✍Fonte: Lições
Bíblicas Adultos,
4° trimestre de 2021 – CPAD
✍Revista: O Apóstolo Paulo
- Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
✍COMENTARISTA: Pastor Elienai
Cabral
📚 TEXTO ÁUREO
“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel." (At 9.15)
💡 VERDADE PRÁTICA
Segundo
a sua soberana vontade, Deus usa as circunstâncias para fazer uma grande obra.
⏰
LEITURA DIÁRIA
Segunda
-
Rm 1.1; 1 Co 1.1; Ef 1.1: Paulo, chamado para ser apóstolo
Terça - At 26.16 18: Enviado
para os gentios
Quarta
-
1 Co 8.5,6: Paulo, um defensor da fé
Quinta - At 22.3: Paulo
declara sua identidade judaica
Sexta - Gl 1.14: Seu
zelo pela religião judaica
Sábado - Atos 13.1-3: O
chamado de Paulo para missões
📖 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 26.1-7
🎵 HINOS SUGERIDOS 🎵
✔️ 194 - JESUS ME GUIARÁ
✔️ 204 - O PEREGRINO NA TERRA - MP3 AQUI
✔473 - OUTRO BEM NÃO ACHAREI - MP3 AQUI
🎯 OBJETIVO GERAL
Sabor como o mundo
de hoje o uma porta aberta para o Evangelho.
📌 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I.
Apresentar
o mundo de Paulo no império romano;
II.
Discorrer
sobre o mundo cultural de Paulo;
III.
Descrever
o mundo religioso de Paulo.
👍 INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Mais um ano está chegando ao fim. Neste último trimestre,
estudaremos a vida e o ministério de um grande homem usado por Deus: o apóstolo
Paulo. É uma oportunidade para aprender e colocar em prática princípios eternos
que nortearam a vida desse mui digno homem de Deus.
Nesta primeira lição, você pode propor uma reflexão aos alunos a
respeito das circunstâncias que o mundo de hoje nos oferece para pregar o
Evangelho. À luz do mundo político, cultural e religioso do apóstolo dos
gentios, reflita com os alunos as portas abertas para o Evangelho no mundo
atual.
Apresente o comentarista do trimestre, o pastor Elienai Cabral, escritor, conferencista e consultor doutrinário e teológico da CGADB/CPAD.
✍PONTO CENTRAL
O mundo de hoje é uma porta aberta para o Evangelho.
INTRODUÇÃO
O
assunto deste trimestre é a vida do apóstolo Paulo. Para compreendê-lo melhor,
veremos como era o mundo que o apóstolo atuava. Por isso, o texto áureo desta
lição apresenta como Paulo foi vocacionado para levar o nome de Jesus diante
dos gentios (At 9.15).
I - O MUNDO DE PAULO NO IMPÉRIO ROMANO
1.
Entendendo a origem de Paulo.
Há
poucas informações concretas acerca da vida cronológica de Paulo, como sua data
de nascimento, formação cultural e religiosa. Geograficamente, Paulo (nome
romano) era natural de Tarso, capital da Cilicia, que ficava às margens do rio
Cydnus, na Ásia Menor. Sobre o seu nascimento, não temos data precisa. Talvez
tenha ocorrido no ano 5 a.C. Dessa forma, quando o nosso Senhor foi
crucificado, Paulo poderia ter entre 30 e 35 anos de idade.
2.
A geografia do mundo de Paulo.
Geograficamente,
o mundo gentílico estava sob o domínio do Império Romano. Naqueles dias, entre
o ano 33 e 35 d.C., o imperador era Tibério. A dimensão geográfica do Império
Romano permitia excelentes possibilidades de viagens missionárias. Segundo
informes da história, a malha viária abrangia em torno de 300 mil quilômetros,
sendo que 90 mil quilômetros apresentavam condições excelentes para viajar.
As
estradas do império, bem como as vias marítimas, foram de grande importância
para a expansão da fé cristã. Pelo Espírito Santo, o apóstolo percebeu as
oportunidades incríveis para a disseminação do Evangelho no império. Ele usou
todos os meios possíveis de transporte da época, inclusive navios pelas vias
marítimas, nas quais sofreu naufrágios e enfermidades. Assim, a geografia do
mundo paulino tem papel essencial para a plantação das primeiras igrejas. Por
isso, devemos pensar nas oportunidades que Deus nos dá para a eficiência da
evangelização urbana e do campo.
3.
Paulo, chamado para os gentios.
Atos
9 mostra que, em sua infinita sabedoria e presciência, Deus separou Paulo e o
chamou a partir de uma experiência espiritual impressionante, bem diferente dos
demais apóstolos, para levar o nome de Jesus ao mundo gentílico (At 9.15). Ele
soube que seu apostolado não se daria em Jerusalém, que já tinha Pedro, Tiago
(o irmão do Senhor) e João, além dos outros apóstolos que ainda não haviam se
espalhado pelo mundo. Por isso, Atos 26 menciona o testemunho pessoal do
apóstolo perante o rei Agripa: "Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés,
porque te apareci por isto, para pôr por ministro e testemunha [...] dos
gentios, a quem agora te envio" (26.16,17). Enquanto os apóstolos de
Cristo restringiam-se a anunciar Jesus aos judeus, nosso Senhor convocava
Paulo, de maneira dramática, para ser "apóstolo entre os gentios" (Rm
1.1; 1 Co 1.1; Ef 1.1). Nosso Senhor continua a chamar pessoas para um
ministério. Precisamos estar sensíveis à voz do Espírito Santo a nos chamar.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A
"pax romana", a geografia e os meios de transporte urbanos e
do campo do império romano contribuíram para a propagação do Evangelho.
SUBSÍDIO PEDAGÓGICO
Esta
lição nos mostra os três "mundos" do apóstolo Paulo: o romano, o
grego e o judeu. O apóstolo teve certa liberdade para peregrinar dentro do
império. Ele também se comunicou na língua predominante da época, o grego
koinê, bem como fez uso da vasta literatura de seu tempo. Paulo também era
judeu. A moral judaica estava presente em algumas partes do império por meio
das sinagogas. A soma de tudo isso serviu ao Espírito Santo para que a vida do
apóstolo fosse usada integralmente para a causa do Evangelho no mundo
gentílico.
Por
isso, sugerimos que você introduza o assunto desta lição perguntando aos alunos
acerca da contribuição cultural, política e religiosa que o mundo atual nos dá
para pregar o Evangelho. Quais as necessidades que o mundo de hoje apresenta?
Como o Evangelho pode preenchê-las?
II - O MUNDO CULTURAL DE PAULO
1.
A língua mundial daqueles dias era o grego.
Para
o povo judeu, o hebraico e o aramaico eram línguas nativas. Entretanto, apesar
de a Palestina e todos os demais países do médio-oriente estarem sob a
autoridade do Império Romano, prevaleceu a língua do grego koinê, possibilitada
pela infraestrutura de comunicação do império.
O
koinê era uma língua popular muito difundida na época. O Novo Testamento foi
escrito no grego koinê, e o apóstolo Paulo falava e escrevia fluentemente tanto
o grego como o hebraico e o aramaico. Utilizando o grego, Paulo teve uma
formação básica em Tarso e, posteriormente, foi levado por seu pai, que era
judeu e pertencia ao grupo dos fariseus em Jerusalém, para aprender e conhecer
em profundidade a Torah aos pés do rabino Gamaliel. Aqui, é possível refletir
acerca do uso das principais línguas do mundo (inglês, francês, espanhol,
mandarim) para a obra da evangelização.
2.
O mundo cultural do apóstolo Paulo.
O
Império Romano respeitava a diversidade religiosa, desde que se respeitassem os
deuses do império. Em Roma, havia os cultos a entidades gregas como Eteusis,
Dionísio, Atis, que se integravam com divindades egípcias como Osíris, ísis,
Serapis, bem como as divindades orientais Mitras e Asclépio, uma divindade de
cura.
Havia
divindades da Ásia Menor sob o domínio do império em Éfeso, Colossos e Corinto,
tais como Diana, Artemis e outras mais. Essa diversidade religiosa acabou
facilitando a propagação do nome de Jesus, pregado pelos apóstolos. A realidade
atual das diversidades culturais e religiosas pode abrir caminhos para que, de
maneira inteligente, evangelizemos o mundo, nos termos do apóstolo Paulo, no
areópago de Atenas (At 17.15-34).
3.
A influência da filosofia grega.
Nesse
mundo religioso havia a influência filosófica grega. Essencialmente, o Império
Romano era politeísta e Paulo referiu-se a isso em 1 Coríntios 8.5. A
influência filosófica grega, especialmente do gnosticismo, era muito forte e
acabou influenciando o pensamento de muitos cristãos daqueles dias. Os líderes
da Igreja da época tiveram de refutar com veemência as teorias do gnosticismo,
cujos adeptos queriam misturá-las com a doutrina pura de Cristo. Naturalmente,
pelo fato de ter vivido naquele mundo, Paulo teve de fortalecer a doutrina
cristã sobre Deus, fé, Jesus, Espírito Santo, graça e salvação. O apóstolo,
indiscutivelmente, se tornou o grande defensor do Evangelho de Cristo. Como
proclamadores do Evangelho, devemos pensar em estratégias a fim de que nossos
jovens e adolescentes, bem como a maturidade cristã, possam expressar as razões
da fé com mansidão e temor diante dos não crentes (1 Pe 3.15).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O
grego koinê era a principal língua do tempo do apóstolo e, como mola propulsora
da cultura grega, ela contribuiu para a propagação da mensagem escrita do
Evangelho.
SUBSÍDIO PENSAMENTO CRISTÃO
"À medida que o cristianismo se expandia no mundo romano, a
Igreja Primitiva enfrentava muitas questões e desafios novos. Os pais
escreveram e ensinaram, individualmente e em reuniões de concílios, no esforço
de responder a essas questões. Muitas de suas soluções ainda formam um
fundamento essencial para a reflexão teológica, a organização da igreja e a
vida cristã.
Entre as contribuições da Igreja Primitiva para a formação de uma
cosmovisão cristã, quatro áreas foram particularmente importantes: 1)
autodefinição, quer dizer, a compreensão do que significa ser cristão em
referência ao judaísmo,
2) a relação do cristianismo com a cultura não-cristã [grega],
segundo reflexões feitas pelos apologistas ou defensores da fé,
3) a visão cristã de Deus e de Jesus Cristo nos primeiros concílios
ecumênicos, e
4) a relação do cristianismo com o governo"(PALMER, Michael D. (Ed). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.113).
CONHEÇA MAIS
O Evangelho no mundo gentílico
“O Evangelho já havia sido pregado em Jerusalém, Judeia e Samaria.
Desarraigado pela mão feroz de Saulo, o perseguidor, estabeleceu-se na grande
cidade de Antioquia. O propósito do Evangelho era ser transplantado. Antioquia,
que veio a ser um centro missionário, foi o ponto de partida para Paulo.” Para
ler mais, consulte a obra “Atos: E a Igreja se Fez Missões", editada pela
CPAD, p.145
III - O MUNDO RELIGIOSO DE PAULO
1.
Paulo se identifica como judeu.
Em
Atos 22.3, Paulo declara a sua defesa em Jerusalém, diante dos judeus que se
opunham à sua mensagem, tratando-o como traidor da fé judaica: "Eu sou
judeu, nascido em Tarso da Cilicia". Ele falava em hebraico para aquela
plateia, quando todos esperavam que falasse apenas em grego. O apóstolo tinha o
sangue de pais judeus. Seu pai era fariseu zeloso e influente na sinagoga em
Tarso, e o criou para ser um fariseu, tanto quanto ele mesmo.
2.
Paulo foi criado dentro da fé judaica.
A
circuncisão foi uma lei obedecida pelos pais de Paulo, que o circuncidaram aos
oito dias de nascido (Fp 3.5). Uma vez que os judeus valorizavam muito as
genealogias, o apóstolo se declarou da tribo de Benjamim. Dentro da fé judaica,
Paulo se tornou um defensor ardoroso da Torah, e obedecia a todas as regras e
leis requeridas, especialmente, pelos fariseus. Ele era um religioso
extremamente zeloso, no sentido de cumprir piamente a lei de Moisés (Gl 1.14). O
apóstolo deu testemunho de que havia sido instruído no conhecimento da Torah
desde sua meninice aos pés do rabino Gamaliel, pois conhecia tudo de ritos,
Leis e regras que regiam o Santuário e Israel.
