As Dez Portas de Jerusalém nos dias de Neemias

1. Porta das Ovelhas (Ne 3.1,2)

👉 Propósito: Ovelhas para o sacrifício eram trazidas através desta porta.

👉 Simbolismo: Significa o Cordeiro de Deus, morto na cruz por nós. Para passar por essa porta, você deve crucificar seu ego, orgulho e interesse próprio.

2. A Porta do Peixe (Ne 3.3-5)

👉 Propósito: Essa porta se localizava perto do mercado de peixe, onde os pescadores do mar da Galileia e do rio Jordão traziam peixes para vender.

👉 Simbolismo: Jesus disse: “Eu vos farei pescadores de homens”. A Porta do Peixe simboliza nosso testemunho cristão. Essa porta precisa de conserto em sua vida?

3. A Porta Velha [Jesana] (Ne 3.6-12)

👉 Propósito: Dizia-se que a Porta Velha fazia parte da antiga cidade de Salem (antes de ser conhecida como Jerusalém) — a cidade governada por Melquisedeque (veja Gn 14:18).

👉 Simbolismo: Essa porta representa uma verdade antiga, duradoura e imutável. As promessas de Deus são estabelecidas e eternas e formam a base de nossa vida e nossa fé.

4. A Porta do Vale (Ne 3.13,14)

👉 Propósito: A Porta do Vale abria-se para o vale de Refaim, a oeste de Jerusalém.

👉 Simbolismo: Essa porta representa humildade de mente. Deus se opõe aos orgulhosos, mas exalta os humildes. Quando o orgulho domina nossa vida, nossa Porta do Vale precisa de reparos.

5. A Porta do Monturo (Ne 3.14]

👉 Propósito: Essa porta conduz ao lixão no vale de Hinom.

👉 Simbolismo: Essa porta representa a necessidade diária de nos purificarmos do pecado, do egoísmo e da amargura. O fracasso em eliminar o pecado de nossa vida nos levará à ruína. A Porta do Monturo não é agradável para se pensar, mas desempenha uma função necessária em nossa vida.

6. A Porta da Fonte (Ne 3.15)

👉 Propósito: Essa porta estava perto do Tanque de Siloé.

👉 Simbolismo: A fonte simboliza o Espírito Santo, o fluxo refrescante da vida brotando dentro de nós, capacitando-nos a obedecer a vontade de Deus para nossa vida. Esta porta segue a Porta do Monturo por uma razão: depois que nossa corrupção interior é purgada, a fonte do Espírito nos lava.

7. A Porta das Águas (Ne 3.26)

👉 Propósito: Essa porta estava no muro oriental, perto do Templo. A água era trazida do Vale de Cedrom, através da Porta das Águas, para os reservatórios do Templo para serem utilizadas nas purificações cerimoniais.

👉 Simbolismo: A água é um símbolo da Palavra de Deus. A Porta das Águas em Jerusalém era a única porta que não precisava de reparos. A Palavra de Deus nunca se rompe, nunca precisa de conserto.

8. A Porta Oriental (Ne 3.28,29)

👉 Propósito: Essa porta é reservada para o Messias vindouro. O Senhor disse a Ezequiel: “Disse-me o Senhor: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor, Deus de Israel, entrou por ela; por isso, permanecerá fechada” (veja Ez 44.1 -3).

👉 Simbolismo: Essa porta dava de frente para o nascer do sol e era a porta da esperança. Sempre que o espírito pessimista desta era destrói nossa esperança, precisamos retornar à Porta Oriental e lembrar que Jesus, o Messias, está voltando.

9. A Porta dos Cavalos (Ne 3.28,29)

👉 Propósito: Essa porta estava no lado oriental da cidade, com vista para o Vale do Cedrom. Os guerreiros a cavalo se aproximavam e deixavam o palácio de Davi, ao norte do Templo, através da Porta dos Cavalos.

👉 Simbolismo: O cavalo é um símbolo de guerra — incluindo a guerra espiritual. “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne”, escreve Paulo, “e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (El 6:12). Somos soldados em uma poderosa luta contra o mal — portanto, monte em seu cavalo! Através da Porta dos Cavalos, cavalguemos para a batalha!


10. A Porta da Guarda (Ne 3.31)

👉 Propósito: Julgamentos eram realizados nessa porta.

👉 Simbolismo: Devemos parar na Porta da Guarda e nos examinar espiritualmente. Devemos pedir a Deus para esquadrinhar nossa consciência e remover qualquer pecado ou falsidade de nossa vida.

Artigo: RAY C. STEDMAN | Reverberação: www.subsidiosdominical.com

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !