Lição: 13 – Ética Cristã e Redes Sociais (Subsídio)

Este artigo é UMA PARTE do subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos. Para a continuação este subsídio Clique Aqui

Introdução
A maioria dos cristãos tem alguma rede social. As igrejas cristãs divulgam suas agendas nas redes sociais. Escritores e Editoras evangélicas aproveitam à presença dos cristãos no mundo virtual e divulgam e vende seus livros nas redes sociais, em sites e blogs. Em vez de ignoramos a importância do mundo virtual, precisamos saber como sobreviver sem pecar contra Deus. Sobreviver sem priorizar o relacionamento virtual em detrimento ao relacionamento pessoal.

I – COMO O CRENTE SOBREVIVE NO MUNDO VIRTUAL
A tecnologia impõe uma nova cultura da competição, da performance, da simulação, do imediatismo, culto ao corpo e a crise de identidade. Dentre as muitas faces da tecnologia, o Mundo Virtual tem sido o mais nocivo, em especial aos jovens.
O conceito básico do Mundo Virtual fundamenta-se em algo que não é físico, que ainda não é realizado, não concreto e não palpável, tornando-o extremamente prejudicial e perigoso.
 
Como sabemos, existem coisas que não são boas e nem ruins, pois são simplesmente coisas, isto é, seus efeitos são determinados pela forma como são usadas, determinada pela disposição do coração da pessoa que as utiliza, e o Mundo Virtual é uma delas.
a) Não use o computador depois que o resto da família estiver na cama. Assim como as ruas da cidade, a Internet é mais perigosa quando atravessada no escuro.

b) Seja sábio. Isso é particularmente verdade na Internet: Não fale com estranhos.

c) Proteja a privacidade de sua família.
Nunca divulgue o seu nome, endereço, número de telefone ou qualquer outra informação pessoal na Web.

d) Nunca vá conhecer alguém pessoalmente sozinho.
Se você descobrir alguém na rede com quem queira se encontrar no mundo real, tenha certeza de que seus pais estão com você e certifique-se que o encontro aconteça em local público.
e) Nunca acesse sites pornográficos.
Satanás tentará lhe falar o contrário, especialmente no calor do momento, mas tais sites são perigosos para a sua alma e seu futuro matrimônio.

f) Ouça sua mãe e seu pai. Quando eles lhe pedirem para se desconectar, faça-o.

g) Socialize-se.
Faça pelo menos uma atividade social não relacionada com computador com pessoas reais.

É possível identificar quando o Mundo Virtual está sendo benéfico ou maléfico aos seus usuários, especialmente aos jovens.
O Mundo Virtual tem que ser visto como prejudicial quando:
1) O tempo na rede é demasiado
2) Estar na rede é mais atraente do que estar com amigos e familiares
3) Para usá-lo é preciso usar de engano
4) O que é essencial é substituído pelo Mundo Virtual.
Você precisa ser honesto consigo mesmo (caso queira honrar a Deus), e para isso algumas perguntas são necessárias:
“Você tem usado o Mundo Virtual com quem, para quê e de que forma?” 
 

II - OS PERIGOS DOS RELACIONAMENTOS NAS REDES SOCIAIS

III - FERRAMENTAS PARA O EVANGELISMO REAL NO MUNDO VIRTUAL


ACESSE AQUI E LEIA ESTES TÓPICOS

III – O CRISTÃO COMO UM EVANGELISTA ATRAVÉS DA INTERNET

Vejamos uma lista de qualidades, as quis evitarão que quem evangeliza pela internet seja embaraçado e até cai em pecado através das facilidades da internet.
1. Ter autocontrole.
Isto evitará ser viciado em rede social como é o caso e muitos Brasileiros que são viciados no WhatsApp e no facebook.

2. Ter uma vida santa, de oração e vigilância (1 Pe 1.15,16; 5.8; Mt 26.41; 1).
Isto evitará ser enganado pelos agentes de Satanás e evitará também desagradar a Deus.
3. Ter uma mensagem bem definida.
Quem evangeliza pela internet, tem que saber o que vai escrever, e ser muito claro em sua mensagem. Deve conhecer a bíblia e dominar o assunto que vai discorrer para o internauta.

4. Ser um verdadeiro discípulo de Jesus (Jo 13.35).
Quem deseja que as pessoas recebam a Jesus como Salvador, e não é um servo de Cristo, está pregado o que não vive, e isto é uma hipocrisia.

5. Ter uma rede social e conexão com a internet.
Sem essas duas coisas básicas não se faz evangelismo pela internet.

6. Não ficar de papo-furado com uma pessoa do sexo oposto.
Isto evitará traições, destruição de lares, adultérios e suas consequências no mundo real. Lembre-se seu objetivo e anunciar a cristo. É levar a mensagem de salvação aos pecadores sem Jesus.

7. Ter uma mensagem bíblica e objetiva.
A mensagem deve tem por objetivo anunciar Jesus para seus leitores. E por isso é necessário que a mensagem seja bíblica e objetiva.

8. Ser educado.
Uma pessoal que é mal educado ao escrever para alguém em uma rede social, é mais um aventureiro do quer um ganhador de almas para Cristo.
10. Tem bom testemunho (1Tm 3.7).
Para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

9. Não se acomodar na evangelização pela internet.
Sabemos que hoje em dia, a evangelização pela internet, é possível ser feita e alcança um grande número de pessoas. Entretanto, não podemos se acomodar atrás de um computador, smartphone ou tablete, e deixar de praticarmos a melhor forma de evangelismo – o evangelismo pessoal. Pois este tipo de evangelismo foi testado e aprovado por Jesus, seus discípulos e a igreja primitiva.
Clique e acesse