Informações: Revista Lições Bíblicas Adultos, 1° trimestre de 2021 – CPAD | Data da Aula: 7 de FEVEREIRO de 2021| Obs. Os textos destacados na cor vermelha são subsídios para os professores da Escola Dominical.
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TEXTO ÁUREO
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”(Hb 12.14)
VERDADE PRÁTICA
Santificação é especialidade do Espírito Santo; ela é instantânea e ao mesmo tempo progressiva, pois acompanha o crescimento espiritual do crente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Sm 2.2
Nenhum atributo divino é tão solenizado nas
Escrituras como a santidade de Deus
Terça - 1 Ts 5.23
O Deus que santifica o espírito, a alma e o corpo
Quarta - Ef 5.25-27
O Senhor Jesus é o santificador da igreja
Quinta - Rm 15.16
O Espírito Santo é o que santifica, pois Ele é
santo em si mesmo
Sexta - 1 Co 6.11
A obra da santificação é realizada pelo Filho e
pelo Espírito Santo
Sábado - Ap 15.4
Somente Deus é santo em si mesmo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Pedro 1.13-23
13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso
entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu
na revelação de Jesus Cristo,
14 - como filhos obedientes, não vos conformando
com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 - porquanto escrito está: Sede santos, porque eu
sou santo.
17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção
de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da
vossa peregrinação,
18 - sabendo que não foi com coisas corruptíveis,
como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por
tradição, recebestes dos vossos pais,
19 - mas com o precioso sangue de Cristo, como de
um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 - o qual, na verdade, em outro tempo, foi
conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos
tempos, por amor de vós;
21 - e por ele credes em Deus, que o ressuscitou
dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em
Deus.
22 - Purificando a vossa alma na obediência à
verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos
outros, com um coração puro;
23 - sendo de novo gerados, não de semente
corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece
para sempre.
HINOS SUGERIDOS: 247, 363, 455 da Harpa
Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar o quanto devemos estar comprometidos com a ética do Espírito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Apresentar a
santificação no Antigo Testamento;
Explicar
a santificação no Novo Testamento;
Aplicar o
exemplo de santificação à vida dos alunos.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O tema da santificação, infelizmente, muitas vezes é desenvolvido numa perspectiva negativa, e perde-se a glória e a beleza que o assunto reflete.
É preciso enfatizar que a vida de
santidade está amparada na glória de Deus. O Deus santo nos separou, nos tomou
para Ele. Não há outra opção, não podemos dividir sua glória, pois Ele não a dá
a outrem. Assim, santidade é a capacidade de viver aqui na Terra de modo que
enalteça o nosso Deus. Quem experimenta verdadeiramente o novo nascimento não
se contenta em viver de maneira menos elevada do que preceitua o santo
Evangelho.
Fomos chamados para ser embaixadores do
Reino de Deus. Representamos um reino glorioso, majestoso e amoroso. Não há
como desejar nada inferior a isso.
INTRODUÇÃO
Deus é absolutamente santo; Sua santidade é infinita e inigualável; Ele é santo em si mesmo, em sua essência e natureza (Ap 15.4). Sua vontade é que os crentes reflitam esse caráter de santificação no seu modo de vida. Vamos estudar, então, o que é ser santo e a necessidade de se ter uma vida santa.
PONTO
CENTRAL
É preciso ter uma vida santa, estar
comprometido com a ética do Espírito.
I - A SANTIFICAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
A santidade de Deus se originou nEle mesmo; ela é a plenitude gloriosa de sua excelência moral. Essa verdade é revelada desde o Antigo Testamento. Deus exige santidade de seu povo porque Ele é santo. Os antigos hebreus levavam a santidade a sério.
1. A santificação.
A ideia predominante de santificação ou santidade
no Antigo Testamento é de separação tanto de pessoas como de lugares e coisas
para o serviço sagrado. Separar daquilo que é comum ou imundo: “para fazer
diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo” (Lv 10.10). O
profano é alguém que se mostra indiferente no que diz respeito ao sagrado (Ez
22.26). O verbo hebraico qadash, “ser santo, ser santificado, santificar, ser
posto à parte”, é o mais usado no Antigo Testamento, aparece 830 vezes,
incluindo os seus derivados, e cuja ideia central é separar do uso comum para o
serviço de Deus, consagrar (1 Sm 7.1).
2. A consagração.
O termo “consagrar” significa investidura de
funções sagradas, em outras palavras, é dedicar-se ao serviço de Deus, e isso
pode ser pessoas, coisas ou possessões (Lv 27.28,29). Consagração e
santificação são termos distintos, mas podem significar a mesma coisa
dependendo do contexto: “que façam vestes a Arão para santificá-lo” (Êx 28.3)
ou: “que façam vestes para Arão para consagrá-lo” (Nova Almeida Atualizada). O
verbo hebraico para “consagrar” é o mesmo para “santificar, ser santo”.
Trata-se de uma exigência justa e necessária para os sacerdotes levitas (Êx
30.30) e para o tabernáculo com todos os seus utensílios, pois se baseiam na
santidade de um Deus santo: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos” (Is
6.3).
3. A purificação.
O termo tahor, “puro, limpo”, derivado do verbo
taher, “ser limpo, puro”, e qadosh, “santo”, do verbo qadash, pertencem ao
mesmo campo semântico. Ambos se aplicam à santidade de Deus (Is 6.3; Hc 1.13)
como também às pessoas que se aproximam dEle e se purificam de toda sorte de
pecado e idolatria (Sl 51.10; Ez 36.25). O termo grego equivalente a taher na
Septuaginta é katharizo, “tornar limpo, limpar, purificar” e a qadash é
hagiazo, “santificar, consagrar”. O adjetivo hagíos, “santo”, traduz 20
palavras hebraicas do Antigo Testamento como qadash, qadosh, qodesh, entre
outras. São termos frequentes e importantes no Novo Testamento.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O Antigo Testamento mostra que a
santidade de Deus se originou nEle mesmo, ela é a plenitude gloriosa de sua
excelência moral.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Reflita com a classe o que conversamos na
interação acima. A santidade revela a plenitude gloriosa da excelência moral de
Deus e, por isso, ela é elevada. O fracasso de muitos em vivê-la não altera em
nada o santo ideal de Deus para o homem, que é a sua imagem e semelhança. Nesse
sentido, mostre a beleza da santidade, o valor elevado de representar o Reino
de Deus com coerência e sinceridade de coração.
O ideal santo está em Deus, não no homem.
Ainda temos o Espírito Santo como a fonte de toda a santidade, que nos ajuda a
manifestar o caráter de Cristo. Apresente esse santo ideal a sua classe, e ore
com ela, a fim de que o Santo Espírito esclareça o padrão bíblico de uma vida
santa.
II - A SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
Santificação, santidade e seus cognatos são termos comuns ao Antigo e ao Novo Testamento e trazem o mesmo conceito. Na nova aliança, santificação é a semelhança do caráter de Cristo e o efeito real da salvação na vida cristã.
1. Uma obra da Trindade.
O Novo Testamento torna explícito o que antes
estava implícito no Antigo, e isso diz respeito também à obra salvífica do Deus
trino. A fé cristã confessa a existência de um único Deus, que subsiste
eternamente em três Pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo,
iguais em poder, glória e majestade (Mt 28.19). De modo que a obra da
santificação, um atributo divino, é realizada pela unidade na trindade como
pela trindade na unidade (1 Co 6.11; 1 Ts 5.23; 2 Ts 2.13). São as três Pessoas
atuando na obra da redenção (1 Pe 1.2).
2. Natureza da santificação.
Não há no Novo Testamento ritual de purificação
cerimonial ou legal de santificação, diferentemente da realidade do sistema
mosaico. A santificação pode ocorrer de maneira instantânea, isso quando o
pecador recebe a salvação em Jesus pela fé (1 Co 1.30). Ela é chamada
teologicamente de santificação posicional referente à mudança da posição de
pecador para santificado (1 Co 1.2). Isso é obra do Espírito Santo que passa a
habitar no interior do crente (1 Co 3.16; 2 Tm 1.14).
3. Uma necessidade.
A nova vida em Cristo é o novo nascimento (Jo 3.3).
Ao nascer, a criança continua o seu crescimento físico e mental, e isso se
aplica também à vida espiritual (Hb 5.12,13; 1 Pe 2.2). Apesar de a
santificação ser instantânea, ela é ao mesmo tempo progressiva (Pv 4.18; 2 Co
3.18). A salvação em Cristo é acompanhada da santificação, e seu agente ativo é
o Espírito Santo. A vida cristã é uma carreira (Gl 5.7; Fp 3.13,14). Assim, é a
santificação progressiva que nos torna mais semelhantes a Cristo. Não se trata
de um tema secundário, pois sem ela “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
SÍNTESE DO TÓPICO II
No Novo Testamento a santidade é a
semelhança do caráter de Cristo.
SUBSÍDIO APOLOGÉTICO
“Os cristãos também estão familiarizados
com o conceito de santidade. Quando ensinou os discípulos a orar, o Senhor
Jesus disse que deveriam começar com as palavras: Pai nosso, que estás nos
céus, santificado seja o teu nome (Mt 6.9). A palavra ‘santificado’ é antiga
variante da palavra ‘santo’. A primeira e mais importante coisa que os crentes
têm de fazer é deliberadamente separar o nome de Deus como algo especial. Deus
tem de ser o valor supremo dos crentes, os quais devem lembrar-se desse fato
quando se dirigem a Ele. (É, então, muito triste quando esse conceito,
fundamental para a expressão da vida cristã, se perde em uma oração formal,
murmurada sem pensar pela congregação eclesiástica).
[...] Não precisamos pensar muito para
perceber que, aos olhos de muitas pessoas, Deus perdeu sua glória e valor. A
santidade degenerou-se em um conceito exclusivamente negativo. Longe de
pensar-se na santidade de Deus como algo glorioso, elas associam a santidade
com a monotonia e ausência de vida e cor – o oposto da glória” (LENNOX, John C.
Contra a Correnteza: A inspiração de Daniel para uma época de Relativismo.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.49-50).
CONHEÇA MAIS
Sobre a Santificação
“A santificação é o processo mediante o
qual Deus está purificando o mundo e os seus habitantes. Seu alvo derradeiro é
que tudo, tanto as coisas animadas quanto as inanimadas, seja purificado de
qualquer mancha de pecado ou de impureza. Com essa finalidade, Ele tem
proporcionado os meios de salvação mediante Jesus Cristo. E, no fim dos tempos,
Ele pretende consignar ao fogo tudo quanto não pode ou não quer ser purificado
(Ap 20.11 – 21.1; ver também 2 Pe 3.10-13), e assim tirar da Terra tudo o que é
pecaminoso.” Leia mais em: “Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal”,
2019, pp.407-08.
III - A SANTIFICAÇÃO APLICADA AO CRENTE
O Espírito Santo é a fonte de santidade, e o Senhor, o seu padrão. Todos os crentes desejam se parecer com Jesus e viver de maneira a agradar a Deus. A santificação do crente é obra do Deus trino.
1. A comunidade de Jesus.
As epístolas do Novo Testamento visam fortalecer as
igrejas e exortá-las à uma vida santa diante de Deus e da sociedade. O texto (1 Pe 1.13-16) não é diferente. O
status de Israel como propriedade peculiar de Deus, “reino de sacerdotes e
nação santa” (Êx 19.6), é revigorado na igreja (1 Pe 2.9). O ensino petrino
mostra que o estilo de vida dos crentes revela o caráter de Cristo. Aqueles
irmãos que vieram do paganismo são agora norteados pelo Espírito Santo, que
vive neles e, por isso, renunciaram às práticas dos gentios.
