Os Remonstrantes - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Os Remonstrantes

Após a morte precoce de Armínio em 1609, quando tinha 49 anos e no auge da carreira, aproximadamente 45 ministros e teólogos das Províncias Unidas formaram uma frente que veio a ser chamado "os Remonstrantes”.

O MOTIVO DE NOME
Eles receberam este nome em virtude do título da exposição teológica apresentada por eles, conhecida como a Remonstrância, que resumiu em poucos pontos essenciais o que Armínio e eles acreditavam acerca da salvação, incluindo a eleição e a predestinação.
LEIA TAMBÉM ESTAS PUBLICAÇÕES DA SEMANA:

  • Classe: Adolescentes - Lição 11- Usando a Minha Influência
  • Classe: Adultos - Lição 11: Maria, Mãe de Jesus – uma Serva Humilde
  • Classe: Jovens - Lição 11- Os Falsos Profetas e os Seus Frutos

  • A Remonstrância foi preparada por aproximadamente 43 (o número exato é debatido) pastores e teólogos reformados holandeses após a morte de Armínio, em 1609. O documento foi apresentado em 1610 para uma conferência de líderes da igreja e do estado em Gouda, Holanda, para explicar a doutrina arminiana. Seu foco principal está nas questões da salvação e, em especial, na predestinação.
    Entre os líderes deste movimento estava Simão Episcópio (1583-1643), que se tornou o conhecido líder dos Arminianos antes e depois que estes foram exilados das Províncias Unidas, de 1619 a 1625.

    O PROVÁVEL AUTOR PRINCIPAIS DOCUMENTOS DOS REMONSTRANTES

    Episcópio é provavelmente o autor dos principais documentos dos remonstrantes e, por fim, se tomou o primeiro professor de teologia do seminário remonstrante fundado após receberem a permissão de retorno do exílio (este seminário, conhecido como o Seminário Remonstrante, existe até hoje na Holanda).
    Outro líder remonstrante importante foi Hugo Grócio, estadista e cientista político mais influente da Europa (1583-1645), que foi preso pelo governo holandês após o Sínodo de Dort, que condenou o arminianismo, mas escapou. Um remonstrante posterior chamado Philip Limborch (1633-1712) levou o arminianismo para mais perto do liberalismo, com o subsequente “arminianismo de cabeça".

    Infelizmente, muitos críticos do arminianismo do século XVIII conheciam unicamente o arminianismo de Limborch, que era mais próximo do semipelagianismo do que os ensinos do próprio Armínio.
    Fonte: Teologia Arminiana, Roger-Olson

    Adaptação de: J.Alves

    Post Bottom Ad