O Professor da Escola Dominical e o Estudo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O Professor da Escola Dominical e o Estudo

O professor é também um aprendiz da Palavra de Deus, das lições que ensina em sua classe. Sendo assim, segue algumas informações que auxiliarão nos estudos do professor. Convido o prezado professor (a) a se colocar no lugar de aluno para disfrutar das dicas que segue a baixo.

Perguntar
Interessante, a seguir, é que o estudante formule dúvidas a respeito de cada capítulo ou da obra toda. Este procedimento pode atribuir maior interesse para a sua leitura.
A leitura mesma poderá tornar-se mais ativa, uma vez que o espírito se encontra em busca de explicações a dúvidas latentes.
A atitude de levantar dúvidas ajuda, na leitura sistemática da obra e na analise da mesma com mais objetividade e profundeza.
O fato de se procurar e encontrar respostas às perguntas formuladas ajuda o estudo, tornando-o recompensador, significativo e eficiente.

Ler
A leitura sistemática da obra vem agora, porque a concepção mental do trabalho a realizar já deve estar estruturada.
A leitura tem de ser efetuada com cuidado, retrocedendo, quando necessário, e não somente "indo em frente", como se o objetivo fosse terminar a leitura.
Assim, retroceder na leitura para que o raciocínio do autor e a compreensão da matéria se façam de maneira clara e consciente.
Os gráficos, quando os houver, devem ser bem interpretados. Estas interpretações, adequadamente feitas, geralmente, auxiliam a melhor compreensão e a fixação do tema em estudo, até aquele ponto.
A leitura tem de ser levada a efeito ativamente, ligando o que está sendo lido, com o que já foi lido, fazendo confrontos, levantando dúvidas, ressaltando, marcando ou anotando, quando necessário.

A leitura tem de ser feita com intenção de compreender, lembrar o que foi lido e, mentalmente ou por escrito, formular dúvidas ou fazer sínteses. Os termos novos devem ser sublinhados e anotados à partes ou nas margens da folha, com o seu significado, após consultados dicionários ou enciclopédias.
É preciso ler tudo e inteirar-se de tudo que se encontra no capítulo da obra ou em toda ela.

Recitar
O passo seguinte deve ser o de repetir o que foi lido, com relação a um capítulo ou ao livro todo. Esta repetição não se refere a "palavra por palavra" do texto, mas, ao seu significado.
Assim, no final de um capítulo, e, depois de todo o livro deve haver aquele esforço mental para, como síntese, se recordar do que foi lido e com base em uma estruturação pessoal, e não, na pura repetição.
Logo, a recitação consiste na elaboração mental ou escrita de um resumo do que foi lido. É claro que, conforme o assunto, muita coisa tem de ser fixada literalmente. "A regra gerai é, pois, como se segue: à medida que vai lendo, pare, a intervalos, a fim de reproduzir a substância de cada seção ou capítulo mais importante."

Rever
A revisão deve ser feita periodicamente, com relação ao estudo que realmente interessa.
A primeira revisão deveria ser feita, imediatamente, após o término do estudo, para repeti-la, depois, mais espaçadamente.
E importante que a revisão de um estudo, seja qual for se efetue o mais breve possível.
As revisões frequentes devem ser levadas a efeito até o estudante perceber que domina regularmente o assunto em foco, para espaçá-las, à medida que esse domínio se torna mais seguro e satisfatório.
 Ensinador Cristão, n°59 – Divulgação: Subsídios EBD

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad