Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).
Lição 10 | 2° Trimestre de 2020
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Vemos na carta aos efésios
capítulo 3.14-21, mais uma vez o apóstolo Paulo orando pelos servos do Senhor
Jesus Cristo em Éfeso. A primeira oração (ver capítulo 1.15-23), relaciona-se
principalmente com seu bem-estar espiritual. Enquanto a primeira oração se
centraliza no conhecimento, esta (em Ef 3.14-21) enfatiza a capacitação e o
amor.
1. O
conceito de oração intercessória.
Intercessão:
[Do lat. intercessionem]. Súplica em favor de outrem.
Oração intercesória é a ação de
orar por outras pessoas. O papel de mediador em oração era prevalente no Velho
Testamento (ex: Abraão, Moisés, Davi, Samuel, Ezequias, Elias, Jeremias,
Ezequiel e Daniel). No entanto, Cristo é retratado no Novo Testamento como o
intercessor supremo. Jesus acabou com a distância que existia entre nós e Deus
quando Ele morreu na cruz. Ele foi o mais importante mediador (intercessor) que
já existiu. Por causa disso podemos agora interceder em oração a favor de
outros Cristãos, ou pelos perdidos, pedindo a Deus que lhes conceda arrependimento
de acordo com Sua vontade.
a) Por
quem devemos fazer orações intercessórias:
· Todos em autoridade (1 Timóteo 2.2)
· Pastores (Filipenses 1.19)
· A Igreja (Salmos 122.6)
· Amigos (Jó 42.8);
· Os que não são salvos (Romanos 10.1)
· Os doentes (Tiago 5.14)
· Inimigos (Jeremias 29.7)
· Aqueles que nos perseguem (Mateus
5.44)
· Aqueles que nos abandonam (2
Timóteo 4.16)
· Todos os homens (1 Timóteo 2.1)
Todos os Cristãos têm o Espírito
Santo em seus corações e, da mesma forma como Ele intercede por nós de acordo
com a vontade de Deus (Romanos 8.26-27), devemos interceder uns pelos outros.
Isso não é um privilégio limitado apenas a uma elite Cristã exclusiva; esse é
um comando para todos. Na verdade, não oferecer oração intercessória a favor de
outras pessoas é pecado. “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o
SENHOR, deixando de orar por vós...” (1 Samuel 12.23).[1]
2. Que
Paulo pediu em sua oração intercessória?
2.1. Primeiro pedido: O fortalecimento com poder.
“Peço a Deus que... conceda a
vocês que sejam fortalecidos com poder” (Ef 3.16 - NAA).
O verbo krataiõthenai tem
o sentido de fortalecimento ou capacitação. Uma pessoa pode ser fortalecida em
amor, conhecimento ou alguma outra qualidade; a esta altura a oração é para que
os leitores de Paulo possam ser equipados com o poder (dunamis) que os habilita
a ficar firmes em Cristo, e a viver e trabalhar para Ele ( 1 Co 16.13; Fp 4.13).
Esse
poder se manifesta no homem interior, ou seja, na parte espiritual da
nossa natureza. É o homem interior que se deleita na lei do Senhor (Rm 7.22). É
o homem interior que é renovado dia após dia enquanto o homem exterior se
corrompe (2Co 4.16). Embora pertença a Deus, nosso homem interior carece de força,
crescimento e desenvolvimento.
2.2. O propósito fortalecimento pelo Espírito (Ef
3.16).
O propósito desse fortalecimento mediante
o Espírito é quádruplo. Vejamos.
(1) Que Cristo estabeleça a sua presença em nossos
corações (Ef 3.16,17; Rm 8.9,10);
(2) Que sejamos fundamentados em amor sincero a Deus, a Cristo
e ao próximo;
(3) Que compreendamos e experimentemos em nossa vida o amor de Cristo (Ef 3.18,19).
(4) Que sejamos "cheios de toda a plenitude de
Deus" (Ef 3.19), ou seja, que a presença de Deus nos encha de tal modo que
reflitamos e manifestemos, desde o íntimo do nosso ser, o caráter e a estatura
do Senhor Jesus Cristo (Ef 4.13,15,22-24).[2]
2.3. Segundo
pedido: que Cristo habite no coração de vocês pela fé (Ef 3.17).
Esse é o
resultado da força do Espírito: somos fortalecidos para que Cristo habite no
nosso coração. A verdade, é que Cristo passa a habitar no crente no momento da
sua conversão (Jo 14.23; Ap 3.20). Porém, não é esse o assunto desta oração.
Não se trata aqui de Cristo habitar no crente, mas, sim, de se sentir em casa.
Ele reside permanentemente em todos os convertidos. Porém, o pedido aqui é que
ele tenha livre acesso a todos os quartos e cantos do nosso ser; que não se
entristeça com nossas palavras, pensamentos, intenções e atos pecaminosos; que
desfrute de comunhão ininterrupta com o crente. Assim o coração do cristão se
transformará no lar de Cristo.
2.4. Terceiro pedido:
“compreender” o amor de Cristo.
“Isto
para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura,
o comprimento, a altura e a profundidade” (Ef 3.18 –
NAA).
As quatro
dimensões do amor de Cristo pela sua igreja:
Ø
A LARGURA vem
descrita em Ef 2.11-18. Refere-se à largura da graça de Deus que salva judeus e
gentios incorporando-os depois à sua igreja. O mistério abrange ambos os
segmentos da humanidade.
Ø
O COMPRIMENTO se
estende de eternidade a eternidade. Quanto ao passado, os crentes foram
escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo (Ef 1.4). Quanto ao futuro, na
eternidade haverá em Cristo Jesus uma revelação contínua da suprema riqueza da
sua graça e bondade para conosco através de Cristo Jesus (Ef 2.7).
Ø
A PROFUNDIDADE é
descrita vivamente em Ef 2.1-3. Estávamos atolados num abismo indizível de
pecado e degradação. Jesus entrou nessa selva de imundície e corrupção a fim de
morrer no nosso lugar.
Ø
A ALTURA é vista
em Ef 2.6, que mostra que fomos não somente ressuscitados, mas também
entronizados com Cristo nos lugares celestiais para compartilhar da sua glória.
3.5. Quarto pedido: conhecer o
amor de Cristo (Ef 3.19 – NAA).
Em 3.18, Paulo orou para que os crentes
pudessem “compreender” o amor de Cristo. Aqui, ele
orou para que eles pudessem conhecê-lo. Paulo também reconheceu que o amor de
Cristo é tão grande, que excede todo entendimento. Os crentes não podem explicar
racionalmente o amor de Cristo; eles somente podem conhecê-lo ao vivenciá-lo. Este
conhecimento requer vivência constante e crescente.
Conhecer experimentalmente o amor
de Cristo é “conhecer o próprio Cristo, em uma experiência cada vez mais
abrangente, e ter seu permanente e abnegado amor reproduzido em nós mesmos.
Paulo está se referindo a um entendimento experimental do amor de Cristo,
conforme se torna aparente em Ef 3.19, onde afirma que esse amor “excede todo
entendimento”. Além disso, independente de tudo que possamos conhecer a
respeito do amor de Cristo, sempre existirá muito mais para conhecer porque ele
é infinito e inexaurível.
Somente
aqueles que são nascidos de novo (2 Co 5.17) podem provar e experimentar esse
amor. Entretanto, esse fato não significa que possam explicá-lo, ele continua a
ser um amor que "excede a todo o entendimento".
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[1] < https://www.gotquestions.org/Portugues/oracao-intercessoria.html> (Acesse em março de 2020)
[2] Bíblia de Estudo Pentecostal