Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 2 - Ética Cristã e Ideologia de Gênero
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TEXTO ÁUREO
"E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou." (Gn 1.27)
VERDADE PRÁTICA
A
doutrina da criação do ser humano revelada nas Escrituras Sagradas, em que a
distinção dos sexos é o padrão, não pode ser relativizada.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 1.1,2: Os
cristãos não andam segundo o mundo
Terça – Rm 15.4: As
Escrituras servem ao nosso aprendizado
Quarta – 1Tm 3.16,17: A
Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para a boa conduta
Quinta – Sl 100.5: A verdade
do Senhor é imutável e dura de geração a geração
Sexta – 1Pe 1.15: Os
seguidores de Cristo foram chamados para ser santos em toda a esfera da vida
Sábado – Ap 1.3:
Bem-aventurados os que leem, escutam e guardam a Palavra de Deus
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Isaías
5.18-24
18
Ai dos que puxam a iniquidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de
carro!
19
E dizem: Avie-se, e acabe a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha
o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos.
20
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
21
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
22
Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar
bebida forte;
23
Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!
24
Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela
chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó;
porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do
Santo de Israel.
HINOS
SUGERIDOS: 75, 133, 490 DA HARPA CRISTÃ
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Explicar Ideologia de Gênero;
- Arrazoar a respeito das consequências
da Ideologia de Gênero;
- Mostrar o ideal divino quanto aos
sexos.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Muitos em nome da
diversidade ou do direito à opinião solapam a ideia de verdade objetiva das
coisas. A estratégia é dar ênfase a um fato que não se pode negar, mas ignorar
a obviedade de tantos outros. Por exemplo, quem pode negar a diversidade
cultural? Quem pode negar o direito à opinião? Entretanto, também é verdade que
existem culturas que degradam o ser humano, bem como opiniões que são
desqualificadas e completamente absurdas. Outrossim, a história mostra que
pessoas que pautaram-se pela Palavra de Deus tiveram valores éticos-espirituais
muito claros.
INTRODUÇÃO
Teorias sociais, que nascem em laboratórios de
ciências sociais das principais universidades do mundo, ensinam que as
diferenças entre os sexos são resultados da relação histórica de opressão e
preconceito entre homem e mulher. A este entendimento dá-se o nome de
"ideologia de gênero". Os defensores deste conceito promovem a
inversão dos valores e afrontam os princípios cristãos. Apesar de cada época
apresentar desafios diferentes à fé cristã, as Escrituras advertem aos cristãos
o viver em santidade em todas as épocas e culturas (1Pe 1.15,23-25).
I - A IDEOLOGIA DE GÊNERO
1. Definição de Ideologia.
O
termo foi desenvolvido pelo francês Destutt de Tracy (1758-1836). O conceito
foi amplamente usado pelos alemães Karl Marx e Fredrich Engels, autores do
Manifesto Comunista (1848). A palavra é composta pelos vocábulos gregos eidos,
que indica "ideia", e logos com o sentido de "raciocínio".
Assim, ideologia significa qualquer conjunto de ideias que se propõe a orientar
o comportamento, a maneira de pensar e de agir das pessoas, seja individual, ou
seja socialmente. Em sentido amplo, a ideologia se apresenta como o que seria
ideal para um determinado grupo.
PONTO
CENTRAL
Apesar
do "espírito" relativista de nosso tempo, a Palavra de Deus não muda.
2. Ideologia de Gênero.
A
palavra "gênero" tem origem no grego genos e significa "raça". Na concepção da Lógica, o termo
indica "espécie". Usualmente deveria indicar o "masculino"
e o "feminino", como ocorre na Gramática. Nesse sentido, a expressão
é inofensiva; porém, na sociedade pós-moderna tal significado é relativizado e
distorcido em "ideologia de gênero". Essa ideologia também é
conhecida como "ausência de sexo". Esse conceito ignora a natureza e
os fatos biológicos, alegando que o ser humano nasce sexualmente neutro. Os
ideólogos afirmam que os gêneros — masculino e feminino—são construções
histórico-culturais impostas pela sociedade.
3. Marxismo e Feminismo como fonte dessa
ideologia.
Nos
escritos marxistas a ideologia deixa de ser apenas "o conhecimento das
ideias" e passa a ser um "instrumento" que assegura o domínio de
uma classe sobre outra. O marxismo exerceu forte influência no feminismo,
especialmente o livro "A Origem da família, a propriedade privada e o
Estado" (1884), onde a família patriarcal é tratada como sistema opressor
do homem para com a mulher. Desse modo a ideia central do conceito de gênero
nasceu com a feminista e marxista Simone de Beauvoir autora da obra "O
Segundo Sexo" (1949), onde é afirmado que "não se nasce mulher,
torna-se mulher". Assim, do contexto social marxista, que deu origem à
"luta de classes", surgiu a ideologia culturalista como sendo
"luta de gêneros", ou seja, uma fantasiosa "luta de classes
entre homens e mulheres". Nesse aspecto, a Ideologia de Gênero pretende
desconstruir os papéis masculinos e femininos na sociedade atual.
SÍNTESE
DO TÓPICO l
Criada
a partir do Marxismo e do Feminismo, a Ideologia de Gênero relativiza os
conceitos de masculino e feminino.
SUBSÍDIO PEDAGÓGICO
Trabalhar
corretamente o conceito de Ideologia de Gênero é muito importante para esta
aula. Por exemplo, deve-se ressaltar que a Ideologia de Gênero não se alimenta
apenas de um sistema ideológico, mas de vários. Não é correio dizer, por exemplo,
que a Ideologia de Gênero é somente uma proposta do Marxismo, apesar deste
sistema de ideias a alimentar, entretanto, não é só ele o responsável pelo
advento dessa ideologia.
A
especialista em ideologia de Gênero, Marguerite A. Peeters, usa a expressão
"resíduos ideológicos" para se referir à fonte de alimentação da
ideologia de Gênero, Logo, além do marxismo, a Ideologia de Gênero alimenta-se
do caldo de revoluções culturais impostas sobre as culturas do Ocidente ao
longo de séculos: maniqueísmo, naturalismo, deísmo, laidsmo, niilismo,
freudismo, feminismo, existencialismo ateu, dentre outros. Caso deseje
aprofundar esses sistemas, no sentido de procurar saber o que propõe cada um
deles, consulte um bom dicionário de filosofia.
II- CONSEQUÊNCIAS DA
IDEOLOGIA DE GÊNERO
1. Troca de papéis entre homens a mulheres.
A
ideologia de gênero propaga que os papéis dos homens e das mulheres foram
socialmente construídos e que tais padrões devem ser desconstruídos. Essa
posição não aceita o sexo biológico (macho e fêmea) como fator determinante
para a definição dos papéis sociais do homem e da mulher. Entretanto, as
Escrituras Sagradas ensinam com clareza a distinção natural dos sexos (Gn
2.15-25; Pv 31.10-31).
Outra
consequência lógica dessa ideologia é que a determinação do sexo de uma pessoa
agora é definida pelo fator psicológico, bastando ao homem, ou à mulher,
aceitarem-se noutro papel. Além disso, faz-se apologia à prática do
homossexualismo e do lesbianismo. Tanto as Escrituras quanto a tradição
eclesiástica sempre confrontaram essa tendência humana de inverter os papéis
naturais (Rm 1.25-32; Ef 5.22-33).
2. Confusão de identidade para o ser humano.
Os
adeptos desta ideologia afirmam que a sexualidade (desejo sexual) e o gênero
(homem e mulher) não estão relacionados com o sexo (órgãos genitais). Desse
modo, a identidade de gênero e a orientação sexual passam a ser moldadas ao longo
da vida. Por exemplo, a criança passa a decidir depois de crescida se quer ser
menino ou menina. É o aprofundamento dramático da distorção da natureza humana
relatada pelo apóstolo Paulo (Rm 1.26,27). Essa indefinição acerca da própria
identidade produz no ser humano um efeito destruidor e provoca nele uma
confusão de personalidade, gerando graves problemas de ordem espiritual e
psicossocial. Tal ideologia induz ainda ao pior dos pecados: a insolência da
criatura de se rebelar contra o seu Criador (Rm 9.20).
3. Desvalorização do casamento e da família.
A
ideia é de que o desaparecimento dos papéis ligado ao sexo provoque um impacto
deletério sobre a família. A Ideologia de Gênero considera a atração pelo sexo
oposto, o casamento e a família estereótipos sociais previamente estabelecidos
pela sociedade. Nesse contexto, a primeira instituição amada pelo Criador (Gn
2.24) passa a ser constantemente desvalorizada, criticada e massacrada. Estes e
outros males são resultados da depravação humana e sinais da iminente volta do
Senhor Jesus (2 Tm 3.1-5).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A ideologia de gênero
propaga distorções da personalidade e dos traços psicológicos do ser humano.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
CONSCIÊNCIA
Esse termo, que é inexistente no Antigo Testamento, mas que ocorre
trinta vezes no Novo Testamento, vem de sunerdesis
que quer dizer um conhecimento acompanhador ou co-percepçõo. Não é uma faculdade
separada, mas um modo pelo qual as faculdades gerais (intelecto, sensibilidade
e vontade) agem. A consciência é definida como a voz da alma ou a voz de Deus,
porque age aprovando ou reprovando nossos atos; é uma espécie de juiz dos
nossos atos e dos alheios. 'Por natureza moral do homem se entende aqueles
poderes que o tornam apto para as boas ou más ações. Esses poderes são o
intelecto, a sensibilidade e a vontade, juntamente com aquele poder peculiar de
discriminação e de impulsão que denominamos de consciência [...] E. H.
