SUBSÍDIO 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


SUBSÍDIO 11: O Presbítero, Bispo ou Ancião

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblico Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20.17,28; 1 Pedro 5.1-3; Tito 1.5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus.



Veja a lição deste subsídio, Toque Aqui 

I. BISPO E PRESBÍTERO - UM SÓ OFÍCIO.

No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20.17,28; 1 Pedro 5.1-3; Tito 1.5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus.

 

As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma congregação.

 

Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Frequentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais.

 

Deus é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas (veja Gênesis 49.24-25). Salmo 23 descreve o Senhor como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude, descreve o carinho e a proteção de Deus para com seus seguidores.

 

Moisés descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor (Números 27.17). Infelizmente, nem todos os pastores são bons. Deus condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34.1-10).

 

 

No Novo Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do Senhor (1 Timóteo 3.1-7; Atos 20.28-35; 1 Pedro 5.1-3).

 

Duas passagens indicam claramente as qualificações que um homem tem que possuir para servir como bispo (1 Timóteo 3.1-7; Tito 1.5-9). Nenhum homem que não possua todas estas qualificações deverá ser selecionado para servir como presbítero/pastor/bispo.

 

1. O título de Bispo (Fl 1.1).

Bispo vem da palavra grega episkopos, significa “guardador”, supervisor ou superintendente. A supervisão exige o cuidado e preocupação amorosa.

 

1 Pe 2.25, Jesus Cristo é descrito como “Pastor (poimén) e Bispo (episkopos, aqui, “Protetor”) das

vossas almas”.

 

Outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20.28; Filipenses 1.1; 1 Timóteo 3.2; Tito 1.7).

 

Os bispos se vinculavam a uma igreja e um lugar específico. At 20.28 e Fp 1.1, que mostram vários “bispos” trabalhando numa igreja local única.

 

2. O TÍTULO PRESBÍTERO (1TM 5.19).

II. AS DUAS CLASSES DE PRESBÍTEROS.

III. QUALIFICAÇÕES MORAIS E ESPIRITUAIS.

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

 

🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Bem Vindo (a) a nossa Loja de E-books e Apostilas

    Informações Aqui
    ***
    ***
    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui


    Post Bottom Ad