2. Uma vida santificada.
Somos santificados pela Palavra (Jo 17.17), pelo
sangue (Hb 9.12) e pelo Espírito (1 Pe 1.2). Podemos afirmar com Donald Gee que
a “santificação é a semelhança do caráter de Cristo; é o efeito real da
salvação através do qual a própria vida de Cristo permanece para sempre na vida
e no caráter do crente”. Isto está muito longe de violência doméstica,
mentiras, palavrões, intrigas e mexericos. Uma vida de santidade e cheia do
Espírito mantém distância dessas coisas: “se alguém não tem o Espírito de
Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9). Deus é santo e por isso exige santidade
de seu povo: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos
em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque
eu sou santo” (vv. 15,16).
3. O que é ética?
A ética é o estudo da conduta. O termo vem da
palavra grega ēthos, “hábito, costume”, que aparece somente uma vez no Novo
Testamento, no plural, em um provérbio popular usado pelo apóstolo Paulo: “As
más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15.33). A ética cristã é um
estudo sistemático sobre os princípios e as práticas do que é certo e errado à
luz das Escrituras Sagradas. Trata-se da parte da teologia que estuda o padrão de
conduta conforme a vontade de Deus (Rm 12.1,2). O fruto do Espírito tem
implicações éticas, e tal prática precisa ser treinada e se tornar hábito. Isso
agrada a Deus e as pessoas, e por meio de nossa conduta até os incrédulos
glorificam a Deus (Mt 5.16).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Espírito Santo é a fonte de santidade,
segundo o padrão de Jesus Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“É impossível e não há base bíblica para
se crer que um avivamento que só recebe o Espírito Santo como inspirador da
Palavra ou da ação, e não da santificação pessoal também, continue no seu
poder. ‘Entristecer’ o Espírito de Deus por falta de santificação (Ef 4.30) com
certeza termina também na ‘extinção’ do Espírito de Deus na sua manifestação (1
Ts 5.19). O plano divinamente equilibrado revelado no Novo Testamento é onde o
Espírito Santo se assemelha na origem tanto do fruto como do dom; e para as
duas abençoadas fases da nossa redenção Ele é bem-vindo e obedecido.
[…] [Também] existe o erro de que receber
o batismo com o Espírito Santo torna o crente sem pecado, perfeito ou algo
parecido com isso. A verdade bíblica é a de que, em seguida ao batismo com o
Espírito, haja uma grande ‘porcentagem’ de santificação pessoal ainda
necessária no crente, e isso se processa à medida que os filhos de Deus agora
continuem a ‘andar em Espírito’ (Gl 3.2,3; 5.16-25). É inútil pensar que
qualquer ‘benção’ ou ‘experiência’ possa substituir um ‘andar’ contínuo no
Espírito – por mais útil que tal bênção possa muitas vezes ser” (GEE, Donald.
Como Receber o Batismo no Espírito Santo: Vivendo e testemunhando com poder.
Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.60,61).
CONCLUSÃO
Sobre a santificação precisamos saber o significado, a sua importância e a sua necessidade. Isso evita confundir a santificação com regras externas típicas de religiões legalistas. A santificação é a marca de uma vida na plenitude do Espírito.
PARA REFLETIR
A respeito de “Santificação: Comprometidos com a
Ética do Espírito”, responda:
• Qual a ideia predominante de
santidade ou santificação no Antigo Testamento?
A ideia predominante de santificação ou santidade
no Antigo Testamento é de separação tanto de pessoas como de lugares e coisas
para o serviço sagrado.
• O que é santificação posicional?
A santificação que ocorre de maneira instantânea,
isso quando o pecador recebe a salvação em Jesus pela fé (1 Co 1.30).
• O que é santificação progressiva?
Ao nascer, a criança continua o seu crescimento
físico e mental, e isso se aplica também à vida espiritual (Hb 5.12,13; 1 Pe
2.2). É o mesmo processo que ocorre no desenvolvimento do caráter do crente.
• Por que Deus exige santidade do
seu povo?
Deus é santo e por isso exige santidade de seu
povo.
• O que é ética cristã?
A ética cristã é um estudo sistemático sobre os
princípios e as práticas do que é certo e errado à luz das Escrituras Sagradas,
trata-se da parte da teologia que estuda o padrão de conduta conforme a vontade
de Deus (Rm 12.1,2).
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