Joseph Franklyn Rutherford - Subsídios Dominical🎓

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad




Joseph Franklyn Rutherford

Joseph F. Rutherford
Russell faleceu em 1916, assumindo a presidĂȘncia Joseph F. Rutherford. Foi eleito pela organização em 06/01/ 1917. Ele reorganizou a STV, levantando-a das cinzas. A transição de Russell para Rutherford foi de grande anarquia na organização das Testemunhas de JeovĂĄ. A publicação da suposta obra pĂłstuma de Russell, intitulada The Finished Mystery (O MistĂ©rio Consumado), o sĂ©timo volume de Estudos das Escrituras, publicado por Russell, serviu como meio de consolidar em torno de si o domĂ­nio e o controle da organização.
§  LiçÔes Dominical da para a Classe dos Adultos, Aqui
§  LiçÔes BĂ­blica para os Jovens, Aqui
§  SubsĂ­dios BĂ­blicos para as LiçÔes, Aqui

Uma das razĂ”es de Rutherford publicar o livro O MistĂ©rio Consumado foi para provar para os membros da Torre de Vigia que ele era sucessor legĂ­timo de Russell. O que nĂŁo era verdade, quem de fato escreveu o tal livro nĂŁo foi Russell e nem o prĂłprio Rutherford. O livro foi escrito por Clayton J. Woodworth e George H. Fischer. Russell havia feito um testamento em 1907, publicado na revista A Sentinela de 1° de janeiro de 1916. Nele passou, ainda em tempo, a direção de sua organização para uma comissĂŁo chamada de ComissĂŁo Editora, formada por cinco homens, e Rutherford nĂŁo era um deles, Russell apenas o colocou como suplente.

Depois Rutherford destituiu esses cinco membros para que pudesse reinar sozinho. Esse golpe de Rutherford causou grande dissidĂȘncia e divisĂŁo do movimento. Ainda hoje existem os auroristas, que seguem a linha de Russell.

Veja também:
·          Heresia e SeitaAqui
·          Alerta Contra os Falsos Mestre e suas Heresias - Aqui
·          Charles Taze Russell – SĂ­ntese da histĂłria - Aqui

TĂŁo logo assumiu a presidĂȘncia da STV, em virtude dos violentos ataques ao governo americano nos editoriais da revista Watchtower, a organização foi dissolvida por determinação judicial, Rutherford com os demais diretores da STV foram presos, julgados e condenados, cumprindo pena na PenitenciĂĄria Federal de Atlanta, atĂ© que o processo foi revisto e eles foram postos em liberdade. Isso o levou a posição de herĂłi aos olhos dos Estudantes da BĂ­blia, como eram chamados na Ă©poca os seguidores da STV. Rutherford soube tirar proveito disso e assim conseguiu se projetar tornando num "santo homem de Deus", e, como disse William J. Schnell: "Essa aurĂ©ola nĂŁo o abandonou atĂ© ao dia de sua morte (1942)". Isso fez dele o homem mais poderoso da organização.

Rutherford implantou no seu movimento o sistema que destrĂłi o individualismo das pessoas. Por isso que ainda hoje as Testemunhas de JeovĂĄ sĂŁo proibidas de pensarem por si mesmas, o que as autoridades do movimento chamam de "ideias independentes". Os lĂ­deres da STV pensam por elas. Foi em 1920 que as Testemunhas de JeovĂĄ iniciaram suas atividades no Brasil, ainda na Ă©poca de Rutherford.

O nome "Testemunha de JeovĂĄ"

O nome "Testemunha de JeovĂĄ" foi dado por Rutherford no congresso deles em 1931, em Columbus, Ohio, EUA. Antes eram conhecidos como Estudantes Internacionais da BĂ­blia. Ainda hoje as Testemunhas de JeovĂĄ pensam que a expressĂŁo "vĂłs sois minhas testemunhas, diz o SENHOR", de IsaĂ­as 43.10, Ă© uma referĂȘncia aos membros da Sociedade Torre de Vigia, pois assim elas aprendem nos salĂ”es do reino. Mas uma leitura cuidadosa nos versĂ­culos seguintes revela que a mensagem diz respeito ao povo de Israel. Essa passagem bĂ­blica de IsaĂ­as Ă© usada como fundamento do nome que o movimento usa. Rutherford emplacou a falsa ideia de que a STV Ă© a representante visĂ­vel do reino de JeovĂĄ no mundo.

SOARES, Esequias. Manual de ApologĂ©tica CristĂŁ: Defendendo os Fundamentos da AutĂȘntica FĂ© BĂ­blica. 2ÂȘ edição de 2003. CPAD. Divulgação: SubsĂ­dios EBD

Post Bottom Ad