Lição 11 Sofonias e Ageu (Lições Bíblicas Juvenis )

 

Lições Bíblicas Juvenis 2° trimestre 2024 – CPAD

ASSUNTO  DO TRIMESTRE: Conhecendo dos Livros dos Profetas

Comentarista: Thiago Santos

| Subsídios Dominical |Lição 11 Sofonias e Ageu


VERSÍCULO CHAVE:

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ageu 2.9).


LEITURA DIÁRIA:

SEG. Sf 2.10,11Deus abaterá a soberba das nações

TER. Sf 3.9  O Senhor dará lábios puros aos povos

QUA. Sf 3.11,12 O remanescente será humilde e fiel

QUI. Ag 1.5 Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos

SEX. Ag 2.9 A glória da última casa será maior

SÁB. Ag 2.21 O Senhor fará tremer o céu e a terra

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Sofonias 2.1-3

1 Congrega-te, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo,

2 antes que saia o decreto, e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós a ira do SENHOR; sim, antes que venha sobre vós o dia da ira do SENHOR.

3 Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai ajustiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do SENHOR.

 

Ageu 1.5-8;

5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

6 Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado.

7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

8 Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o SENHOR.

 

Ageu 2.6-9

6 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus. e a terra, e o mar, e a terra seca;

7 e farei tremer todas as nações, e vi rá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.

8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.

9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.

 

 

CONECTADO COM DEUS

A Palavra de Deus é de importância vital para que haja avivamento espiritual. Negligenciá-La é prejudicial à comunhão com Deus. Os profetas Sofonias e Ageu são reflexos de que uma mensagem profética pode provocar mudanças significativas em uma geração. Sofonias foi fundamental para que o avivamento viesse sobre Jerusalém nos dias de Josias antes do cativeiro babilônico. Aproximadamente um século depois, Ageu foi uma voz importante para que os judeus se dispusessem a reedificar o Templo em Jerusalém após o retorno do Cativeiro. A Palavra de Deus continua viva e eficaz! Ele pode usar você para propagá-la hoje e trazer um novo avivamento espiritual para essa geração.

 

1. A PROFECIA DE SOFONIAS

1.1. Tema central da profecia de Sofonias

O profeta Sofonias era tataraneto do rei Ezequias. Ele profetizou durante o reinado de Josias (639-609 a.C.). Como parente do rei, ele tinha acesso contínuo ao palácio. O tema central de sua mensagem é o "Dia do Senhor". A maioria de suas profecias anunciava que Deus traria juízo sobre os pecados de Jerusalém. Essa mensagem foi fundamental para que os judeus se voltassem para Deus e o rei Josias iniciasse reformas muito necessárias em Judá. Foi nesse tempo que a Lei do Senhor foi encontrada, a idolatria banida, e o culto ao Senhor restaurado (2 Rs 22-23). Infelizmente, as gerações seguintes não permaneceram comprometidas com a Palavra de Deus, e o Dia do juízo sobre a nação foi inevitável.

 

1.2. O alerta de Deus

Sofonias é o profeta que usa de maneira mais enfática a expressão “Dia do Senhor”. Ao longo do livro, uma série de alertas é direcionado não apenas a Judá, como também a outros povos acerca do Dia em que o Senhor julgaria as maldades cometidas por eles. Dentre esses povos, estão: os filisteus (Sf 2.5-7): os amonitas e moabitas (2.8-11); os etíopes (2.12); os assírios (2.13-15): e a própria Jerusalém (3.1-7). Esses povos sofreriam destruições e invasões por causa da idolatria e rebeldia contra Deus. Jerusalém, inclusive, seria devastada pelos babilônios. Porém, o remanescente humilde seria restaurado (3.12,13). O Senhor eliminaria os seus inimigos, devolvendo-lhes a alegria (3.14,15). E, assim, conforme prometido, Deus trouxe de volta os cativos, dando-lhes um novo nome entre os povos da terra (3.20).

