Obs.
Subsídios “alternativos” para a
lição bíblica de adulto. Trimestre: 4° de 2015, revista de adultos - Por EV. Jair Alves.
Subsídio:
I. A VINHA DE NOÉ (Gn 9.20)
Assim
como Adão, o cabeça original da raça humana, pecou no comer (Gn 3.6), Noé, o
cabeça da raça depois do dilúvio, pecou no beber. Os marcantes paralelos entre
Adão e Noé (Gn 8.1) e o contraste entre o piedoso Noé antes do dilúvio (6.8-9)
e o pecador bêbado depois do mesmo dirigem o leitor a Deus, e não ao homem,
para a salvação.
1. O povo de Deus
e o Venho Fermentado
Pv 23.29 – 35: Nestes
versículos, temos o primeiro mandamento claro e preciso, na revelação
progressiva de Deus, que proíbe o seu povo de beber vinho fermentado. Deus
nos instrui aqui concernente a bebidas alcoólicas e da sua influência
degradante.
Pv 23.31: NÃO OLHES PARA O VINHO, QUANDO SE MOSTRA
VERMELHO.
Este
versículo adverte sobre o perigo do vinho (hb.
yayin) uma vez fermentado. Portanto, o yayin a que se refere esta passagem
deve ser distinguido do yayin não fermentado ( Is 16.10).
FERMENTAÇÃO
é o processo pelo qual o açúcar do suco de uva converte-se em álcool e em
dióxido de carbono.
(1) O verbo
"olhar" (hb. Ra’ ah) é uma palavra comum
que significa "ver, olhar, examinar" (cf. Gn 27.1); ra’ ah é também
empregado no sentido de "escolher", o que sugere que não devemos
olhar com desejo para o vinho fermentado.
Deus
instrui seu povo a nem sequer pensar em beber vinho fermentado; nada se diz
nesta passagem sobre beber vinho com moderação.
(2) O adjetivo
"vermelho" (hb. adem) significa
"vermelho, avermelhado, rosado". Segundo o Lexicon de Gesenius, isso
refere-se à "efervescência" do vinho no copo, i.e., seu borbulhar
cintilante.
(3) A frase seguinte: "quando resplandece
no copo", diz literalmente "quando [o vinho] dá olho no
copo". Trata-se das bolhas de dióxido de carbono produzidas pela
fermentação, ou à aparência borbulhante do vinho fermentado.
Deus
proíbe seu povo de contemplar o vinho quando vermelho, pois o vinho fermentado
destrói a pessoa, qual serpente e, como víbora, ele a envenena.
Os
efeitos do álcool são demoníacos e destruidores; incluem olhos avermelhados,
visão turva, mente confusa e palavras perversas e enganosas (vv. 29,33). Tomar
bebidas leva o indivíduo à embriaguez
(v. 34), aos ais, à tristeza, à violência, às brigas, aos danos físicos (vv.
29,35) e ao vício crônico.
Duas
leis principais para o crente quanto ao vinho
A
Bíblia contém duas leis principais para o crente quanto ao vinho (gr. oinos), que incluía o produto da
videira, tanto o não fermentado, quanto o fermentado:
(1) A lei da
abstinência do vinho, quando fermentado e inebriante (
Pv 23.31; 1 Ts 5.6 nota; Tt 2.2 ).
(2) A lei do amor cristão,
que leva a pessoa a abster-se daquilo que pode ofender os outros (Rm 14.21; 1
Co 8.13; 10.27-32).
Paulo
afirma que numa sociedade pagã (i.e., num ambiente não-judaico) onde prevalecem
as bebidas inebriantes e a embriaguês, é
melhor evitar de beber, mesmo os vinhos não-fermentados, do que beber algo que
possa levar outro cristão a pecar. O uso de vinho não-inebriante era tecnicamente inofensivo para alguns crentes,
mas podia influenciar os mais fracos a tomar vinho fermentado, expondo-os,
assim, à embriaguez com os seus danos. Timóteo seguia cuidadosamente
essa lei do amor cristão ( 1 Tm 5.23).
Noé
pode ter sido inocente, não conhecendo o efeito que a fermentação causa no suco
de uva nem o efeito que o vinho fermentado exerce no cérebro humano. Isto não
impediu que a vergonha entrasse no círculo familiar. Perdendo os sentidos, Noé
tirou a roupa e se deitou nu.
Anudez
era detestada pelos primitivos povos semíticos, sobretudo pelos hebreus que a
associavam com a libertinagem sexual (cf. Lv 18.5-19; 20.17-21; 1 Sm 20.30). Um
dos filhos de Noé, Cam (Gn 922), entrou na tenda. Vendo o pai, ele não o
ajudou, mas irreverentemente desdenhou a seus irmãos a condição de Noé. Os
outros dois filhos imediatamente cobriram a nudez do seu pai (Gn 10. 23), entrando
na tenda discretamente, de costas.
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