TEXTO DO DIA
“E estes sinais seguirão aos que
crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.”(Mc 16.17)
SÍNTESE
O Movimento Pentecostal, iniciado no
Livro de Atos e que continua em nossos dias, é a materialização da promessa de
revestimento de poder da parte do Senhor Jesus Cristo para a sua Igreja.
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA
- Dt 16.1: Deus relembra ao povo o livramento recebido
TERÇA - Dt 16.10: O Pentecostes vinha depois da Páscoa
QUARTA
- Dt 16.11: O Pentecostes trazia alegria aos hebreus e a outras pessoas
QUINTA
- At 1.14: O Pentecostes começa com oração
SEXTA
- At 2.4: Uma promessa cumprida
SÁBADO
- At 2.39: Uma promessa para os nossos dias
OBJETIVOS
I-
APRESENTAR um panorama bíblico do Pentecostes;
II
RECONHECER que a promessa divina do derramamento do
Espírito foi feita ainda no Antigo Testamento;
III-
CONSCIENTIZAR de que o Pentecostes é uma promessa cumprida
em nossos dias.
INTERAÇÃO
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Sugerimos que você inicie a aula
escrevendo no quadro a indagação que é o título da lição; “O que é o Movimento Pentecostal?"
Em seguida divida a turma em grupos e dê um tempo para que, em grupo, os alunos
discutam a questão. Depois, reúna os alunos formando um único grupo. Ouça as
respostas e faça as considerações que achar necessárias. Em seguida explique
que o Movimento Pentecostal não é resultado da vontade humana ou exclusivo das
Assembleias de Deus. Diga que ele teve seu início no livro de Atos e que tal
Movimento é a materialização da promessa de revestimento de poder da parte do Senhor
Jesus para a sua Igreja. Conclua a atividade enfatizando que embora o Movimento
Pentecostal não seja exclusivo das Assembleias de Deus, atualmente ela é a
maior denominação pentecostal do país. Segundo dados do IBGE a cada dia aumenta
o número de pentecostais assembleianos em nossa nação.
TEXTO
BÍBLICO
Joel 2.28-32
28 E há de ser que,
depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas
filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão
visões.
29 E também sobre os
servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei
prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se
converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível
dia do SENHOR.
32 E há de ser que
todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em
Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que
o SENHOR chamar.
INTRODUÇÃO
Há pouco mais de um
século, cristãos em vários lugares do mundo passaram a experimentar em seus cultos
um avivamento sem precedentes. Viu-se entre eles sinais como os descritos em
Atos dos Apóstolos, como falar em outras línguas, curas, libertação de pessoas oprimidas
pelo Diabo, profecias, e uma forte e profunda convicção da presença de Deus,
confissão de pecados e salvação. Esse avivamento foi chamado de Movimento Pentecostal.
Tais manifestações da presença de Deus ocorreram antes na história, mas desta
vez foi diferente, pois a mensagem pentecostal se espalhou pelo mundo e trouxe
profundas modificações na forma de pensar da teologia cristã, como também na
própria prática cristã. Neste trimestre, estudaremos o que é o pentecostalismo,
sua doutrina e a sua importância para o cristianismo do século XXI.
I
- UM PANORAMA BÍBLICO DO PENTECOSTES
1.O Pentecostes em Israel.
Para que possamos
iniciar o estudo do pentecostalismo, é necessário que comecemos com as bases
bíblicas que servem de referência ao Movimento Pentecostal. Pentecostes é o
nome grego dado a uma festa judaica: a Festa das Colheitas. Os hebreus foram
orientados, por Deus, a comemorar:
1) a festa da Páscoa,
que celebrava a libertação do povo hebreu da escravidão egípcia, quando o
Senhor passou por sobre o Egito e julgou aquela nação com a praga da morte dos primogênitos
dos egípcios;
2) a festa das Colheitas,
comemorada cinquenta dias após a Páscoa, e que celebrava a colheita do trigo e
da cevada; e
3) a festa dos Tabernáculos,
que recordava aos hebreus o período em que habitavam em tendas. Essas festas
eram ordenadas pelo Senhor, como ajuntamentos públicos, que sempre, deveriam
levar o povo a se lembrar de Deus e comemorar a sua intervenção na história.
Havia outras datas que os judeus observavam, como por
exemplo, a festa das Trombetas, que marcava o ano novo civil, onde o povo fazia
uma reflexão a respeito da sua relação com Deus; o Dia da Expiação; o Purim,
para comemorar o livramento que Deus concedeu aos judeus por intermédio da
rainha Ester.
2. Motivo de alegria.
A Festa das Colheitas
ou Pentecostes deveria ser, conforme preconiza a lei, motivo de grande júbilo
para os hebreus. O Senhor diz: “E te alegrarás perante o SENHOR, teu Deus [...]"
(Dt 16.11). Essa orientação divina incluía os filhos, os servos, os levitas, estrangeiros,
órfãos e viúvas que estivessem ali. A celebração ordenada por Deus deveria ser
um motivo de confraternização que incluía até os que não pertenciam à família
dos israelitas, e deveria ser um momento alegre. Pentecostes não era um momento
de tristeza, ou de arrependimento, mas de satisfação, pois estavam em um
período de sega do trigo e da cevada que Deus lhes dera. Essa festa durava um
dia, pois o povo estava em plena atividade de colheita da safra de grãos. Da
mesma forma. Pentecostes traz alegria em nossos dias por ser a realização do
uma das promessas mais importantes de Deus para com aqueles quer creem nEle.
3. O Dia de Pentecostes em Atos dos Apóstolos.
No Novo Testamento, Deus
se utiliza dessa comemoração nacional judaica para fazer com que os seguidores
de Jesus fossem cheios do Espirito Santo. Antes de sua ascensão aos céus, Jesus
ordenou aos seus discípulos que permanecessem em Jerusalém, até que recebessem,
da parte de Deus, um revestimento de poder, de autoridade para proclamar o nome
do Senhor (Lc 24.49). Os discípulos estavam em oração, como se entende, em um
cenáculo. Um cômodo em um pavimento superior de uma construção. Aqueles
discípulos já conheciam a Jesus, e tinham recebido a salvação dada por Deus,
mas estavam esperando o cumprimento da promessa do Pai: "Porque, na
verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo,
não muito depois destes dias” (At 1.5). O próprio Senhor Jesus falou do batismo
com o Espírito Santo aos seus seguidores como uma promessa do Pai. E esse evento
teve tal importância que chamou a atenção de outras pessoas que estavam em
Jerusalém, abrindo a oportunidade para Pedro falar de Jesus e do cumprimento da
profecia de Joel naquele dia.
Pense!
Deus ordenou aos
hebreus que observassem algumas festividades. Tais comemorações tinham como
propósito a celebração de momentos específicos da história, e numa dessas
festas Ele revestiu os discípulos com poder.
Ponto importante
O povo de Israel, com
o passar do tempo, criou outros momentos de celebração. Essas comemorações eram
uma forma de agradecer a Deus pelas suas intervenções e livramentos.
II
- A PROMESSA FEITA NO ANTIGO TESTAMENTO
1. O contexto de Joel, Joel foi um profeta que exerceu
seu ministério no Reino de Judá.
Seu nome significa “Jeová
é Deus”, e sua atuação profética se deu antes da destruição do Templo. Sua
profecia começa com a seguinte afirmação: "Palavra do Senhor que foi dirigida
a Joel, filho de Petuel" (Jl 1.1). No livro de Joel, vemos que uma praga de
gafanhotos destruiu a colheita de grãos de cevada e de trigo, e depois de tal tragédia,
há uma conclamação ao jejum e à oração (1.14: 2.15). Deus chama o povo para que
se converta, de todo o coração, a Ele (2.12). O profeta também fala de um tempo
onde haverá fartura, pois o Senhor há de abençoar a terra. Finalmente, Deus usa
o profeta para falar que haveria o grande Dia do Senhor, mas que antes o Todo-Poderoso
derramaria do seu Espírito sobre toda a carne.
2. A promessa feita. “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobro toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito” (Jl 2.28,29). Essa profecia mostra que no futuro, Deus visitaria a humanidade trazendo sobre ela um derramar do seu Espírito. Esse derramar do Espírito faria com que eventos como profecias, sonhos e visões, que no Antigo Testamento eram concedidos somente aos profetas, fossem dados de forma ampla a todos. Joel inclui pessoas que
tinham poucos
direitos e eram tidas por "inferiores" em algumas sociedades, como
por exemplo, os servos. Eles também
seriam contemplados
pelo alcance dessa promessa divina.
3. O alcance dessa promessa.
As palavras
proferidas por Joel foram relembradas pelo apóstolo Pedro, por ocasião do seu discurso
no Dia de Pentecostes, logo após terem sido cheios do Espírito Santo e falado
em outras línguas. Lembremo-nos de que a Bíblia dos primeiros cristãos era o Antigo
Testamento ao qual recorriam a fim de verificar as profecias que estavam se cumprindo.
Pedro de imediato não apenas reconheceu que a profecia de Joel se cumprira
naquele dia, mas que esse cumprimento tinha inicialmente dois objetivos: o
derramar do Espírito sobre todos e o cumprimento da promessa que Jesus fez
antes de sua ascensão: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai;
ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que o alto sejais revestidos de
poder” (Lc 24.49). Pedro ainda deixou claro que apesar de Jesus ter sido
crucificado, Ele foi feito Cristo, o Messias: "Saiba, pois, com certeza,
toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez
Senhor e Cristo” (At 2.36). O Senhor ressurreto, o Messias, havia mandado o seu
Santo Espírito, como prometera.
Pense!
Será que temos feito
como os primeiros cristãos, que buscavam, nas Escrituras Sagradas, orientações
para saber se as manifestações espirituais que estavam acontecendo em seus dias
eram realmente de Deus?
Ponto Importante
A Igreja do Novo
Testamento fazia uso constante do Antigo Testamento para vero cumprimento das
promessas de Deus em seus dias.
III
- PENTECOSTES, UMA PROMESSA CUMPRIDA EM NOSSOS DIAS
1. O Pentecostes antes do século XX.
É certo que ao longo
da história, Deus jamais deixou de manifestar os dons espirituais em diversas
comunidades e grupos cristãos. No século II da nossa era, Irineu de Lion disse que
"temos em nossas igrejas irmãos que possuem dons proféticos e, pelo Espírito
Santo, falam toda classe de idiomas". Mas a manifestação do poder de Deus
não se restringe ao falar em outras línguas. A história relata casos em que
pessoas usadas por Deus foram portadoras de mensagens proféticas específicas,
como John Welch, um escocês do século XVI, que após orar sobre o caso de dois
mercadores de tecido que queriam passar pela cidade de Ayr, onde ele residia,
Welch disse aos magistrados que havia uma praga nos rolos de tecido daqueles
mercadores, e os homens foram impedidos de entrar. Aqueles homens seguiram para
uma cidade vizinha, e lá uma praga se espalhou matando diversas pessoas. Como
vemos, Deus jamais deixou de manifestar seus dons por meio de seus servos. Um
estudo honesto sobre a história da Igreja mostra que o dom de línguas e outros
dons ocorreram de forma espontânea em diversos países, e com pessoas de diferentes
denominações.
2. No inicio do século XX.
As manifestações pentecostais
ressurgiram, de forma sistemática, no fim do século XIX, e se multiplicaram no
século XX. Na Suécia, em 1902, um pregador batista chamado Levzi Petrus recebeu
o batismo com o Espírito Santo e falou em línguas, tornando-se um dos mais
importantes nomes pentecostais de seu país. Nos Estados Unidos, em 1905, Wílliam
Seymour recebeu a mensagem pentecostal de Charles Fox Parham e se tornou um dos
líderes do pentecostalismo na Rua Azuza. E na China, em 1907, por intermédio da
missionária Nettie Normam, que recebeu o batismo com o Espírito Santo na Rua
Azuza, muitos chineses foram visitados por Deus. Da mesma forma que a Reforma
Protestante foi um divisor de águas na história da Igreja, o pentecostalismo
trouxe um grande avivamento ao cristianismo em várias partes do mundo.
3. O Pentecostes no Brasil.
É notório que o Pentecostes
alcançou o Brasil no início do século XX. Deus trouxe, em 1910, dois
missionários batistas suecos que haviam recebido o batismo com o Espírito
Santo, Daniel Berg e Gunnar Vingren, para evangelizar no Brasil. Esses dois
homens, com suas esposas, fundaram as Assembleias de Deus e sua mensagem era
acompanhada de milagres, testemunhos de cura e transformação de vidas. A
mensagem pentecostal foi se espalhando por nossa nação, e hoje os pentecostais
representam, no Brasil, a maior ala do segmento cristão evangélico, pelos dados
do IBGE.
Há, no Brasil,
aproximadamente 12 milhões de cidadãos que se dizem
pertencentes às
Assembleias de Deus (IBGE 2010). Note-se que em nossos dias, as Assembleias de
Deus não são a única denominação pentecostal, há muitas igrejas em solo pátrio
que fizeram da mensagem pentecostal a sua vocação, seja por origem, seja por
mudança de pensamento por ocorrência de avivamentos e manifestação espontânea
dos dons espirituais. As igrejas pentecostais comprometidas com a pregação e o ensino
da Palavra de Deus têm como foco de sua mensagem a necessidade da salvação, do
arrependimento de pecados, da realidade da vida eterna, da cura divina, da vida
em santidade e da prática do testemunho da pessoa de Jesus Cristo.
Pense!
Você crê que o batismo
no Espírito Santo é para todos aqueles que creem em Jesus Cristo como Salvador
e Senhor?
Ponto
Importante
A promessa do
derramamento e revestimento de poder mediante o batismo com o Espírito Santo é
para todos os cristãos. Na atualidade, muitas são as igrejas que fizeram da
mensagem pentecostal a sua vocação.
SUBSÍDIO
1
Pentecostal
Palavra usada a
partir de 1907, na Grã-Bretanha, pelas igrejas históricas
tradicionais
(anglicanas, episcopais, metodistas, evangélicas), para se referir aos crentes
que criam e recebiam o batismo no Espírito Santo, por causa da analogia entre
esse movimento e o dia de Pentecostes (At 2.1-13), isto é, por causa da efusão
do Espírito e das manifestações de poder, que eram observadas por toda a parte
nas ilhas britânicas.
Por sua vez, 'pentecostal' é o crente que crê
(adepto) nas possibilidades de receber a mesma experiência do Espírito Santo
que os apóstolos receberam, no dia de Pentecostes.
A diversidade mundial
do pentecostalismo torna quase impossível falar de 'uma' teologia pentecostal.
Nem ainda se conseguiu amadurecer uma teologia da fé cristã sob a perspectiva do
pentecostalismo clássico. Todavia, existem certas correntes teológicas entre os
pentecostais que são dignas de serem exploradas. O que segue, é uma tentativa
de explorar uma quantidade das principais linhas de pensamento relacionadas na
tarefa contínua de se fazer reflexão teológica entre os pentecostais
brasileiros clássicos e neopentecostais” (ARAÚJO, Isael. Dicionário do
Movimento Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, pp. 553-557).
SUBSÍDIO
2
Veja os seguintes estudos bíblicos sobre o pentecostalismo. Escolha
o assunto e clique para ter acesso.
CONCLUSÃO
Deus declarou que seu
Espírito seria derramado sobre toda a carne, e essa promessa foi cumprida após
o retorno de Jesus aos céus, no Dia de Pentecostes, Em um mundo repleto de
pensamentos que se voltam cada dia mais contra Deus, a mensagem pentecostal e o
poder de Deus dão à Igreja a autoridade para testemunhar de Jesus, trazendo
libertação aos oprimidos, cura aos enfermos e salvação aos perdidos.
HORA
DA REVISÃO
1- Quais as três principais festas anuais judaicas?
Os hebreus foram
orientados, por Deus, a comemorarem três festas anuais, a saber: a Páscoa, que
celebrava a libertação do povo hebreu da escravidão egípcia; a Festa das
Colheitas, comemorada cinquenta dias após a Páscoa, e que celebrava a colheita
do trigo e da cevada e a Festa dos Tabernáculos, que recordava aos hebreus o
período em que habitavam em tendas.
2- O que a Páscoa celebrava?
A Páscoa celebrava a
libertação do povo hebreu da escravidão egípcia, quando o Senhor passou por
sobre o Egito e julgou aquela nação com a praga da morte dos primogênitos dos
egípcios.
3- Fale a respeito da Festa das Trombetas.
Os filhos, os servos,
os levitas, estrangeiros, órfãos e viúvas que estivessem ali. A celebração ordenada
por Deus deveria ser um motivo de confraternização que incluía até os que não
pertenciam à família dos israelitas, e deveria ser um momento alegre.
4- Qual a profecia de Joel citada por Pedro em seu
discurso no Dia de Pentecostes?
“E há de ser que,
depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas
filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão
visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o
meu Espirito" (Joel 2.28,29).
5- Quais foram os missionários suecos pioneiros do movimento
Pentecostal no Brasil?
Daniel Berg e Gunnar
Vingren.