TEXTO
DO DIA
"Assim nós, sendo-vos tão
afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de
Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos."
(1Ts 2.8)
SÍNTESE
O estudo das Cartas de Paulo aos
Tessalonicenses realça a Igreja como um lugar de relacionamentos saudáveis e
edificantes, porque Jesus está entre nós.
AGENDA
DE LEITURA
SEGUNDA
-1 Ts 2.7: O amor de Paulo pelos tessalonicenses
TERÇA
- At 17.1-8: A oposição que Paulo enfrentou entre os tessalonicenses
QUARTA
- 1Ts 5.27 O caráter epistolar de 1Tessalonicenses QUINTA - 1Ts 3.2: Timóteo e o discipulado dos tessalonicenses
SEXTA
- 2 Ts 3.17: A autoria paulina é afirmada na Epístola
SÁBADO
- 1Ts 2.17: Paulo desejava ver os tessalonicenses
OBJETIVOS
1.
DEMONSTRAR que a Igreja pode e dever ser um ambiente de
relacionamentos saudáveis;
2.
APRESENTAR e discutir as Epístolas de 1 e 2 Tessalonicenses;
3.
COMPARAR o conteúdo, estrutura e finalidade de 1 e 2
Tessalonicenses.
INTERAÇÃO
Caro professor (a), que
alegria poder mais uma vez compartilhar com você a jornada de mais um trimestre
de ensinamentos e aprendizagem, desta vez a partir da leitura e reflexão das
duas Epístolas do apóstolo Paulo à igreja em Tessalônica.
Como todo novo começo,
que em nosso caso na Escola Dominical dá-se sempre trimestralmente, temos a
oportunidade de fazer melhor o que já vem dando certo em nossas aulas, e de
tentar superar aquilo que não está funcionando da maneira correta. Por isso,
aproveite esse momento inicial para desafiar-se a fazer coisas diferentes; a
mesmice é o pior inimigo de um educador, facilmente o levará à mediocridade.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Que tal aplicar em suas
aulas a metodologia da "sala de aula invertida"(Flipped Classroom em
inglês)? O método da "sala de aula invertida" pode ser,
resumidamente, apresentado da seguinte maneira: o modelo tradicional de aulas é
completamente invertido, as tarefas de casa são feitas em classe e o estudo do
conteúdo é realizado em casa. Por meio da própria revista, que o educando já
tem acesso às Lições completas, de vídeo aulas, textos sugeridos pelo educador,
os alunos estudam a temática da lição em casa durante a semana. No dia da aula,
ao invés de uma exposição exclusiva do professor, podem-se debater as
principais questões da lição, tirar as dúvidas que surgiram e aprofundar outras
temáticas que foram tocadas superficialmente pelo comentarista, mas que
interessam à turma.
Perceba que nesse
ambiente educacional o aluno tem o protagonismo e o educadora responsabilidade
de mediar com muita sabedoria as questões que serão discutidas.
TEXTO
BÍBLICO
Atos
17.1-10
1 E PASSANDO por Anfípolis e Apolônia,
chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
2 E Paulo, como tinha por costume, foi
ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,
3 Expondo e demonstrando que convinha
que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos
anuncio, dizia ele, é o Cristo.
4 E alguns deles creram, e ajuntaram-se
com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não
poucas mulheres principais.
5 Mas os judeus desobedientes, movidos
de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e,
ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom,
procuravam trazê-los para junto do povo.
6 E, não os achando, trouxeram Jasom e
alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm
alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;
7 Os quais Jasom recolheu; e todos
estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
8 E alvoroçaram a multidão e os
principais da cidade, que ouviram estas coisas.
9 Tendo, porém, recebido satisfação de
Jasom e dos demais, os soltaram.
