Lição 5 NÃO FAÇA ACEPÇÃO DE PESSOAS - Subsídios Dominical

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Novos Subsídios Bíblicos para as lições  O corpo de Cristo, 1° trimestre de 2024


Lição 5 NÃO FAÇA ACEPÇÃO DE PESSOAS

Lição 5 da classe juvenis CPAD

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical | Lição 5 NÃO FAÇA ACEPÇÃO DE PESSOAS


"Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas" (Rm 2.11)

Dt 10.17 Deus não faz acepção de pessoas

Mt 7,1 Não julgar para não ser julgado

Jo 4.10 Jesus combateu o preconceito

Gl 3.28 Todos são iguais diante de Deus

Tg 2.9 A discriminação é pecado aos olhos de Deus

Rm 10.12 O Senhor abençoa todos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: João 4.1-14

1 E, quando o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João

2 (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),

3 deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia.

4 E era-lhe necessário passar por Samaria.

5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.

6 E estava ali a fonte de Jacó, Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte, Era isso quase à hora sexta,

7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana:

Como. sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?

10 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo: onde, pois, tens a água viva?

12 És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

13 Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede,

14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.

Baixar o livro pdf doutrina da igreja

CONECTADO COM DEUS

Você já enfrentou algum tipo de preconceito ou discriminação por conta da cor de sua pele, por sua posição social ou por ser uma pessoa com deficiência? Se sua resposta é “não", agradeça a Deus por nunca ter passado por isso. Mas, se sua resposta é “sim", você sabe bem a dor de ser discriminado. Na lição de hoje vamos aprender sobre esses dois problemas que tanto afligem as pessoas. Por outro lado, vamos relembrar que Jesus nunca agiu com preconceito e sempre esteve, e ainda está, pronto para salvar e transformar àqueles que precisam de salvação. Que o Senhor nos ajude a combater estes males.

1. POR QUE HÁ TANTO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO MUNDO?

1.1. Conceituando os termos

De acordo com o Dicionário Houaiss, o termo "preconceito" significa qualquer opinião ou sentimento concebido sem o exame crítico. Trata-se de uma opinião que uma pessoa tem sobre outra pessoa, mas sem um conhecimento necessário. O preconceito é um pecado aos olhos de Deus pois diz respeito ao julgamento que alguém faz de outra pessoa. Jesus deixou claro: "Não julgueis, para que não sejais julgados" (Mt 7.1). Já o termo "discriminação" é o ato de tratar de modo diferenciado uma pessoa por conta de sua crença, cor da pele, posição social ou qualquer outra coisa. Discriminar alguém significa humilhar, rejeitar ou ainda julgar erroneamente esta pessoa, o que também é pecado aos olhos de Deus.


1.2. As imposições de uma sociedade sem Deus

A Bíblia é clara ao afirmar que o mundo está no Maligno (1 Jo 5.19). Diz ainda que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos (2 Co 4.4). Em uma sociedade que está longe dos princípios e dos valores de Deus e de sua Palavra, a Igreja não pode se curvar diante das imposições que o sistema mundano deseja impor. O fato de não discriminar ninguém e não ser preconceituoso com quem quer que seja, não nos dá o direito de absorver os valores contrários à Palavra de Deus, pois, mais importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29). Precisamos de sabedoria e graça de Deus para viver nesta sociedade.


1.3. Os níveis de preconceitos e discriminações no mundo

Cada dia mais o mundo vive as discrepâncias dos desajustes sociais. Mesmo que alguns governantes lutem pela justiça, existem grupos que ainda sofrem com o preconceito e a discriminação. Há muitos grupos de pessoas que ainda se sentem excluídos por uma sociedade que valoriza o “ter" em detrimento do "ser", Discriminar alguém por sua condição econômica ou social, cor da pele, sexo, imigrante, ou qualquer outro rótulo, é um grande desagrado diante de Deus. O Senhor deseja que todos sejam salvos e abençoa generosamente todos que o invocam (Rm 10.12, NVT).

2. PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES SOB O OLHAR BÍBLICO

2.1. Há relato de preconceito no Antigo Testamento?

Desde o livro de Gênesis até o último livro do Antigo Testamento, do profeta Malaquias, Deus se apresenta como um Deus justo (Êx 9.27: Sl 7.11: Dn 9.14). Tanto a discriminação quanto o preconceito são atitudes injustas que desagradam a Deus. Você se lembra da discriminação que José enfrentou (Gn 378,18-20)? E do preconceito que Davi vivenciou junto aos seus irmãos (1 Sm 17.28)?


A discriminação de Miriã e Arão contra Moisés resultou em muitos prejuízos (Nm 12.1-10). Jamais devemos agir com preconceito. "Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas" (Dt 10.17).


2.2. Há registro de discriminações no Novo Testamento?

Você consegue imaginar o preconceito enfrentado pela mulher do fluxo de sangue (Lc 8.40-56)? Jesus não a desprezou. E a discriminação por parte de alguns discípulos com a mulher que derramou perfume em


Jesus? ELa foi reconhecida pelo Senhor (Mt 26.6-13). A mulher pega em adultério estava a ponto de ser apedrejada e morta, mas Jesus não a discriminou; em vez disso, expulsou os acusadores e lhe disse: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais" (Jo 8.11). Quanto preconceito Paulo enfrentou em sua vida de fé e nas suas viagens missionárias? Mas em tudo o Senhor 0 fortaleceu, Paulo disse que não merecia a salvação, mas, pela graça de Deus, foi aceito pelo Senhor que não teve nenhum preconceito ou discriminação contra ele (1 Tm 1.12-16).


2.3 Vivendo de acordo com as Escrituras para combater o preconceito

O que a Palavra de Deus nos oferece no combate ao preconceito e à discriminação? A Bíblia diz que não podemos fazer acepção de pessoas (At 10.34) e que todos somos iguais diante de Deus (Gl 3.28). O apóstolo Tiago alerta-nos que em um culto de adoração a Deus não podemos fazer distinção de pessoas ricas e pobres, mas que todas devem ser tratadas da mesma maneira: Com respeito e amor (Tg 2.1-9). O preconceito é gerado pelo orgulho no coração e o orgulho traz a ruína (Pv 16.18). Discriminar alguém por sua cor, raça, posição social, ou por alguma deficiência física é descumprir com a Palavra de Deus, Que possamos combater o preconceito com oração e ação.

3. VIVENDO CONFORME JESUS CRISTO

3.1. Jesus combateu o preconceito e a discriminação

Na leitura bíblica em classe, lemos sobre a mulher samaritana. Na Bíblia de Aplicação Pessoal aprendemos que a discriminação contra ela era grande pois era mulher e samaritana, portanto, fazia parte de um povo odiado. Ela era conhecida por ter tido muitos maridos e, por isso, era mal falada. Nessas condições, ninguém teria uma conversa respeitável com ela. Entretanto. Jesus derrubou o muro do preconceito e da discriminação e parou para conversar (Jo 4.6-10), Ele não apenas conversou, mas lhe falou sobre a verdadeira fonte de água viva. O próprio Cristo é a fonte que mata a sede da alma e transforma a vida do mais vil pecador. A mulher samaritana foi perdoada por Jesus, que não a discriminou (Jo 4.13,14).


3.2. Igreja: Lugar de vencer a discriminação e o preconceito

Em nossa igreja, precisamos prevenir, combatendo constantemente qualquer tipo de discriminação. Não importa quem esteja presente no templo, precisamos tratar a todos com muito respeito e dignidade. Todos precisam de acolhimento, afinal, Deus amou a todos (Jo 3,16), Jesus quer que todos sejam salvos (1 Tm 2.4) e 0 Espírito Santo está pronto para convencer a todos os pecadores (Jo 16.8-11). A igreja é um lugar de comunhão, de valorização das pessoas e de edificação mútua. Inclusive, essas eram as marcas da Igreja Primitiva: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" (At 2.42).


3.3. O que o mundo espera de nós?

Quando o Espirito Santo disse a Pedro que fosse à casa de um gentio chamado Cornélio, ele relutou. Deus lhe mostrou uma visão com diversos animais considerados impuros pelos judeus dentro de um lençol, ensinando ao apóstolo que não se pode dizer que os animais são imundos se Deus os purificou.


A mensagem tinha o objetivo de quebrar o preconceito de Pedro com os não judeus e o Evangelho pudesse chegar aos corações dos gentios (At 10.9-34). Esse relato nos mostra que o mundo espera de nós, salvos por Jesus, uma atitude onde o Fruto do Espírito seja evidenciado em nosso caráter e em nossas atitudes. Estamos sendo observados constantemente e precisamos espalhar o cheiro do Cristo ao mundo (2 Co 2.14).


PARA CONCLUIR

O preconceito e a discriminação são pecados presentes na sociedade e precisam ser confrontados por nós, servos e servas de Deus. Olhando para as Escrituras, encontramos sempre um Deus justo e que não faz acepção de pessoas, Jesus, nosso maior exemplo, não apenas combateu a discriminação, mas demonstrou em palavras e atitudes seu tratamento a todos sem nenhum preconceito. Que eu e você possamos agir da mesma maneira.


HORA DA REVISÃO

1. Segundo aprendemos hoje, o que significam os termos "preconceito" e "discriminação"?

2, De acordo com a lição, cite exemplos no Antigo e no Novo Testamento sobre preconceito ou discriminação.

3. O que a Palavra de Deus nos oferece no combate ao preconceito e à discriminação?

4. Sobre qual texto bíblico tratamos hoje a respeito do que Jesus realizou em Samaria?

5. Qual o nome do gentio a quem + Pedro foi pregar depois da visão dos animais no lençol?

CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

Post Bottom Ad