Bancroft.
[...] Ainda que a Bíblia não pretenda fornecer uma definição
categórica sobre o que seja a consciência, lemos em Romanos 2.13-15 algo sobre
o fato de que todos os homens têm uma lei gravada em seus corações, que é a lei
moral, uma norma do dever. Se essa norma é a Palavra de Deus, dizemos que se
trata de uma consciência iluminada; em caso contrário, trata-se de uma
consciência obscurecida (FILHO, Tácito da Gama Leite. O Homem em três tempos.
2,ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1932, p.60).
III- O IDEAL DIVINO QUANTO AOS SEXOS
1. Criação de dois sexos. A Bíblia revela que
Deus criou dois sexos ana-tomicamente distintos: "E criou Deus o homem à
sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (Gn 1.27).
Portanto, biologicamente o sexo está relacionado aos órgãos genitais e às
formas do corpo humano. Assim sendo, os seres humanos nascem pertencendo ao
sexo masculino ou ao feminino; o homem, designado por Deus como macho, a mulher
como fêmea. Por conseguinte, não podemos alterar a verdade bíblica para
acomodar a ideologia de gênero. A cultura humana permanece sob o julgamento de
Deus (1Pe A.17-19).
2.
Casamento monogâmico e heterossexual.
Ao instituir o casamento Deus ordenou:
"deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão
ambos uma carne" (Gn 2.24). Isto significa que a união monogâmica (um
homem e uma mulher) e heterossexual (um macho e uma fêmea) sempre fez parte da
criação original de Deus. A diferença dos sexos visa à complementaridade mútua
na união conjugal: "nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o
varão" (1Co 11.11). Assim, mudam-se as culturas e os costumes, mas a
Palavra de Deus permanece inalterável (Mt 24.35).
3.
Educação dos filhos com distinção dos sexos.
Educar não consiste apenas em suprir os meios
de subsistência e proporcionar o bem-estar necessário à família. Cabe também
aos pais educar os filhos na admoestação do Senhor (Ef 6.4), promover o diálogo
e o amor mútuo no lar (Ef 6.1,2). A família cristã não pode perder a referência
bíblica na educação de seus filhos. Por exemplo, explicar e orientá-los de que
homens e mulheres possuem órgãos sexuais distintos, fisiologia diferente e
personalidades díspares é responsabilidade dos pais. Sigamos, pois, com
respeito às pessoas, não discriminando-as, mas se posicionando com toda firmeza
na distinção de homem e mulher e na coibição da inoportuna ideia de "luta
de gêneros" (Gn 1.27; 1Co 11.11,12; Ef 5.22-25).
SÍNTESE
DO TÓPICO
Deus
criou os dois sexos dentro de uma instituição monogâmica e heterossexual
(casamento). Logo, devemos educar nossos filhos no ideal da distinção dos
sexos.
A Ideologia de Gênero pretende relativizar a
verdade bíblica e impor ao cidadão o que deve ser considerado ideal. Acuada
parcela da sociedade não esboça reação e o mal vem sendo propagado. No entanto,
a igreja não pode fechar os olhos para a inversão dos valores. Os cristãos
precisam reagir e "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos"
(Jd v.3).
PARA REFLETIR
A respeito do tema "Ética Cristã e Ideologia de Gênero",
responda:
• O
que significa ideologia?
Ideologia significa qualquer conjunto de
ideias que se propõe a orientar o comportamento, a maneira de pensar e de agir
das pessoas, seja individual ou socialmente.
• O
que os ideólogos afirmam sobre os gêneros masculino e feminino?
Os ideólogos afirmam que os gêneros —
masculino e feminino — são construções histórico-culturais impostas pela
sociedade.
•
Cite as três consequências da ideologia de gênero.
Troca de papéis entre homens e mulheres;
confusão de identidade para o ser humano; desvalorização do casamento e da
família.
•
Destaque quais elementos constituem o ideal divino quanto aos senos.
Criação dos dois senos; casamento monogâmico
e heterossexual; Educação dos filhos com distinção dos sexos.
• O
que pretende a ideologia de gênero?
A Ideologia de Gênero pretende relativizar a
verdade bíblica e impor ao cidadão o que deve ser considerado ideal.