TEXTO DO DIA
Escondi a tua palavra no meu coração,
para eu não pecar contra ti. (Sl 119.11)
SÍNTESE
Ler a Bíblia de forma correta é
importante não apenas para que entendamos perfeitamente a sua mensagem, mas
também para que a pratiquemos.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA
- At 18.4: A Palavra usada de modo correto convence as
pessoas
TERÇA
- At 8.30: Entendes o que lês?
QUARTA
- Sl 119.97: O amor à Lei de Deus
QUINTA
- Os 4.6: A falta de entendimento faz o povo perecer SEXTA - Mt 7.24: Construindo sobre um alicerce sólido
SÁBADO
- Tg 1.22: Sejamos praticantes da Palavra de Deus
OBJETIVOS
•
COMPREENDER a importância de Ler e interpretar a Bíblia
corretamente;
•
MOSTRAR a forma como o pentecostal lê a Bíblia;
•
CONSCIENTIZAR de que o livro de Atos tem caráter
descritivo e prescritivo.
INTERAÇÃO
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor (a),
escreva no quadro as palavras hermenêutica bíblica. Em seguida pergunte os
alunos: “O que é hermenêutica bíblica?" Incentive a participação de todos
e ouça-os com atenção. Explique que a hermenêutica bíblica é uma disciplina da
Teologia que nos permite conhecer as regras para interpretar e aplicar as
Escrituras corretamente. A hermenêutica tem como objetivo estabelecer regras
gerais de interpretação, a fim de que tenhamos uma interpretação correta do
texto bíblico. Diga que nós pentecostais também fazemos uso dessa ciência. Não
interpretamos e aplicamos os textos bíblicos baseados apenas em emocionalismo e
experiências pessoais como alguns fazem questão de afirmar alguns. O Movimento
Pentecostal preza pela interpretação e aplicação correta dos textos bíblicos.
TEXTO
BÍBLICO
Atos 2.1-13
1 Cumprindo-se o dia
de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 e, de repente, veio
do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em
que estavam assentados.
3 E foram vistas por
eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um
deles.
4 E todos foram
cheios do Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o
Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém
estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão
debaixo do céu.
6 E, correndo aquela
voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na
sua própria língua.
7 E todos pasmavam e
se maravilhavam, dizendo uns aos outros; Pois quê! Não são galileus todos esses
homens que estão falando?
8 Como pois os
ouvimos, cada um. na nossa própria língua em que somos nascidos?
g Partos e medos,
elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e
Ásia,
10 e Frigia, e
Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto
judeus como prosélitos),
11 e cretenses, e
árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de
Deus.
12 E todos se
maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto
dizer?
13 E outros,
zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
INTRODUÇÃO
Um dos maiores
desafios dos grupos cristãos evangélicos tem sido a Leitura da Bíblia e a sua
correta interpretação. A forma como vão expor seus ensinos e principalmente
aplicá-los, depende da maneira como leem e interpretam as Sagradas Escrituras.
Por isso, há regras que norteiam a interpretação da Bíblia, dirigindo o leitor
não apenas ao perfeito entendimento do texto bíblico, mas acima de tudo,
motivando-o à aplicação correta. Se lermos o texto sagrado e o interpretamos de
maneira imprópria, a aplicação também será imprópria. E de que forma os
pentecostais leem a Palavra de Deus? Sua interpretação acerca dos textos de Atos,
sobre a vinda do Espírito Santo e 0 falar em Línguas, é correta? Será que os
dons espirituais seriam para os nossos dias? As respostas a essas perguntas
passam pelo processo de leitura e interpretação corretas da Palavra de Deus.
I
- POR QUE LER E INTERPRETAR A BÍBLIA CORRETAMENTE
1. Ler corretamente para entender corretamente.
Um dos segredos para
uma vida cristã sadia é o correto entendimento do texto sagrado. Se pensarmos
que a Bíblia foi produzida em um contexto diferente do nosso, devemos então acatar
princípios que nos ajudem a entendê-la. Para isso, a Teologia elaborou um
método que direciona de forma acertada como um cristão deve ler a Bíblia. E por
qual motivo isso foi feito? Para que todo cristão, em sua leitura, leve em
conta os princípios que lhe permitirão aplicar a leitura bíblica às suas vidas.
O desafio de ser um praticante da Palavra de Deus passa, portanto, pela
interpretação correta. Não temos dúvida de que certos textos têm uma
aplicabilidade imediata, pois não necessita de muitas explicações para a sua
compreensão, já que a mensagem traz elementos que são conhecidos de
praticamente todas as pessoas, como por exemplo, os Dez Mandamentos: "Não
adulterarás." "Não furtarás." "Não dirás falso testemunho
contra o teu próximo" (Êx 20.14-16). Outros textos, como o que se refere a
Melquisedeque em comparação ao Senhor Jesus, "rei de justiça e depois
também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não
tendo princípio de dias nem fim de vida” (Hb 72,3), precisam de uma explicação,
pois corremos o risco de entendermos que Melquisedeque surgiu do nada, que não
teve pai ou mãe. Na verdade, a genealogia de Melquisedeque não é apresentada no
texto sagrado, mas ele, como qualquer ser humano, tinha pai e mãe.
O entendimento
correto de um texto passa pela sua leitura correta. Tais princípios não têm por
objetivo cercear a leitura da Palavra de Deus, e sim fazer com que essa leitura
se enquadre dentro do objetivo que o escritor tinha quando foi inspirado a
materializar a revelação de Deus de forma escrita.
2. Ler corretamente para ensinar e aplicar.
Um dos propósitos da
leitura correta das Escrituras é o ensino correto dela. Se uma leitura e
interpretação do texto sacro forem dirigidas por premissas equivocadas, tais
premissas acarretarão um ensino equivocado da Palavra de Deus. Por sua vez, um
ensino equivocado traz práticas equivocadas e danosas para a Igreja de Cristo.
Não é à toa que, ao longo do texto sagrado, Deus se encarrega de usar seus
servos para que exortem o seu povo a que pratiquem obras corretas e vivam uma
existência que, efetivamente, agrada a Deus. Cremos que quando Deus inspirou os
escritores a redigirem o texto sagrado, Ele o fez para que a sua vontade fosse
praticada (2 Tm 3.16,17).
3. O respeito para com o texto sagrado.
Deus, ao inspirar
seus servos a que escrevessem sua Palavra, o fez em um contexto diferente do
nosso. A Bíblia não foi escrita em nenhuma versão em português do século XXI,
no Brasil. Foi escrita em pelo menos três línguas diferentes: o hebraico, o grego
e algumas porções em aramaico. Homens em posições sociais diferentes, lugares
diferentes e em tempos diferentes compuseram o texto que temos hoje em mãos, e
para que haja uma correta interpretação desses textos é preciso que respeitemos
essas observações. O cristão cuidadoso vai ler o texto sagrado estudando o
contexto em que a Escritura foi produzida.
II - COMO O PENTECOSTAL LÊ A BÍBLIA
1. Privilegiando o texto primeiramente na sua
literalidade.
Crentes pentecostais
valorizam a literalidade do texto. Se Jesus disse que em seu nome expulsaríamos
demônios, pentecostais não discutem se é possível ou não a libertação de
pessoas possessas por espíritos imundos em nossos dias. Simplesmente oram e,
crendo nas palavras de Jesus, expulsam demônios. Se Jesus disse que em seu nome
seus discípulos falariam em novas línguas, pentecostais entendem que tal evento
seria cumprido por Deus (Mc 16.14-20).
