Texto Áureo
Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o
sempre. Amém!(Rm
16.27)
Verdade Pratica
Deus deseja que os crentes, alcançados pela graça, cultivem relacionamentos saudáveis.
VEJA O SUBSÍDIO EM
VÍDEO
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Rm 16.1,2 - Febe, cooperadora do apóstolo Paulo e da obra do Senhor
Terça – Rm 16.3 - Priscila e Áquila cooperadores do apóstolo em Jesus Cristo
Quarta – Rm 16.5 - Paulo sabia cultivar boas relações interpessoais
Quinta – Rm 16.17 - Paulo recomenda evitar os que promovem
dissensões
Sexta – Rm16.21 - Paulo cultiva um bom relacionamento
com seus parentes
Sábado – 1Co 3.9 - Sejamos bons cooperadores de Deus para
cuidarmos da "lavoura"
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos
16.1-16
1 RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está
em Cencréia,
2 Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em
qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como
também a mim mesmo.
3 Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4 Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu
lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu
amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.
6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na
prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em
Cristo.
8 Saudai a Amplias, meu amado no SENHOR.
9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.
10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de
Aristóbulo.
11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os
que estão no SENHOR.
12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à
amada Pérside, a qual muito trabalhou no SENHOR.
13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos
irmãos que estão com eles.
15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a
todos os santos que com eles estão.
HINOS SUGERIDOS: 10,185,454 da harpa cristã
OBJETIVO GERAL
Compreender que os crentes precisam cultivar
relacionamentos saudáveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a importância das relações interpessoais;
Apontar as ameaças às relações interpessoais;
Apontar a fonte
das relações
interpessoais.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Com graça de Deus, chegamos
ao final do estudo da Epístola aos Romanos.
Paulo conclui a carta saudando alguns irmãos e irmãs em Cristo. A
lista de saudações é bem extensa. Ele cita judeus e gentios, gente simples e autoridades.
Isso mostra que o líder precisa da
ajuda de cooperadores.
Paulo tinha vários cooperadores e
não deixou de fazer menção do nome deles. O
apóstolo demonstra seu amor por todos os irmãos que cooperavam
com a obra de Deus. Na conclusão da Epístola de Romanos,
percebemos que o apóstolo Paulo não somente fundou
igrejas e pregou o Evangelho de Cristo aos gentios. Ele construiu comunidades
de amor, de remidos em Cristo pela graça, que amavam ao
Senhor e a sua obra.
INTRODUÇÃO
Os vinte e sete versículos do capítulo dezesseis da Epístola aos Romanos encerram a monumental obra literária de Paulo. Por toda a obra o
apóstolo discorreu a respeito dos
principais temas da fé cristã e deixou-nos princípios
fundamentais que são úteis para a construção de relacionamentos
interpessoais. De uma maneira informal, mas com o seu estilo literário
característico, Paulo traz à lembrança nomes de pessoas que, de uma forma ou de
outra, o ajudaram a construir a identidade cristã do primeiro século. Ele não
deixou que esses nomes caíssem no esquecimento, e, no final de sua carta
envia-lhes saudações, numa demonstração de gratidão a Deus por tudo o que essas
significaram para ele.
PONTO CENTRAL
O crente precisa cultivar
relações Interpessoais saudáveis.
I – A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1. Valorizando pessoas, não coisas.
Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando
a irmã Febe, membro da igreja de
Cencreia. Foi através dela que o apóstolo enviou sua epístola à igreja que estava em Roma. A recomendação vem acompanhada de uma observação na qual Paulo reconhece o serviço prestado por ela à igreja de Cencreia: "[...]
A qual serve na igreja que está em Cencreia, para que a recebais no Senhor, como
convém aos santos, e a ajudeis em
qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem
hospedado a muitos, como também a mim mesmo" (Rm 16.1,2).
Ela servia à igreja. O vocábulo servir, usado aqui,
traduz o termo grego diakonos, o que tem levado muitos comentaristas a
acreditar que ela era uma diaconisa da igreja. O fato é que o apóstolo pôs em evidência a função em vez do ofício. Infelizmente, hoje as coisas
estão invertidas. O que vale mais
hoje são os títulos e os cargos ao invés do desempenho do serviço cristão.
2. O valor das mulheres.
Paulo fala de Priscila e Áquila, como tendo exposto suas
vidas na causa do Evangelho (Rm 16.3). Esse casal era judeu e havia sido
expulso de Roma pelo imperador Cláudio. Agora haviam voltado à capital do império.
Outras
referências ao mesmo casal são encontradas em Atos 1H,2,18,26, l Coríntios 16.19 e 2 Timóteo 4-19- Duas observações são importantes m vida desse
casal. Primeiramente, Paulo sempre cita Priscila em primeiro lugar. Muitos
comentaristas concordam que isso tinha uma razão de ser. Priscila se destacava na obra do Senhor,
sendo auxiliada por Áquila, seu esposo. Quem não conhece uma irmã em Cristo que se destaca mais do
que o esposo na causa do Mestre?