3.
O mundo: palco da mensagem de Paulo ao povo gentílico.
O
mundo missionário dos apóstolos de Jesus restringia-se, numa visão inicialmente
limitada, apenas ao povo judeu (At 11.19). Quando o Senhor convocou Paulo, o
chamou pelas características de que precisava para disseminar o Evangelho no
mundo gentílico. As culturas romana e grega que Paulo adquiriu, davam-lhe
condições de peregrinar pelo mundo gentílico. Ele plantou igrejas na Galácia,
Acaia e Ásia Menor. 0 apóstolo não se importava com status social, pois tinha
bagagem cultural para entrar nos palácios, nos sinédrios judeus, nas praças do
Areópago em Atenas. Portanto, o mundo dos gentios foi o palco que o Espírito
Santo montou para que Paulo pregasse o nome de Jesus e estabelecesse novas
igrejas por onde passasse. 0 mundo de hoje é esse mesmo palco que o Espírito
Santo preparou para que preguemos o Evangelho com a graça de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O apóstolo Paulo se identifica como judeu,
pois ele foi criado dentro da fé judaica.
SUBSÍDIO PENSAMENTO CRISTÃO
"Desde o princípio, a Igreja recém-nascida achou-se num mundo
multicultural. Seu contexto imediato e seus primeiros membros eram quase
exclusivamente judeus. Uma preocupação inicial que a comunidade de crentes
enfrentou dizia respeito à sua relação com o judaísmo do século I. O indivíduo tinha
de se tornar judeu para ser verdadeiro seguidor de Jesus? A identificação com a
comunidade de crentes livrava a pessoa de todas as expectativas tradicionais
dos judeus?
E as Escrituras dos judeus? Elas foram substituídas em todo ou em
parte por Jesus Cristo?
Estas preocupações estavam em primeiro Lugar na mente dos autores
neotestamentários, especialmente de Paulo. Como "apóstolo aos
gentios", Paulo estava particularmente preocupado que fossem permitidos
tanto aos gregos, aos bárbaros (os não-gregos), aos judeus e aos gentios, terem
uma posição igual na comunidade de fé (Gálatas 3.28; Colossenses 3.11)."
(PALMER, Michael D. (Ed). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD,
2001, p.113).
CONCLUSÃO
A
cultura geral que Paulo adquiriu ao Longo da vida tornou-o capaz de enfrentar
os oponentes do Evangelho com ousadia e ciência. Diante de reis, governadores,
tribunos e autoridades religiosas, o apóstolo era excelente orador e arguto no
conhecimento de várias ciências. Paulo tinha uma personalidade forte e dinâmica,
orientada por convicções profundas, e perseguia seus objetivos com desvelo e
grande envolvimento emocional. O mundo do apóstolo foi o que Deus lhe abriu
para que comunicasse o Evangelho de Cristo.
PARA REFLETIR
A respeito de "O Mundo do Apóstolo Paulo", responda:
•
Paulo era natural de qual cidade?
Tarso,
capital da Cilicia.
•
O que Atos 9 mostra?
Atos 9 mostra que, em sua infinita sabedoria e presciência. Deus separou Paulo e o chamou a partir de uma experiência espiritual sobrenatural, bem diferente dos demais apóstolos, para levar o nome de Jesus ao mundo gentílico (At 9.15).
•
Qual era a língua mundial nos dias de Paulo?
O
grego koiné.
•
Como Paulo declara a sua defesa em Atos 22.3?
Em
Atos 22.3, Paulo declara a sua defesa assim: "Eu sou judeu, nascido em
Tarso da Cilicia".
•A
quem se restringia o mundo missionário dos primeiros apóstolos?
O mundo missionário dos apóstolos de Jesus restringia-se, numa visão inicialmente Limitada, apenas ao povo judeu (At 11.19).
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