É evidente que
pentecostais não atribuem literalidade a um texto que não deve ser entendido
literalmente. Há textos cujo sentido é figurado, como no caso em que Jesus
disse que Ele era a porta, o caminho, o pão do céu. Entendemos que o Senhor se
valeu de elementos conhecidos do seu tempo para comunicar verdades por meio de
comparações, e que esses elementos não são sempre literais.
O que não se pode é
acreditar que. no processo de interpretação da Bíblia, podemos mudar as regras
conforme a nossa conveniência.
2. Respeitando o contexto histórico e os gêneros
literários.
A Palavra de Deus
teve sua escrita encerrada há pouco menos de dois mil anos. Portanto, há um
hiato de tempo entre nós e os acontecimentos descritos na Bíblia que deve ser
observado na leitura e interpretação do texto, pois não se pode esquecer que o
tempo, os costumes, a forma como viviam os homens e mulheres daquela época eram
diferentes dos nossos. Na Bíblia há textos históricos que registram
acontecimentos dentro e fora de Israel, para que fossem conhecidos pelas
gerações seguintes (Dt 6.20,21). Há, na Bíblia, poesia descrita com
sensibilidade por pessoas que registraram suas emoções com alegria, tristeza,
desapontamento e contentamento, mas também confiança em Deus (Sl 42.10,11). Há
textos proféticos nos quais Deus usa seus servos para declarar o que ocorrerá
no futuro e advertir seu próprio povo a que viva uma vida justa o honre ao
Senhor com uma adoração genuína e respeite seus irmãos (Mq 6.8). A Bíblia traz
cartas dos apóstolos a pessoas e a igrejas, tendo em vista que os leitores, que
agora professavam uma nova fé, precisavam ser instruídos sobre como poderiam
viver neste mundo. Esses detalhes precisam ser respeitados no momento da
leitura da Bíblia, ou faremos interpretações equivocadas da revelação divina.
3. Entendendo que a Bíblia é a Palavra de Deus.
Crentes pentecostais
consideram a Bíblia como a Palavra de Deus. Isso implica reconhecer igualmente
que a chamada revelação escriturística se completou com o encerramento do
Cânon, e que qualquer outra revelação trazida por meio intelectual ou por dons
espirituais precisa se curvar à revelação inspirada por Deus em sua Palavra.
Cremos que Deus, para a edificação da Igreja, concede dons espirituais que
podem trazer, eventualmente, novas diretrizes a grupos ou pessoas, mas nenhuma
revelação trazida em nossos dias, seja por profecia, seja pela palavra do
conhecimento, pode ser entendida como sendo da parte de Deus se estiver
contrária ao que o Senhor já declarou em sua Palavra.
III
- O LIVRO DE ATOS - DESCRTIVO OU PRESCRITIVO
1. A ação do Espírito Santo na Igreja.
O livro de Atos
recebe esse nome por ser o registro dos feitos dos apóstolos após a ascensão de
Jesus, mas acima de tudo, é o registro dos atos do Espírito Santo na Igreja e por meio dela. Lucas não
apenas se preocupa em registrar o crescimento da Igreja, mas também a forma com
que Deus agia para que a mensagem do Evangelho transformasse pessoas e fizesse
crescera Igreja (At 2.47b).
2. A interpretação de Pedro.
Por ocasião da descida do Espírito Santo no
cenáculo, com o sinal de falar outras línguas que transmitiam as grandezas de
Deus, o apóstolo Pedro não hesitou em atribuir o fato à profecia de Joel, de
que o Espírito de Deus seria derramado em toda a carne. É curioso o fato de que
haja crentes em nossos dias que não veem problema na forma como Pedro aplicou a
passagem de Joel ao que havia acontecido no Dia de Pentecostes, mas rejeitam
que esse derramamento do Espírito de Deus é para os nossos dias. Se examinarmos
bem as Escrituras, veremos que tanto Jesus quanto os discípulos conheciam a
Palavra e a interpretavam de forma correta.