Paulo não cita apenas Priscila, mas cita
outras mulheres de igual destaque. No versículo 6, ele menciona uma mulher de nome Maria:
"Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós". Pouco se diz dessa Maria, e o que se sabe é que ela "trabalhou
muito" na obra de Deus. Trabalhar aqui traduz o termo grego kopiao, que significa trabalho
voluntário. Maria se deu voluntariamente para
a obra de Deus. Precisamos de mais "Marias". Que o Senhor envie mais
"Marias" para sua obra.
3. Irmandade e companheirismo.
Na saudação seguinte, sentimos o peso que tinha a comunidade
cristã para Paulo e o valor do seu
companheirismo (Rm 16.7,8). A igreja é o Corpo de Cristo. Ela é uma grande família.
Conscientizemo-nos da importância que tem a fraternidade cristã para a saúde da igreja. Infelizmente a
nossa espiritualidade segue mais um modelo de condomínio, onde ninguém conhece ninguém, do que de uma casa de família, onde todos se conhecem e se
relacionam.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Precisamos valorizar pessoas e não coisas, estabelecendo
relacionamentos interpessoais saudáveis.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Paulo recomenda Febe (16,1)
A palavra que a descreve como serva é diakonia, diácono. Exceção feita pelo seu
final feminino, é a mesma palavra em todas as versões em inglês para "diácono nas
epístolas pastorais. É usada também para indicar cargo de liderança na igreja.
Aparentemente, Paulo não era tão negativo em relação à liderança feminina quanto
muita gente é hoje.
Priscila e Áquila (163). O casal apresentado
em Atos 18 era bem próximo do apóstolo Paulo e estava profundamente envolvido em seu ministério,
É significativo notar que, exceçao feita ao versículo em que os dois são
apresentados, o nome da esposa precede o do marido. Tudo indica que os dons de
Priscila eram maiores do que os dons do cônjuge e a Escritura ë testemunha do
respeito que ela gozava na igreja primitiva" (R1CHARDS, Lawrence O, Guia
do Leitor da Bíblia: Uma análise de Génesis a Apocalipse capítulo por capítulo,
lO.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p, 752).
VOCÊ SABIA?
* Febe
"Febe morava na cidade de
Cencreia, um porto localizado a oeste de Corinto, cerca de dez quilómetros do centro
desta cidade. Era conhecida como uma diaconisa, isto é, uma ajudante na
igreja local. Aparentemente, ela era uma pessoa rica que ajudava a manter o
ministério de Paulo. Febe era muito conceituada na igreja de Cencreia
e pode ter sido a portadora desta carta, levando-a de Corinto a Roma. A saudação de Paulo a ela é uma evidência do importante
papel que as mulheres desempenharam
na Igreja Primitiva/' Para conhecer
mais leia Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1578.
II - AS AMEAÇAS ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1. Individualismo.
No meio das saudações, o apóstolo Paulo, de forma abrupta, põe uma advertência: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem
dissensões e escândalos contra a doutrina que
aprendestes; desviai-vos deles" (Rm 16.17).
Alguns
comentaristas acham que esse versículo se encontra deslocado do restante dos demais.
Mas, a verdade é que ele está no lugar onde deveria estar.
Paulo via como uma ameaça a quebra da koinonia cristã. Portanto, era um perigo às relações interpessoais, o
individualismo daqueles que promoviam dissensões. Esse individualismo está caracterizado no fato de que
eles serviam ao seu próprio estômago ou ventre. Viviam para si
mesmos. O faccioso geralmente é um indivíduo solitário até o momento em que arregimenta outros para
compartilhar do seu pensamento doentio. A igreja deve observá-lo e afastar-se dele.
2. Sensualismo e antinomismo.
Esses irmãos facciosos não apenas provocavam dissensões, mas também promoviam escândalos (Rm 16.17). A maioria dos
comentaristas são de acordo que Paulo tinha em
mente o movimento herético do primeiro século conhecido como gnosticismo.
Era um movimento sectário, que tinha como prática o sensualismo e o
antinomismo. Em outras palavras, como viam a matéria como algo ruim, não tinham apreço pelo corpo, já que este era material. Isso os conduzia a uma vida
sensual. Por outro lado, outra consequência desse entendimento errado, estava na troca da
doutrina bíblica por "palavras suaves e
lisonjas" (Rm 16.18). Não havia regras para obedecer. Esse ensino de sabor
adocicado, porém falso, tinha a capacidade de
atrair os incautos.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O individualismo, o sensualismo e antimonismo são ameaças as relações interpessoais.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, mostre aos alunos os princípios cristãos estabelecidos por Paulo que
nos ajudam desenvolver relacionamentos saudáveis:
Não devemos julgar ou desprezar outras pessoas cujas
convicções diferem das nossas.
Devemos reconhecer o senhorio de Jesus Cristo como
realidade prática Isso significa que devemos
proteger a liberdade que os cristãos têm, individualmente, de tomarem suas próprias decisões quanto às 'contendas sobre duvidas'.
Jesus, não a minha consciência, é o Senhor do meu irmão."
As 'contendas sobre dúvidas", nas quais divergimos, não são erradas nem certas em si mesmas. Mas, qualquer
ato que viole a consciência é errado para as pessoas.
No exercício de nossa liberdade, devemos permanecer sensíveis às convicções dos outros. Escolher agir de
maneira a beneficiar nossos irmãos é mais
importante do que afirmar nossa liberdade
de fazer algo que viole a consciência dos outros.
Estaremos em situação bem melhor se, todos nós, concordarmos em manter para nós mesmos nossas convicções
sobre questões duvidosas, e tratarmos de assuntos relacionados a amar e servir
uns aos outros.
Lembremo-nos sempre do exemplo de Cristo, Como
Jesus aceitou a você e a mim? Ele nos recebeu em
nossa imperfeição, Ele nos recebeu em ignorância. Ele nos recebeu enquanto
velhas ainda estavam a nós, como as faixas de unho na
sepultura ligavam o Lázaro que o Senhor ressuscitou (Jo
11.44), ). Jesus nos recebeu para uma experiência transformadora de amor, confiante de que o
poder do perdão de Deus nos limparia e nos
purificaria'* (RICHARDS, Lawrence O, Comentário Histórico-Culturaldo Novo Testamento, 7.ed .Rio de
Janeiro: CPAD, 2000, p.323).
III – A FONTE DAS INTERPESSOAIS
1. Existe em razão da sabedoria e soberania de
Deus.
Paulo queria que os Romanos se certificassem de que
ele lhes ensinara o Evangelho de Deus. O evangelho da graça faz parte do "mistério" que Deus deu a conhecer no final dos
tempos (Rm 16.25).
Esse mistério, que
esteve oculto, foi dado a conhecer à Igreja
através de revelação do Espírito
Santo. Era sobre o desvendar desse mistério que
Paulo acabara de escrever. Deus, em sua soberania, permitiu que a sua
sabedoria fosse revelada no evangelho da graça. O
resultado foi a salvação a todo aquele que crer.
A igreja de Roma era fruto disso.
Fonte:
Lições Bíblicas de Adulto - CPAD
2. Existe em razão da graça de Deus.
Paulo encerra a sua Epístola
com uma expressão de louvor e adoração. Isso tinha uma razão de ser, a revelação da graça de Deus, mediante o Evangelho:
"Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas,
segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé, ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o
sempre. Amém!" (Rm 16.26,27). Essas
palavras de adoração nos fazem lembrar outra expressão de louvor do apóstolo: "Porque dele, e por
ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11.36).
SÍNTESE DO TÓPICO
III
A sabedoria, a soberania
e a graça de Deus são as fontes das relações interpessoais.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Ele é
PODEROSO (16.25-27). Como é possível levar
pecadores, motivados pelo e paixões pecaminosos,
por preconceitos e enormes diferenças sociais, a crerem
numa comunidade unida pelo amor desprendido? Somente Deus pode fazer isso no
mondo do século primeiro. Somente Deus pode proceder em nossos dias, A
mensagem de Romanos é de que ele o da justiça imputada a nós pela fé, construída verdadeiramente
confiança contínua em Deus vivo" (RICHARDS, Lawrence O, Guia do Leitor da
Bíblia: Uma de a Apocalipse capítulo por capítulo. lO.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, p* 752).
CONCLUSÃO
Nada mais apropriado do que encerrar uma carta
incentivando as relações interpessoais saudáveis. É isso o que Paulo faz no final da
carta aos Romanos. Primeiramente vemos o quanto ele valorizou o relacionamento interpessoal saudável, doutrinando a igreja a respeito dos perigos
das contendas e divisões.
O individualismo,
o sensualismo e as heresias deveriam ser resistidos energicamente. Muitos dos
nomes que Paulo citou haviam labutado ombro a ombro com ele na edificação do Corpo de Cristo. Não eram lembranças nostálgicas, mas recordações que ajudavam a refrigerar a
alma. Por último, não deveriam esquecer de que a
fonte e a origem de toda harmonia é Deus. Ele é a fonte de toda a graça dispensada.
PARA REFLETIR
A respeito da Carta aos Romanos, responda:
• Paulo finaliza sua carta
primeiramente recomendando a qual membro da igreja de Cencreia?
Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando
a irmã Febe.
• Cite o nome de algumas irmãs que cooperaram com Paulo.
Febe, Priscila, Áquila, Maria.
• Qual era a recomendação de Paulo em relação aqueles que causavam dissensões e escândalos?
A igreja deve observá-lo e afastar-se dele.
• Segundo a lição o que era o movimento herético do primeiro século conhecido como gnosticismo?
Era um movimento sectário, que tinha como prática o sensualismo e o
antinomismo. Em outras palavras, como viam a matéria como algo ruim, não tinham apreço pelo corpo, já que este era material.
• Como Paulo encerra a sua carta?
Paulo encerra a sua Epístola com
uma expressão de louvor e adoração.
Fonte:
Lições Bíblicas de Adulto - CPAD