O que é escatologia bíblica? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O que é escatologia bíblica?

A fim de compreendermos devidamente uma doutrina, carecemos de duas definições: uma nominal e outra real.
A primeira ocupa-se das palavras em si: sua etimologia e significado; e a segunda, do objeto que ela representa. Neste tópico, por conseguinte, determinaremos primeiro, o étimo da palavra escatologia- em seguida, haveremos de demarcar esta tão importante doutrina.
Definição nominal. Do grego escathos, últimas coisas + logia, discurso racional.
Etimologicamente, portanto, escatologia significa: estudo das Últimas Coisas.

Definição real. Compreendida o um dos capítulos da dogmática cristã, a Escatologia Bíblica é o estudo sistemático, ordenado e logicamente disposto dos temas relacionados aos últimos acontecimentos Universal, conforme no-los revelam as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.
I. Fundamentos da Escatologia

1) A BÍBLIA SAGRADA
Doutrina sem fundamentação não é doutrina; é especulação. Uma doutrina somente é possível se contar com o testemunho dos profetas e dos apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo; com os credos e declarações doutrinárias das igrejas que primam pela ortodoxia bíblica; com a teologia conservadora, e que não se aventure pelos escaninhos e armadilhas da especulação liberal; com o aval dos antecedentes registrados pela História da Igreja Cristã; e com o testemunho e iluminação do Espírito Santo.
Como a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus, é a Bíblia Sagrada a principal fonte da Escatologia Bíblica. É o tribunal supremo onde são julgados todos os enunciados teológicos (Is 8.20, 46.10 e Ap 22.18-19). Sua autoridade é inquestionável e irrecorrível.


2) OS CREDOS E AS DECLARAÇÕES DOUTRINÁRIAS
Serão estes aceitos como fontes da doutrina das Ultimas Coisas, desde que estejam em conformidade absoluta e plena com a Bíblia Sagrada. Caso contrário, que sejam enérgica e vigorosamente rechaçados.
3) A TEOLOGIA
Se bíblica, conservadora e ortodoxa, haverá de ser acatada como fonte auxiliar da doutrina das Últimas Coisas. Mas, se especulativa, liberal e apóstata, que seja rechaçada; nada tem a dizer-nos.

4) A HISTÓRIA
Comandada por Deus, mostra-nos, de forma clara, que os eventos da vida humana encaminham-se de acordo com o plano estabelecido por Deus. Argui-nos quão exatas e precisas são as profecias bíblicas.
Além disso, presta-nos a história outro relevante serviço na área doutrinária: mostra-nos como a Igreja Cristã tratou da Escatologia Bíblica no transcorrer dos séculos.

5) O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo atesta-nos que o Senhor Jesus está prestes a vir buscar a sua Igreja: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida", Ap 22.17.
Tão confortador testemunho faz com que estejamos tranquilos num mundo que, celeremente, encaminha-se para o caos. Sabemos que, dentro em breve, soará a última trombeta, anunciando o Arrebatamento da Igreja. Dessa forma, conforme acentua o apóstolo Paulo, estaremos sempre com o Senhor Jesus. Aleluia!
II. Objetivos da Escatologia

1) MOSTRAR O QUE ESTÁ PRESTES A ACONTECER NOS ÚLTIMOS DIAS
"Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer", Ap 22.6.
2) PREPARAR O CRENTE PARA ENCONTRA-SE COM DEUS
"E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro", IJo 3.3
3) TRANQUILIZAR O POVO DE DEUS QUANTO AOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar”, Jo 14.1-2.

4) MOSTRAR A TODOS QUE O NOIVO ESTÁ CHEGANDO
"E o Espírito e a esposa lizem: Vem! E quem ouve diga: E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!", Ap 22.17,20.

III. Como estudar a Escatologia
A Escatologia Bíblica tem-se mostrado um terreno bastante fértil às especulações e às fantasias. E são exatamente estas que vêm sobressaindo no estudo de tão importante doutrina. Encontrando guaridas em livros, apossando-se de cátedras e tornando subservientes alguns púlpitos, vão tais veleidades desviando os fiéis da Palavra de Deus.
Eis porque temos de estudar as Ultimas Coisas com todo o critério e rigor, a fim de não incorrermos em interpretações extravagantes e contrárias à Bíblia Sagrada.
Embora consideradas instrutivas e até úteis para levar os indiferentes a um despertamento espiritual, as obras de ficção podem induzir muita gente a supor que o Arrebatamento da Igreja, por exemplo, não passe de um imaginoso enredo. Ao invés de ir ao texto bíblico, passarão elas a buscar as respostas às suas indagações sobre o futuro em romances e contos que, apesar de ostentarem alguma ortodoxia bíblica, darão mais importância ao enredo do que às verdades bíblicas.

Infelizmente, nem todos tem o necessário discernimento para saber até onde vai a ficção e até que ponto esta não compromete a sã doutrina.
O que aconteceria se os crentes viessem a imaginar que os Últimos Dias não passam de um eletrizante romance fu turístico?
No período Inter bíblico, muitos autores hebreus, já cansados com a opressão gentia, puseram-se a escrever apocalipses, nos quais o Ungido se apresentava como o libertador de Israel. Distorcendo as Sagradas Esrituras e arrimando-se naquelas fantasias que, desde a Babilónia, foram povoando o imaginário hebreu, criaram uma realidade de tal forma hipotética e tão contrária aos ensinamentos dos santos profetas que, quando da chegada do Messias, foram incapazes de ver, no carpinteiro de Nazaré, o Ungido de Deus.

Vejamos, pois, como estudar a Escatologia Bíblica:
1) TENDO A BÍBLIA COMO A PALAVRA FINAL E IRRECORRÍVRL
Tudo o que falarmos, ou escrevermos, consoante às Últimas Coisas tem de estar, rigorosamente, de acordo com o Antigo e o Novo Testamentos.
Que a advertência de Isaías seja reverentemente acatada: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva", Is 8.20,
Portanto, nada aceitaremos que não esteja rigorosamente em conformidade com a Bíblia Sagrada, porque ela é a inspirada, a infalível, a incorruptível, a imutável e a inerrante Palavra de Deus. As Sagradas Escrituras são a nossa autoridade máxima e irrecorrível.


2) RECUSANDO AS ESPERCULAÇÕES
Conscientizemo-nos de que a Escatologia Bíblica acha-se fundamentada na revelação divina, e não na especulação humana.
O apóstolo Paulo deixa isto muito claro: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados", ICo 15.51.
Em sua Primeira Epístola aos Tessalonicenses, ressalta estar tratando de um assunto com a assistência direta do Espírito Santo: "Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem", ITs 4.15. Consultemos também Apocalipse 1.1-3.

3) REJEITADO AS FANTASIAS E AS INTERPRETAÇÕES EXTRAVAGANTES
Haveremos de ser precavidos, também, com os que, julgando-se profetas, aventuram-se a marcar a Vinda de Cristo, induzindo o povo de Deus à confusão e à descrença.
Energicamente, Paulo os repreende: "Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor", ICo 14.37.
Todos os movimentos que ousaram marcar a Vinda de Cristo acabaram por cair na apostasia. Lembremo-nos, pois, da exortação do Senhor aos discípulos, quando estes indagaram-lhe acerca de seu retorno à Terra: "Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra", At 1.7-8.
Que o Espírito Santo nos ajude a compreender melhor as maravilhas de sua Palavra e que em todo o tempo sejam alvos nossos vestidos e que jamais nos falte o óleo sobre a nossa cabeça.


Por: PR. Claudionor Corrêa de Andrade
Fonte: Ensinador Cristão, ano 5, n° 20,CPAD



Post Bottom Ad