Lição 1 - O Livro de Josué: Tempo de Conquista - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 1 - O Livro de Josué: Tempo de Conquista

Trimestre: 2° de 2020 | Revista: Professor | Lições Bíblicas de Jovens, CPAD – Aula: 05/04/2020
TEXTO DO DIA
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8.37)
SUGESTÃO DE LEITURA:

👉 Subsídios para a Classe de Adultos: Clique Aqui
👉 VIDEOAULAS  - Classe de JovensClique Aqui
👉 VIDEOAULAS - Classe de Adultos - Clique Aqui
🎯  Estudos para Professores EBD - Clique Aqui


SÍNTESE
Os resultados da liderança de Josué deixaram profundas lições para os hebreus e para nós, servos do Senhor, que vivemos na atualidade.

Agenda de leitura
SEGUNDA - Js 1.6
A vitória depende do esforço
TERÇA - 1 Cr 29.11
A vitória pertence a Deus
QUARTA - Sl 20.7
A confiança no Senhor é a base da vitória
QUINTA - Sl 44.3
A vitória é para a quem Deus se agrada
SEXTA - Pv 21.31
A vitória vem do Senhor
SÁBADO - Ec 9.11
Aproveitando as oportunidades para ter vitória

Objetivos
I- APRESENTAR um panorama geral do livro de Josué;
II- COMPREENDER o propósito, a divisão interna e o valor histórico do livro de Josué;
III - CONHECER os fatos que antecederam a história do livro de Josué.

Interação

Caro (a) professor(a), nesse trimestre estudaremos acerca do livro de Josué. Seus alunos e você terão a oportunidade de analisarem os desafios do povo de Israel durante a conquista da Terra Prometida. O comentarista, Reynaldo Odilo Martins Soares, é pastor em Natal - RN, juiz de direito, bacharel em Teologia e em Direito, especialista em Direito Processual Civil e Penal mestre e doutorando em Direito (Universidade do País Vasco - Espanha).  Autor dos seguintes livros, publicados pela CPAD: "Eu e Minha Casa" e "Tempo para Todas as Coisas".


Orientação Pedagógica

Querido (a) professor(a), você tem o privilégio de ser chamado por Deus para fazer conhecidos os mistérios dEle à nossa geração.  Assim sendo, neste início de trimestre, esforce-se, inspire-se, ore, jejue e estude (utilizando todas as ferramentas disponíveis). Apesar do imenso desafio inerente a essa tarefa, somado às muitas atividades do dia a dia, o Senhor não tem lhe deixado só, antes, pelo contrário, tem apresentado você como líder da juventude. Creia que, mais uma vez, a boa mão do Senhor lhe guiará. Dedique-se ao seu ministério e invista nele. O Mestre dos mestres é o maior interessado no êxito desta obra e Ele estará com você! Nos "tempos de conquistas" o inimigo sempre se levanta com fúria, mas somos mais que vencedores, por aquEle que nos amou (Rm 8.37).

Texto bíblico
Josué 1.1-6

 1         E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2         Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3         Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4         Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo.
5          Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6         Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

INTRODUÇÃO

Moisés libertou os israelitas da escravidão e, após a travessia do Mar  Vermelho  guiou-os pelo deserto, rumo à Terra Prometida. Caminharam por cerca de 40 anos, quando toda aquela geração adulta de ex-escravos morreu. Entretanto, diferentemente de outros povos, os hebreus não sucumbiram, pois Deus queria preservá-los para si, pois havia prometido que deles, descenderia o Salvador do mundo. Então, o Senhor levantou uma segunda geração, a qual foi adestrada no deserto. Ali os novos hebreus viram grandes milagres de Deus, conheceram a rebeldia de seus compatriotas e o resultado funesto que adveio para os desobedientes.

O tempo passou, morreram Miriã, Arão e Moisés, e Josué foi escolhido pelo Senhor para conduzir o seu povo. Logo depois, ele enviou dois espias à milenária cidade de Jericó, com o objetivo de estabelecer estratégias para a sua primeira guerra como líder dos hebreus, depois de haverem atravessado o Rio Jordão. Nesta série de lições, conheceremos as vitórias e conquistas do líder Josué e de todo o povo de Deus rumo à Canaã.


I - O LIVRO DE JOSUÉ

1. Visão panorâmica.
Josué é o primeiro dos livros denominados históricos das Sagradas Escrituras. Segundo os estudiosos, a obra começou a ser escrita por volta do ano de 1.400 a.C., - data aproximada da destruição da Cidade de Jericó. A maioria dos teólogos acredita que o servidor de Moisés, Josué, filho de Num, da tribo de Efraim, escreveu quase todo o livro, salvo o seu final, no qual se narra o seu falecimento.

O livro de Josué continua narrando a história dos hebreus após a peregrinação de 40 anos descrita no livro de Números. Entre Números e Josué há apenas um longo discurso de Moisés, com alguns fatos pontuais, dentre eles a morte de Moisés.

Josué apresenta aspectos singulares, indispensáveis a uma vida cristã saudável, pois os princípios espirituais nele inscritos e os eventos registrados servem de ensinamento, admoestação e conforto para os cristãos de todas as épocas.

2. Como era o mundo na época.
Segundo pesquisas históricas, quando Israel transpôs o Rio Jordão, por volta de 1400 a.C., muitos povos já estavam em estágio civilizatório bem mais avançado, mas outros, por seu turno, sequer existiam. No Japão, a primeira fase da civilização Jomon chegava ao seu apogeu. Em vários lugares da Europa, as populações começaram a erguer vilas fortificadas. No Peru, mais ou menos nesse período, foi iniciado o uso de instrumentos de metais, porém não havia civilização na América do Norte, sendo que o primeiro povo surgiu no México, - os olmecas, por volta de 1.500 a.C. O Império assírio viria a surgir 1.200 anos a.C. e somente em 21 de abril de 753 a.C., seria fundada a cidade de Roma.

Naqueles idos o Egito era um país rico (não obstante houvesse perdido a mão de obra escrava dos hebreus). Quanto a Babilônia e a Assíria, que ao longo da história destruíram muitas nações, hoje não mais existem. Israel, porém, uma nação formada inicialmente por ex-escravos, mostrou ser um projeto que deu certo, sendo atualmente um países de primeiro mundo.

3. Canaã.
O território de Canaã, a denominada Terra Prometida, tinha aproximadamente 290 km de comprimento por 65 km de largura e ficava a 480 km do Egito para o sul; a 1.100 km, para nordeste, encontrava-se Nínive, e para o leste, também a 1.100 km, a Babilônia; mais além, a 1.600 km localizava-se a Pérsia; para o noroeste, a 1.300 km a Grécia e, após, a 2.400 km, a cidade de Roma (fundada posteriormente à conquista da Terra Prometida). A Terra Prometida era uma estreita faixa de terra no Oriente Médio. Deus poderia ter prometido que eles iriam conquistar o mundo, mas não, o Senhor estabeleceu apenas aquilo que seria necessário para o seu povo fazer a diferença na Terra. Por isso, ao longo da história, Israel nunca se notabilizou como povo conquistador, como outras nações. Os hebreus sempre buscaram, até os dias de hoje somente a herança prometida por Deus.

Pense!
Por que Deus não estabeleceu a Terra Prometida com dimensões continentais, mas preferiu dar uma estreita faixa de terra entre nações poderosa?

Ponto Importante
Deus não anelava que seus filhos dominassem o mundo, mas que prosperassem no lugar onde foram plantados, abençoando todas as nações da terra.

