SUBSÍDIO LIÇÃO 12: O Diaconato (Classe Adultos)

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblico Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Veja a lição deste subsídio, Toque Aqui

I. O DIÁCONO.

1. DEFINIÇÃO.

Em Atos capítulo 6, vemos os termos gregos: diakonia (6.1 – traduzido por distribuição) e diakoneo (6.2 – traduzido por servir). Mais na frente vemos o apóstolo Paulo falando das características exigidas aos diáconos (1 Tm 3.8-13).

 

Lucas, em Atos 6, não usa a palavra “diácono” (diakonos) para descrever os sete homens, mas as palavras para “servir” e “diácono” derivam da mesma raiz grega. “Diáconos” são mencionados em Filipenses 1.1 e 1 Timóteo 3. 8-13, assim, é apropriado usar este título para os sete homens que foram escolhidos para servir.

 

A palavra diácono vem do verbo servir, usado na expressão servir às mesas (At 6.2), de modo que sua função era, literalmente, “diaconar” às mesas.

a) O diácono é um servo.

 

Às vezes ele se ocupa no dia a dia da igreja, servindo aos irmãos, visitando-os e auxiliando-os nas suas necessidades. Às vezes ele se ocupa nas reuniões da igreja, no ministério da Palavra e na pregação do Evangelho.

 

Como são úteis e indispensáveis! Cada cristão deve ser um diácono. Cada diácono deve servir. Todo cristão recebeu dons espirituais e deve usá-los no serviço do Senhor.

 

A igreja precisa do seu serviço para que continue crescendo e agradando ao Senhor em tudo. Há serviços que Deus quer que você faça.

 

2. As funções básicas dos diáconos.

a) Socorrer os necessitados;

b) Servir as mesas (Isto significa garantir que as necessidades das viúvas sejam atendidas, ou ocupar-se de questões financeiras e administrativas); e

c) Manter a boa ordem na casa de Deus (At 6.1-6).

 

O DIACONATO é o ministério eclesiástico instituído pelos apóstolos. Já a palavra diaconia se refere ao serviço prestado ao próximo.

 

II. DIACONATO, UM MINISTÉRIO INDISPENSÁVEL PARA A IGREJA.

O vocábulo grego original (diakoneo) foi usado por Lucas (Atos 6.2) para descrever o trabalho de “servir às mesas”, ou seja, zelar e prover às viúvas o sustento de cada dia (Fp 1.1; 1Tm 3.6). 

Nesse momento da Igreja, os apóstolos estavam sobrecarregados, pois eram responsáveis por toda a ministração da Palavra, curas e outros milagres; e ainda cuidavam da arrecadação de ofertas, distribuição dos recursos entre as famílias da comunidade, ajuda às viúvas, órfãos e demais necessitados.

 

O diácono” (servo) está ligado ao “serviço dedicado” de alguém em qualquer área de necessidade da igreja ou da comunidade por amor a Cristo. Esse ministério se iniciou formalmente na igreja primitiva por motivos práticos, visando a ajuda e a cooperação, a fim de que nenhum membro da igreja passasse falta de assistência espiritual e material (At 6.1-7).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

 

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !