Informações: Revista Lições Bíblicas Adultos, 1° trimestre de 2021 – CPAD | Data da Aula: 21 de Março de 2021| Obs. Os textos destacados na cor vermelha são subsídios para os professores da Escola Dominical.
TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)
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VERDADE PRÁTICA
Chamamos de discipulado na fé o aprendizado de um discípulo por meio de seu mestre, na igreja, para ajudar a desenvolver o seu crescimento espiritual.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 4.23
O ensino da Palavra acompanha a evangelização
Terça - At 11.25,26
Saulo de Tarso foi convidado para conduzir o
discipulado em Antioquia da Síria
Quarta - At 19.9,10
O objetivo principal do apóstolo Paulo em Éfeso foi
a educação cristã
Quinta - Fp 4.9
Aprendemos a verdade cristã com os nossos mestres
Sexta - 2 Tm 3.14-17
A Bíblia é a fonte do discipulado
Sábado - Tt 3.14
No discipulado aprendemos o funcionamento da vida
cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 28.16-20; Atos 2.42-47
Mateus 28
16 - E os onze discípulos partiram para a Galileia,
para o monte que Jesus lhes tinha designado.
17 - E, quando o viram, o adoraram; mas alguns
duvidaram.
18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:
É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 - Portanto, ide, ensinai todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - ensinando-as a guardar todas as coisas que eu
vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os
dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Atos 2.42-47
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na
comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas
e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham
tudo em comum.
45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e
repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no
templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria
e singeleza de coração,
47 - louvando a Deus e caindo na graça de todo o
povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja.
HINOS SUGERIDOS: 75, 302, 556 da
Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Esclarecer a urgência do discipulado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Conceituar
o discipulado;
Elencar o
tripé do discipulado: Palavra, Comunhão e Serviço;
Mostrar
que o discipulado gera um crescimento sadio para a igreja.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A relação mestre e discípulo é o modelo
bíblico do verdadeiro discipulado. Talvez essa relação seja vista de maneira
desconfiada atualmente, pois o olhar de certa parte da sociedade moderna revela
desconfiança para qualquer proposta em que, de um lado, haja alguém que ensine;
do outro, alguém que imite. Talvez ainda, esse fastio contemporâneo tenha a ver
com ideias pedagógicas críticas que veem uma "relação de opressão"
entre mestre e discípulo, professor e aluno. Infelizmente, essas ideias
modernas têm descaracterizado o ideal bíblico de discipulado.
O ensino bíblico mostra que é necessário
que haja alguém experiente e idôneo que ensine e pessoas dispostas a aprenderem
com o objetivo de atingir a "estatura de varão perfeito" (Ef
4.11-14). Na fé cristã, a relação entre o mestre e o discípulo é atemporal. O
nosso mestre por excelência é o Senhor Jesus. Espere-se que os crentes mais
experientes atuem no sentido de ensinar aos mais novos a imitarem o nosso
Senhor e Salvador (1 Co 11.11).
INTRODUÇÃO
O discipulado acompanha a pregação do Evangelho
desde o princípio e é de fundamental importância como base inicial na formação
cristã no novo convertido. A forma que a igreja local o desenvolverá somará na
formação do caráter cristão para o bem ou para o mal.
PONTO CENTRAL
Discipular é atuar no crescimento e
desenvolvimento do cristão.
I - O QUE É O DISCIPULADO
O termo “discipulado” vem de “discípulo”, que
significa “aprendiz, aluno, seguidor”. Isso vale no âmbito secular e religioso.
Qualquer sentido desse termo se aplica ao cristão.
1. O discípulo.
O termo se aplica com frequência nos evangelhos aos
seguidores de Jesus (Mt 5.1; Jo 2.12). Disso segue o discipulado, ensino para
ser seguidor de Cristo, ou seja, é o ensino bíblico básico para o novo
convertido desenvolver-se espiritualmente. Trata-se de instruções que abrangem
vários aspectos da vida, na área espiritual, emocional e social. O ministério
do ensino ocupa espaço relevante no cristianismo, aparece na lista dos dons da
graça de Deus: “se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7).
2. A Grande Comissão (Mt 28.18-20).
É o nome que se dá à comissão que o Senhor Jesus
designou para a evangelização das nações. O verbo “ensinar” em “ensinai todas
as nações” (Mt 28.19a), ou: “façam discípulos de todas as nações” (Nova Almeida
Atualizada), é mathēteuō, “fazer discípulo, discipular”.
O discipulado não é opção, é mandamento divino para
a edificação e crescimento espiritual de cada cristão. Além do discipulado, Ele
também ordenou que esses novos discípulos guardem o que aprenderam:
“ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mt 28.20).
Ou seja, as doutrinas e os pontos doutrinários que Jesus ensinou. O livro de
Atos mostra os apóstolos no cumprimento dessa palavra (At 2.42; 4.1,2;
5.21,28).
3. A educação cristã.
A “doutrina dos apóstolos” (At 2.42) está dentro do
corpo doutrinário que Jesus ensinou aos seus discípulos durante o seu
ministério terreno e que depois o Espírito Santo se encarregou de orientá-los
(Jo 14.26).
O currículo de qualquer um dos nossos cursos
teológicos constam diversas disciplinas sobre Deus e Jesus, o Espírito Santo e
a Trindade; sobre os anjos, o homem e o pecado; sobre a expiação e a salvação,
sobre a morte e a ressurreição dos mortos; sobre a sua vinda e a igreja. Jesus
falou e ensinou sobre tudo isso e muito mais, como a teologia prática, a ética,
aquilo que o cristão deve praticar no seu dia a dia. O ensino, nesse contexto,
pode se referir também aos cursos de teologia.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O vocábulo discípulo no Novo Testamento
carrega consigo a ideia de seguidor de Jesus Cristo.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O saudoso e grande educador cristão,
Howard Hendricks, escreveu uma obra clássica em Educação Cristã, Discipulado: o
Caminho para firmar o caráter cristão. Como o título da obra diz, o discipulado
tem a ver com o desenvolvimento do caráter exemplar do cristão para servir ao
próximo e influenciá-lo na convivência. É um mergulho na vida interior que
força o discípulo a confrontar consigo mesmo os ideais elevados do Evangelho de
Jesus Cristo. E o melhor lugar para se refletir sobre isso na igreja local é a
Escola Dominical.
Ao introduzir a aula de hoje, lance
algumas perguntas para a classe: 1) Em que medida o meu caráter se parece com o
de Cristo? 2) Os valores que o Senhor Jesus nos estimula viver é impossível de
realizar? (Mt 5.18); 3) Estamos muito ou pouco parecidos com Jesus?
De acordo com as respostas, aproveite
esse momento para motivar os alunos a refletirem com seriedade sobre a
importância de um verdadeiro discipulado na igreja local.
II - O TRIPÉ DO DISCIPULADO:
PALAVRA, COMUNHÃO E SERVIÇO
Essa trilogia, palavra, comunhão e serviço, era a
marca da igreja de Jerusalém logo após o Pentecostes. Isso influenciou a
maioria das igrejas de todos os lugares e em todas as épocas e continua valendo
atualmente.
1.
A Palavra.
A autoridade das Escrituras é singular e única,
pois a sua fonte é o próprio Deus; elas foram faladas primeiramente pelos
profetas do Antigo Testamento e depois pelos apóstolos do Novo Testamento (2 Pe
3.2). Os primeiros discípulos “perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At
2.42a).
Isso quer dizer que eles continuavam no aprendizado
sob comando dos apóstolos. Esse ensino se baseava tanto nas Escrituras quanto
na própria experiência dos apóstolos, os quais receberam a revelação
diretamente de Jesus durante o seu ministério terreno e, depois de Pentecostes,
do Espírito Santo (At 1.2-4; 1 Co 2.12,13). Na atualidade, não temos os
apóstolos em pessoa conosco, no entanto, eles ainda nos ensinam pela Palavra de
Deus, a Bíblia.
2. A Comunhão (At 2.42).
Ter tudo em comum e partilhar da mesma crença é
comunhão. A palavra grega koinonia, “comunhão”, significa compartilhar ou
participar mutuamente de algum evento comum ou acordo. No Antigo Testamento, a
ideia de comunhão diz respeito ao relacionamento da pessoa com o seu próximo
(Sl 133.1) e nunca do ser humano com Deus. Embora Abraão tenha sido chamado
“amigo de Deus” (Is 41.8; Tg 2.23) e Moisés tenha falado com Deus face a face
(Dt 34.10), eles não provaram a mesma comunhão com Deus como os crentes da nova
aliança (Jo 15.14). A comunhão no Cristianismo envolve tanto o relacionamento
entre os irmãos como também com o Pai, com o Filho (1 Jo 1.3) e com o Espírito
Santo (2 Co 13.13).
3. A comunhão na igreja de
Jerusalém (2.44).
A igreja de Jerusalém, logo nos seus primeiros
dias, deu ao mundo uma lição de koinonia. O que o texto sagrado diz é que não
se trata apenas de compartilhar algo, mas também de unidade (At 4.32).
“Coração” diz respeito ao centro da vida, a mesma inclinação. “Alma” é a sede
das emoções, fala dos mesmos afetos e sentimentos (Fp 2.3; 1 Jo 3.16-18). Todos
os crentes tinham o mesmo propósito, a mesma esperança, servindo ao mesmo
Senhor.
4. O Serviço.
Trata-se de um termo de significado amplo nas
Escrituras Sagradas. O termo, visto isoladamente, quer dizer um trabalho
realizado para alguém ou algo seguindo as suas instruções. O termo no Antigo
Testamento se relaciona, na maioria das vezes, aos sacerdotes no santuário e
também a qualquer pessoa temente a Deus (Js 24.15).
Na primitiva igreja de Jerusalém, o serviço cristão
está representado sumariamente na perseverança no ensino dos apóstolos, na
comunhão, no partir do pão e nas orações (At 2.42-47). É isso que Deus espera
de cada um de nós no cumprimento da Grande Comissão.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O tripé do discipulado bíblico é composto
de Palavra, Comunhão e Serviço.
SUBSÍDIO DE TEOLOGIA PRÁTICA
“O Discipulado Contribui para Compreender
a dimensão Sociocomunitária e a Formação de uma Nova Identidade. Além de muitas
figuras e metáforas encontradas nas Escrituras sobre a Igreja, ela também é
apresentada como uma família. A entrada ou a chegada de um novo discípulo na
congregação resulta, dentre tantos outros benefícios espirituais, no
desenvolvimento da autoestima e da autoaceitação.
Outro enorme benefício é o processo
terapêutico desenvolvido pela ação efetiva de tornar-se parte de algo que
possui reconhecido valor moral, psicossocial e espiritual. Por causa desse
extraordinário benefício provocado pelo ato de aceitação da igreja, ao receber
pessoas das mais variadas classes sociais, a igreja é interpretada por muitos
como a última fronteira de espaço para uma identidade genuína e pessoal. Um
novo discípulo, ao estar integrado em uma congregação, poderá dizer: ‘Estou
feliz com a minha nova família’. A Bíblia diz: ‘Deus faz com que o solitário
viva em família’ (Sl 68.6)” (SILVA, Rayíran Batista da. O Discipulado Eficaz e
o Crescimento da Igreja. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.35).
III - O DISCIPULADO E O CRESCIMENTO
SADIO DA IGREJA
A igreja precisa do processo do discipulado para
cumprir o propósito da Grande Comissão. Não se trata de opção, é ordem de Jesus
para a edificação e crescimento espiritual de cada cristão.
1. O crescimento espiritual.
O processo do discipulado tem por objetivo instruir
o novo convertido sobre os vários aspectos da vida cristã. Todas as pessoas que
vêm a Cristo precisam ser discipuladas, isso porque elas se tornaram novas
criaturas (2 Co 5.17) e passam a viver uma nova experiência (Rm 6.4). Elas
precisam ser ensinadas para o seu crescimento espiritual e amadurecimento na
fé: “crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
(2 Pe 3.18). Esse é o crescimento espiritual e sadio.
