Subsídios Lição 6: O Ministério de Apóstolo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Subsídios Lição 6: O Ministério de Apóstolo

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblico Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

São cinco os dons ministeriais concedidos por Deus à Igreja: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores (Ef 4.11; 1 Co 12.27-29).

I. O CONCEITO DE APÓSTOLO.

Na língua grega a palavra apóstolo tem o significado de enviar׳ ou despachar em missão ou serviço”. A princípio, era considerado apóstolo somente aquele que pertencia ao grupo dos doze. Mais tarde, com o desenvolvimento da Igreja, vemos Paulo defender, diante dos gálatas, sua autoridade apostólica.

 

1. O uso da palavra apóstolo.

Esta palavra era também é utilizada para se referir a mensageiros das igrejas em duas ocasiões (2 Co 8.23; F1 2.25). Existe também um uso bastante interessante da palavra para descrever os mensageiros de Deus a Israel (Lc 11.49).

 

2. Obreiros chamados de apóstolos.

a) Os Doze e Paulo são, com frequência, chamados de apóstolos, mas há outras situações em que outros são chamados apóstolos.

b) Tiago, o irmão do Senhor, parece ser um desses casos (Gl 1.19; 2.9; 1 Co 15.7).

c) Bamabé é descrito como um apóstolo em Atos 14.4,14, e está associado com Paulo na argumentação de 1 Coríntios 9.5-6, mas é distinguido dos apóstolos de Jerusalém (At 9.27).

d) Silvano e Timóteo podem ser associados com Paulo sob esse título (1 Ts 2.6).

e) Andrônico e Júnias também podem ser chamados apóstolos (Romanos 16.7).

 

3. Apóstolos no sentido geral e no sentido especial.

 

a) Apóstolos, no sentido geral.

Havia “outros apóstolos”, a que Paulo se referia em sua carta aos romanos (Rm 16.7) e em outras epístolas (Gl 1.19;1 Ts 2.6,7).

 

A carta aos Efésios apresenta a vigência do dom ministerial de apóstolo, ou seja, hoje em dia existe o ministério de caráter apostólico.

 

b) O termo “apóstolo” sentido especial.

O termo “apóstolo” também é usado no Novo Testamento em sentido especial, em referência àqueles que viram Jesus após a sua ressurreição e que foram pessoalmente comissionados por Ele a pregar o evangelho e estabelecer a igreja (os doze discípulos e Paulo).

 

Tinham autoridade ímpar na igreja, no tocante à revelação divina e à mensagem original do evangelho, como ninguém mais até hoje (Ef 2.20). O ministério de apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição. Os apóstolos originais do Novo Testamento não têm sucessores (1 Co 15.8).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad