Obs.
Subsídios “alternativos” para a
lição bíblica de adulto. Trimestre: 4° de 2015, revista de adultos - Por EV. Jair Alves.
Este
ponto se refere à terceira das sete dispensações. Esta dispensação é chamada de Dispensação do
governo humano.
A
palavra não é encontra no Antigo Testamento, mas é usada 4 vezes no Novo Testamento
(1 Co 9.17; Ef 1.10; 3.2; Cl 1.25). Isso não significa a falta de uma
dispensação no programa do AT, da mesma forma que não significa a inexistência
do diabo nesse tempo simplesmente porque a palavra diabo não é expressa nele.
O
gr. oikonomia significa administração, mordomia, dispensação
ou proteção.
Refere-se
a um período moral ou período probatório da história humana ou angelical.
Durante esse tempo. Deus negociou com os anjos ou os homens de acordo com um
teste particular ou de responsabilidade, segundo o qual cada um deveria
permanecer fiel à sua incumbência de administrar os negócios para Deus sob a
direção divina.
2. Dispensação do governo humano
(Gn 8.15-11.32)
a. Nome -
Denominada assim por causa das leis humanas e governos que foram instituídos
para regular a vida dos homens após a longa era de liberdade de consciência.
Deus agora deu a Noé determinadas leis para governar a raça por elas, e o homem
passou a ser responsável pelo seu próprio governo.
Algumas
dessas leis formaram a base das leis humanas em todas as eras desde então. Elas
são necessárias para punir criminosos, sejam indivíduos ou nações (Rm 13.1-6; 1
Pe 2.13,14); consequentemente, a aplicação das leis é necessária bem como a
guerra quando uma nação torna-se criminosa (Is 11.4-9; 65.20-25; Dn 2.21;
4.17-25; 5.21; 7.1-25; 8.20-25; 9.24-27;11.2-45; Zc 14; AP 19.11-21).
Os
governos humanos fazem parte de um governo moral de Deus e são necessários para
a preservação da sociedade humana na terra. Sem execução de leis e punição,
nenhum governo pode durar muito tempo, o principal alvo do governo civil moral
é o bem acima de tudo.
Os
governos civis e familiares são necessários para assegurar esse fim. É dever de
todos ajudar a estabelecer, manter, apoiar e tomar parte em governos humanos
para a preservação da sociedade.
b. Duração - Do
dilúvio de Noé até o chamado de Abraão com 75 anos de idade - um total de 427
anos (Gn 11.10-32; 12.5).
Durante
essa dispensação, Deus confundiu as línguas dos homens para espalhá-los sobre
toda a superfície da terra antes que esta fosse dividida (Gn 11.1-9).
Em
torno de 340 anos após o dilúvio, Ele dividiu a terra em continentes e ilhas
como ela é hoje, para separar os diferentes povos de forma mais permanente (Gn
10.25; 1 Cr 1.19). Isso explica como os índios americanos e outros povos
encontravam-se em diferentes partes da terra. Deus dividiu as várias nações e
seus habitantes e determinou os limites de suas habitações (Dt 32.8; At 17.26).
O
princípio do governo humano se deu a partir de Noé e seus descendentes.
3.
Conhecendo as 7 dispensações
Embora
Deus nunca mude em si mesmo, seus métodos podem ser alterados. O Senhor
trabalha de maneira diferente em determinadas épocas. Essa maneira diferente de
Deus administrar a história e tratar o ser humano durante certo período é
chamada dispensação.
(1)
Dispensação da inocência (Gn 2.15—3.21). Denominado assim porque o homem
foi tentado e colocado em provação enquanto era inocente (Gn 2.8-25; 3.7).
(2)
Dispensação da consciência (Gn 3.22-8.14). Denominada assim porque o homem foi
testado para ver se ele iria obedecer à sua própria consciência em relação ao
certo e errado (Gn 6.1-7; Rm 2.12 -16). Não existiam leis escritas.
(3)
Dispensação do governo humano (Gn 8.15-11.32). Denominada
assim por causa das leis humanas e governos que foram instituídos para regular
a vida dos homens após a longa era de liberdade de consciência.
(4)
Dispensação da promessa (Gn 12.1; Êx 12.37). Denominada assim por
causa das promessas e alianças feitas com Abraão e sua descendência. Nesse
período Deus começou a predizer e enfatizar a vinda da semente da mulher
através de um grupo particular da raça.
(5)
Dispensação da lei (Êx 12.38-Mt 2.23). Denominada assim por causa das
leis dadas a Moisés, as quais se tomaram parte da regulamentação da fé e da
pratica durante o período entre Moisés e cristo.
(6)
Dispensação da graça (Mt 3.1-Ap 19.10). Denominada assim por causa da
abundância de graça trazida por Jesus Cristo (Jo 1.16,17). os homens tiveram
graça em todas as eras, mas não em abundância. 0 mesmo vale sobre as leis. Os
homens tiveram leis em todos os períodos antes de Moisés, mas a abundância da
lei veio por ele.
(7)
Dispensação do governo divino, ou Milênio (Ap 19.11-20.15). Denominada
assim porque o governo divino será sobre todos os governos humanos. Os
primeiros 1.000 anos de teocracia ou governo de Deus na terra é também chamado
de Milênio, significando 1.000 anos (Ap 20.1-10).