Lição 6 Conhecendo os Profetas Menores (Lições Bíblicas Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2° trimestre 2024 – CPAD

ASSUNTO  DO TRIMESTRE: Conhecendo dos Livros dos Profetas

Comentarista: Thiago Santos

| Subsídios Dominical | Lição 6 - Conhecendo os Profetas Menores

VERSÍCULO CHAVE:

“E falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e. pelo ministério dos profetas, proporei símiles." (Oseias 12.10).


LEITURA DIÁRIA

SEG. Jl 2.2 O Dia do Senhor está perto

TER. Am 3.6,7 O Senhor revela os seus desígnios aos profetas

QUA. Jn 1.1,2  O chamado do profeta

QUI. Mq 1.1-7 A Palavra do Senhor contra Israel e Judá

SEX. Hc 3.1,2 A oração do profeta

SÁB. Zc 1.1-4  Exortação ao arrependimento


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Amós 3.1-7

1 Ouvi esta palavra que o SENHOR fala contra vós, filhos de Israel contra toda a geração que fiz subir da terra do Egito, dizendo:

2 De todas as famílias da terra a vós somente conheci; portanto, todas as vossas injustiças visitarei sobre vós.

3 Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

4 Bramirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no covil a sua voz, se nada tiver apanhado?

5 Cairá a ave no laço em terra, se não houver laço para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa?

6 Tocar-se-á a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o SENHOR não o terá feito?

7 Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

 

Zacarias 1.1-6

1 No oitavo mês do segundo ano de

Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:

2 O SENHOR tem estado em extremo desgostoso com vossos pais.

3 Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos.

4 E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos. agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras. Mas não ouviram, nem me escutaram, diz o SENHOR.

5 Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, viverão eles para sempre?

6 Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu mandei pelos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? E eles tornaram e disseram: Assim como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.

 

CONECTADO COM DEUS

Deus levantou profetas que anunciaram a mensagem de arrependimento antes que viesse o cativeiro babilônico, mas também levantou profetas que anunciaram a mensagem de redenção durante e no pós-cativeiro. Em nossos dias, a mensagem profética não cessou. O Senhor continua a falar, desde então, por meio da sua Igreja, A mensagem permanece a mesma: a chamada ao arrependimento e conversão dos maus caminhos, pois o grande Dia da redenção se aproxima, quando o Senhor voltará para buscar os seus santos. Ao som da trombeta, num abrir e fechar de olhos, a Igreja será arrebatada. O exemplo dos profetas menores tem muito a nos ensinar.

 

l. A IMPORTÂNCIA DOS PROFETAS MENORES.

1.1. Quem eram os profetas menores?

Na primeira lição deste trimestre, vimos que a organização do texto bíblico classifica os livros por estilo literário. Nesse sentido, encontramos na Bíblia os livros que pertencem aos seguintes grupos: históricos, poéticos e proféticos. Concernentes aos livros proféticos, temos aqueles que são chamados de "profetas maiores", em razão de seus escritos comportarem maior quantidade de textos (capítulos e versículos). E temos os "profetas menores", que constituem o grupo de livros proféticos que apresentam menor quantidade de texto, porém, não menos importantes. Essa seção da Bíblia, que estudaremos nesta lição, é composta por 12 livros que levam os nomes de seus respectivos escritores, a saber: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

 

1.2. Qual era a missão?

Os profetas menores tinham como missão confrontar a liderança política e espiritual, bem como o povo de Israel e Judá a respeito dos seus pecados de idolatria, injustiças sociais e demais desobediências à Lei de Deus. Muitas vezes, a mensagem anunciada petos profetas era representada por eventos que ocorriam nas suas próprias vidas, como, por exemplo, o casamento de Oseias com uma mulher advinda da prostituição. O próprio Deus ordenou o profeta a agir dessa forma, o que certamente escandalizava os religiosos da época, Porém, servia de exemplo para lhes mostrar que, do mesmo modo, o Senhor casou-se com um povo infiel que praticava a prostituição espiritual,

isto é, a idolatria, distanciando-se cada vez mais dos seus caminhos (Os 1.2).

 

2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROFETAS MENORES

2.1. Por que menores?

Como mencionamos anteriormente, a nomenclatura “Menores" deve-se ao fato de os escritos desses profetas comportarem menor quantidade de texto em relação aos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Isso não significa que as suas profecias ou ministérios tenham menos importância doutrinária. Outros aspectos que diferenciam os profetas menores são a datação em que foram escritos, as diferenças de estilo literário e a brevidade no relato dos fatos. Dentre os profetas menores, há onze livros cuja mensagem aborda problemas relacionados à arrogância dos reis e ao destino de povos ímpios. Em contrapartida, o livro de Jonas trata da sua experiência no tocante ao chamado para pregar uma mensagem de juízo e arrependimento a um povo ímpio e cruel.

 

2.2. Qual o período de atuação dos profetas?

Os profetas considerados “menores" atuaram no período entre os séculos VIII e V. a.C. as datas não são precisas, porém, de acordo com os elementos históricos registrados em cada livro, é possível atribuir as seguintes datas aos respectivos livros proféticos: século VIII d.C., livros:

Oseias, Amós e Miqueias:

século VII a.C.: livros: Naum, Habacuque e Sofonias; séculos VI-V a.C.: livros: Joel, Obadias, Ageu, Zacarias e Malaquias; data incerta: livro de Jonas.

 

Obviamente, os livros que fazem parte do grupo dos “profetas menores" não estão necessariamente em ordem cronológica. Muitos desses profetas anunciavam a mensagem do Senhor concomitantemente aos profetas maiores. Os grandes diferenciais são as temáticas e abordagens desses profetas aos destinatários da mensagem. O maior divisor de águas para situar os anos em que esses homens exerceram seus respectivos ministérios é o evento do cativeiro babilônico. Ele serve de referência para demarcar os tempos de atuação de cada profeta.

 

3. A ESTRUTURA DOS LIVROS

3.1. Visão panorâmica

Do ponto de vista panorâmico, os livros dos profetas menores estão organizados da seguinte forma: profetas que profetizaram antes do Cativeiro Babilônico: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias; e profetas que profetizaram após o Cativeiro Babilônico: Ageu, Zacarias e Malaquias.

 

Os autores desses livros foram instrumentos de Deus para proclamar uma mensagem de repreensão à liderança política e espiritual que governava Israel e Judá, apontando os problemas políticos, sociais e espirituais. Mas não apenas a liderança, pois eles denunciavam o pecado, a injustiça e a apostasia do povo concernente à adoração ao único Deus e à obediência à sua Lei.

 

A natureza da mensagem profética consistia na chamada ao arrependimento e à fidelidade a Deus. Nesse contexto, muitos profetas anunciaram a vinda do Messias e a promessa da restauração do Reino davídico.

 

3.2. Mensagem e propósito

A mensagem dos profetas é um alerta de Deus quanto à negligência da adoração, ao cuidado para com os

necessitados e uma repreensão quanto à falta de zelo com o Templo. Vamos ver a mensagem de cada profeta:

Oseias — O livro de Oseias é o primeiro dos 12 profetas menores. Ele apresenta Deus como o amante divino. Assim, a pecaminosidade de Israel é representada em termos de infidelidade conjugal e injustiça. O próprio casamento do profeta se torna a mensagem que ele prega: Deus, motivado pelo amor, restaurará Israel da mesma maneira como Oseias recebeu de volta a sua esposa infiel (Os 1.2).

 

Joel — O Dia do Senhor é revelado ao profeta Joel por meio da imagem amedrontadora da praga de locustas. Joel — chama a nação ao arrependimento. Quando a nação realmente se arrepende dos seus pecados, o Senhor julga os povos que a oprimiram. O profeta anuncia também o derramamento do Espírito e a restauração de tudo o que o povo havia perdido (Jt 2.28, 29).

 

Amós — Amós profetizou para o Reino do Norte e protestou contra o estilo de vida luxuoso da classe governante que resultou em apatia moral e espiritual. O exílio era o julgamento de Deus sobre essas más obras (Am 5.12-16).

 

Obadias — A mensagem de Obadias era uma condenação sobre Edom. Os edomitas traíram Judá e degolaram os seus refugiados. Mas havia uma promessa de restauração para Judá, enquanto os edomitas seriam devastados (Ob 12-15).

 

Jonas — O livro de Jonas relata a história do profeta. Após receber a comissão, ele decide fugir e sofre as consequências dessa escolha. No ventre do grande peixe, contudo, Jonas recebe uma nova chance para cumprir a missão, e o povo de Nínive se arrepende (Jn 1.2,17).

 

Miqueias — O profeta Miqueias protesta contra as injustiças da sociedade, bem como contra a falsa religião. Por fim, o Senhor pronuncia um julgamento contra o seu povo, seguido de uma futura restauração (Mq 2.1-3).

 

Naum — Naum anuncia a destruição da Assíria, assim como de sua capital, Nínive. Com isso, o povo de Judá seria aliviado de muitas tensões (Na 2).

 

Habacuque — O profeta questiona a Deus sobre as .injustiças e corrupções da sociedade. Finalmente, o livro termina com a compreensão de Habacuque acerca dos propósitos divinos e sua expressão de fé, louvor e esperança, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis (Hb 1.2; 3.17,18).

 

Sofonias — O livro de Sofonias trata de uma condenação direta sobre a condição espiritual de Judá e Jerusalém. O profeta anuncia também o Dia do Senhor como um dia de julgamento, porém, o remanescente será salvo (Sf 3.8,9).

 

Ageu — A mensagem de Ageu é um despertamento aos exilados que retornaram do cativeiro. Eles estavam empenhados em seus próprios interesses, enquanto a Casa de Deus estava em ruínas (Ag 1.9,10).

 

Zacarias — Deus revela ao profeta Zacarias o futuro de Jerusalém após o retorno dos exilados. Ele viu o Templo reconstruído e o sacerdócio restabelecido, além da bênção de Deus sobre a cidade ao ponto de nações serem atraídas a ela (Zc 8).

 

Malaquias — Malaquias denuncia o comportamento da nação pós-exílica. O povo não estava servindo ao Senhor devidamente. O profeta predisse também a vinda de um mensageiro que restauraria a religião (Ml 4.5,6).

 

PARA CONCLUIR

Deus levantou cada um dos chamados “profetas menores" a fim de trazer uma mensagem de arrependimento, juízo e renovação espiritual ao seu povo. Esse mesmo propósito permanece atualmente a partir da igreja. Enquanto não chega o grande Dia da Volta de nosso Senhor, devemos anunciar que o julgamento divino virá. Que Deus nos faça canais do seu Espirito Santo para esta geração!

 

HORA DA REVISÃO

l. Por que os últimos 12 livros proféticos recebem o nome de “profetas menores"?

2. Qual era a missão dos profetas menores?

3. Qual foi o período de atuação dos profetas menores?

4. Quais dos profetas menores exerceram seu ministério antes do Cativeiro Babilônico?

5. Dentre os profetas menores, quem  profetizou após o Cativeiro Babilônico?