Lição 4: A Iluminação Espiritual do Crente (Subsídio) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 4: A Iluminação Espiritual do Crente (Subsídio)

Subsídio bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD). Lição: 4 | 2° Trimestre de 2020 | Peça a Continuação deste Subsídio - Acesse Aqui!

O nosso estudo de hoje está baseado em Efésios 1.15 ao 23, onde vemos que Paulo ora[1] para que Deus permita que sua igreja compreenda quatro coisas a seu respeito.

(1) Sobre sua pessoa (1.15-17): "Para que Deus... vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele".
(2) Sobre sua promessa (1.18): "Para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança".
(3) Sobre seu poder (1.19-20a): "E qual a suprema grandeza do seu poder... que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos".
(4) Sobre sua posição (1.20b-23).
a) A posição de Cristo nos céus (1.20b-21): Ele ocupa o lugar exaltado à destra do próprio Pai.
b) Á posição de Cristo na terra (1.22-23): Ele foi designado cabeça da igreja.[2]
OBJETIVOS DA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE EM JESUS.
Efésios 1.18: “tendo iluminados os olhos do vosso entendimento...” (ARC)
Os olhos do vosso entendimento, refere-se “a faculdade de receber conhecimento – o espirito do homem (1 Co 2.11). O que o olho é para o corpo, o espírito é para o homem interior”.
É através desses olhos que conhecemos:
1 A esperança de seu chamado (Ef 1.18).
2 As riquezas da glória (Ef 1.18).
3 A grandeza de seu poder (Ef 1.19).[3]

Alguns manuscritos dizem "os olhos de seu coração". É necessário lembrar que, na linguagem bíblica, o coração (no grego kardias) não é apenas o centro das emoções, nem apenas o centro do intelecto ou compreensão, mas o centro de toda personalidade, “o homem interior em sua inteireza”.

O homem interior, ou seja, “o coração, possui faculdades espirituais paralelas aos sentidos do corpo. Pode ver (Sl 119.18; Jo 3.3), ouvir (Mt 13.9; Hb 5.11), provar (SI 34.8; 1 Pe 2.3), cheirar (Fp 4.18; 2 Co 2.14) e tocar (At 17.2 7). Era a isso que Jesus se referia quando disse do povo: "vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem" (Mt 13.13). A incapacidade de ver e compreender as coisas espirituais não deve ser atribuída à inteligência, mas sim ao coração. Os olhos do coração devem ser abertos pelo Espírito de Deus” (Warren W. Wiersbe).

1. A iluminação espiritual do crente (Ef 1.18 - ARC).
ILUMINAÇÃO - [Do lat. iluminationem, ato de iluminar] Obra sobrenatural do Espírito Santo sobre a mente humana, tornando-a suscetível à compreensão dos mistérios divinos. A iluminação é processada, primacialmente, quando se lê e se ouve a exposição da Palavra de Deus.[4]

O saudoso Pastor e comentarista Warren W. Wiersbe, observa que:
“O ser humano não é capaz de compreender as coisas de Deus contando apenas com sua mente natural. Precisa que o Espírito o ilumine (1 Co 2.9-16). O Espírito Santo revela a verdade da Palavra e, então, nos dá a sabedoria para compreendê-la e aplicá-la. Também nos concede o poder - a capacitação – para colocar a verdade em prática (Ef 3.14-21)”.
O apóstolo Paulo deixa claro quais deveriam ser os objetivos da iluminação espiritual dos crentes em Jesus.

Vejamos:
Tendo “iluminados”[5] os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder (Ef 1.18,19 - ARC[6])”.

2. Saber a esperança da sua vocação (Ef 1.18 - ARC).
Paulo intercede para que o Espírito Santo ilumine os crentes a fim de saberem “qual seja a esperança da vocação” em outras palavras, para que fossem capazes de experimentar e conhecer profunda e espiritualmente os privilégios de serem vocacionados. Essa esperança e essa chamada têm uma dimensão passada, presente e futura e está centrada em Cristo:

a) Deus chamou a Igreja no passado (ver 2 Tm 1.9). Essa chamada foi iniciativa de Deus e deu-se a partir da eleição da qual fazemos parte (Ef 1.3-14).

Paulo não se cansava de testemunhar que Deus o havia chamado "pela sua graça" (Gl 1.15); e lembrou a Timóteo que o cristão possui uma "santa vocação [chamado]" (2 Tm 1.9). Fomos [chamados] das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9).

b) A chamada abrange serviço e santificação no presente (Fp 3.13,14). Inclui ser irrepreensível, viver em comunhão e andar de modo digno (1.4; 2.11-18; 4.1).

c) A participação gloriosa no futuro (Ef 5.27), que compreende a vida eterna e a esperança de conhecer Deus face a face (1 Co 13.12).
O comentarista Warren W. Wiersbe nos alerta para o fato de que:
É importante lembrar sempre que, na Bíblia, o termo esperança não significa "espero que isso aconteça", como uma criança que espera ganhar uma bicicleta no Natal. Esse termo bíblico implica "certeza quanto ao futuro". O cristão espera, evidentemente, pela volta de Jesus Cristo para buscar sua Igreja (1 Ts 4.13-18; 1 Jo 3.1-3). A esperança referente a nosso chamado deve ser uma força dinâmica em nossa vida, estimulando-nos a ser puros (1 Jo 2.28 – 3.3), obedientes (Hb 13.17) e fiéis (Lc 12.42-48). O fato de que, um dia, veremos Cristo e seremos como ele deve nos motivar a viver como Cristo hoje.
👉ATENÇÃO!
Peça a Continuação deste Subsídio Clique Aqui!

SUGESTÃO DE LEITURA:
👉 Subsídios para a Classe de Adultos: Clique Aqui

👉 VIDEOAULAS  - Classe de JovensClique Aqui
👉 VIDEOAULAS - Classe de AdultosClique Aqui
🎯  Estudos para Professores EBD - Clique Aqui


[1] Ef 1.16 – Paulo era verdadeiramente um guerreiro da oração - lembrando-se das igrejas em suas orações pessoais: por exemplo, os romanos (Rm 1.9), os filipenses (Fp 1.3,4), os colossenses (Cl 1.3,4), e os tessalonicenses (1 Ts 1.2,3).
[2] Willmington, Harold L. A Bíblia em Esboços. [Tradução: Eros Pasquini Júnior] — São Paulo, SP: Editora Hagnos, 2001.
[3] DAKE, FINIS JENNINGS. Bíblia de Estudo Dake. Editoras: CPAD e ATOS
[4] Andrade, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico.../Claudionor Corrêa de Andrade. 9ª ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2000
[5] Ef 1.18 – Iluminados, no grego photizo, significa esclarecer, tonar evidente, dar entendimento, fazer brilhar (Dicionário Grego Strong).
[6] ARC – Ou seja, Bíblia na Versão Almeida Revista Corrigida.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad