Lição 8 Como Vencer as Influências Mundanas (Juvenis ) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 8 Como Vencer as Influências Mundanas (Juvenis )

CLASSE DOS JUVENIS

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 8 Como Vencer as Influências Mundanas


"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2.15).

SEG. Rm 12.2 Não se conforme com o sistema mundano

TER. Hb 4.15 Jesus foi tentado em tudo, mas sem pecado

QUA. Hb 12.14 Seguindo a paz e a santificação

QUI. Gl 5.17 A luta constante entre a carne e o espírito

SEX. 1 Ts 4.3 A vontade de Deus é que sejamos santos

Cl 3.1,2 Sempre pensando nas coisas do céu


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1 João 2.15-17

15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


1João 5.1-6

1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido,

2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

 

CONECTADO COM DEUS

Quanta influência nós recebemos através do que assistimos, ouvimos e acessamos, não é mesmo? O nosso inimigo está à espreita, tentando de todas as formas nos afastar da presença de Deus. Ele utiliza O mundanismo para que não sejamos cheios do Espirito Santo. Entretanto, na lição de hoje, vamos estudar este tema tão importante e encontrar, na Palavra de Deus, o caminho para uma vida vitoriosa sobre todas as influências mundanas. Você está pronto para resistir ao Inimigo e fugir dos desejos da carne? Se sua resposta é sim. então vamos juntos nesta lição atual e necessária.


1. O QUE VEM A SER O MUNDANISMO?

1.1. Definindo os termos

O termo mundanismo provém da palavra mundano, que, de acordo com o Dicionário Vine (CPAD), significa “pertencente a este mundo", ou ainda “adaptados a este mundo visível, local e transitório”. É importante definirmos os termos para não confundirmos o mundo, no sentido do nosso planeta, daquilo que é mundano, ou seja, aquilo que está fora dos padrões de Deus e de sua Palavra, Quando Paulo diz para não nos conformarmos com o mundo, em Romanos 12.2, significa não se moldar ao sistema mundano atual.

 

1.2. Entendendo as influências

Em 1 João 2,16 lemos sobre o perigo da concupiscência da carne, dos olhos e da soberba da vida, Essas três influências podem nos levar a uma vida mundana, longe do Senhor, nosso Deus.


1.3. Mantendo-se puro diante de Deus

A santidade não é apenas uma opção, mas uma ordem (Hb 12.14; 1 Pe 1.16). Entretanto, nenhum de nós pode se santificar sem a ajuda do Espírito Santo. E, a boa notícia, é que o Espírito de Deus está pronto para nos ajudar a viver uma vida em santificação (2 Co 7.1), A santidade se alcança com uma vida de oração (Lc 3.21), com a leitura da Palavra de Deus (Jo 17.17). e com a frequência nos cultos de adoração (Rm 12.1), ou seja, congregando. Você tem se mantido puro diante de Deus? Tem pedido ao Espírito Santo que encha a sua vida com o poder do alto a fim de vencer o pecado e as tentações?

2. A INFLUÊNCIA DO MUNDANISMO

2.1. De onde vem?

A influência mundana na vida do crente não vem apenas de uma fonte. Somos seres sociais e estamos inseridos em uma sociedade que não teme a Deus nem guarda os valores de sua Palavra (1 Jo 5.19). Nessa fase da vida, você pode receber influência de todos os lados: Dos amigos, da escola, dos livros, da internet. Nesse sentido, a vida cristã não significa viver em uma redoma ou se afastar de tudo e de todos, Viver com Deus e para Deus em santidade quer dizer estar no mundo, mas não ser influenciado pelo sistema mundano.


2.2. Quando vem?

Quando você toma a decisão de servir a Jesus de todo o seu coração, imediatamente você começa a lutar contra a influência mundana, contra o próprio Inimigo e contra os desejos da carne em uma luta diária, em que o Espírito luta contra a carne e a carne contra o Espírito, opondo-se um ao outro (Gl 5.17). Nesta peleja da carne contra o Espírito não há empate: Ou você perde e é dominado pelos próprios desejos, ou você vence e é dominado pelo Espirito Santo.


2.3. Por que temos que passar por isso?

As tentações vêm para provar nossa firmeza em Deus, para testar nosso caráter, para medir a integridade de nosso coração. Mas fiel é Deus, que não permitirá tentações acima do que possamos suportar, mas Ele mesmo nos dará o escape, se permanecermos fiéis à sua vontade (1 Co 10.13).


3. COMO VENCEMOS O MUNDANISMO?

3.1. Com a transformação da mente

Nossa mente é a sede dos sentimentos, das emoções e das vontades. Tudo começa na mente e no coração (Pv 4.13). É por isso que a transformação precisa começar com a renovação da mente, conforme Romanos 12.2. Uma mentalidade focada em Cristo (1 Co 3.16), concentrada na Palavra de Deus e imersa nas atividades da igreja, consegue vencer todas as tentações, Somos orientados constantemente a não amar o mundo nem o que há no mundo (1 Jo 2.15). Além disso, nossa mente absorve aquilo que vemos, ouvimos ou tocamos, dai o cuidado com o que assistimos, com o que ouvimos e com as pessoas que convivemos. Vença o mundanismo transformando sua mente.


3.2. Com a busca pela santidade

Originada de um termo grego (hagiasmos). santidade significa "viver separado ou cortado das influências mundanas para viver exclusivamente para Deus e sua glória". A vontade de Deus é a nossa santificação (1 Ts 4.3). Nós precisamos nos afastar de tudo o que nos afasta de Deus.


3.3. Com os olhos na eternidade.

Paulo, o grande apóstolo, afirmou: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" (Cl 3.1,2). Pisamos na terra, mas nossos olhos estão fixos na eternidade. Aqui somos passageiros (1 Cr 29.15). Nossa vida é passageira neste mundo (Sl 90.10) e por isso temos que Lidar com os desafios da vida, com a consciência de que há uma grande esperança para todos nós: A vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para buscar a sua igreja (1 Co 15.52) a fim de morarmos eternamente no céu. Você tem esta esperança em seu coração? Se sim, Deus o ajudará a vencer todas as tentações mundanas.


PARA CONCLUIR

O mundanismo está presente desde a entrada do pecado no mundo e só deixará de influenciar-nos quando estivermos com o Senhor Jesus após o arrebatamento da igreja. Enquanto isso, precisamos viver uma vida santa diante de Deus, combatendo o pecado que tão de perto nos rodeia e buscando ajuda de Deus, das Escrituras e de pessoas que também podem nos auxiliar na caminhada cristã.


HORA DA REVISÃO

1. Como diferenciar, de acordo com nosso aprendizado de hoje, o mundo em que vivemos, do mundanismo?

2. De acordo com a lição, como podemos alcançar uma vida de santidade?

3. Por que vêm as tentações?

4. Segundo o que aprendemos hoje, como podemos vencer o mundanismo?

 

CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

Post Bottom Ad