Lição 2: O cuidado com a mídia - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 2: O cuidado com a mídia

- Lições Bíblicas Juvenis – CPAD

-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo

LEITURA DIÁRIA

SEG. Mt 5. 13: Somos o sal cia terra

TER. Mt 5.14: Somos a Luz do mundo

QUA. Ml 317: Somos um tesouro pessoal de Deus

QUI. 1 Pe 2,9: Somos uma geração eleita

SEX. Jo 15.16: Somos um povo escolhido

SÁB. 2 Co. 5.20: Somos embaixadores de Deus

OBJETIVOS

Saber que temos quer ter cuidado com a mídia;

Conhecer os malefícios da mídia.

LEITURA BÍBLIA EM CLASSE

1 Tessalonicense 1.6-10

SINTETIZANDO

Na lição de hoje vamos estudara respeito do uso das mídias. Temos visto que, no geral, a mídia procura manchar ou comprometer a imagem da Igreja do Senhor, além de distorcer os princípios da Palavra de Deus. Então, fica as seguintes indagações: "Podemos interagir com a mídia?  e "A Igreja deve se utilizar da mídia para a pregação do Evangelho?"

INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo, ao escrever à igreja de Tessalônica. fala que ela havia recebido a Palavra “no meio de muita tribulação" A palavra tribulação (thlipsei. “aflição") denota pressão esmagadora. Os irmãos estavam no meio de uma forte pressão, mas receberam a Palavra com alegria. E por isso mesmo, se tornaram exemplo. Pela autenticidade como viviam os valores do Evangelho, a igreja em Tessalônica tornou-se exemplo a ser seguido por “todos os crentes na Macedônia e na Acaia". Se a Igreja atual tiver esse comprometimento com os princípios sagrados, saberá fazer uso da mídia de maneira correta. Como servos de Deus, precisamos fazer uso das mídias com muita cautela, sabedoria e discernimento.


A AULA VAI COMEÇAR!

Nesta aula procure apresentar aos alunos algum trecho de um programa evangélico que esteja sendo exibido em canal de TV aberto. Professor, lembre-se que você deve ver o programa e analisá-Lo com antecedência. Depois, pergunte aos alunos: “Este programa está contribuindo para a expansão do Reino de Deus? “Por que? Em seguida, fale a respeito dos prejuízos que o Reino de Deus tem quando a Igreja é exposta de forma negativa na mídia. Diga que quando isso acontece o Evangelho é envergonhado e todos os crentes sofrem. Explique que a Igreja deve fazer uso das mídias com cautela e muita sabedoria. O objetivo deve sempre ser o de engrandecer o nome do Senhor e ganhar almas para Jesus.

 

1. O CUIDADO NO USO DA MÍDIA

Chegamos ao século XXI, e continuamos vivenciando um enorme desenvolvimento no âmbito das comunicações. A imprensa, o rádio, a televisão, o telefone, a internet e outros meios de comunicação alcançaram crescimento admirável no presente século. Esses avanços possibilitaram à mídia acompanhar de perto o dia a dia das cidades e fatos que acontecem em todos os Lugares. Mas só são divulgadas notícias selecionadas. Por exemplo, o mundo acompanhou em tempo real o desdobramento do ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Mas pouco se mostra a realidade constante de cristãos assassinados por crerem no Evangelho, em dezenas de países onde servir a Cristo ainda é proibido.

 

É vital compreendermos que precisamos fazer uso das mídias com muita cautela. Já que os meios de comunicação procuram sempre difundir seus interesses, que se confrontam com os valores do Reino de Deus. Por isso, é importante que você tenha atenção dobrada sobre o que a mídia divulga e os sites que acessa. Faça sempre as seguintes perguntas: “O que está por trás dessa informação?” “Ela vai contra os princípios bíblicos?" Lembre-se da recomendação de Paulo: precisamos examinar tudo, em algumas versões traduz-se “pôr à prova todas as coisas" e reter somente o que é bom (1 Ts 5.21).

 

AÇÃO TÓPICO 1

Professor, converse com os alunos mostrando que o cristão precisa fazer uso da mídia com muita sabedoria e cautela. Em seguida, leia com os alunos o Salmo 101.3: “Não porei coisa má diante dos meus olhos: aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará”.

Sabemos que a permissividade moral é uma característica da nossa sociedade, e tal permissividade é divulgada pelas mídias que, em geral, trabalham para que as pessoas acreditem que podem fazer o que bem quiserem para ser felizes. A devassidão toma conta do mundo e a mídia procura promover isso, afetando as famílias, a sociedade em geral e até a Igreja.

 

O Inimigo está sempre tentando destruir o povo de Deus. Atualmente ele tem se utilizado dessa “arma" poderosa e letal para cumprir seu intento. Ele ataca, em especial os jovens, de quatro maneiras: minando a fé em Deus; induzindo á carnalidade, motivando o desvirtuamento moral e pervertendo a sã doutrina. A mídia tem induzido os jovens à perda do temor a Deus e à incredulidade. Saiba que abrir mão dos padrões morais estabelecidos na Bíblia é ferir de modo letal a vida de fé em Jesus: “Ora, o justo viverá da fé” (Rm 1.17).

 

2. A MÍDIA E SEUS MALEFÍCIOS

A mídia pode ser uma ameaça, dependendo da forma como a utilizamos. Se para algumas pessoas, ela é o parâmetro principal na formação de opinião, para nós, que somos cristãos, o parâmetro é Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb 12,2).

 

Nem sempre a mídia cumpre o seu papel de informar com honestidade. Seus interesses, em geral, são maléficos. Ela usa todo o seu potenci.il para fazer com que as pessoas venham a abandonar os valores éticos e morai' denegrindo os preceitos bíblicos. Muitos são os malefícios da mídia, logo seria impossível listá-los. Porém, observe algumas das consequências nocivas do excesso de exposição à mídia, segundo um estudo realizado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:

- Aumento do comportamento violento, agressividade;

- Diminuição de atividades físicas;

- Lesões por esforço repetitivo (games online, uso do computador, etc.);

- Insônia;

- Desempenho escolar prejudicado.

 

Como você pode ver, existem muitos malefícios. Por isso, seja sempre cauteloso quanto ao uso da mídia; tenha cuidado com aqueles não crentes que estão em destaque nos noticiários, pois estes acabam levando outros a repetirem seus comportamentos errados.

 

Como crente em Jesus, precisamos seguir o exemplo de homens e mulheres que sejam semelhantes a Paulo, comprometidos com a Verdade, os quais podem afirmar: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (1Co 11.1).

 

AÇÃO TÓPICO 2

Converse com os alunos e mostre que um dos muitos malefícios da mídia é a dependência. ou seja, muitas pessoas acabam ficando viciadas. Gastam muito tempo nas redes sociais deixando de orar e ler a Bíblia. Muitos não vão mais aos cultos. Mostre o quanto tais atitudes são prejudiciais e perigosas para a vida espiritual. Enfatize que tais atitudes desagradam a Deus.

 

3. A IGREJA NA MÍDIA

A Igreja pode se utilizar das mídias para pregar o Evangelho? Sim. A missão da Igreja é anunciar o Evangelho a todos (Mt 28.19) e as mídias podem ajudar a levar a Palavra de Deus a um maior número de pessoas. Quantos já não receberam a Jesus e tiveram suas vidas transformadas ao ouvirem uma mensagem, um testemunho, um hino, no rádio, televisão ou Internet? Para que os programas evangélicos, vinculados na mídia, sejam bênçãos, seus produtores precisam ter como objetivo: o fortalecimento dos crentes e a pregação do Evangelho genuíno. Precisamos de programas que divulguem os princípios bíblicos, pois são eles que podem transformar os corações.

 

É certo que o Inimigo se oporá e resistirá, de muitas maneiras, às igrejas que têm se utilizado da mídia para proclamar o Evangelho. Porém, a vitória é da Igreja por intermédio de Jesus Cristo, a Verdade.

 

Subsídio 1

“Os cristãos são chamados filhos da luz. mesmo quando buscamos introduzir luz num mundo de trevas lúgubres e fomentar os resultados da luz. Paulo era adepto de achar aberturas para o Evangelho na cultura popular de sua época. Sua estratégia comunicativa de ser ‘tudo para todos' foi posta em prática no Areópago, onde uma obsessão grega, a adoração a um deus desconhecido, tornou-se oportunidade notável. Citando os poetas gregos e referindo-se a peças teatrais, corridas e lutas de boxes gregas, Paulo tomou a cultura ateniense como ponto de partida para introduzir a luz do Evangelho. Em vez de separar-se da cultura deles ou de consumi-la sem criticá-la, Paulo a explorou e encontrou meios de adaptá-la aos seus próprios propósitos. Deste modo, ele redimiu e transformou a cultura popular do seu tempo” (PALMER, Michael. Panorama do Pensamento Cristão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. p. 407).

Subsídio 2

A Bíblia ensina que não devemos nos conformar com o mundo (Rm 12.2), mas você não vai ficar parado olhando a banda passar. Você tem de saber como extrair da mídia o que lhe é benéfico. Afinal, a Palavra de Deus nos manda examinar tudo e reter o que é bom, não é mesmo?

 

No entanto, o que é mídia? É o conjunto de veículos ou meios pelos quais as informações chegam até você - jornais, revistas, rádio, televisão...” (SANCHES, Ciro. Adolescentes S/A. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 89).

Caro professor,

Deus quer que elevemos os nossos alunos ao trono através de nossas orações intercessoras. Não deixe de preparar as lições com dedicação e orar em favor da vida de cada jovem de sua classe (Graça Diária para Professores, CPAD).

 

PARA CONCLUIR

Enquanto estamos neste mundo, Deus espera que nosso comportamento não seja semelhante ao do mundo. Ao contrário, Ele deseja que em tudo nos submetamos ao senhorio de Jesus Cristo e possamos ser referência e exemplo. Que sejamos uma Igreja como a de Tessalônica: exemplar e fiel ao Evangelho.


HORA DA REVISÃO

1. O que o crescimento da mídia possibilitou?

R: Possibilitou a mídia acompanhar de perto o dia a dia das cidades e os fatos que acontecem em todos os lugares.

2. Segundo a lição, cite uma característica de nossa sociedade.

R: A permissividade moral.

3. Qual a arma poderosa e Letal que o Inimigo tem usado para tentar destruir o povo de Deus?

R: A mídia.

4. Cite três malefícios da mídia.

R: Aumento da agressividade, insônia. desempenho escolar prejudicado.

5. A igreja pode utilizar as mídias para pregar o Evangelho?

R: Sim. A Igreja pode utilizar os meios de comunicação para cumprir o Ide de Jesus.

🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Bem Vindo (a) a nossa Loja de E-books e Apostilas

    Informações Aqui
    ***
    ***
    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui


    Post Bottom Ad