Lição 6 - O impiedoso Mundo de Lameque - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 6 - O impiedoso Mundo de Lameque

Obs. Subsídios “alternativos” para a lição bíblica de adulto. Trimestre: 4° de 2015, revista de adultos - Por EV. Jair Alves.
UM MUNDO TOTALMENTE DEPRAVADO
A maldade aumentava a todo instante. Os descendentes de Caim ficaram excessivamente ímpios e pagãos. Uma poderosa raça de gigantes, chamada "nefilins", destacou-se. O verbo neipal, "cair", tem sido considerado a fonte do nome, e por isso estas gigantescas criaturas têm sido conhecidas como "os que decaíram".



A depravação era muito difundida. E era interna, contínua e habitual. O homem era inteiramente corrupto, mau de coração e na conduta. Não havia nada de bom nele. Toda a inclinação dos Seus pensamentos e imaginação era completamente fora da linha da vontade de Jeová. A carne estava no trono. Deus foi esquecido e francamente desafiado.

Deus experimentou tristeza que Lhe feriu o coração quando olhou para a trágica devastação que o pecado produzira. A obra de Suas mãos fora distorcida e arruinada. Através de tudo isto, o amor de Deus brilhava claramente, mesmo quando o retumbar do juízo divino começou a ameaçar os habitantes da terra.

Porém Noé achou graça (hên). Um homem entre toda a incontável multidão que havia sobre a terra estava capacitado a receber o dom da graça de Deus.
Estendendo Deus a Sua graça sobre Noé significava que havia vida e nova esperança para a humanidade nos dias pela frente.

UM MUNDO CONDENADAO Á DESTRUIÇÃO
Deus não tentou mudar os caimitas. Ele rejeitou-os e, no fim, condenou-os no dilúvio. À medida que os caimitas se afastaram gradualmente da verdadeira adoração a Deus, os setitas retornavam a ele (v. 26) e estabeleceram de novo a adoração ao
Senhor.

A civilização de hoje
A civilização de hoje é caimita na origem. Ela tem elementos como agricultura, indústrias, artes, grandes cidades e religiões sem fé no sangue de Cristo. Ela também será destruída como a antiga civilização de Caim.

Nós ainda nos gabamos de assassinos como Lameque e ainda temos pessoas (como Lameque) que violam os votos sagrados do casamento. "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem" (Mt 24:37).

Os homens ainda desprezam a revelação divina e ainda se fiam em seus próprios recursos. O verdadeiro cristão não pertence a esse "sistema mundano" que "passa"(1 Jo2:15-1 7)e não deve se envolver com ele (Rm 12:1-2; 2 Co 6:14—7:1).


Post Bottom Ad