10 E logo os irmãos enviaram de noite
Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
INTRODUÇÃO
Você
acredita que fortes amizades podem crescer em pouco tempo? Bem, isso aconteceu
entre Paulo e os irmãos da igreja em Tessalônica. Depois de uma breve estadia
naquela cidade, que foi interrompida em virtude de uma forte perseguição contra
Paulo, o apóstolo precisou sair às pressas praticamente numa fuga, realizada na
calada da noite para Bereia, em seguida para Atenas, e por fim para urna
pousada mais longa em Corinto. Apesar da brevidade da permanência de Paulo
entre os tessalonicenses, o seu coração aliançou-se com aqueles irmãos. Talvez
o cuidado do apóstolo com os crentes em Tessalônica envolvesse o caráter
neófito da fé daquela comunidade. Para além de nossas conjecturas, o fato é que
Paulo demonstra, textualmente, forte carinho e afeição por aquela igreja com
quem conviveu tão pouco tempo. É sobre relacionamentos assim, que produzem
edificação mútua, que refletiremos durante todo este trimestre.
I
– SOBRE RELACIONAMENTO QUE EDIFICAM
1.
Quando nosso cuidado manifesta o amor do Pai.
Por que deveria Paulo demonstrar tanta
afeição por um grupo de irmãos com quem conviveu tão pouco tempo7 Aquela não
era uma igreja rica e Paulo recebeu apoio financeiro de outra igreja para
evangelizar Tessalônica (Fp 4.16). A multidão dos que creram também
não foi capaz de garantir a segurança física de Paulo e sua equipe (At 174,5).
Diante destas condições contrárias, o que poderia justificar tal atitude do
apóstolo? Uma resposta adequada, ainda que muito abrangente, é o amor de Deus
pelos tessalonicenses. Ou seja, a postura de Paulo materializa o zelo do Senhor
por aquela jovem igreja, que mesmo sem muito destaque diante dos homens, era
importantíssima para o Pai. Quando vivenciamos amizades num nível adequado de
maturidade cristã, tornarno-nos a manifestação encarnada do amor do Senhor para
com os outros.
2.
Quando nem a distância enfraquece um relacionamento.
Paulo afirma que desejou ir ter
novamente com os tessalonicenses, mas uma série de circunstâncias, até aquele
momento, impedira o reencontro (1Ts 2,17.18), Entretanto, não era a distância
ou a ausência física que faria aquela relação deteriorar-se; numa época de
enormes dificuldades para comunicação à distância, o apóstolo testificou que o
seu coração estava com os tessalonicenses e que eles eram um dos motivos da sua
alegria diante do Senhor (1Ts 2.19,20).
Pelo exemplo de Paulo e dos
tessalonicenses percebemos que a qualidade de nossos relacionamentos está
associada diretamente ao valor que damos a cada pessoa, pelo que ela é, e não,
necessariamente, pela quantidade de tempo que passamos ao seu lado. Em um tempo
de comunicação instantânea à distância, vamos ficar atentos para não tratarmos
com mais carinho nossos telefones do que nossos amigos.
3.
Quando uma correspondência amorosa torna-se Palavra de Deus.
As notícias que Timóteo trouxe sobre os
tessalonicenses animaram Paulo para que este escrevesse cartas àquela
comunidade (1Ts 3.6). É claro que Paulo não imaginou ao escrever estas
correspondências: "Agora vou escrever um texto que se tornará sagrado para
todos aqueles que servem a Cristo!". Porém, não há dúvidas sobre a
canonicidade destes textos; eles são a inerrante e infalível Palavra de Deus
historicamente reconhecidos pela Igreja, Contudo, è a simplicidade do contexto
de sua composição que nos salta aos olhos: as cartas de um amigo, um discipulador,
para seus amados irmãos que estão a quilómetros de distância, constituem-se em
inspirada instrução não apenas para aquela comunidade, mas para toda a
cristandade. Que nossos relacionamentos sejam assim, tão genuínos, que nossas
mensagens, postagens, compartilhamentos, sirvam sempre para a edificação de
quem nós amamos.
Pense!
Na maioria das vezes o modo como faiamos é tão importante quanto
à maneira como agimos. Um tratamento amável proporciona grandes chances de que
nossa mensagem atinja seu objetivo. Anunciar o amor por meio do ódio é
simplesmente impossível. O Evangelho precisa ser apresentado embebecido na
graça.
Ponto
Importante
Na sociedade da comunicação, onde escrevemos e faiamos o tempo
todo, será que nossos relacionamentos são de fato tão edificantes que uma
simples mensagem eletrônica, que enviamos para alguém, pode tornar-se um meio
de comunicação da vontade de Deus para aqueles que precisam ouvira voz do
Senhor?
II
– PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES
1.
A mais antiga das cartas paulinas.
E um consenso entre os especialistas
que 1Tessalonicenses, por ter sido redigida em Corinto durante a segunda viagem
missionária por volta dos anos 50/51 d.C, é o mais antigo texto de Paulo
registrado na Bíblia.
Na verdade esta epístola seria a mais
antiga obra do Novo Testamento, Este fato deve Levar-nos a compreender que uma
leitura mais cuidadosa da Primeira Carta aos Tessalonicenses nos revelará não
só o pensamento paulino em sua estrutura mais original, mas também questões e
demandas - teológicas e sociais - que preocupavam as comunidades cristãs do
primeiro século. Deste modo o contexto da redação desta Carta refere-se ao
momento histórico em que o apóstolo dos gentios está desenvolvendo suas grandes
sistematizações doutrinárias, as quais serão importantíssimas para o
crescimento posterior de todo o Cristianismo.
2.
Sobre uma possível estrutura da epístola.
O texto inicia-se, como
tradicionalmente Paulo faz em seus escritos, com uma apresentação dele e de sua
equipe, seguida imediatamente de urna calorosa saudação pastoral. Após a
saudação, na primeira parte do texto, o apóstolo concentra-se num testemunho de
louvor pela vida dos tessalonicenses e de gratidão pela comunhão tão profunda
que se desenvolveu entre ele, Paulo, e os crentes em Tessalônica. Como não
podia ser diferente, neste momento da carta o apóstolo fala de seus sentimentos
para com aquela comunidade, e reconhece as virtudes e cuidados daqueles irmãos
para com ele e seu ministério. A segunda grande divisão, que naturalmente
apresenta-se no texto, engloba o esclarecimento
de Paulo quanto à paradosis (tradições judaicas) para aquela jovem comunidade. Logo
em seguida há uma seção dedicada a uma série de exortações práticas. O texto
finaliza-se com uma orientação para leitura coletiva da correspondência - daí o
caráter epistolar desta obra paulina -, e com uma palavra de despedida.
3-
Uma escrita pastoral.
Um dos aspectos mais destacáveis desta
epístola paulina é o tipo de Linguagem utilizada pelo apóstolo. Não encontramos
neste texto uma rigidez cerimonial ou mesmo um distanciamento formal; este
texto é uma típica correspondência pastoral, 1 Tessalonicenses trata-se de uma
carta redigida por um pastor amoroso e atento a uma comunidade de novos
convertidos.
Esta postura adotada por Paulo deve
levar-nos a reavaliar constantemente nossos procedimentos relacionais: de que
modo trato às pessoas à minha volta? Sou alguém que por meio de minhas ações
reflito o amor de Deus pela humanidade? Estes são alguns dos questionamentos
que devemos constantemente fazer-nos, tomando por base a vida de Cristo, e por
que não, também o tratamento de Paulo para com os tessalonicenses.
Pense!
Qual a relevância dos novos convertidos para você? Você os vê
como parte integrante da comunidade ou simplesmente como um grupo de
pré-cristãos, "quase-cristãos"?
Ponto
Importante
É necessário que nossos relacionamentos sejam literalmente
desenvolvidos na Igreja, isto é, que tenhamos a capacidade de partir de um
momento inicial de estranhamento para uma amizade verdadeira.
III
– SEGUNADA CARTA AOS TESSALONICENSES
1.
Sobre a autenticidade desta carta.
A partir do século XIX, uma série de
teólogos colocou em cheque a autenticidade, com especial modo a questão da
autoria paulina deste texto. Os argumentos seria que há consideráveis diferenças
entre a escatologia apresentada nas epistolas: o estilo, a estrutura e as
palavras da Segunda Carta seriam muito similares ao da Primeira o que apontaria
para um plágio. Todavia, é necessário notar que os mesmos argumentos podem ser
utilizados para demonstrar a autenticidade do texto: as mudanças na abordagem
escatológica dão-se em razão deste ser um ensinamento em série para uma mesma
comunidade - não faria sentido simplesmente repetiras mesmas ideias de uma
carta para outra. A similaridade (estilística e vocabular) deve ser percebida
como algo natural para dois textos de um mesmo autor. Defendemos assim a
autoria paulina e a autenticidade da epístola.
2.
Por que uma Segunda Carta?
Ao assumirmos o caráter canônico do
texto de 2 Tessalonicenses surge uma questão central: qual o propósito desta
Segunda Carta (escrita num curto espaço de tempo depois da primeira)? Uma
resposta natural seria a forte ligação entre o apóstolo e aqueles irmãos -
acrescentado ainda o fato de os tessalonicenses serem novos na fé em Cristo e
estarem debaixo de forte perseguição (2Ts 1.3-12).
Outra possível resposta, tomando como
referência a centralidade da temática escatológica na Segunda Carta (2 Ts 2.1-17),
seria o interesse do apóstolo em esclarecer àquela jovem comunidade cristã,
pontos obscuros e dúvidas que surgiram a partir da divulgação da Primeira
Carta. Em termos gerais, pode-se dizer que enquanto na Primeira Epístola o
autor anima os tessalonicenses diante das perseguições que sofrem/sofreram;
neste segundo texto o objetivo è preveni-los e consolá-los quanto às
perseguições que virão.
3.
Sobre o conteúdo desta epístola.
Menor que a primeira, 2 Tessalonicenses
pode ser subdividida em três grandes partes: O capitulo 1, no qual o apóstolo
procura animar os irmãos que estão aflitos diante da perseguição que os assola.
Já no capítulo 2, Paulo concentra-se numa discussão sobre escatologia, com o
objetivo de demonstrar que a vinda do Senhor será precedida por uma série de
eventos que precisam ser discernidos e compreendidos pela Igreja. Por fim, no
capítulo 3, o apóstolo oferece uma série de orientações para o bem-estar da
comunidade Local e para seus relacionamentos interpessoais.
Pense!
Se considerarmos estes argumentos como pertinentes para a escrita
da Segunda Carta, podemos notar o coração pastoral de Paulo, que mesmo à
distância, não deixava de preocupar-se com o bem-estar daqueles novos convertidos
em Tessalônica.
Ponto
Importante
A fragilidade dos argumentos geralmente apresentados como
contrários à canonicidade de 2 Tessalonicenses é tão notória que para
desmontá-los não é necessário apresentar nenhum contra-argumento, mas apenas
reposicioná-los come teses favoráveis à autenticidade do texto e da autoria de
Paulo.
SUBSÍDIO 1
Não há razão importante
para duvidar das palavras que iniciam 1Tessalonicenses 1.1, esta epístola é
certamente um trabalho do apóstolo Paulo. O que temos diante de nós é
certamente sua primeira contribuição ao Novo Testamento, que podemos datar de
aproximadamente 50 ou 51 a.C.
Paulo está escrevendo
acerca de sua breve estada em Atenas (i Ts 3.1; cf. At 17.16-34), ou mais
provavelmente sobre sua próxima e prolongada viagem missionária a Corinto (At
18.1-18).
É um grupo pioneiro de
crentes em Tessalônica que receberá essa iminente carta, Tessalônica, a
ostentosa capital da Macedônia, um porto no Mar Egeu, situava-se na principal
via leste-oeste do Império Romano — a Via Egnatia. Sua população relativamente
grande, cerca de 200.000 habitantes, incluía um grupo dejudeu suficientemente
grande para apoiar a sinagoga que viria a ser o ponto iniciai da pregação de
Paulo na cidade.