3. Atos é descritivo ou prescritivo?
Essa é uma questão
que precisa ser entendida, a fim de que olhemos o livro de Atos como mais do
que um livro de história. Quando dizemos que o livro de Atos é meramente uma
descrição do que se passou nos primeiros 35 anos da Igreja, queremos dizer que
a sua narrativa serve somente de registro histórico, e que não tem a intenção
de indicar que os eventos iniciados pelo Espírito Santo devem se repetir em
nossos dias. De acordo com essa possibilidade de interpretação, as línguas, as
curas, as operações de milagres, revelações e outras ocorrências não deveriam
ser correntes na Igreja de nossos dias, pois o livro de Atos tem caráter
meramente descritivo. Mas se o Livro de Atos tiver o caráter descritivo e
prescritivo, então podemos crer que as experiências relatadas por Lucas podem
se repetir em nossos dias e o Espírito de Deus é o responsável por milagres,
curas e manifestação dos dons operados tanto na Igreja quanto no ministério
pessoal.
SUBSÍDIO
1
“Nós, pentecostais, nunca vimos o abismo
que separa o nosso mundo do mundo do texto em sentido geral. Combinar nossos
horizontes com o do texto ocorre naturalmente, sem muita reflexão, em grande
parte porque o nosso mundo e o do texto são bastante semelhantes. Tendo em
vista que os teólogos e acadêmicos ocidentais dos últimos dois séculos
empregaram grandes esforços para saber como interpretar os textos bíblicos que
falam da atividade milagrosa de Deus, os pentecostais não foram afligidos com
esse tipo de mal-estar. Enquanto Rudolph Bultmann desenvolveu sua demitologização ao Novo Testamento, os
pentecostais silenciosamente oravam pelos enfermos e expulsavam demônios.
Enquanto os teólogos evangélicos, seguindo os passos de B. B. Warfield,
procuravam explicar por que devemos aceitar a realidade dos milagres
registrados no Novo Testamento, mas, ao mesmo tempo, não esperar que ocorram
hoje, os pentecostais estavam testemunhando que Jesus operava 'prodígios e
sinais' contemporâneos quando estabeleceu a igreja.
Não, a
hermenêutica da maioria dos crentes pentecostais não é exclusivamente complexa.
Não está cheia de questões sobre a confiabilidade histórica ou repleta de
cosmovisões ultrapassadas. Não é excessiva mente reflexiva sobre os sistemas
teológicos, a distância cultural ou as estratégias literárias" (MENZIES,
Robert. Pentecostes: Essa História é a Nossa História. 1.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2016, pp. 21,22).
SUBSÍDIO
2
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CONCLUSÃO
Ler e interpretar
corretamente a Palavra de Deus é um requisito necessário para que todo cristão
cresça na vida espiritual e pessoal. Pentecostais leem as Sagradas Escrituras
com zelo e esclarecimento, de maneira que busquem sempre a interpretação
correta do texto sagrado. Esse cuidado se dá pela certeza de que a correta
interpretação do texto gerará a correta aplicação, e esta redundará na vivência
debaixo da vontade e da bênção de Deus.
HORA
DA REVISÃO
1- Segundo a lição, qual o segredo para uma vida cristã
sadia?
Um dos segredos para
uma vida cristã sadia é o correto entendimento do texto sagrado.
2- O que é necessário para um entendimento correto de um
texto?
É necessário ler o
texto corretamente.
3- Cite um dos propósitos da leitura correta das Escrituras.
Ensinar e aplicar
corretamente o texto sagrado.
4- Quais são as línguas originais da Bíblia?
Hebraico e grego.
5- Como o crente pentecostal lê a Bíblia?
Privilegiando o texto
primeiramente na sua literalidade; respeitando o contexto histórico e os gêneros
literários e entendendo que a Bíblia é a Palavra de Deus.
SAIBA MAIS: Lição
1 - O que é o Movimento Pentecostal