Subsídio EBD Lição 4: A Igreja e o Reino de Deus - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio EBD Lição 4: A Igreja e o Reino de Deus

Subsídios lição 4 do 1° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)

Deus, o Rei soberano, governa sobre tudo (Sl 47.6; 52.7; 22.28). Nesta lição, analisaremos o Reino de Deus: universal, soberano, presente e futuro. A Igreja, parte desse reino, vive e manifesta sua vida. Vamos aprofundar nesses aspectos.

I - O REINO UNIVERSAL DE DEUS

O "Reino Universal de Deus" à luz da Bíblia refere-se à soberania divina que abrange todo o cosmos, demonstrando o governo universal de Deus sobre todas as coisas. Este conceito é fundamentado em diversas passagens bíblicas que destacam a extensão e a autoridade absoluta do reinado divino.

- Amplitude da Soberania Divina: O Salmo 47:7

- Domínio sobre a Criação e Hostes Angelicais: Daniel 4:35

- Controle Divino Permanente: Daniel 2:21


1. Deus, o Rei de Toda a Terra

A) Amplitude da Soberania Divina

Deus é proclamado como o Rei de toda a terra (Sl 47.7), revelando Sua autoridade abrangente. Daniel confirma que Deus domina sobre o reino dos homens (Dn 4.25), estabelecendo Sua supremacia sobre governos humanos.


B) Domínio sobre a Criação e Hostes Angelicais

A universalidade do Reino de Deus abrange a totalidade da criação, refletindo-se na Sua soberania sobre todas as coisas (Dn 4.35).


A bíblica destaca que nada escapa ao domínio divino, incluindo reinos humanos e as hostes angelicais que servem ao propósito divino.


C) Controle Divino Permanente

Apesar do curso natural do mundo, Deus mantém um controle inabalável sobre a criação (Dn 2.21). Sua soberania persiste, não apenas como uma resposta ao agir humano, mas como um testemunho de Seu papel como o verdadeiro Deus que governa sobre todos (Sl 103.19).

Baixar o livro pdf doutrina da igreja

2. Soberania Divina e Liberdade Humana

A) Equilíbrio entre a Liberdade e a Soberania

Embora os seres humanos tenham liberdade e autonomia para agir, a soberania divina não é comprometida. A permissão de Deus para as ações humanas ressalta Sua habilidade de guiar eventos de acordo com Seu plano.


B) Ação Livre e Permissão Divina

Deus não é a causa de todos os eventos, mas Sua soberania se manifesta na permissão e na supervisão de cada ação. Mesmo quando as forças malignas operam, Deus continua sendo o governante supremo.


C) Sobrepôs à Soberania: Ação Humana e Divina em Harmonia

A liberdade humana coexiste com a soberania divina, demonstrando um relacionamento harmônico. Deus não é um espectador distante; Ele está ativamente envolvido na história, governando com sabedoria e amor.


3. O Reino de Deus, Israel e a Igreja

Números 23:21 destaca que quando Israel era uma nação tribal, Deus reinava sobre ela de forma soberana. A nação era, portanto, conduzida por um governo teocrático.


Israel, escolhido por Deus, não era apenas uma nação, mas um reino sacerdotal (Êxodo 19:5,6), representando a conexão íntima entre a soberania divina e a estrutura organizacional de Israel.


A) Propósito Redentor de Israel Cumprido em Cristo

A promessa de abençoar todas as nações por meio de Israel é evidenciada em Gênesis 12:1-3 e Isaías 45:21,22. Essa promessa se concretizou na pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Davi.


Jesus, ao estabelecer a Igreja por meio de Sua morte e ressurreição (Efésios 2:14; Gálatas 3:13-14; 1 Pedro 2:9), tornou-se o cumprimento da promessa redentora feita a Israel.


B) O Elo Entre o Antigo e o Novo: Israel, Jesus e a Igreja

A transição do governo teocrático em Israel para a formação da Igreja destaca a continuidade do plano divino, revelando a sabedoria de Deus na condução da história.


Gênesis 12:1-3 destaca a promessa de Deus a Abraão de que todas as nações seriam abençoadas por meio de sua descendência. Isaías 45:21,22 reitera a amplitude dessa promessa. Essas promessas, inicialmente dirigidas a Israel, encontram seu cumprimento definitivo em Jesus, o Filho de Davi, conforme registrado em Gálatas 3:13-14.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 1° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI

CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

Post Bottom Ad