II - O PROPÓSITO, A DIVISÃO E O VALOR DO LIVRO DE  JOSUÉ


1. Propósito.
O livro de Josué é um marco na história dos hebreus. Agora o povo parecia estar cheio de fé e mais  unido. Assim Josué, o escritor do livro, teve como objetivo apresentar uma visão do seu chamado, do milagre da travessia do Jordão, a devoção e obediência do povo, bem como das campanhas militares para conquistar a terra que Deus havia prometido. Mais tarde, o salmista declarou: "Pois não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou, e sim a tua destra, e o teu braço, e a luz da tua face, porquanto te agradaste deles" (Sl 44.3). O livro também tem o propósito de mostrar toda a caminhada ministerial de Josué, bem como apresenta detalhes das muitas batalhas e das condições nas quais a terra não apenas foi conquistada, mas também dividida em áreas tribais. Por fim, Josué se despediu dos hebreus, conclamando-os a que servissem fielmente ao Senhor.

 2. Divisão.
O livro de Josué possui uma clara divisão interna, bastante útil para entendermos os estágios da saga dos hebreus rumo à Canaã. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, podemos dividir o livro de Josué da seguinte maneira:


I. Preparação para a conquista (1.1-5.15):
a) Preparando o povo (1.1-2.24);
b) Preparando a estratégia (3.1-5.15).
II. A conquista efetiva (6.1-12.24):
a) As primeiras cidades (6.1-8.35);
b) Os gibeonitas e o resto da terra (9.1-12.24).
III. A divisão da terra (13.1-22.34):
a) Uma porção de terra para cada tribo (13.1-19.51);
b) As instruções especiais para as cidades de refúgio, os levitas e as tribos a leste do Jordão (20.1-22.34).
IV. A mensagem final de Josué (23.1-24.33):
a) As últimas palavras de Josué (23.1-24.13);
b) A renovação do concerto (24.14-33). Não obstante essa excelente divisão do livro de Josué, é  necessário dois acréscimos: o chamado de Josué (1.1-9) e o seu falecimento (24.29-33). Tais episódios funcionam como introdução e conclusão dessa extraordinária obra literária, a qual, por sua importância, transpôs os milênios, e continuará ensinando gerações de servos de Deus.

3. Valor.
O livro de Josué tem um extraordinário valor histórico, por narrar como o povo de Deus atravessou milagrosamente o Rio Jordão, no período das cheias, a queda de Jericó bem como a conquista e divisão da Terra Prometida. Ao contar essas histórias, Josué não omitiu nenhum dos seus erros, para demonstrar que, embora tenham feito algumas escolhas equivocadas, Deus nunca perde o controle da história. Afinal, como disse Paulo: "[...] Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus [...]" (Rm 8.28). O livro de Josué é importante para a nossa vida devocional, pois nos mostra que somos indivíduos falíveis buscando nos relacionarmos com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o qual, cheio de bondade e misericórdia, cumpre integralmente sua promessa.

Pense!
Por que os livros canônicos mencionam as façanhas, mas também os erros cometidos pelos heróis da fé?

Ponto Importante
O princípio espiritual, mencionado por Jesus, de que "não há nada escondido que não venha a ser revelado", mostra-se verdadeiro com frequência nas Escrituras.

III - ANTECEDENTES HISTÓRICOS


1. O deserto chegou ao fim.
A liderança de Josué deu início a um novo tempo, onde não haveria mais nuvem e coluna de fogo, nem o maná cotidiano, nem água saindo da rocha. Eles agora não morariam em frágeis tendas, mas em casas bem construídas, comeriam dos frutos que a terra produzisse e beberiam a água dos rios e mananciais. Os milagres experimentados durante a caminhada pelo deserto se tornariam mais esporádicos, porém Deus estava dando-lhes uma terra que manava leite e mel.

Como os hebreus conseguiram chegar até Canaã? Somente a mão de Deus operando poderosamente em favor deles.

2. As últimas palavras de Moisés.
Com o fim da caminhada pelo deserto, o povo chegou à fronteira da Terra Prometida, e, por orientação do Senhor, Moisés convocou uma reunião com todos, pois ele sabia que morreria em breve, sem entrar em Canaã. Entretanto, o povo precisava ouvir, mais uma vez, todos os mandamentos do Senhor.

3. Um novo tempo de fé e expectativas.
Os hebreus estavam cheios de fé e boas expectativas, diferentemente do que ocorrera 38 anos antes, quando Deus reprovou toda uma geração (Nm 14). Agora, para entrar na Terra Prometida, eles teriam de enfrentar um obstáculo: As águas do Rio Jordão.

A expectativa de que algo poderoso da parte Deus aconteceria, e que teriam grandes vitórias, transformou-se numa certeza entre os hebreus. Assim, Deus os aprovou, "pois sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11.6), e realizou grandes milagres no meio do seu povo. Esta verdade acerca da fé genuína é atemporal. Nos dias de Jesus, os que iam até Ele com fé, como aconteceu com a mulher do fluxo de sangue, o cego de Jericó, a mulher Cananeia, dentre outros, experimentaram e receberam a cura.

Pense!
Por qual razão a Lei foi transmitida novamente ao povo antes da entrada na Terra Prometida, se eles já a conheciam?

Ponto Importante
A falta de fé em Deus impede-nos de vermos o sobrenatural. Deus se agrada da nossa fé e da nossa obediência.

SUBSÍDIO

"Josué é o primeiro dos livros da história profética que descreve o relacionamento de Deus com um povo escolhido depois da morte de Moisés, o mediador da aliança do Sinai. Existe um forte senso de continuidade histórica no fato de Deus, em fidelidade à sua aliança com os patriarcas e as nações teocráticas, conduzir Israel à terra da bênção e estabelecer as tribos em sua Terra Prometida. Através de atos reais e poderosos de redenção, Ele exibe a sua presença e poder. Esses atos são, ao mesmo tempo, reais e proféticos do segundo Josué, isto é, do seu Jesus Cristo, nosso Salvador.

A era de Josué representa o ápice da fé conjunta e da fidelidade no Antigo Testamento. E, como tal, ela também é profética em relação à fé dos remanescentes de Israel no final dos tempos, que irão triunfar sobre seus inimigos no dia do Senhor. Da mesma forma, o livro de Josué ilustra o atual conflito do povo de Deus contra os poderes malignos - contra os iníquos reis e príncipes do mundo invisível, os governantes cósmicos dessa era de trevas, as hostes espirituais da maldade na esfera sobrenatural - e contra o próprio Satanás (Ef 6.6.10-18). Essa guerra espiritual é enfrentada quando o crente se esforça fervorosamente para possuir tudo o que Deus lhe prometeu em Cristo (Ef 1.3)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 1099).

CONCLUSÃO

O livro de Josué retrata de forma empolgante a travessia do Jordão, as inúmeras batalhas que propiciaram aos hebreus tomarem posse da Terra Prometida, bem como a divisão da terra pelas tribos que conquistaram os territórios que lhes foram concedidos por herança. Podemos aprender, mediante a leitura do livro de Josué, o quanto é glorioso confiar em Deus e obedecer às suas ordenanças.

HORA DA REVISÃO

1. Segundo a lição, em que data o livro de Josué foi escrito?
R: Segundo os estudiosos, foi escrito no ano de 1.400 a.C.

2. Quem é o autor de grande parte do livro de Josué?
Josué, filho de Num, da tribo de Efraim, escreveu quase a totalidade do livro, salvo o seu final, no qual se narra o seu falecimento.

3. Qual a largura e o comprimento da Terra Prometida?
A Terra Prometida tinha aproximadamente 290 km de comprimento por 65km de largura.

4. Cite três fatos que atribuem valor histórico ao livro de Josué.
O livro de Josué tem extraordinário valor histórico, por narrar como o povo de Deus atravessou milagrosamente o rio Jordão, no período das cheias, a queda de Jericó, bem como a conquista e divisão da Terra Prometida.

5. Qual o propósito do livro de Josué?
Josué, o escritor do livro teve como objetivo apresentar uma visão do seu chamado, do milagre da travessia do Jordão, a devoção e obediência do povo, bem como das campanhas militares para conquistar a terra que Deus havia prometido.


Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.


Post Bottom Ad