Porque a liderança em geral tem dificuldade em usar a tecnologia em Escola Dominical? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Porque a liderança em geral tem dificuldade em usar a tecnologia em Escola Dominical?

Bem, responder a esta pergunta envolve vários aspectos, porque na verdade não está apenas vinculado com a liderança, mas sim com contextos temporais em que as várias faixas etárias se inter-relacionam. Comentarei um pouco a respeito das "várias gerações".

Nomes para identificar as gerações
Os estudiosos de Sociologia e áreas afins usualmente atribuem alguns nomes para identificar as gerações.
Os "Veteranos", nascidos entre 1922 a 1945;
"Baby Boomers", nascidos entre 1945 a 1965;
"Geração X", nascidos entre 1965 a 1977 e
"Geração Y", nascidos entre 1977 a 2000.
As datas não devem ser vistas com extrema precisão, mas são apenas referências.
Os denominados "Veteranos" e os "BabyBoomers" tiveram pouco contato com tecnologia durante sua juventude, enquanto os denominados "Geração X" e "Geração Y" são o oposto. Para os primeiros, a tecnologia era algo difícil enquanto que para os últimos, estava e está em sua casa como o "aparelho de som portátil", televisão a cores, computador, vídeo game e o telefone celular.
Os membros da "liderança", normalmente são pessoas que estão em várias gerações, "Veteranos", "Baby-boomers" e "Geração X". Aqueles que pertencem a "X" com certeza tem mais facilidade com o uso de tecnologia porque tiveram acesso a ela.
Além da tecnologia, há a questão sobre a educação dos pais e também da escola.
Os "Veteranos" e os "Baby-boomers" receberam uma educação rígida, dura, o aluno não tinha voz ativa e o erro era punido com a nota baixa e inclusive com a exposição no "canto da sala" ou vexames.

Focando apenas no nosso contexto evangélico
Focando apenas no nosso contexto evangélico, muitos dos nossos líderes aprenderam sobre a Bíblia e temas teológicos através da Escola Dominical e de programas de rádio.
Muitas vezes, as vozes de Pr. Lawrence Olson, Pr. Emílio Conde e Pr. José Pimentel de Carvalho (para mencionar apenas alguns) no programa Voz das Assembleias de Deus era a fonte de informação para nossos líderes no passado.
Aprenderam e informaram-se com pouca tecnologia, logo há uma dificuldade em compreender os modernos recursos tecnológicos.

Sanando dificuldade
Esta dificuldade pode ser sanada com informação. Da mesma forma que a televisão hoje é utilizada como um grande elemento de evangelização e divulgação das atividades, o uso de tecnologias deve ser ampliado e explorado, com a devida informação e cuidado, visando melhoria no aprendizado.

Entendo que os membros de todas as gerações podem auxiliar uns aos outros.
Jesus, Mestre por Excelência, utilizou de recursos disponíveis em sua época. Ele foi ex- positivo, como no Sermão do Monte, e também usou de parábolas. O apóstolo Paulo utilizou-se do discurso, ao falar no Areópago (At. 17:15-34) e para o Governador Felix (At 24).

Então, pode-se aprimorar e buscar a devida informação e conhecimento para utilizar recursos tecnológicos disponíveis para o ensino da Palavra do Senhor para qualquer geração, afinal tecnologia é apenas ferramenta.


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 

Post Bottom Ad