Subsídio EBD Lição 7: O Ministério da Igreja - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio EBD Lição 7: O Ministério da Igreja

Subsídio EBD Lição 7: O Ministério da Igreja

Subsídios lição 7 do 1° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)

INTRODUÇÃO

Aqui veremos o ministério da igreja, onde analisaremos o significado e a importância do ministério quíntuplo, a instituição do diaconato, as qualificações morais essenciais para o ministério e as importantes qualificações de natureza social.

I - O MINISTÉRIO QUÍNTUPLO DA IGREJA (Ef 4.11)

Com base em Efésios 4:11, o ministério quíntuplo da igreja é um conceito bíblico que descreve cinco funções diferentes que são essenciais para a edificação e fortalecimento da comunidade cristã. Esses cinco papéis — apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres — são instrumentos dados por Deus para cumprir diferentes aspectos do serviço e liderança na igreja.


1. Apóstolos

A) Definição: Os apóstolos são enviados com uma missão específica, representando a autoridade da igreja e contribuindo para o seu crescimento.

B) Exemplo Bíblico: Pedro, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus (Mateus 10.2), é um exemplo notável de alguém que desempenhou esse papel crucial.

C) Explicação: O papel apostólico vai além de ser um discípulo; envolve uma comissão específica para estabelecer e edificar a igreja. Os apóstolos são os fundadores e líderes das primeiras igrejas cristãs. Eles foram chamados por Deus para proclamar o evangelho e estabelecer a igreja em todo o mundo.

2. Profetas

A) Definição: Os profetas são aqueles que são chamados por Deus para falar em nome de Deus. Eles revelam a vontade de Deus ao povo e o exortam a viver de acordo com ela.


B) Exemplos Bíblicos:

O profeta Elias, conhecido por suas intervenções divinas e discernimento espiritual (1 Reis 17-19), exemplifica esse ministério.


Ana, a Profetisa: No relato de Lucas (Lucas 2:36-38), Ana é apresentada como uma profetisa idosa que reconheceu Jesus como o Redentor ao vê-Lo no templo. Sua vida de dedicação e serviço a Deus é um exemplo notável de ministério profético no Novo Testamento.


Ágabo: Ágabo é mencionado como um profeta no Novo Testamento, profetizando sobre a prisão de Paulo em Jerusalém (Atos 21:10-11), demonstrando a continuidade do ministério profético na era apostólica.


C) Explicação: A função profética visa edificar, consolar e exortar a igreja, oferecendo discernimento espiritual em tempos de incerteza.


3. Evangelistas

A) Definição: Evangelistas têm o dom de comunicar as boas-novas de forma poderosa, levando pessoas a um encontro transformador com Cristo.

B) Exemplo Bíblico: Filipe, o evangelista, demonstrou eficácia ao proclamar o Evangelho e conduzir o eunuco etíope à fé (Atos 8.5-39).

C) Explicação: Esses mensageiros são instrumentos-chave na expansão do Reino, conectando corações ao poder redentor de Jesus.


4. Pastores

A) Definição: Os pastores são aqueles que são chamados por Deus para cuidar e pastorear o povo de Deus. Eles são responsáveis por liderar a igreja, ensinar a Palavra de Deus e cuidar das necessidades espirituais e físicas dos membros da igreja.


B) Exemplos Bíblicos:

Jesus Cristo: Ele é frequentemente referido como o "Pastor Supremo" (1 Pedro 5:4) e é o modelo perfeito de liderança pastoral, guiando e cuidando do Seu rebanho.


O Apóstolo Paulo: Embora conhecido principalmente como apóstolo, Paulo também desempenhou um papel pastoral ao cuidar das igrejas que ajudou a estabelecer. Em suas epístolas, ele fornece orientações pastorais e expressa seu amor e preocupação pelas comunidades cristãs.


Pedro: Ele, ao escrever sua primeira epístola, se identifica como "ancião" e exorta outros líderes a pastorearem o rebanho de Deus (1 Pedro 5:1-4).


Timóteo, que foi um cooperador próximo do apóstolo Paulo, também é identificado como alguém envolvido no cuidado pastoral. Timóteo foi nomeado pastor da igreja de Éfeso por Paulo. Em 1 Timóteo 1:3 e 1 Timóteo 3:14-15. Paulo fala sobre confiar a Timóteo a responsabilidade de liderar e pastorear a igreja em Éfeso.


C) Explicação: Pastores desempenham um papel vital na proteção e no crescimento espiritual da comunidade, guiando com amor e sabedoria.


5. Mestres

A) Definição: Mestres têm o dom de instruir e ensinar de maneira profunda e clara, aprofundando o entendimento das verdades divinas.


B) Exemplos Bíblicos:

ü Apolo: O livro de Atos descreve Apolo como "eloquente e poderoso nas Escrituras" (Atos 18:24). Ele foi instruído no caminho do Senhor e, com grande fervor, ensinava com precisão sobre Jesus.


ü Paulo: O apóstolo Paulo é um exemplo destacado de um mestre na Bíblia. Suas epístolas, como as de Romanos e Efésios, são profundas em ensinamentos teológicos, esclarecendo a compreensão das verdades divinas para os cristãos.


C) Explicação: Mestres são fundamentais para a sólida fundamentação da fé, capacitando os crentes a compreenderem as Escrituras mais profundamente.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 1° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI

BAIXE A DOUTRINA DA IGREJA

***

Post Bottom Ad