Diferença entre Ética e Moral - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

Diferença entre Ética e Moral


No nosso dia a dia, não fazemos distinção entre ética e moral, antes, usamos as duas palavras como sinônimas. Mas, os estudiosos da questão fazem distinção entre elas.

1. MORAL
A moral é um conjunto de regras de conduta e lugar para determinada pessoa ou grupo de pessoas. A partir daí, podemos dizer que existem várias e diversas morais.
Uma moral é um fenômeno social particular que não tem compromisso com a universalidade; isto é, com o que é válido e direito para todos os homens. Exceção pode ocorrer quando a moral for atacada, quando, então, se justifica a moral como sendo universal, supostamente válida para todos.

A moralidade, por sua vez, é um sistema de valores do qual resultam normas consideradas corretas por determinada sociedade. Esse valor, que cria tal sistema, pode ser definido como uma crença duradoura em um modelo específico de conduta ou estado de existência, que é pessoal ou socialmente adotado, e está embasado em uma conduta preexistente.
Clique e acesse
2. ÉTICA
A origem da palavra “ética” vem do grego ethos, que significa “costume”, “disposição” ou “hábito”. Os romanos traduziram esse termo para o latim mos (ou moris, plural), que quer dizer “costume”, de onde vem a palavra “moral”.
Tanto ethos como mos indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural; ou seja, o homem não nasce com ele, como se fosse um instinto, antes, é “adquirido ou conquistado por hábito”.

Também podemos definir ética como sendo a ciência que julga a legitimidade da moral; ou, ainda, uma reflexão crítica sobre a moralidade, uma qualificação de ações do ponto de vista do bem e do mal e uma referência para os homens basearem suas decisões.

VEJA TAMBÉM:
1 – O que é ética cristã – Clique aqui
2- Ética Cristã e Ideologia de Gênero – Clique Aqui
3- Ética Cristã e Direitos Humanos - Clique Aqui
Há, também, quem diferencie moral e ética de vários modos. A saber:
• Ética é princípio moral; é aspecto de conduta específica.
• Ética é permanente, moral é temporal.
• Ética é universal, moral é cultural.
• A Ética é regra, moral é conduta da regra.
• Ética é teoria, moral é prática.
Conclusão
A moral é definida como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

A moral é normativa, enquanto a ética é definida como sendo a teoria, o conhecimento ou a ciência do comporta- mento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.

Divulgação: Subsídios EBD
Referência: Enciclopédia Estudos de Teologia: As principais doutrinas cristãs com explanação detalhada e objetividade. Vol. III.
Editora: SEMEIE

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad