Subsídios EBD Lição 11 - A Realidade Bíblica do Inferno

LIÇÃO 11 2 trimestre 2024

Subsídios lição 11 do 2° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)

INTRODUÇÃO

A Bíblia fala do inferno em diversos livros, desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento. No Antigo Testamento, o inferno é mencionado como Sheol, um lugar de escuridão e tormento (Salmo 9:17; Isaías 14:11). No Novo Testamento, o inferno é chamado de Geenna, um lugar de fogo e tormento eterno (Mateus 5:22; 25:41).

A DOUTRINA BÍBLICA DO INFERNO

1. A realidade do inferno.

A Bíblia fala de forma clara e explícita da realidade do inferno. O inferno é um lugar de punição eterna para os ímpios.


“E, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois é melhor que um dos teus membros se perca, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.” (Mateus 5:29)


“E, se o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; pois é melhor que um dos teus membros se perca, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.” (Mateus 5:30)

 

“E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti; pois é melhor que um dos teus membros se perca, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.” (Mateus 5:30)


2. A natureza do inferno

O inferno é um lugar de tormento eterno. Os ímpios serão atormentados pelo fogo, pela escuridão e pela separação de Deus.


🔥 “E serão lançados no fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus 25:41)

🔥 “E o fogo eterno está preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus 25:41)

🔥 “E os ímpios serão lançados no fogo ardente do inferno, onde haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13:50)


3. A salvação do inferno

A única forma de escapar do inferno é aceitar a salvação em Jesus Cristo. Jesus morreu na cruz para pagar o preço do pecado, e aqueles que creem nele são perdoados e recebem a vida eterna.


“E, se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o julgo; pois eu não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.” (João 12:47)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)


“E, quem crer nele não será confundido.” (Romanos 10:11)


4. O inferno não é a sepultura

A tese de que o inferno é a sepultura é uma interpretação comumente defendida por algumas denominações cristãs, como as Testemunhas de Jeová. Essa interpretação é baseada na etimologia das palavras hebraicas e gregas que são traduzidas como "inferno" nas Escrituras.


Os defensores da tese de que o inferno é a sepultura argumentam que, como Sheol e Hades podem ser traduzidas como "sepultura", então o inferno também deve ser a sepultura. No entanto, essa interpretação é baseada em uma compreensão superficial da etimologia dessas palavras.

 

A palavra hebraica Sheol tem um significado mais amplo do que simplesmente "sepultura". Ela pode se referir a um lugar de escuridão, silêncio e separação de Deus. A palavra grega Hades também tem um significado mais amplo do que simplesmente "sepultura". Ela pode se referir a um lugar de tormento e punição.


As palavras gregas para "sepultura" e "inferno" são diferentes. 

A palavra grega para "sepultura" é táphos, enquanto a palavra grega para "inferno" é hádes. Táphos significa literalmente "cova" ou "buraco". Hádes, por outro lado, tem um significado mais amplo, incluindo a ideia de um lugar de morte e escuridão.


Além da etimologia, existem outras evidências bíblicas que contradizem a tese de que o inferno é a sepultura. Por exemplo, o Novo Testamento afirma que o inferno é um lugar de fogo, escuridão e tormento (Mateus 25:41; Apocalipse 20:10-15). A sepultura, por outro lado, não é um lugar de fogo, escuridão ou tormento.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI

***