2. O crescimento numérico.
O processo do discipulado proporciona à igreja,
além do crescimento espiritual, o crescimento numérico (At 9.31). Note que o
propósito da terceira a viagem do apóstolo Paulo não foi para plantar igrejas
locais, mas para discipular e ensinar a igreja de Éfeso, formar e treinar
obreiros para a seara do Senhor. Ele ficou ali durante três anos (At 18.22,23;
19.1; 20.31).
3. O exemplo da igreja de Antioquia
da Síria.
O público da igreja de Antioquia era gentio,
identificado como “gregos” (At 11.20,21). Os apóstolos de Jerusalém enviaram
Barnabé para discipulá-los (At 11.22).
Ao se deparar com um grupo de gregos convertidos,
ele concluiu que ninguém seria melhor do que Saulo para ensinar esses novos
crentes de costumes estranhos. Barnabé não hesitou em buscá-lo em Tarso para
essa nobre tarefa (At 11.25). Eles discipularam a igreja durante um ano
inteiro. Assim, desde muito cedo na história do Cristianismo, a igreja se
preocupa com o discipulado, pois fazer discípulo não é a mesma coisa que fazer
membro de igrejas.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O verdadeiro discipulado contribui para o
crescimento espiritual e numérico da igreja.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“O discipulado eficaz estabelece a
relação adequada entre a obra da treliça e a obra da videira: As igrejas tendem
em direção à institucionalização, pela qual o foco muda da videira [orgânico]
para a treliça [estrutura]. Em vez de fomentar o crescimento moral-espiritual
dos discípulos, focaliza-se na manutenção de programas e estruturas
eclesiásticas.
A história é uma fiel testemunha do que
ocorreu na igreja cristã a partir do quarto século d.C. Por mais de 1200 anos,
a maioria absoluta da igreja viveu distanciada do verdadeiro Evangelho, até que
veio a Pré-Reforma, seguida da Reforma Protestante, como proposta de voltar a
posicionar a igreja nos trilhos do Evangelho de Jesus Cristo. Em parte, essa
realidade também ocorre com muita frequência na história de cada igreja local.
Por falta de investimento na vida
espiritual das pessoas (obra da videira), enfatiza-se a manutenção de
estruturas físicas e programas eclesiásticos (obra da treliça), causando,
assim, enormes prejuízos ao corpo de Cristo e, além disso, impedindo-o de
cumprir na terra a verdadeira missão. Novas treliças (estruturas) devem ser
criadas assim como antigas treliças devem ser ampliadas e restauradas, mas tão
somente para servir a sustentação à videira, que deve continuar merecendo a
principal atenção e continuar crescendo” (SILVA, Rayíran Batista da. O
Discipulado Eficaz e o Crescimento da Igreja. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019,
p.39).
CONCLUSÃO
Deus tem interesse no bem-estar social e espiritual
do ser humano. Isso vale para igreja e para a sociedade. A educação com base
nos princípios cristãos é importante porque, além dos valores espirituais,
contribui na construção de uma sociedade civilizada. A base dos valores morais
e espirituais é a Bíblia.
PARA REFLETIR
A respeito de “A Urgência do
Discipulado”, responda:
• A quem se aplica o termo
“discípulo” nos evangelhos?
O termo se aplica com frequência nos evangelhos aos
seguidores de Jesus (Mt 5.1; Jo 2.12).
• O que é a Grande Comissão?
É o nome que se dá à comissão que o Senhor Jesus
designou para a evangelização das nações.
• O que envolve a comunhão no
Cristianismo?
A comunhão no cristianismo envolve tanto o
relacionamento entre os irmãos como também com o Pai, com o Filho (1 Jo 1.3) e
com o Espírito Santo (2 Co 13.13).
• Qual o objetivo do processo do
discipulado?
O processo do discipulado tem por objetivo instruir
o novo convertido sobre os vários aspectos da vida cristã.
• Qual foi o propósito da terceira
viagem missionária do apóstolo Paulo?
O propósito da terceira a viagem do apóstolo Paulo
não foi para plantar igrejas locais, mas para discipular e ensinar a igreja de
Éfeso, formar e treinar obreiros para a seara do Senhor. Ele ficou ali durante
três anos (At 18.22,23; 19.1; 20.31).
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