Louvor e Adoração - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Louvor e Adoração

A música é algo muito importante na vida das pessoas! E quando falamos de jovens e adolescentes, a importância da música na vida deles cresce exponencialmente.
Não há sociedade que não tenha músicas típicas, países que não tenham hinos nacionais ou religiões que não tenham cânticos sagrados. Além, disso, a música se tornou uma poderosa indústria que fatura bilhões de dólares todos os anos.
E-BOOKS DE GRAÇA:

Como tudo neste universo, ela foi criada por Deus, mas foi e é elaborada e aperfeiçoada pelas pessoas, pois faz parte da essência criativa com a qual Deus dotou o homem além de ser uma das mais poderosas formas de expressão.

Neste trimestre a revista de Juvenis se propõe a estudar um assunto que naturalmente atrai muito a atenção e participação dos alunos: música, louvor e adoração. Estudaremos a música e suas implicações no louvor a Deus e a cada aula vamos nos aprofundar mais e mais no tema. Por isso, se estiver ao seu alcance, traga a música para dentro de sua aula! Hoje em dia há diversos equipamentos que reproduzem músicas: rádios FM, aparelhos de DVD, computadores e note- books, mp3 players, celulares, smartphones e tablets.
Se for possível escolha algumas músicas para serem ouvidas em ciasse - pode ser apenas um trecho para não tomar muito tempo da aula - e discutir. A escolha da música fica a seu critério, a única regra é que tenha a haver com a aula que está será dada naquela semana.

Segundo o dicionário, a música é a "Arte e a Ciência da combinação dos sons; composição musical". Tecnicamente, ela é composta de melodia, ritmo e letra. Mas ela é muito mais que isso. Na verdade, a música é um dos mais poderosos veículos de comunicação que existem, pois através dela podemos transmitir ideias, pensamentos, sensações e sentimentos, muitas vezes melhor do que com simples palavras escritas ou faladas.

Mas, não vamos estudar a música apenas tecnicamente. Devemos mostrar aos nossos alunos a riqueza da música sacra, tanto do ponto de vista histórico quanto melódico, como ela surgiu, se desenvolveu ao longo dos séculos e chegou até em nossas igrejas locais onde todos juntos, louvam ao Senhor. Mostrar sua dupla finalidade, isto é, que é feita para o louvor e a adoração a Deus, mas também para a obra de Deus, isto é, para anunciá-Lo aos homens e ensinar-Ihes sua Palavra.

Também é fundamental o conhecimento bíblico acerca do verdadeiro louvor e da adoração que agrada a Deus e a Palavra de Deus é farta neste assunto.
Como vamos falar de música o tempo todo neste trimestre, é muito importante, para conquistar a empatia da turma, que você não caia na tentação de tentar impor o seu gosto pessoal como o "certo", pois gosto é algo que varia de pessoa para pessoa. Uma das áreas onde o conflito de gerações mais se manifesta é justamente na musical, não traga o conflito para dentro de sala de aula, pois rapidamente poderia perder o foco no conteúdo da aula. Você não precisa concordar com o gosto musical deles, mas deve expor respeitosa e racionalmente porque determinada música ou ritmo pode não ser indicada para quem se intitula como cristão.

Por: Robson Rocha em Ensinador Cristão, n° 65 – Divulgação: †Subsídios EBD

Post Bottom Ad