 

2. A PROFECIA DE AGEU

2.1. Tema central da profecia de Ageu

Ageu foi um dos primeiros profetas que voltaram do Cativeiro. Ele exortou os judeus que voltaram do exílio a escolherem as prioridades certas. Muitos se preocupavam apenas com as próprias necessidades. Enquanto isso, a Casa de Deus, que se encontrava em Jerusalém, continuava em ruínas (Ag 1.1-9). Por essa razão, 0 tema central do livro de Ageu é a reedificação do Templo. Não é errado buscar melhorar a própria vida e a de sua família. O problema está em fazer isso em detrimento da área espiritual, colocando o Senhor em segundo lugar. Tal negligência foi a causa da ausência de prosperidade material e espiritual do povo pós-exilado (Ag 1.10,11).

 

O Senhor deveria ser priorizado. Assim, o céu não se fecharia, e a terra não secaria, pois a bênção de Deus estaria sobre a nação. O princípio permanece o mesmo. O Senhor e as coisas eternas precisam ser prioridade. Buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar continua sendo a base para uma vida espiritual e material próspera (Mt 6.33).

 

2.2. A resposta do povo

A exortação do Senhor por meio de Ageu surtiu efeito, pois os judeus começaram imediatamente a reedificação do Templo (1.12-15). Deus levantou a Zorobabel, que era o governador de Judá naquela ocasião, e a Josué, o sumo-sacerdote, assim como a todo 0 povo para trabalharem na Casa do Senhor dos Exércitos, e assim foi feito (1,14). A resposta do povo à mensagem de Ageu e a resposta de Deus à mudança do povo são provas claras de que o Senhor honra os seus servos quando estes decidem honrá-lo em primeiro lugar.

 

3. PRECIOSAS MENSAGENS

3.1. A promessa de maior glória

A primeira mensagem anunciada por Ageu dizia respeito à glória divina sobre o segundo Templo, que seria maior do que foi a do primeiro (2.9). Para muitos judeus que tiveram conhecimento sobre o esplendor do primeiro Templo, o último parecia estar aquém. Entretanto, o Senhor os encorajou, pois não era a aparência que importava. Ele mesmo seria o provedor dos recursos para a conclusão da obra. Esse fato vivenciado pelos judeus nos adverte de que não podemos considerar de pouca importância os nossos esforços na obra de Deus. Se o que fazemos tem a intenção genuína de glorificar a Deus, certamente será recebido e honrado por Ele. Naquele tempo, os judeus não entenderam, mas a maior glória esperada era a própria presença do Senhor Jesus adentrando no Templo (2.9,15). Da mesma forma, hoje, a maior glória que podemos experimentar é a presença do Espírito Santo em nós (1 Co 6.19).

 

3.2. A chamada à santidade e uma promessa profética

A segunda mensagem anunciada pelo profeta Ageu diz respeito à santidade (Ag 2.10-19). Os anos que se passaram na Babilônia deixaram os judeus insensíveis no tocante à vida religiosa. Eles precisavam relembrar os preceitos da Lei que deveriam ser cumpridos pelo povo e seus líderes, sobretudo, por aqueles que ministravam no Templo (Cf. Nm 19.11-22). Não adiantava apenas reedificar a Casa de Deus se os seus ministros não prezassem pela santificação e temor. A chamada de Ageu à santificação vinha acompanhada da promessa de bênçãos, pois, a partir daquele dia, o Senhor se comprometeu a abençoar o povo de maneira especial.

 

PARA CONCLUIR

As palavras de Sofonias e de Ageu enfatizam que Deus honra aqueles que têm compromisso com a sua verdade e colocam o seu Reino em primeiro lugar. Tanto o avivamento nos dias de Josias quanto nos dias de Ageu é resultante da observância à Palavra Eterna. Que Deus avive a sua obra em nós, de modo que a sua glória seja abundante e refletida em nossa maneira de viver; que por meio do nosso testemunho, possamos alcançar novas almas para o Reino de Deus!

 

HORA DA REVISÃO

1. Qual era o grau de parentesco do profeta Sofonias com 0 rei Ezequias?

2. Qual era a expressão mais enfática usada por Sofonias em suas profecias?

3. Qual o tema central do livro de Ageu?

4. Qual foi a promessa divina a respeito do segundo Templo?

5. Após longos anos de cativeiro babilônico, o que os judeus precisavam relembrar?