Atos divinos na criação - Subsídios Dominical

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Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


Atos divinos na criação

Nos dois capítulos de Gênesis, Deus permite darmos uma olhadela na sua oficina de trabalho. Todos gostam de olhar uma oficina (cf. Jo 5.17). Os atos divinos na criação são também representativos e informativos (cf. Gnl.3; 2Co 4.1).

Exemplos:

1) O sol (Gn 1.16; SI 84.11; Ml 4.2);

2) As estrelas (Gn 1.16; Fp 2.15; Dn 12.3; Ap 22.16). Em Dn 8.10, "estrelas"são os sacerdotes (cf. Dn 8.11-13);

3) A lua (Gn 1.16; Ct 6.10);

4) A criação original (Gn 1.1; Ef 4.24). A criação original em Gn 1.1 é bara, e a recriação em Gn 1.3 é asah;

5) Deus assoprou sobre a primeira ordem de seres materiais, para lhes comunicar vida (Gn 2.7).

Jesus assoprou sobre a segunda ordem de seres (seres espirituais), para lhes dar vida eterna, a vida espiritual (Jo 20.22). O sopro de Jesus foi para comunicar vida e santidade, pois Ele disse: "Recebei o Espírito Santo". Isto é, "recebei o Espírito de santidade; o Espírito que santifica". A súmula da natureza de Deus (2Pe 1.4), é santidade (cf. Lv 11.4445; 1 Pe 1.16; Hb 12.10). Cf. a repetida frase divina através do Antigo Testamento: "Eu sou santo".

Atos divinos na criação:

1)      Gn 1.1: Deus criou, heb. bara = criar do nada; idem no v. 21 - seu poder. Deus criou os mundos de Hb 11.3 (gr. aionas). Comparar Hb 11.3 e Hb 1.2, onde "mundo" é a mesma palavra (aionas). Aion significa eras sucessivas e também seu conteúdo. Sua tradução por "mundo" é uma sinédoque. Isto é, o continente tomado pelo conteúdo (as eras bíblicas tomadas em lugar de tudo aquilo que elas encerram). Em Gn 1.1, Deus criando do nada, revela o seu poder. Assim Ele continua fazendo (cf. Sl 51.10; Jo 15.7).

2) Gn 1.2: Deus o Espírito se movia = Deus age. Voltemos um pouco atrás para vermos outras maravilhas de Gn 1.1.

• "No princípio Deus". Isto nega o ateísmo, com sua doutrina de que não existe Deus.

• "Princípio Deus". Isto nega o politeísmo, com sua doutrina da existência de muitos deuses.

• "No princípio criou Deus". Isto nega o fatalismo, com sua doutrina do acaso, da coincidência etc. Também nega a evolução, com sua doutrina da transformação das espécies.

• "No princípio criou Deus os céus e a terra". Isto nega o panteísmo, com sua doutrina de que Deus e a criação são idênticos.

• "No princípio criou Deus os céus e a terra". Isto nega o materialismo, com seu falso ensino da eternidade da matéria.

3) Gn 1.3: e disse Deus. Deus fala (a sua Palavra, as Escrituras).

4) Trevas: a primeira coisa que Deus fez ou operou, foi dissipar as trevas (cf. v. 3).

5) Gn 1.4: Deus viu, Deus observa, Deus inspeciona.

6) Deus separou: nada de mistura, de confusão, nas coisas de Deus.

7) Gn 1.5: Deus chamou a luz de Dia (Deus definiu). As coisas de Deus são claras, conhecidas (p.ex., o perigo da maçonaria; não há "dia sem noite").

8) Gn 1.7: Deus fez, Deus recriou (heb. asah = fazer daquilo que já existe, p.ex., acender a luz; fazer uma mesa da madeira já existente, ver Is 43.7: "formar e criar"). Deus refaz ou Deus restaura (SI 19.7; 23.3). "Restaura", aqui, tem o sentido de recompor. É o mesmo que "refrigerar" em S119.7 (cf. Is 61.1; At 1.6). Deus fez: sabemos fazer o trabalho do Senhor? (Jo 6.6).

9) Gn 1.9: Deus ajuntou = Deus uniu (cf. a desunião e suas consequências).

10) Gn 1.11-12: frutificação. Porém, reprodução, frutificação segundo a sua "espécie". (Cf. Gn 5.3: evite-se o egoísmo, o parasitismo, a esterilidade. Cf. Jo 15.)

11)    Gn 1.17: Deus pôs = Deus estabelece, Deus coloca. Deus também tira.

12) Gn 1.22: Deus abençoou = a bondade de Deus, a graça de Deus. A primeira bênção de Deus foi para a criação. Cf. Rm 8.20-22, exceto Is 65.25.

13)    Gn 1.28: Deus abençoou (novamente). Deus abençoa continuamente. Ele tem prazer em abençoar. A segunda bênção de Deus foi para o primeiro casal; a primeira família.

14)    Gn 2.2: Deus acabou sua obra = Deus completou, Deus completa. Cf. Fp 1.6 - Deus aperfeiçoa.

 

VEJA TAMBÉM: A Criação da Humanidade à Luz da Bíblia


Artigo: Pr. Antonio Gilberto

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