Como o líder conquista respeito - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Como o líder conquista respeito

O que leva uma pessoa a respeitar e a seguir outra? É por causa das qualidades do líder? Acontece por causa das circunstâncias?

Acredito que todos esses fatores influenciam. Com base em minhas observações e em minha experiência pessoal, aqui estão as seis formas principais pelas quais os líderes conquistam o respeito dos outros:

LEIA TAMBÉM:

1 — Capacidade natural de liderança
Primeiramente, e acima de tudo, está a capacidade de liderança. Algumas pessoas nascem com maior habilidade e capacidade de liderar que outras. Os líderes não são iguais. No entanto, todas as pessoas podem se tornar líderes melhores.
Se você tiver capacidade natural de liderança, as pessoas desejarão segui-lo. Elas demonstrarão o desejo de estar perto de você. Gostarão de ouvi-lo. Ficarão empolgadas quando você transmitir seu ponto de vista. Todavia, se você não demonstrar algumas das práticas e das características relacionadas adiante, não atingirá seu potencial de liderança, e as pessoas podem não continuar a segui-lo. Uma das maiores armadilhas, em potencial, para os líderes naturais é confiar exclusivamente no talento.

2 — Respeito pelos outros
Ditadores e outros líderes autocráticos baseiam-se na violência e na intimidação para levar as pessoas a fazer o que eles querem. Isso não é liderança de verdade. Por outro lado, os bons líderes baseiam-se no respeito. Eles compreendem que toda liderança é voluntária. Quando os líderes demonstram respeito pelos outros — especialmente pelas pessoas que têm menos poder e uma posição inferior à deles — conquistam o respeito dos outros. E as pessoas querem seguir pessoas que elas respeitam muito.
Conquistar o respeito dos outros obedece a um padrão:
Quando as pessoas o respeitam como indivíduo, o admiram.
Quando o respeitam como amigo, o amam.
Quando o respeitam como líder, o seguem.
Se você sempre respeitar os outros e sempre os liderar bem, continuará a ter seguidores.

3 — Coragem
O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger observou: “Um líder não merece esse título a não ser que esteja disposto a, ocasionalmente, defender sozinho alguma posição.” Os bons líderes enfrentam grandes perigos e carregam o fardo das críticas incansáveis, mas fazem o que é certo, mesmo correndo o risco de fracassar. Não consigo pensar em nenhum líder da história que não tivesse coragem. Você consegue? A coragem de um líder tem grande valor. Ela dá esperança aos seguidores.

4 — Sucesso
O sucesso é muito atraente. As pessoas normalmente são atraídas para ele. É um dos motivos pelos quais, em nossa sociedade, as pessoas se interessam pela vida das celebridades, torcem por equipes esportivas e acompanham as carreiras de astros do rock.

O sucesso é ainda mais importante quando aplicado às pessoas que nos lideram. As pessoas respeitam as realizações dos outros. E é difícil argumentar contra um bom histórico. Quando os líderes são bem- sucedidos em suas próprias empreitadas, as pessoas os respeitam. Quando eles conseguem liderar uma equipe rumo à vitória, então os seguidores acreditam que eles a conquistarão novamente. Por conseguinte, eles os seguem porque querem fazer parte do sucesso no futuro.

5 — Lealdade
Em uma cultura de mudanças, de reviravoltas e de transições constantes, a lealdade é um bem precioso. Assim, quando as coisas ficam difíceis, o líder que não abandona a equipe até a missão ser concluída demonstra sua lealdade à organização. Esse tipo de líder busca seguidores que têm respeito por ele e por suas ações, mesmo quando estas os ferem.

Conclusão
Se você quiser avaliar quanto respeito tem como líder, a primeira coisa a fazer é ver quem você atrai. Dennis A. Peer observou: “Uma medida da liderança é o calibre das pessoas que escolhem segui-lo. A segunda coisa a fazer é ver como seu pessoal reage quando você pede um compromisso ou uma mudança.

Quando os líderes são respeitados e pedem um compromisso, seu pessoal se ergue e se compromete. Eles estão prontos para assumir os riscos, subir a colina, trabalhar muitas horas, fazer o que for necessário para realizar o trabalho. Da mesma forma, quando líderes respeitados pedem mudanças, os seguidores estão dispostos a abraçá-las. Mas quando líderes que não são respeitados pedem compromisso ou mudança, as pessoas duvidam, questionam, dão desculpas ou simplesmente se afastam. É muito difícil para um líder que não conquistou o respeito fazer com que as outras pessoas o sigam.


Fonte: As 21 irrefutáveis leis da liderança, John C. Maxwell

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad