Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 2: Deus, o primeiro Evangelista
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10 de Julho de 2016
Texto Áureo
"Ora,
tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão,
dizendo: Todas as nações serão benditas em ti."(G13.8)
1 ORA, o SENHOR disse
a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a
terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma
grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma
bênção.
3 E abençoarei os que
te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas
as famílias da terra.
4 Assim partiu Abrão
como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta
e cinco anos quando saiu de Harã.
5 E tomou Abrão a
Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido,
e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e
chegaram à terra de Canaã.
6 E passou Abrão por
aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então
os cananeus na terra.
7 E apareceu o SENHOR
a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar
ao SENHOR, que lhe aparecera.
8 E moveu-se dali
para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao
ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome
do SENHOR.
HINOS
SUGERIDOS: 376,432.440 da Harpa Crista
OBJETIVO
GERAL
Saber
que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística
responsável e amorosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo,
os objetivos específicos referem-se ao que o professor
deve atingir em cada tópico, Por exemplo, o objetivo l refere-se ao tópico l
com os seus respectivos subtópicos.
Explicar
que
na chamada de Abraão tem início o Evangelho de Jesus
Cristo.
Mostrar
que
a Bíblia é um livro essencialmente
evangélico.
Saber
que
Israel, como povo escolhido do Senhor, deveria ter executado o trabalho de
Deus.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, na lição de hoje
estudaremos acerca da chamada do patriarca /Abraão. Ele ouviu a voz de Deus e
saiu, pela fé, da sua terra, do meio da sua parentela para uma terra que Deus
haveria de lhe mostrar. Deus chamou Abraão para uma missão especial, e ele
obedeceu ao chamado.
O Todo-Poderoso não queria trazer privilégio e favores para Abraão e
seus descendentes. O propósito era, a partir dele e dos seus descendentes,
preparar o mundo para a chegada Cio Messias. Deus amou a humanidade perdida de
tal maneira que não mediu esforços para anunciar as Boas-Novas. Como filhos de
Deus, não podemos ficar insensíveis, indiferentes diante dos milhares que ainda
não ouviram nada Ou quase nada a respeito do evangelho de Jesus Cristo. No
decorrer da lição, ressalte que a evangelização dos pecadores não é uma opção
do crente, mas é uma ordenança de Cristo para a Igreja (Mc 16.15).
INTRODUÇÃO
Enfocaremos,
na lição de hoje, a experiência do
patriarca Abraão, ouviu, do próprio Deus, o anúncio
do Evangelho. A partir daquele momento, caberia aos descendentes do patriarca,
por meio de Isaque e de Jacó, preparar o mundo para a chegada do Messias. Vê-se,
pois, que Deus se compraz em anunciar as Boas-Novas à humanidade caída e
carente de sua graça.
A
chamada de Abraão evidencia-nos que a Bíblia é um
livro evangélico com uma missão claramente evangélica. De Génesis a Apocalipse,
Deus proclama, quer pessoalmente, quer através de seus profetas e apóstolos, a
Salvação a todos os povos da Terra. Por conseguinte, a exemplo do Senhor dos Céus
e da Terra, proclamemos com zelo o Evangelho de Jesus Cristo.
I. A CHAMADA DE ABRAÃO
É com Abraão que tem início o
Evangelho de Cristo. Antes do patriarca, houve diversos anúncios de redenção, mas
nenhum tão claro e evidente quanto ao que o próprio Deus lhe fez.
1. Abrão, o caldeu.
A
história de Abrão tem início quando seu pai, Terá, deixando Ur dos Caldeus, foi
peregrinar em Harã, e, ali, habitaram (Gn 11.31). Pelo texto sagrado, depreendemos
que era intenção de Terá chegar a Canaã, a fim de proporcionar melhores
condições à família. Mas Terá veio a morrer antes de chegar ao seu destino.
PONTO
CENTRAL
Deus exige de cada um de nós uma
atitude evangelística responsável e amorosa.
2.
Abraão, o evangelizado.
Após
a morte de Terá, o Senhor chama Abrão a uma nova realidade espiritual. E, nesse
momento, proclama-lhe o Evangelho Eterno: "Ora, o Senhor disse a Abrão:
Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que
eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e
engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção" (Gn 12.1,2). Os termos de
sua chamada, ou evangelização, são precisos e fortes. Ele teria de sair de sua
terra, a fim de formar um povo profético, sacerdotal e real.
Nessa condição,
partilharia a sua fé com todas as nações, conduzindo-as ao encontro com o
Cristo, que haveria de chegar na plenitude dos tempos (Gl 4.4). Enfim, sua missão
era ser uma bênção evangélica ao mundo. Por esse motivo, Abraão é o pai de
todos os que creem (Rm 4.11).
Vê-se, pois, quê Deus, ao chamar Abraão, evangelizou-o,
conforme enfatiza o apóstolo Paulo: "Ora, tendo a Escritura previsto que
Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a
Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti" (Gl 3.8).
3.
O evangelista Abraão.
Já evangelizado, Abraão faz-se
evangelista e sai a apregoar o conhecimento divino. Entre os gentios, era o
profeta do Senhor (Gn 20.7). Dessa forma, implantou a genuína fé naquela região,
levando os seus descendentes a adorar ao Único e Verdadeiro Deus. Eis por que,
na genealogia de Cristo, Mateus designa-o como o principal ascendente do
Messias (Mt 1.1).
A
partir da chamada de Abraão, o povo hebreu passou a viver
como o povo escolhido de Deus para anunciar às nações as virtudes do Altíssimo,
conforme atestam as Escrituras Sagradas.
SÍNTESE DO TÓPICO l
Deus
chamou Abraão e seus descendentes para anunciarem as virtudes do Altíssimo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O primeiro punhado de promessas feitas a Abraão, que na ocasião talvez ainda tivesse em Ur
dos caldeus, inclui uma promessa ao mundo. Realmente, essa é a promessa mais
plena de todas. É ótimo receber urna bênção, mas é melhor ainda conceder uma bênção,
Dessa forma, é assegurado a Abraão que em ti serão abençoadas todas as famílias
da terra' (Gn 12,3). Essa promessa e garantia são repetidas em Génesis 18.19;
22.19 (cf. At 3.25; Gl 3.8).
Pouca diferença
faz se aceitamos a tradução acima ou a leitura sugerida: "por ti todas as
famílias da terra serão abençoadas'.
A diferença trata-se
apenas de metodologia, não de princípios.
O fator importante e principal é que o chamado de Abraão não se trata de favoritismo pessoal de
um deus particularista para estabelecer uma religião local em prática e
desígnio. Ele origina-se no Deus de glória e é designado pelo bem-estar da
humanidade.
Assim como Deus não
chama seu ministro para o bem do ministro, mas para o bem da consagração, da
comunidade e do mundo, Ele não chamou Abraão pelo bem de Abraão. O mundo estava
à vista, e a humanidade era o objetivo» qualquer que fosse a metodologia. Essa
promessa, com seu desígnio de intenção universal, foi transferida no devido
tempo aos patriarcas, Isaque (Gn 26,4} e Jacó (Gn 28,14). De uma forma um tanto
diferente» tanto enriquecida quanto mais especifica, Judá a herdou de Jacó
(49.10) e tornou-se o portador do bastão de comando de Israel embora Levi tenha
sido escolhido para o sacerdócio, Assim não há enfraquecimento de universalidade
no período patriarcal O desígnio e a intenção de Deus lhe são declarados
enfaticamente" (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões, 1ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2000, pp, 134135).
CONHEÇA MAIS
Abraão
"Abraão iniciou sua vida em Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia. Dali,
Terá, seu pai, mudou-se com a família para Harã. Tanto Ur como Harã eram
centros de adoração da lua. O nome de seu pai, Terá, provavelmente significava
Ter é (o divino) irmão. Acredita-se que Ter' seja uma variação
dialética para o deus lua e era especialmente popular no distrito de Harã como
foi confirmado pêlos registros assírios. Mas Abraão foi convocado pela voz de
Deus a deixar o seu cenário pagão, para ir a uma terra divinamente prometida à
sua semente. Após sua chegada à Palestina, Abraão passou muitos dias
principalmente nas proximidades de três centros no sul, Betei, Hebrom (Manre) e
Berseba". Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD,p.ll.
II- A PALAVRA DE É EVANGÉLICA
A
Bíblia Sagrada é um livro essencialmente
evangélico. Do Génesis a Malaquias, demonstra que Jesus é o Cristo prometido
por Deus aos patriarcas e santos profetas, haja vista a exposição messiânica
que o Divino Mestre fez aos discípulos no caminho de Emaús (Lc 24.13-35).
1.
A Lei de Moisés é evangélica.
Em Génesis, Deus faz diversos anúncios
evangélicos, destacando a redenção da humanidade (Gn 3.15; 12.1,2). Inicialmente,
o Senhor proclama aos nossos pais, ainda no Éden, a vinda da semente da mulher,
que haveria de pisar a cabeça de Satanás. Mais tarde, ao convocar Abraão à
verdadeira fé, promete-lhe que, através de sua geração, seriam abençoadas todas
as nações da terra.
No
Êxodo, a Páscoa ilustra não apenas
a liberdade de Israel, mas também a libertação de todos os que, em todos os
lugares, recebem o Cordeiro de Deus como o seu Salvador (Êx 12.1-28; l Co 5.7;
l Pé 1.19). Somente Jesus é capaz de tirar os pecados do mundo (Jo 1.29).
Finalmente,
em Deuteronômio, Moisés fala abertamente sobre
o Messias que havia de vir: "O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta
do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15).
2.
A história de Israel é evangélica.
No auge da história de Israel,
quando o povo de Deus já se havia libertado de todos os seus inimigos por
intermédio de Davi, o Senhor promete ao seu ungido: "Porém a tua casa e o
teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para
sempre" (2 Sm 7.16).
Essa
promessa, declaradamente evangélica,
refere-se ao Senhor Jesus, que, além de ser conhecido como filho de Davi, é
aclamado como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Mt 1.1; Ap 19.16).
3.
A poesia de Israel é evangélica. Na poesia de Israel, o Senhor anuncia a chegada do Salvador
através de versos e cânticos. No auge de sua dor e angústia, confessa Jó:
"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a
terra" (Jó 19.25). No Hinário de Israel, Davi, o suave cantor, profetiza o
triunfo do Messias (SI 2.1-12). Mas, também, descreve-lhe o sofrimento em favor
da humanidade (SI 22.1-31). Vemos ainda uma bela referência acerca de sua morte
e ressurreição (SI 16.10).
4.
Os profetas são evangélicos.
Os profetas, inspirados pelo Espírito
Santo, descreveram a vinda de Cristo detalhadamente. Isaías profetizou acerca
de sua concepção virginal e de seu sofrimento vicário (Is 7.14; 53.1-12).
Jeremias falou da Nova Aliança que o Senhor, por intermédio do Israel Messiânico,
haveria de estabelecer
com toda a humanidade (Jr 31.31-33). Miqueias mostrou o lugar do nascimento de
Cristo, e Daniel revelou a sua soberania (Mq 5.2; Dn 7.13.14).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A
Bíblia é o livro de Deus, que demonstra
que Jesus é o Cristo prometido pelo Pai.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A fase enriqueceu a religião dos israelitas de muitas maneiras, tornando-a uma religião de
redenção milagrosa, monoteísmo positivo, consagração devotada, ética dinâmica,
fé responsável amor e obediência, culto organizado, lei em comum e uma grande
esperança. Embora ela não acrescentasse muitas referências à universalidade,
enfatizava o caráter inclusivo no prelúdio memorável que precede a inauguração
de Israel como uma nação, a realização do Decálogo e do pacto. Se esse prelúdio
fosse devidamente compreendido, ele teria uma importância revolucionária e
renovadora para Israel ao conceder significado, propósito e sentido à sua história"
(PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões, 1ed. Rio de Janeiro: CPAD,
20000, p. 135).
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de
Adultos
Seguindo
o exemplo do próprio Deus, Israel deveria
evangelizar o mundopreparando-o para a chegada de Cristo.
Infelizmente, apostatou da fé abraâmica. Por isso, o Senhor disciplinou-os com
o amargo exílio na Babilónia. Não obstante o seu fracasso, os israelitas
cumpriram parcialmente a missão que lhes confiou o Deus de Abraão.
1.
Israel e a evangelização mundial.