O ministério de Paulo em
Tessalônica é reconhecido pela orquestração divina, Devia ser muito mais do que
um simples povoado no itinerário de um ministério ocupado. Antes de passarmos à
ocasião precisa da epístola, um cronograma de eventos foi elaborado para
facilitar a compreensão da visita de Paulo (ARRINGTON, French L; ARRINGTON e
STRONSTAD, Roger (Ed), Comentário Bíblico Pentecostal 1 Tessalonicenses. 4.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 1363).
SUBSÍDIO 2
Ocasião
e propósito de 2 Tessalonicenses
Esclarecer confusões a
respeito da segunda vinda de Cristo. Depois de ter enviado a sua primeira carta
à igreja de Tessalônica, Paulo recebeu notícias adicionais sobre os crentes
dali. Eles estavam enfrentando intensa perseguição e grandes aflições, mas,
apesar dos seus problemas, perseveravam na fé. Alguns, no entanto, estavam
afirmando que Jesus já teria retornado. Estes crentes podiam ter entendido mala
afirmação que Paulo fez, de que a volta de Cristo seria tão inesperada como a
vinda de um ladrão no meio da noite (1Ts 5.1-3). Ou talvez eles tivessem
recebido outra carta que, afirmando ser de Paulo, simplesmente declarava que Cristo
já teria retornado (2.2,3). Estes rumores, juntamente com a perseguição,
estavam dividindo e enfraquecendo a jovem igreja. Pensando que já estavam nos
últimos dias, alguns crentes recusavam-se a trabalhar (compare 1Tessalonicenses
5.14 com 2 Tessalonicenses 3.11.12).
Paulo percebeu que tinha
que escrever uma segunda carta, para dissipar os rumores e para orientar a
jovem igreja. Em resumo, esta carta revela o coração de um pastor preocupado.
Paulo não queria que nenhum falso ensino afastasse seus novos convertidos da fé
cristã. Eles já tinham sofrido muito por Cristo, para serem desviados por
mexericos de gente ociosa (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2010. pp. 458,459).
CONCLUSÃO
O estudo sistemático da Bíblia nos traz
inúmeros benefícios; talvez um dos mais relevantes é a percepção de que os
princípios que nortearam a obra de Deus no início da Igreja ainda são
praticáveis hoje. As estratégias e os mecanismos podem mudar para dialogar com
a sociedade atual, mas nossos princípios - dentre eles o amor, cuidado e
respeito com o outro são simplesmente inegociáveis.
HORA DA
REVISÃO
1. Em que contexto do
ministério do apóstolo Paulo ocorreu a fundação da igreja em
Tessalônica?
Durante
a segunda viagem missionária de Paulo, após a
prisão em Filipos, momento em que o apóstolo
seguia uma visão de Deus.
2. Segundo podemos
observar no livro de Atos, e especialmente nas suas epístolas escritas aos tessalonicenses, como era o
relacionamento entre o apóstolo Paulo e
aquela igreja?
Era muito afetuoso. cheio de atenção, cuidado e respeito mútuo.
3. Que argumentos são apresentados para tentar descredenciar 2. Tessalonicenses
como um texto paulino os quais podem, na verdade, ser utilizados exatamente
para demonstrara autenticidade deste texto?
Diferenças entre o escatologia apresentada nas epístolas; o estilo, a estrutura e as palavras da segunda carta
seriam muito similares ao da primeira.
4. De que modo a relação entre Paulo e os irmãos em Tessalônica pode inspirar nossos relacionamentos enquanto cristãos?
Através do cuidado pastoral de Paulo, do amor dos crentes
Tessalonicenses, da fé corajosa daqueles irmãos.
5. É possível utilizar
nossas mensagens, e-mails e posts como instrumentos para anúncio das verdades do Reino? Como? Justifique sua resposta. Sim, por meio de uma compreensão de que tudo o que nós
fazemos deve ser para a glória de deus.
Lições
Bíblicas 2° Trimestre de 2018, Jovens Professor – CPAD
TÍTULO:
A IGREJA DO ARREBATAMENTO
Subtítulo:
O padrão dos Tessalonicenses para Estes últimos Dias
Comentarista:
Tiago Brasil
Classe:
Jovens
Revista:
do Professor