, segundo o ensinamento de Jesus?
O Senhor Jesus ensinou que todo o sistema
mosaico – a Lei e os Profetas – está resumido em duas ações: amar a Deus e amar
o próximo (Mt 22.37-40).