Os israelitas contribuíram para a evangelização do mundo, porque deles vêm os patriarcas, a Lei de Moisés,
os pactos, os profetas, as Escrituras e o próprio Cristo (Rm 9.1-5). No auge de
sua história, quando do reinado de Salomão, em vez de aproveitarem a
prosperidade para fazer missões, caíram na idolatria. Todavia, o apóstolo Paulo
amorosamente pondera: "E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua
diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" (Rm
11.12).
2.
A missão intransferível da Igreja.
O fracasso de Israel não adiou o
plano divino da evangelização mundial. Por meio da igreja, a Palavra de Deus
vem alcançando os confins da terra. Entretanto, o que acontecerá se a Igreja
falhar em sua obra evangelizadora? Não há, em toda a Terra, nenhum outro povo
que nos possa substituir (Rm 10.15-17). A evangelização mundial é a tarefa
intransferível da Igreja de Cristo. Somente nós poderemos executá-la.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Israel,
como povo escolhido, deveria executar o trabalho de Deus entre as nações.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de
Adultos
Deus refere-se três vezes a Israel como "minhas testemunhas' (Is 43.1042;
44.8), A verdadeira questão é: uma testemunha de quem? Ò Senhor declara
explicitamente: O povo que formei para mim proclamará meus louvores (43.21),
Proclamar seus louvores para quem?
O versículo 9 nos dá a
orientação: "Que todas as nações se unam ao mesmo tempo, que se reúnam os
povos*. Esse é o publico de Israel Essa é a sua missão!
Esse conceito de serviço não é enfraquecido pelo fato de que quatro canções servis
dedicadas a esse Servo ideal de Deus que é o próprio Cristo. O serviço de Israel é estabelecido
claramente. Israel tem uma missão a cumprir, um serviço a ser feito. As
palavras de Paulo ecoam o verdadeiro chamado de Israel no Antigo Testamento: Eu
sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes'
(Rm 1.14).
O fato de Israel não
ter reconhecido essa posição de serviço e não ter servido à humanidade não
elimina o ideal do Antigo Testamento para com a nação, e o chamado da mesma. Se
mantivermos na mente essa dupla posição e relação de Israel, grande parte das Escrituras
ganhará uma nova perspectiva e significado mais profundo. Israel nunca deixa
de ser o povo de Deus, a nação do Senhor, embora, devido ao fracasso, ela
seja temporariamente como serva de Deus. Ela permanece desqualificada até que o genuíno arrependimento a restaure
novamente. Tal restauração é prometida pela graça de Deus e exigida pela justiça
e fidelidade de Deus" (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões, led.
Rio de Janeiro: CPAD, 20000, pp. 137,138).
CONCLUSÃO
Temos
um Deus evangelizador. Ele se compraz em anunciar Boas-Novas à humanidade. Hoje, porém, o Senhor o faz através de nós.
Nem aos anjos é facultada esta tarefa. Por isso, falemos de Cristo a todos, em
todo tempo e lugar. Jesus em breve virá. O Deus evangelizador espera de todos
nós uma atitude também evangelizadora.
Lições Bíblicas do 3° tr. De 2016 – Classe de
Adultos
A
respeito de Deus, o primeiro evangelista, responda:
• Por que Deus anunciou o Evangelho
primeiro a Abraão?
Porque,
a partir da chamada de Abraão, o povo
hebreu passou a viver como o povo escolhido de Deus para anunciar às nações as
virtudes do Altíssimo, conforme atestam as Escrituras Sagradas.
• Qual a missão de Israel no
âmbito da redenção da humanidade?
Proclamar
o Salvador às nações.
• Qual a contribuição de Israel à
evangelização?
Os
israelitas contribuíram para a evangelização do mundo
porque deles vêm os patriarcas, a Lei de Moisés, os pactos, os profetas, as
Escrituras e o próprio Cristo (Rm 9.1-5).
• Por que a missão evangelizadora
da Igreja é intransferível?
Porque
por meio da igreja, a Palavra de Deus vem alcançando
os confins da terra.
“ A
ferramenta de Pesquisas
e Estudos
dos Professores
e Alunos
da Palavra
de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). ATENÇÃO! Se você usar este estudo em site ou blog, deverá usar também este nosso roda pé.