Lição 13- A Igreja e o Movimento dos Desigrejados - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 13- A Igreja e o Movimento dos Desigrejados


-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Adriano Lima
LEITURA DIÁRIA
SEG. Mt 5.13,14: A igreja como sal da terra e luz do mundo
TER. Hb 10.25: Não deixemos de congregar-nos
QUT. At 2. 42-47: A igreja em comunhão, no partir do pão e nas oração
QUI. 1 Co 13.1-13: O amor é o dom supremo da igreja
SEX. 1 Co 3.1-7: A igreja de Corinto e suas dissensões
SÁB. 1 Co 12.12-31: A unidade orgânica da Igreja
OBJETIVOS
- Compreender o que é o movimento dos desigrejados;
- Mostrar a importância da Igreja;
- Saber que precisamos estar em comunhão com a igreja de Cristo.

REFLEXÃO BÍBLICA
"[...] não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia," (Hb 10.25). 
LEITURA BÍBLIA EM CLASSE
Mateus 5.13; Romanos 13.1-7
SINTETIZANDO
Estamos vivendo novos tempos, onde surgem novos movimentos religiosos. Segundo dados do IBGE, no Brasil vêm crescendo o número de pessoas que reconhecem a Jesus como Salvador, se dizem cristãs, porém não fazem parte de nenhuma igreja evangélica. Esse grupo recebeu o nome de "desigrejados". Na lição de hoje, vamos refletir a respeito desse urgente assunto.

INTRODUÇÃO
Certamente, no tempo dos seus avôs e avós não havia "desigrejados", pois esse é , um fenómeno novo e real dos nossos dias. No censo de 2010, o IBGE denominou de 'evangélico não determinado' um grande número de  brasileiros. Esses disseram ser evangélicos, mas não frequentam nenhuma igreja. Essas pessoas, por algum motivo deixaram de frequenta suas congregações. Fica então as perguntas para que   você reflita: "Pode um crente viver sem a Igreja?" "Pode um membro amputado não putrefar fora do corpo?" (Rm   21 12.5) Assim, a Igreja é fundamental para a nossa fé.       
 
Clique e acesse
A AULA VAI COMEÇAR!
Estimado professor, chegamos ao final deste trimestre em que estudamos algumas questões difíceis do nosso tempo. Nesta última lição, nosso estudo enfocara um grupo que vem crescendo de modo considerável, os chamados "desigrejados". Aproveite esta oportunidade para enfatizar a importância da Igreja na vida do crente. Enfatize que a igreja não é uma invenção do homem, mas foi instituída pelo Senhor Jesus Cristo.

1. UM NOVO MOVIMENTO
Como já é do seu conhecimento estamos vivendo tempos difíceis, trabalhosos (2 Tm 3.1). À medida que se aproxima a vinda de Jesus, o número de apóstatas só aumenta. Você sabe o que significa apostatar? Significa renegar a fé, voltar atrás. Infelizmente, não são poucos os cristãos que estão apostatando da fé e seguindo a movimentos de homens. Estes, inchados em seu conhecimento (1 Co 5.1,2), manipulam, a seu modo, a Palavra de Deus e preferem seguir as vãs filosofias que surgem (Cl 2.8). Estamos vivendo um tempo de falso cristianismo, por isso, o Evangelho de Cristo, com o desafio de renunciar ao pecado (Fp 1.29), vem sofrendo muitos ataques.

Talvez você queira perguntar: "Mas precisamos mesmo frequentar uma igreja?" Sim! A Igreja não é uma invenção humana. Ela foi projetada e criada por Deus. O lugar de ovelha é no redil, ou seja, na Igreja, Na parábola narrada por Jesus (Lc 15.4-6), não sabemos o motivo de a ovelha ter deixado o pastor e o seu rebanho, mas com certeza ela deve ter sido atraída e seduzida por algo muito forte. Talvez, você também esteja atraído pela ideia de poder ser crente, mas sem compromisso com a igreja, com a Escola Dominical, com seu pastor. Cuidado! A Igreja não é uma organização qualquer. Ela é o Corpo de Cristo aqui na terra e precisamos estar unidos a este corpo para nos manter vivos espiritualmente.

AÇÃO TÓPICO 1
Explique que a palavra "igreja" é uma tradução da palavra grega "ekktesia". Essa palavra é formada por duas outras palavras menores. A primeira é "ek", que significa "a partir de, dentro de". O segundo é "klesia", que significa "chamar". A combinação das duas palavras, significa "chamar de dentro de". A igreja representa um povo que Deus chamou de dentro do mundo" (O Cristianismo Segundo a Bíblia, CPAD, p. 179).

2. A IMPORTÂNCIA DA IGREJA.
 A Igreja do Senhor Jesus Cristo é fundamental para a nossa fé, para a nossa vida espiritual. Não por acaso, o escritor aos Hebreus recomenda: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns: antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia (Hb 10.25). Quando nos reunimos como Igreja, temos a oportunidade de adorar a Deus e de partilhar a nossa fé, fortalecendo uns aos outros no Senhor.

A Igreja não está neste mundo por acaso. Ela tem uma missão a cumprir. Você sabe qual é a missão da Igreja?

Vejamos:
- Exaltar, adorar, glorificar ao Todo-Poderoso.
- Ser morada do Espírito Santo aqui na terra (1 Co 6.19).
- Revelar aos homens sabedoria do Criador mediante a pregação e estudo da Palavra de Deus.
- Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo a toda a criatura (Mt 28.18,19).

- Fazer com que seus membros cresçam na graça no conhecimento de Jesus Cristo, mediante o estudo sistemático da Palavra de Deus (Ef 4.11-13).

Como você pode ver, temos uma missão a cumprir. O que você tem feito para que a Igreja de Cristo cumpra o seu mandato? Sirva ao Senhor e à sua igreja. Dê o melhor de si, pois Cristo se deu inteiramente por você na cruz do calvário. Proclame o Evangelho de Jesus e ajude as ovelhas que estão longe do redil a retornarem. Seja um instrumento de bênçãos nas mãos de Deus.

Sabemos que muitas igrejas que se dizem evangélicas não estão cumprindo com sua missão, desobedecendo ao Evangelho. Infelizmente, algumas mais parecem uma empresa, onde comercializam as bênçãos de Deus. Porém, isso não invalida o valor e a importância da Igreja genuína, a instituída por Cristo, sobre a qual as portas do Inferno não irão prevalecer (Mt 16.18).
 
AÇÃO DO TÓPICO 2
Diga que Em Hebreus 10.25, declara de forma específica que não podemos deixar a nossa congregação, como é costume de alguns. A Bíblia mostra que devemos viver a vida cristã dentro do contexto da família de Deus e não de forma isolada (O Cristianismo Segundo a Bíblia, CPAD, p. 189).

3. A SANTA CEIA E A COMUNHÃO DO CORPO DE CRISTO
O Senhor Jesus deixou duas ordenanças para a sua Igreja: o batismo nas águas e a Santa Ceia. A Santa Ceia tem como objetivo relembrar a morte e a ressurreição de Jesus. Ela também nos mostra que um dia o Senhor Jesus voltará para buscar a sua Igreja.
A Ceia do Senhor é para todos aqueles que são membros do Corpo de Cristo e que estão em comunhão. Jesus declarou: "Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos" (Jo 6.53). Muitos que fazem parte do "movimento dos desigrejados" dizem ter comunhão com Cristo. Porém, não participam de uma igreja e não tomam a Ceia do Senhor, ignorando que para ter vida plena com Deus é preciso ter também uma vida de comunhão com os santos, os irmãos em Cristo, pois somos membros uns dos outros no seu Corpo (Rm 12.5).

Você sabe qual é o significado dos elementos da Santa Ceia? Na Santa Ceia temos dois elementos principais: o pão e o vinho, O pão representa o Corpo de Cristo que foi ferido, moído na cruz do Calvário por nós. O suco de uva representa o sangue de Cristo que foi derramado na cruz por nós.

Quando meditamos no sacrifício de Jesus por nós, sua Igreja, amamos ainda mais o Senhor Cristo pagou um alto preço para a nossa salvação e comunhão. Por isso, precisamos deixar de lado qualquer coisa que possa magoar o Mestre ou nos impedir de estar na sua Casa. Lembre-se: Lugar de ovelha é no aprisco.

AÇÃO TÓPICO 3
Explique que "a segunda ordenança da Igreja é a Santa Ceia. Assim como o batismo, esta ordenança tem feito parte do culto cristão desde o ministério terrestre de Cristo, quando Ele próprio instituiu o rito na refeição da Páscoa, na noite em que foi traído" (Teologia Sistemática, CPAD, p. 573).


4. SEMPRE EM COMUNHÃO
O amor e a comunhão uns com os outros é o que nos identifica como Igreja, como discípulos de Jesus, como Corpo de Cristo (Jo 1334,35). Reflita na oração que Jesus fez ao Pai, antes de enfrentar por nós a cruz: "[...] que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós [...] para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste" (Jo 17. 20-13).

Não se aparte desta comunhão conquistada e instituída por Cristo.

AÇÃO TÓPICO 4
Escreva no quadro a seguinte frase do teólogo Stanley Horton: "A comunhão com Cristo também denota comunhão com o seu corpo, a Igreja." Pergunte se os alunos" concordam com tal afirmação. Mostre o valor da comunhão, explique que amar a Deus é amar os irmãos e ter prazer em estar com eles.

SUBSIDIO 1
"[...] Rosto bonito, corpo feio. Como reagiria você se alguém lhe declarasse: 'acho o seu rosto lindo, mas seu corpo é muito fei. Tal assertiva seria tida como deseducada e ofensiva. Mas é o que muitos crentes estão dizendo a Jesus. Sim, isso acontece todas as vezes que um desigrejado profere o seu credo: 'Cristo, sim; Igreja, não', Não é Jesus a cabeça da Igreja? E não é a Igreja seu corpo místico? Então, como posso achar-lhe bonita a cabeça e feio o corpo?
Se formos aos escritos paulinos, descobriremos que a Igreja é a esposa do Cordeiro. E que, por ela, entregou-se o Senhor à mais horrenda das mortes. Logo, não podemos repugnar-lhe o corpo, nem repulsar-lhe a esposa. A Igreja é o grande projeto de Deus, pois através dela expande-se o Reino dos Céus até aos confins da torra.

SUBSÍDIO 2
No Credo dos Apóstolos, redigido por volta do segundo século, há uma cláusula que me chama a atenção por sua simplicidade e beleza: 'Creio na comunhão dos santos: Oriunda do vocábulo grego koinonia, a palavra 'comunhão' denota, entre outras coisas, companheirismo. Ora, se a palavra 'companheiro' significa etimologicamente 'aquele que come pão junto', não posso deixar de evocar esta emblemática passagem de Atos: 'E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (At 2.42-47), Na leitura desse texto, conclui-se imediatamente: na Igreja Apostólica, não havia desigrejados; existia comunhão perfeita".

PARA CONCLUIR
Tenha cuidado com os movimentos religiosos que surgem em nossa sociedade. Em breve, Jesus voltará para buscar a sua Igreja e estaremos para todo sempre com Ele no Céu. Vale a pena ser fiel ao Bom Pastor e aguardá-lo em comunhão com seu rebanho, sua Igreja.

CARO PROFESSOR,
"[...] as emoções intensas e oscilantes são difíceis de serem controladas pelo adolescente. Com todas as mudanças ocorrendo em seus sentimentos, não compreendem as emoções e nem sabem o que fazer com elas" (Lin Johnson).

HORA DA REVISÃO
1. O que significa apostatar?
R: Significa renegar a fé, voltar atrás.

2. Precisamos frequentar uma igreja?
R: Sim. A igreja é fundamental para a nossa fé e vida de comunhão com Deus.

3. De acordo com a lição, onde a ovelha deve estar?
R: No redil.

4. Qual a missão da Igreja?
R: Exaltar a Deus, ser morada do Espírito Santo, revelar aos homens a sabedoria do Criador, proclamar o Evangelho e fazer com que seus membros cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

5. Quais são as duas ordenanças da Igreja?
R: Santa Ceia e Batismo.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad